Sie sind auf Seite 1von 22

MALHAO DO JUDAS: Representaes infanto-juvenis

Prof Msc. Andria Regina Moura Mendes

APRESENTAO

Experincias com a Malhao do Judas: bairro de Nazar, Municpio de Venha Ver e bairro das Rocas; O rito da Malhao do Judas vem sendo o objeto de observao, estudo e anlise desde 2003. Nesta apresentao trataremos das origens do rito e das narrativas infanto-juvenis sobre a Malhao do Judas no bairro das Rocas e reas afins.

INTRODUO:

A Malhao do Judas um rito profano de origem portuguesa, comum em diversas reas do Brasil e bastante presente no bairro das Rocas. O rito consiste na preparao de um boneco, chamado de Judas, que imolado na passagem da Sexta-feira da Paixo para o Sbado de Aleluia.

A Malhao nas Rocas:

O rito no bairro das Rocas envolve crianas, adolescentes e adultos, cabendo a estes ltimos a tarefa de elaborao do boneco. Crianas e adolescentes encarregam-se de espancar, mutilar, rasgar, queimar o Judas. O rito socialmente aprendido na infncia e expressa uma sociabilidade tensa.

Interpretaes para o Judas:

Nos depoimentos de adultos e jovens aparecem as mesmas interpretaes para o rito. O boneco do Judas pode ser visto de diversas maneiras: Judas enquanto um vizinho ou figura popular mal quista pelo grupo. Judas enquanto um (a) artista da televiso. Judas enquanto o apstolo traidor de Jesus Cristo.

As narrativas juvenis sobre o rito da Malhao do Judas.


Uma etapa do trabalho de pesquisa concentrou-se na Escola Estadual Caf Filho, no bairro das Rocas. Alunos do 6 e 7 anos do turno vespertino foram convidados a produzirem um texto individual sobre a Malhao do Judas em seu bairro. Vinte crianas e adolescentes realizaram a tarefa proposta e foram guiados pelos professores em sala de aula. O resultado foram interpretaes variadas, entretanto j conhecidas do discurso proferido pelos adultos entrevistados.

Os malhadores do Judas:

Os alunos em idades entre 11 aos 14 anos so moradores do bairro das Rocas, favela do Vietn e comunidade de Braslia Teimosa. A maioria das redaes revelam a participao destes jovens no processo ritual, desde a seleo de materiais, confeco do boneco e por ltimo, a malhao do Judas.

A Malhao na viso feminina.

Das redaes produzidas pelas garotas, nenhuma afirma sua participao no rito, apenas aparecem enquanto expectadoras. 80% das narrativas associam o boneco com o apstolo Judas Iscariotes e acreditam ser a malhao uma punio ao discpulo traidor. Nos textos femininos, percebe-se um repdio a prtica ritual, como tambm descries mais pobres em detalhes, dada a pouca ou nenhuma participao deste gnero no processo ritual.

A Malhao enquanto rito masculino.

Os textos produzidos pelos garotos enfatizam o aspecto organizacional do rito, destacando a participao em todo o processo ritual. O boneco do Judas recebe muitas interpretaes na viso masculina, desde um desafeto local at uma personalidade pblica que caiu em desgraa para aquele grupo.

Principais aspectos apontados:


A violncia entendida quanto necessria ao ritual. A agresso ao boneco do Judas acontece por vrias maneiras: apedrejamento, espancamento, pauladas, cortes, perfuraes, chutes, tiros, atropelamento e queimao. Crianas, adolescentes e adultos unem-se na aplicao da pena ao boneco e celebram com muita festa a eliminao do Judas pelo grupo.

Interpretao das interpretaes

A partir dos estudos desenvolvidos por Ren Girard, Marcel Mauss e Henry Hubert acreditamos ser a Malhao do Judas um sacrifcio simblico dos elementos de tenso do grupo. A violncia direcionada para o boneco como uma forma de solucionar os conflitos utilizando-se do campo simblico evitando assim que esta violncia volte-se contra o grupo, ameaando a ordem estabelecida.

Narrativas produzidas:

Narrativas produzidas:

Narrativas produzidas:

Narrativas produzidas:

Narrativas produzidas:

Narrativas produzidas:

Narrativas produzidas:

Narrativas produzidas:

Narrativas produzidas:

Narrativas produzidas:

Narrativas produzidas:

Das könnte Ihnen auch gefallen