Sie sind auf Seite 1von 22

CONTRATOS Aula 4

Professor: Gildsio Pedrosa de Lima Direito Civil III - 2 Semestre 2013 Gildasio.lima@projecao.br Telefone: 9814-8157

1. Vcio Redibitrio
Vcios Redibitrios so defeitos jurdicos que diminuem o valor ou prejudicam a utilizao da coisa recebida por fora de um contrato comutativo. Art. 441 ao 446
2

1. Vcio Redibitrio
Vcio oculto (no aparente) que torna a coisa imprpria ao uso ou diminui o seu valor. Deve estar presente no momento da Tradio.
3

1. Vcio Redibitrio
Garantia contratual x Erro (subjetivo) Consequncias (art. 442): a) rejeitar a coisa, redibindo o contrato. ao redibitria b) Reclamar o abatimento do preo ao quanti minoris

1. Vcio Redibitrio
Conhecimento do Vcio pelo alienante, art. 443, incorre em perdas e danos. Norma decorre da boa-f objetiva e do dever de lealdade.

1. Vcio Redibitrio
Prazo para denunciar o contrato ou reclamar o abatimento DECADENCIAL. Art. 445: 30 dias para coisas mveis 1 ano para coisas imveis Reduz metade se o adquirente j estava na posse. Conta-se da alienao.

1. Vcio Redibitrio
PRAZO: 1: 180 dias
2: Animais Lei Especial ou Usos do Local ou 180 dias.
7

1. Vcio Redibitrio
Vcios Redibitrios e o CDC Art. 18 e seguintes do CDC.

1. Vcio Redibitrio
DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. CONTRATO DE COMPRA E VENDA. CAMINHO E BOMBALANA CONCRETO (ACOPLADOS). VCIO REDIBITRIO. CDIGO CIVIL. CERCEAMENTO DE DEFESA. DECADNCIA. OPERAO DO MAQUINRIO. SUBSTITUIO DO BEM. HONORRIOS DE ADVOGADO. ELEVAO. PERCIA. CUSTO. SUCUMBNCIA RECPROCA. RATEIO.
1. Sendo o juiz o destinatrio ltimo da prova (CPC, 131), cabe a ele, diante do livre convencimento motivado (CF, IX, 93), avaliar sobre a necessidade de elastrio probatrio. No h, diante disso, cerceamento de defesa se a concluso for pelo indeferimento de produo da prova requerida pela parte.

2. Nos

termos do pargrafo primeiro do artigo 445 do Cdigo Civil, o prazo para reclamar vcio redibitrio, em se tratando de defeito que, pela sua natureza, s foi percebido ao depois, de 180 (cento e oitenta dias), contados da data da cincia.
resultante de impercia no uso do equipamento/maquinrio.

3. Apercia judicial realizada nos autos permite a concluso no sentido de que o dano experimentado pela empresa adquirente no

4. adequada a deciso de substituio do bem pelo vendedor, com a respectiva devoluo pelo adquirente do bem defeituoso, se restou comprovada existncia de vcio no produto adquirido.
5. Se a verba honorria, no valor em que fixada em primeira instncia, no representa adequada contrapartida aos servios advocatcios realizados
nos autos, ento se mostra necessria a majorao correspondente. 6. Adespesa com o pagamento do perito judicial deve ser suportada pela parte sucumbente. Em tendo havido sucumbncia recproca, essa verba deve ser rateada na proporo determinada judicialmente. 7. Recursos conhecidos. Negado provimento integral ao da r, e dado parcial provimento ao da adquirente. Sentena reformada parcialmente. (Acrdo n.703883, 20120110033445APC, Relator: MARIO-ZAM BELMIRO, Revisor: NDIA CORRA LIMA, 3 Turma Cvel, Data de Julgamento: 07/08/2013, Publicado no DJE: 21/08/2013. Pg.: 126)

1. Vcio Redibitrio
APELAO CVEL. AO DE REPARAO DE DANOS. VCIO REDIBITRIO. PRAZO DECADENCIAL DE TRINTA DIAS. EXEGESE DO 1 DO ARTIGO 445 DO NOVO CDIGO CIVIL. DECADNCIA CONFIGURADA. -A decadncia faz perecer o direito potestativo do sujeito pela inao de seu titular ao longo do prazo previsto em lei. -Vcios redibitrios possuem prazo decadencial prescrito no artigo 445 do Cdigo Civil. -Veculo que apresenta grave defeito em seu motor poucos dias aps a sua tradio est inserido nas hipteses de aplicao do 1 do artigo 445 do CC/02, com prazo decadencial para exerccio do direito potestativo do seu titular fixado em trinta dias. -Recurso desprovido. Unnime. (Acrdo n.685166, 20120110246042APC, Relator: OTVIO AUGUSTO, 3 Turma Cvel, Data de Julgamento: 12/06/2013, Publicado no DJE: 21/06/2013. Pg.: 91)

10

1. Vcio Redibitrio
CONSUMIDOR. VECULO NOVO. DEFEITOS NO SOLUCIONADOS. DEVOLUO DA QUANTIA PAGA. DANOS MORAIS. O defeito apresentado em veculo novo caracteriza vcio do produto, que, no solucionado no prazo mximo de trinta dias, possibilita ao consumidor exigir, alternativamente e sua escolha, a substituio do produto por outro da mesma espcie, em perfeitas condies de uso; a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos, ou; o abatimento proporcional do preo. O CDC exige do fornecedor, inicialmente, apenas a reparao do defeito. No entanto, quando o vcio no produto sanado apenas em decorrncia do ajuizamento de demanda judicial, o fornecedor no se isenta da responsabilidade pelos pedidos indenizatrios formulados pelo consumidor. Os aborrecimentos decorrentes da aquisio de veculo novo, com defeito, em regra, no so passveis de indenizao por danos morais. No entanto, quando a situao vivenciada abala a tranqilidade cotidiana, pela demasiada perda de tempo que a soluo do defeito demandou, tendo que permanecer durante longo prazo com um produto defeituoso, mostra-se cabvel a indenizao. Ao adquirir um bem novo, gera-se a expectativa de ter um produto livre dos problemas de manuteno, que geralmente afetam os veculos usados. (Acrdo n.690281, 20070110947450APC, Relator: ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO, Revisor: JAIR SOARES, 6 Turma Cvel, Data de Julgamento: 03/07/2013, Publicado no DJE: 09/07/2013.

11

2. EVICO
Garantia contratual para proteger o adquirente da alienao de coisa no pertencente ao alienante.
Art. 447 ao 457
12

2. EVICO
Consiste na perda, pelo adquirente (evicto), da posse ou propriedade da coisa transferida por fora de uma sentena judicial ou ato administrativo que reconheceu o direito anterior de terceiro, denominado evictor.
13

2. EVICO
Personagens principais: a) Alienante b) Adquirente (evicto) c) Terceiro/reivindicante (evictor)
14

2. EVICO
Qual o fundamento? Enriquecimento indevido, boa-f objetiva

Requisitos: a) Aquisio de bem (onerosa ou hasta); b) Perda da posse ou da propriedade; c) Prolao de sentena judicial execuo ato administrativo;

15

2. EVICO
Direitos do Evicto: restituio integral do preo ou das quantias que pagou e indenizao pelos: a) frutos que tiver sido obrigado a restituir; b) despesas do contrato e demais prejuzos; c) Custas e honorrios advocatcios.

16

2. EVICO
Art. 451. Subsiste para o alienante esta obrigao, ainda que a coisa alienada esteja deteriorada, exceto havendo dolo do adquirente. Art. 452. Se o adquirente tiver auferido vantagens das deterioraes, e no tiver sido condenado a indeniz-las, o valor das vantagens ser deduzido da quantia que lhe houver de dar o alienante.

17

2. EVICO
Parcial ou Total: Art. 450 Pargrafo nico. O preo (?), seja a evico total ou parcial, ser o do valor da coisa, na poca em que se evenceu, e proporcional ao desfalque sofrido, no caso de evico parcial.
18

2. EVICO
Parcial ou Total: Art. 455. Se parcial, mas considervel, for a
evico, poder o evicto optar entre a resciso do contrato e a restituio da parte do preo correspondente ao desfalque sofrido. Se no for considervel, caber somente direito a indenizao.

Prazo deduo do preo? 445, 205 ou 206, 3, V?

19

2. EVICO
Clusula de no Evico Art. 448 Art. 447 excluso legal de garantia Art. 449 - se no soube do risco da evico, ou, dele informado, no o assumiu. (direito de receber o preo pago)
20

2. EVICO
Benfeitorias
Art. 453. As benfeitorias necessrias ou teis, no abonadas ao que sofreu a evico, sero pagas pelo alienante. Art. 454. Se as benfeitorias abonadas ao que sofreu a evico tiverem sido feitas pelo alienante, o valor delas ser levado em conta na restituio devida.

E as volupturias? Art. 1.219

21

2. EVICO
APELAO CVEL. REPARAO CIVIL. COMPRA DE VECULO EM LEILO EXTRAJUDICIAL. ADULTERAO DE SINAL IDENTIFICADOR. VCIO INSANVEL. APREENSO DO BEM. RESPONSABILIDADE DO ALIENANTE. EVICO. ART. 447 DO CC/02. DEVER DE INDENIZAR. ART. 450. DANOS COMPROVADOS. ILEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM DO LEILOEIRO. INAPLICABILIDADE DO CDC. AUSNCIA DE RESPONSABILIDADE SOLIDRIA. DANO MORAL INEXISTENTE. 1. O leiloeiro no tem legitimidade passiva ad causam para responder pela evico de bens adquiridos em leilo. Precedentes deste Tribunal. 2. direito do evicto, salvo estipulao em contrrio, alm da restituio integral do preo ou das quantias que pagou: indenizao dos frutos que tiver sido obrigado a restituir; indenizao pelas despesas dos contratos e pelos prejuzos que diretamente resultarem da evico; s custas judiciais e aos honorrios do advogado por ele constitudo, nos termos do art. 450 do CC/02. 3. A situao narrada nos autos no tem o condo de caracterizar o abalo moral passvel de reparao pecuniria, porquanto, ainda que tenha proporcionado sentimentos negativos, no razovel admitir que tenha sido em grau to elevado ao ponto de acarretar o dano moral. 4. Recurso do ru conhecido e parcialmente provido para excluir a condenao por danos morais. Recurso do autor conhecido e parcialmente provido para elevar a condenao nos danos materiais, no ponto pertinente aos reparos do veculo, para R$ 3.110,00 (trs mil e cem reais).

22

(Acrdo n.648845, 20120110207058APC, Relator: SIMONE LUCINDO, 1 Turma Cvel, Data de Julgamento: 23/01/2013, Publicado no DJE: 29/01/2013. Pg.: 105)

Das könnte Ihnen auch gefallen