Sie sind auf Seite 1von 25

CULTURA AFRO-BRASILEIRA

A vinda dos negros Africanos para o Brasil


Por volta de 1500, portugueses e europeus chegaram ao continente africano; Trouxeram milhes de pessoas para trabalhar como escravos nas novas terras que haviam conquistado: As Amricas; Uma dessas novas terras era o Brasil.

Os negros africanos partiam de diferentes portos na frica; por isso haviam vrios grupos tnicos, com lnguas e religies diferentes. Foram obrigados a deixar tudo para trs, sua famlia, pertences, etc. Mas jamais esqueceram o que aprenderam em sua terra.

Mapa trfico

Religiosidade Africana
A prtica das religies africanas eram extremamente proibidas no Brasil,eram consideradas bruxaria, a igreja catlica fazia questo de pregar apenas o culto cristo; Por isso cultuavam suas divindades secretamente; Identificavam suas divindades com nomes de santos catlicos.

Candombl e Umbanda
O candombl foi trazido pelos iorubas, originrios da Nigria e pelos jejes, da costa de Daom; Os bantus, que vieram do sudoeste africano e correspondiam a maior populao , tambm praticavam o candombl, mas fizeram adaptaes a sua cultura particular.

Quando rezavam em sua lngua para Santa Brbara, estavam na verdade cultuando Ians, quando rezavam para N. Sra. da Conceio, cultuavam Iemanj.

Candombl
Cerimnia realizada com batuques de atabaques, cantos em ioruba ou nag que variam de acordo com o orix; Realizadas em terreiros; Ritos dirigidos a um pai/me de santo (babalorix ou iabalorix); So feitas oferendas e consultas espirituais atravs do jogo de bzios;

O candombl tem uma relao muito especial com a comida. Os devotos faziam muitas oferendas para os santos. Os africanos trouxeram tambm muitos sabores na culinria: O piro, angu, a feijoada, incluindo ingredientes como azeite de dend,o coco e o caf. Todos so herana dos africanos.

Umbanda
Incorpora prticas do candombl, do catolicismo e do espiritismo; Consideram que o universo est povoado por entidades que se comunicam atravs de uma pessoa: o guia; Se apresentam como pomba-gira, caboclo e preto-velho.

Capoeira
Estreitamente ligada a escravido; Supostamente criada aqui no Brasil; Teria surgido a partir de danas africanas, acrescentada a um carter marcial, a fim de auxiliar os escravos a defender-se e atacar; Para despistar a policia, utilizavam os cantos africanos;

Manoel dos Reis Machado o Mestre Bimba (1899,1900). Em 1932 fundou a primeira academia especializada em capoeira regional. Num tempo onde era ainda proibida e reprimida.

Danas
O jongo uma dana trazida pelo povo bantu,do mesmo tronco do batuque, ambos ancestrais do samba. O Samba a principal forma de msica de razes africanas surgida no Brasil, seu nome originou-se da palavra "semba", que significa umbigo em quimbundo (lngua de Angola) .

Lei 10.609/2003
No dia 9 de janeiro de 2003 foi decretada pelo Presidente Luiz Incio Lula da Silva, a Lei 10.639 que torna obrigatrio o ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileiras nas escolas brasileiras, tem como um dos objetivos o combate ao racismo e a discriminao.

Dentro da mesma Lei, o calendrio escolar incluiu o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Conscincia Negra

Palmares 1999
A cultura e o Folclore so meus; mas os livros foi voc quem escreveu.
Quem garante que Palmares se entregou , quem garante que Zumbi voc matou, Perseguidos sem direitos nem escolas, como podiam registrar as suas glorias Nossa memria foi contada por vocs e julgada verdadeira como a prpria lei. Por isso temos registrado em toda histria uma misera parte de nossas vitrias

por isso que no temos sopa na colher e sim anjinhos pra dizer que o lado mau o Candombl.
A Energia Vem do corao e a Alma no se entrega,no

Das könnte Ihnen auch gefallen