Sie sind auf Seite 1von 19

DEMOCRACIA

MEIOS DE PARTICIPAO POPULAR

REFERENDUM

PODE PROPOR:
RGOS DO ESTADO DETERMINADO GRUPO

REFERENDUM

QUANTO AO OBJETO
CONSTITUINTE LEGISLATIVO

REFERENDUM

QUANTO AOS EFEITOS


CONSTITUTIVO AB ROGATIVO

REFERENDUM

QUANTO NATUREZA JURDICA


OBRIGATRIO FACULTATIVO

O referendo sobre a proibio da comercializao de armas de fogo e munies, ocorrido no Brasil em 23 de outubro de 2005, no permitiu que o artigo 35 do Estatuto do Desarmamento (Lei 10826 de 23 de dezembro de 2003) entrasse em vigor. Tal artigo apresentava a seguinte redao: "art. 35 - proibida a comercializao de arma de fogo e munio em todo o territrio nacional, salvo para as entidades previstas no art. 6 desta Lei".

A consulta popular seria feita com a seguinte questo: "O comrcio de armas de fogo e munio deve ser proibido no Brasil?". Os eleitores puderam optar pela resposta "sim" ou "no", pelo voto em branco ou pelo voto nulo. O resultado final foi de 59.109.265 votos rejeitando a proposta (63,94%), enquanto 33.333.045 votaram pelo "sim" (36,06%).

INICIATIVA POPULAR

PROPOSTA DE LEI:
ARTICULADA NO ARTICULADA

Segundo o artigo 61, 2 da CF/88, regulamentado pela lei 9.709 de 1998, permitido a apresentao de projetos de lei pelos poderes Legislativo, Executivo e pela iniciativa popular. Neste ltimo caso, a constituio exige como procedimento a adeso mnima de 1% da populao eleitoral nacional, mediante assinaturas, distribudos por pelo menos 5 unidades federativas e no mnimo 0,3% dos eleitores em cada uma dessas unidades.

VETO POPULAR

Permite ao corpo eleitoral, dentro de um determinado prazo.

Manifestao contra o aumento do salrio dos vereadores, algumas pessoas foram para a cmara, presenciando cenas lamentveis, estas pessoas conversaram e proporam uma ao em conjunto: conseguirmos aprovar o Veto Popular. Esta lei j existe em alguns pases, e consiste em caso de rejeio de 1% da populao( atravs de assinaturas recolhidas) de algum projeto aprovado pelos vereadores, este projeto somente seria aprovado aps um plebiscito. O Veto Popular seria uma tima forma do comeo de uma democracia direta, o incio de uma transio.

PLEBISCITO

Decises polticas

No Brasil, o ltimo plebiscito ocorreu em 21 de abril de 1993. Nesta ocasio, o povo foi consultado sobre a forma e o sistema de governo (Monarquia, Repblica, Presidencialismo, Parlamentarismo). Atravs da consulta popular, o povo brasileiro decidiu manter a Repblica Presidencialista.

DIREITO DE REVOGAO

Destituio de cargo de funcionrio pblico eleito ou parlamentares.

MANDATO IMPERATIVO

Deputados que no satisfaam ideologicamente seu eleitorado.

RECALL

Magistrados e funcionrios pblicos.

DEMOCRACIA consiste em um sistema de organizao poltica no qual:

DEMOCRACIA
1.

2.

3.

4.

5.

Todo poder emana do povo; As funes dos mandatos so temporrios e eletivos; A ordem pblica baseia-se em uma Constituio escrita; Pluralidade de partidos; Direitos fundamentais declarados em ato constitucional;

DEMOCRACIA
6. Princpio da igualdade; 7. Supremacia da lei com expresso de soberania popular; 8. Atos dos governantes so submetidos aos princpios da responsabilidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen