Sie sind auf Seite 1von 30

Programa de Preveno de Quedas OBJETIVO Estabelecer as prticas mnimas de proteo contra quedas a serem seguidas por todos os funcionrios

s da Unid. Indl. 07 e contratados. Esta norma deve ser utilizada tambm para outras situaes potencialmente perigosas, tais como: sobre buracos abertos, poos ou mquinas, buracos em assoalhos, em telhados

Programa de Preveno de Quedas RESPONSABILIDADES Do supervisor: O Supervisor responsvel pela coordenao e liberao dos trabalhos e dever tambm:

Avaliar a necessidade da proteo adequada contra quedas durante o planejamento do trabalho.


Certificar-se que todos os envolvidos na execuo do trabalho com risco de quedas estejam em condies fsicas e mentais para execuo segura das tarefas, consultando para tanto o Depto. Mdico rotineiramente.

Programa de Preveno de Quedas RESPONSABILIDADES Do supervisor: Fornecer e conservar o tipo correto de equipamento necessrio para a execuo do trabalho. Passar informaes e recomendaes para assegurar a aplicao e uso adequado em cada tipo de situao. Selecionar uma ou mais opes apresentadas abaixo durante a pr-avaliao do trabalho. No caso de terceiros, que esto sob a responsabilidade da Gerncia de Manuteno, o Supervisor de Manuteno, ser o coordenador dos trabalhos executados no mbito da fbrica.

Programa de Preveno de Quedas RESPONSABILIDADES Do supervisor: Eliminar os riscos de queda Eliminar os riscos de queda durante todas as fases do trabalho, incluindo-se a movimentao para o posto elevado de trabalho, bem como a realizao do mesmo. Trabalhar na preveno Instalar guarda-corpo ou corrimo para a proteo nos locais onde haja riscos. Usar tapumes adequados e devidamente dimensionados para aberturas que apresentem risco

Programa de Preveno de Quedas

RESPONSABILIDADES Do supervisor: Utilizar isolamento e sinalizao para impedir o acesso de pessoas s reas de risco

Usar somente andaimes com plataformas seguras e com guarda-corpo a 1,20 m de altura; observar o travamento de escadas e tentar reduzir ao mximo as situaes de risco.

Programa de Preveno de Quedas Do empregado:

Avaliar a necessidade de preveno/proteo contra quedas antes de iniciar qualquer tipo de trabalho.
No ignorar os riscos durante a realizao do trabalho, bem como durante a movimentao para acesso. Considerar o uso do andaime correto e manter uma postura questionadora antecipando o inesperado durante a fase de avaliao.

Programa de Preveno de Quedas Do empregado: Discutir com o supervisor, antes do incio do trabalho, todos os riscos potenciais que por ventura possam aparecer.

Durante sua execuo se for notada alguma falha de avaliao interromper imediatamente o trabalho e voltar a discutir o assunto com o supervisor.
O trabalho somente deve ser desenvolvido quando o supervisor e o(s) empregado(s) concordarem que possa ser desenvolvido completamente isento de riscos.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ESCADAS Regras bsicas Somente esto autorizadas na Unid. Indl. 07 escadas feitas em material no condutor, ou seja, madeira ou fibra.

Escadas de chapa metlica terminantemente PROIBIDAS

ou

de

alumnio

so

As escadas portteis de mo, devem ter seu uso restrito, devendo ser usadas apenas em servios de pequeno porte em locais de acesso difcil.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ESCADAS Regras Bsicas

Devem estar presas pela parte de cima em estruturas de sustentao adequadas.


Prender a escada pela parte de cima uma medida fcil de ser tomada, se nela for amarrada uma corda. Em locais de servios congestionados, onde no for possvel prender a escada pela sua extremidade superior, dever ser providenciado isolamento do seu entorno e um observador em tempo integral, para segurar e proteger o p da escada. O risco de deslizamento da escada deve ser eliminado.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ESCADAS Regras bsicas Jamais posicione uma escada perto de linhas eltricas energizadas. Todas as linhas so consideradas ligadas, at que se esteja seguro do contrrio. A distncia mnima ser de 3 metros para alta tenso.

Quando for baixa tenso, a rea de manuteno eltrica deve ser acionada para inspecionar o local e verificar todos os riscos eltricos antes do inicio dos trabalhos.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ESCADAS Regras bsicas Nunca coloque uma escada em frente a uma porta, a menos que esta tenha sido fechada definitivamente, ou esteja trancada e etiquetada, ou sinalizada de forma que no seja feita sua abertura acidental. No colocar ferramentas e materiais sobre a escada.

Na subida ou descida de uma escada ambas as mos devero ser utilizadas, devidamente protegidas por luvas adequadas.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ESCADAS Manuseio Os empregados que tiverem de usar uma ou ambas as mos, quando estiverem numa escada, devem prender-se estrutura do prdio ou a uma tubulao que seja bastante resistente para sustent-lo.

Na preveno de quedas deve colocar o cinto de segurana do tipo pra-quedista em ponto fixo de ancoragem que no seja a escada O local onde h trfego de veculos e pessoas, deve-se fazer isolamento da rea assim como em reas congestionadas.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES: Regras bsicas Em todas as reas da fbrica, tanto internas como externas s permitido utilizar andaimes metlicos ajustveis ou portteis. terminantemente proibida utilizao de tambores, caixas, pedaos de tubos ou outros objetos como suportes para trabalhos em plataforma, bem como andaimes de madeira e outros que no os aprovados. Todo andaime deve ser montado por no mnimo duas pessoas

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES: Manuseio Todo andaime deve ser montado em solo, ou base firme, devendo ser previstos aspectos como nivelamento, prumo alinhamento e esquadro, iniciando a instalao com uma diagonal na base, mantendo-o sempre em prumo, tanto na sua montagem como na sua utilizao.

No mximo a cada 3 metros de altura, deve ser colocada uma diagonal na posio ortogonal a anterior.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES: Manuseio S ser admitida a montagem de andaime sem sapata, sobre piso de concreto ou outro material que oferea resistncia similar, se estiver perfeitamente nivelado. obrigatria a utilizao de sapatas quando o piso for montado em pisos metlicos vazados.

proibido o uso de andaimes sem os contra-pinos como elo de ligao (fixao) entre os mdulos.
O isolamento da rea sob o andaime obrigatrio.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES: Manuseio O acesso ao andaime s dever ser feito pelo lado de dentro, usando o sistema de trava quedas ou mtodo de duas espias. Pessoal As condies fsicas e psicolgicas das pessoas que trabalharo no andaime, devero ser avaliadas pela rea mdica, previamente.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES: Manuseio Para movimentar um andaime sobre rodas deve-se considerar seu correto dimensionamento, com o percurso sem obstculos. terminantemente proibida a movimentao do andaime com pessoas sobre a plataforma de trabalho.

Deslocar cuidadosamente o andaime para evitar deformaes no mesmo, permanecer atento especialmente em relao a buracos ou outros desnveis no piso.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES: Manuseio Quando o andaime for montado em locais de transito de veculos ou equipamentos mveis, precaues especiais devero ser tomadas alm do isolamento da rea. Antes da montagem dos andaimes, devero ser previstos todos os riscos possveis, incluindo-se a existncia de redes eltricas, pontos aquecidos, linhas de alta presso, etc.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES: Manuseio No caso de redes eltricas a distancia mnima, assim como no caso das escadas, o afastamento dever ser de no mnimo 3 m, medidos em qualquer direo. No caso desta distancia no poder ser atendida a rede eltrica dever ser obrigatoriamente desligada, bloqueada, etiquetada, testada e aterrada, at a desmontagem final do andaime.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES: Dimensionamento Regra bsica a ser seguida para dimensionamento de andaimes, antes da montagem:

Para andaimes internos ao galpes da fbrica, portanto sem ao do vento, a altura mxima sem amarrao ou estaiamento dever ser de no mximo 6 vezes a dimenso da base
Para andaimes externos, sujeitos a ao de ventos a altura mxima passa a ser 4 vezes a dimenso da base.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES: Dimensionamento Considerando-se portanto andaimes normais de mercado com base de 1,50 m (ou 1,60 m), a sua altura mxima sem amarrao internamente fbrica ser de 9 metros e externamente 6 metros. Os andaimes mveis com rodas, no entanto, mesmo internamente fbrica devero atender a altura mxima de 4 vezes a dimenso da base, sem amarrao. Para locais onde esta relao no pode ser atendida, devese efetuar a ancoragem ou estaiamento, seguindo os seguintes critrios:

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES: Dimensionamento Para locais onde esta relao no pode ser atendida, devese efetuar a ancoragem ou estaiamento, seguindo os seguintes critrios:

At 2 vezes a altura mxima, ancorar a meia altura e no topo.


At 3 vezes a altura mxima, ancorar a cada 1/3 da altura inclusive no ponto superior. Caso necessrio atingir alturas maiores do que as estabelecidas, consultar a Engenharia de Manuteno ou Setor de Segurana.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES Dimensionamento

A plataforma de trabalho deve possuir guarda corpo no mnimo em trs lados. Deve ser de material resistente, devendo estar com o travesso superior a 1,2 m e o intermedirio a 0,70 cm.
As plataformas de trabalho devem ser construdas com pranchas de no mnimo 2de espessura e 10 de largura. Ambas as pontas travadas e apoiadas. O apoio no pode ser inferior a 10 cm e no exceder a 20 cm para fora do andaime. No devem permanecer frestas superiores a 3,0 cm entre uma prancha e outra.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM ANDAIMES: Dimensionamento As pranchas de madeira, para construo de plataformas de trabalho, devem estar isentas de ns, bem como no devem ser pintadas. A rea assoalhada da plataforma deve ser sempre a maior possvel. As tbuas de andaimes devero ser inspecionadas antes de cada utilizao e s sero utilizadas para o fim que foram concebidas, estando terminantemente proibido seu uso para outros tipos de tarefa. Todo trabalho em andaime s poder ser realizado aps ser emitida a liberao e fixao da mesma no local de trabalho.

Programa de Preveno de Quedas USO DE CINTO DE SEGURANA O uso de cinto de segurana obrigatrio para trabalhos em alturas acima de 2,0 m podendo ser exigido para alturas menores quando o supervisor julgar necessrio. O cinto de segurana aprovado do tipo pra-quedista, com duas espias com fechos duplos. As espias no devem ter comprimento superior a 1,5 m. As espias do cinto de segurana nunca deve ser usada sobre uma superfcie abrasiva, quinas vivas, pontos cortantes, e em temperaturas quentes pois isto poder comprometer a resistncia do cinto.

Programa de Preveno de Quedas TRABALHOS EM TELHADOS Regras bsicas A utilizao de cabo salva-vidas, trava quedas e cabo de amarrar para trabalhos em telhados obrigatria, juntamente com o cinto de segurana. Nunca andar sobre materiais frgeis (telhas de cimento, amianto e/ou barro, etc.). Deve-se instalar pranchas mveis no sentido transversal das longarinas de sustentao, para facilitar a movimentao. Dependendo da inclinao do telhado, essas pranchas devem ser presas estrutura do telhado. No amontoar ou guardar objetos pesados sobre o telhado. Em caso de extrema necessidade, durante o reparo, espalhar o material de modo a evitar grandes esforos num nico local.

Programa de Preveno de Quedas

TRABALHOS EM TELHADOS Regra Bsica

proibido o trabalho em telhados em dias de chuva ou de umidade excessiva.

Programa de Preveno de Quedas

EMPRESAS CONTRATADAS Todas as empresas contratadas para realizarem servios nas dependncias da Unidade Industrial 07 devero, obrigatoriamente, seguir as recomendaes desta norma. As empresas devero ser devidamente orientadas pela rea de engenharia de manuteno e segurana do trabalho responsveis pelo trabalho.

Programa de Preveno de Quedas DISPOSIES DE ORDEM GERAL Isolar e sinalizar a rea correspondente no piso, em um raio suficiente para conter qualquer queda de material que venha a ocorrer. Toda ferramenta e peas utilizadas durante o trabalho em altura devero estar amarradas por cordas.

Para todo trabalho em altura devero ser destacados operadores treinados em condies fsicas e psicolgicas adequadas, segundo critrios mdicos. No jogar ferramentas. Para suspend-las usar auxlio de corda.
Todos os funcionrios envolvidos em trabalhos em altura devem utilizar capacete.

Das könnte Ihnen auch gefallen