Sie sind auf Seite 1von 11

Carta aos Efsios

Igreja Presbiteriana de Petrpolis

Um em Cristo
Introduo Neste texto encontramos - Em feso, judeus e no-judeus, antes de serem convertidos a Cristo, hostilizavam-se mutuamente por motivos religiosos. Os judeus achavam-se os nicos dignos do amor de Deus porque se vangloriavam dos patriarcas, da circunciso e da Lei entregue por Deus a eles. Com isso passavam uma imagem errnea de Deus aos gentios e eram odiados.

Um em Cristo
Situao dos gentios (no-judeus) antes de acolherem a Graa de Deus: a) sem Cristo; b) separados da comunidade de Israel pelo fato de no cumprirem os rituais religiosos judaicos; c) fora das exigncias e benefcios das promessas dadas aos patriarcas; d) sem esperana no presente e no porvir; e) sem Deus no mundo.

Um em Cristo
Aps terem acolhido a Graa de Deus pela f em Jesus Cristo a situao dos gentios mudou: a) foram reconciliados com Deus; b) foram circuncidados espiritualmente pelo que Cristo fez na cruz, isto , separados por Deus e para Deus como filhos com todos os deveres e direitos inerentes filiao divina; c) passaram a participar das bnos de Deus concedidas a Abro, o gentio, que antes da circunciso fsica foi justificado (aceito) por Deus pela f em Sua Palavra (circunciso espiritual); d) em Cristo foram nomeados povo de Deus juntamente com os judeus que acolheram o Evangelho do Reino e da Graa de Deus; e) foram incorporados famlia de Deus na igreja fundada por Jesus Cristo. Gnesis 15. 6; Glatas 3. 5 9, 18 29; 1 Pedro 2. 9 - 10.

Um em Cristo
Cristo a nossa paz. Ele uniu, pelo Seu sangue, judeus e no judeus em torno de Si e fez deles Sua igreja. Glatas 3. 23 - 29. - Com Sua morte e ressurreio Jesus Cristo inaugurou o novo e eterno relacionamento com Deus baseado em Sua Graa. O relacionamento com Deus proposto pela Lei em seus preceitos e rituais, mritos e obras foi substitudo pela Graa de Deus. A Lei foi estabelecida por Deus para ter vigncia (existncia legal) temporria at que viesse o Mediador perfeito, Jesus Cristo, o Verbo Eterno. Quem seno Deus poderia nos aproximar eficazmente Dele mesmo? Os princpios espirituais e morais da Lei foram incorporados ao Evangelho porque expressam a Graa de Deus. Hebreus 8. 1 13; 9. 1 28

Um em Cristo
O objetivo da vinda de Jesus Cristo ao mundo foi reconciliar a humanidade com Deus, isto , os que O acolhem como Senhor e Salvador pela f em Seu Nome. Jesus Cristo capacita os reconciliados a viverem no estado de reconciliao com seus semelhantes a quem devem pedir e liberar perdo e com Deus, o autor da salvao. Na vigncia eterna da Graa, a paz com Deus est vinculada paz com nossos semelhantes sob os princpios da Palavra. Isaas 9. 6; Mateus 6. 14 15; Lucas 19. 10; Joo 14. 27; 1 Joo 1. 5 10.

Um em Cristo
A mensagem do Evangelho completa em si mesma: paz com Deus e paz com as pessoas, sejam judeus ou gentios. Romanos 5. 1. Judeus e no judeus tem acesso ao Deus- Pai atravs da ao do Esprito Santo que os conduz em unidade a Cristo. A Divindade age em unidade e em Sua unidade que prestamos culto Deus. Deus quem determina como deve ser adorado e no ns. Joo 15. 26.

Um em Cristo
O conceito que tenho a meu respeito no deve estar baseado no que penso ou no que os outros pensam, mas no que Deus pensa de mim. Ele me conhece mais do que me conheo. Deus afirma que em Cristo no sou estrangeiro ou forasteiro, mas cidado da ptria celeste e membro da famlia de Deus porque Jesus me adotou como irmo e me fez filho adotivo do Pai. Preciso crer nessa verdade e viver nessa honra e responsabilidade. Joo 1. 12 13.

Um em Cristo
A nova criatura em Cristo tem a sua vida edificada sobre o que o Esprito Santo revelou aos profetas e apstolos a respeito de Jesus Cristo, a pedra angular, a rocha eterna, fundamento e referncia dos santos. Salmo 118. 22 23; Mateus 16. 18; 21.42; 1 Pedro 2. 1 10. O crescimento natural da igreja ocorre quando os crentes esto ajustados entre si pela ao do Esprito Santo em suas vidas e tm como fundamento a pedra angular que Jesus Cristo. Nessa unidade Deus os torna em Sua habitao santa porque neles tem prazer. Sl 133 Os crentes em seu ministrio particular dado pelo Esprito Santo so enriquecidos e se edificam mutuamente. Nessa unidade se renem como igreja e juntos se tornam no santurio onde Deus habita.

Um em Cristo
VISO GERAL Aps fazer a exposio dos benefcios espirituais da Graa de Deus na eternidade e no tempo o apstolo fala de sua ao na formao do povo de Deus, a igreja de Cristo, na Nova Aliana. Em Cristo, Deus separou do mundo para Si, pela operao do Esprito Santo, aqueles que O serviriam dentre judeus e gentios. Deixa bem claro que na igreja de Jesus Cristo no h lugar para a discriminao entre aqueles que submissos a Deus desejam viver em santidade.

Um em Cristo
Viso Geral Pelo Evangelho o Senhor Jesus veio reconciliar com Deus os que Nele creem como Senhor e Salvador. Veio gerar a paz com Deus e a paz entre os homens que tem em si a paz de Deus. Nos impasses a paz verdadeira s estabelecida quando est firmada nos princpios da Palavra de Deus. Os filhos de Deus so promotores da paz com Deus. Romanos 5. 1; Mateus 5. 9. Uma vez nascidos de novo, isto , salvos em Cristo, nosso passado deixa de existir diante de Deus porque uma nova vida foi gerada em Cristo. Ele nos capacita a viver em Sua Vontade o presente para que agora seja construdo o nosso futuro eterno com Ele. Romanos 8. 1; 2 Corntios 5. 17.

Das könnte Ihnen auch gefallen