Sie sind auf Seite 1von 32

FORMATO DA PROVA A prova do Enade 2013, com durao total de 4 (quatro) horas, ter a avaliao do componente de Formao Geral

comum aos cursos de todas as reas e um componente especfico, com um total de 40 questes.

O componente de Formao Geral do Enade 2013 ter 10 (dez) questes, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de mltipla escolha que abordam situaesproblema e estudos de caso.

QUAL O PERFIL AVALIADO?


No componente de Formao Geral ser considerada a formao de um profissional tico e comprometido com a sociedade. Alm do domnio de conhecimentos e de nveis diversificados de capacidades e competncias para perfis profissionais especficos, espera-se que os graduandos das IES evidenciem a compreenso de temas que transcendam ao ambiente prprio de sua formao e sejam relevantes para a realidade social. Essa compreenso vincula-se a perspectivas crticas, integradoras e capacidade de elaborao de snteses contextualizadas.

TEMAS
I Cultura e Arte

II
III IV

Avanos tecnolgicos
Cincia, tecnologia e sociedade Democracia, tica e cidadania

V
VI VII

Ecologia/biodiversidade
Globalizao e poltica internacional Polticas pblicas: educao, habitao,saneamento, sade, transporte, segurana, defesa, desenvolvimento sustentvel

TEMAS
VIII Relaes de trabalho

IX
X

Responsabilidade social: setor pblico, privado, terceiro setor


Sociodiversidade e multiculturalismo: violncia, tolerncia/ intolerncia, incluso/excluso e relaes de gnero Tecnologias de Informao e Comunicao Vida urbana e rural

XI XII

CAPACIDADES AVALIADAS
I Ler e interpretar textos

II
III IV V VI VII

Analisar e criticar informaes


Extrair concluses por induo e/ou deduo Estabelecer relaes, comparaes e contrastes em diferentes situaes Detectar contradies Fazer escolhas valorativas avaliando consequncias Questionar a realidade

VIII

Argumentar coerentemente.

COMPETNCIAS AVALIADAS
I Projetar aes de interveno

II
III IV

Propor solues para situaes-problema


Construir perspectivas integradoras Elaborar snteses

V
VI

Administrar conflitos
Atuar segundo princpios ticos

TEMA 01: CRISE DOS TRANSPORTES


Os caos na circulao urbana so quase sempre - retratados na prova do Enade com nfase no transporte individual e na crise do transporte coletivo. comum uma imagem aparecer no enunciado como "gatilho" para a discusso do problema. Alm disso, fundamental que o examinando saiba explicar as causas do problema, bem como os seus possveis agravantes e atenuantes. Congestionamentos, crise no transporte coletivo e a prioridade no transporte individual no vm soltos no Enade. O tema se relaciona com episdios de violncia no trnsito, como o caso do ciclista que perdeu o brao em So Paulo no incio de Maro ou ainda com o trnsito catico e suas consequncias para as cidades. O tema pode ser relacionado com o governo de Juscelino Kubitschek e seu modelo desenvolvimentista. Tambm pode ser contextualizado pelos governos militares e at mesmo pela expanso da classe mdia.

QUESTO DISCURSIVA ENADE 2012


As vendas de automveis de passeio e de veculos comerciais leves alcanaram 340 706 unidades em junho de 2012, alta de 18,75%, em relao a junho de 2011, e de 24,18%, em relao a maio de 2012, segundo informou, nesta tera-feira, a Federao Nacional de Distribuio de Veculos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade, este o melhor ms de junho da histria do setor automobilstico.
Disponvel em: <http://br.financas.yahoo.com>. Acesso em: 3 jul. 2012 (adaptado).

Na capital paulista, o trnsito lento se estendeu por 295 km s 19 h e superou a marca de 293 km, registrada no dia 10 de junho de 2009. Na cidade de So Paulo, registrou-se, na tarde desta sexta-feira, o maior congestionamento da histria, segundo a Companhia de Engenharia de Trfego (CET). s 19 h, eram 295 km de trnsito lento nas vias monitoradas pela empresa. O ndice superou o registrado no dia 10 de junho de 2009, quando a CET anotou, s 19 h, 293 km de congestionamento.
Disponvel em: <http://noticias.terra.com.br>. Acesso em: 03 jul. 2012 (adaptado).

O governo brasileiro, diante da crise econmica mundial, decidiu estimular a venda de automveis e, para tal, reduziu o imposto sobre produtos industrializados (IPI). H, no entanto, paralelamente a essa deciso, a preocupao constante com o desenvolvimento sustentvel, por meio do qual se busca a promoo de crescimento econmico capaz de incorporar as dimenses socioambientais. Considerando que os textos acima tm carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre sistema de transporte urbano sustentvel, contemplando os seguintes aspectos: a) conceito de desenvolvimento sustentvel; (valor: 3,0 pontos) b) conflito entre o estmulo compra de veculos automotores e a promoo da sustentabilidade; (valor: 4,0 pontos) c) aes de fomento ao transporte urbano sustentvel no Brasil. (valor: 3,0 pontos)

TEMA 01: CRISE DOS TRANSPORTES


Possveis argumentos Quais argumentos usar em questo discursiva com a crise nos transportes como tema? recomendado que tenha na ponta da lngua os termos de eficincia no transporte individual, ou seja, questes como energia, espao, veculos ociosos em grande parte do tempo e sustentabilidade. Soluo cidad Qual a soluo cidad que deve ser proposta na resposta? Este um tema bastante complexo para se discutir solues efetivas. O examinando pode fazer oferecer paliativos, como o pedgio urbano, o rodzio ou a carona solidria.

TEMA 02: MAIORIDADE PENAL


Um tema que tem sido muito discutido ultimamente a reduo da maioridade penal, por conta da srie de crimes cometidos por menores de idade no primeiro semestre de 2013. Em abril, um jovem foi morto em frente ao prdio onde morava na zona leste da cidade de So Paulo. O assassino: um menor de 17 anos de idade. No ms de maio a vtima foi uma dentista, queimada viva por assaltantes menores de idade na cidade de So Bernardo do Campo, na regio do ABC. Para discorrer sobre o tema essencial que o examinando seja capaz de levantar argumentos favorveis e contrrios reduo. preciso ter uma ideia de como o sistema penal no Brasil e em outros pases. importante observar que os pases mais autoritrios so os que tm maioridade penal mais baixa. No entanto, importante ir alm. interessante notar tambm que os pases com as taxas de criminalidade mais baixas so aqueles que tm a maioridade penal mais elevada.

TEMA 02: MAIORIDADE PENAL


Possveis argumentos Quais argumentos usar em questo discursiva? O tema se relaciona com alguns aspectos da sociedade moderna. Por isso, podero ser abordados os fatores que contriburam para o crescimento da criminalidade entre os jovens, como a desigualdade social e a segregao espacial, na qual as pessoas de classes mais baixas ficam confinadas em bolses distantes de todos os servios e lazer.

Soluo cidad Qual a soluo cidad que deve ser proposta na resposta? preciso que seu texto passe pelo conhecimento de que necessrio criar polticas para as classes mais baixas. Outro ponto que pode ser ressaltado a questo do controle do acesso s prprias armas. Voc pode, por exemplo, resgatar o referendo que aconteceu h poucos anos para contextualizar a situao.

TEMA 03: SUSTENTABILIDADE


Em 1987, no relatrio Nosso Futuro Comum, tambm conhecido como Relatrio Brundtland, a ONU destacou a importncia de limites no uso de recursos naturais e conceituou o desenvolvimento sustentvel: aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer o suprimento das geraes futuras.

TEMA 03: SUSTENTABILIDADE

http://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g

TEMA 03: SUSTENTABILIDADE

Desenvolvimento Econmico

Maximizao do retorno do capital Investidor Empreendedor (Lucratividade no longo prazo)

Responsabilidade Social

Sustentabilidade

Gesto Ambiental

Cidadania Gerao de Emprego Engajamento das partes interessadas

Preservao de recursos naturais Eco-Eficincia Energia renovvel

TEMA 03: SUSTENTABILIDADE

Possveis argumentos
Quais argumentos usar em questo discursiva? O Estado e a sociedade devem garantir a proteo do meio ambiente, viabilizando qualidade de vida para as presentes e as futuras geraes; A atividade econmica deve harmonizar, entre outras coisas, a livre concorrncia, a defesa ao consumidor e ao meio ambiente e a reduo das desigualdades; O Poder Pblico deve atuar sobre produo e comercializao de mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente, que tanto pode se dar mediante instrumentos de comando e controle, quanto por meio de instrumentos de mercado, como o so as compras pblicas.

TEMA 03: SUSTENTABILIDADE

Soluo cidad
Qual a soluo cidad que deve ser proposta na resposta? Elevar a conscincia dos consumidores, fornecendo aos compradores institucionais e aos consumidores individuais as informaes necessrias para aumentar o seu conhecimento e interesse na tomada de deciso rumo a um consumo mais sustentvel; Facilitar o consumo sustentvel, criando um ambiente no qual a atividade de consumo se torne menos impactante sem a necessidade de adio de um esforo ou custo considervel para os compradores. A compra sustentvel poder, assim, compor o dia a dia do consumidor; e Esverdear (ou embeber de sustentabilidade) os mercados, influenciando a disponibilidade de produtos e servios sustentveis com preos acessveis.

TEMA 04: COMISSO DA VERDADE


A Comisso Nacional da Verdade uma comisso brasileira fundada em novembro de 2011 com o objetivo principal de investigar casos de violaes de direitos humanos ocorridos entre os anos de 1946 e 1988 no Brasil por agentes de Estado. Nos ltimos meses, novas provas tm surgido contra a ditatura, e at mesmo o atestado de bito do jornalista Vladmir Herzog foi retificado, atestando sua morte em decorrncia de leses e maus-tratos sofridos em dependncia do II Exrcito SP (DOI-Codi) e no mais por suicdio. O tema pode aparecer tanto nas questes objetivas como nas discursivas e pode relacionar a comisso com a ditadura, com o discurso nacionalista e at mesmo com a abertura econmica do Pas. Alm disso, a prova pode testar os conhecimentos do examinando especificamente sobre a comisso, de modo que voc precisa saber que no se trata de uma comisso punitiva, mas que tem por funo investigar os fatos histricos.

TEMA 05: MANIFESTAES SOCIAIS


Desde o dia 6 de junho de 2013 uma srie de cidades brasileiras vem sendo palco de manifestaes sociais. Desde os caras-pintadas e o Impeachment do presidente Fernando Collor de Melo , em 1992, no se via uma movimentao to grande pelas ruas do Brasil. O tema tem chamado a ateno da mdia internacional, contudo, h uma ressalva: se cair, nada ser discutido diretamente. As manifestaes no Brasil podem aparecer no Enade atrelado a referncias histricas, possivelmente comparado a outros movimentos populares e estudantis. O tema possa se relacionar a questes internacionais, como os protestos na Turquia e as manifestaes que vem acontecendo pela Europa devido crise econmica. A mobilizao em si um tema pouco provvel. O tema ainda muito indefinido, no h garantias de que essas manifestaes vo seguir esse ou aquele caminho, o que inviabiliza sua discusso na prova.

TEMA 06: ENVELHECIMENTO POPULACIONAL


O aumento da longevidade humana combinado queda na taxa de fecundidade o que faz com que, no geral, haja mais idosos e menos crianas resulta no envelhecimento populacional, principalmente nos pases desenvolvidos. De acordo com dados da ONU, em 1950 existiam 205 milhes de pessoas com mais de 60 anos no planeta. Esse nmero mais que triplicou at o ano 2010, somando 760 milhes. De acordo com projees, essa populao deve chegar at 2050 a 2 bilhes. A taxa de crescimento da populao idosa de 1,9% ao ano, maior que a do crescimento da populao em geral, que de 1,17%. A Europa a mais afetada pelo envelhecimento. Em 2050, 37% dos europeus tero mais de 60 anos, contra os 20% existentes atualmente. O envelhecimento da populao compe o fenmeno da transio demogrfica, caracterizado pelo declnio das taxas de mortalidade e de fecundidade. Isso modifica a forma da pirmide populacional: a base fica estreita e o topo aumenta.

TEMA 06: ENVELHECIMENTO POPULACIONAL

TEMA 07: COR OU RAA


A existncia de vrios grupos tnicos no interior das mesmas fronteiras nacionais uma situao comum, pois as populaes humanas no so homogneas, em razo das migraes no decorrer da histria. Mas as diferenas tnicas, em diversos casos no mundo atual, so muitas vezes manipuladas para acirrar conflitos de fundo poltico ou econmico. Alguns confrontos assumem propores trgicas, como os que ocorreram entre as populaes da antiga Iugoslvia que se dividiu em seis pases. Existem, em contrapartida, etnias que se espalham por diversos territrios nacionais. o caso dos curdos no Oriente Mdio, cuja regio natal abrange cinco pases.

Na frica, o principal motivo do desacerto entre as regies tnicas e as fronteiras nacionais foi a partilha do continente pelas potncias colonialistas europeias, formalizada em 1885, na Conferncia de Berlim. Elas dividiram politicamente a frica de acordo com seus interesses econmicos, sem respeitar os limites tnicos historicamente consolidados na regio. E, para facilitar sua dominao, frequentemente insuflaram alguns povos contra outros. A partir da, cada colnia adquiriu dinmica prpria, e os processos de independncia no conseguiram corrigir as distores.

TEMA 07: COR OU RAA

http://www.youtube.com/watch?v=Lho_2OjFITk

TEMA 08: TRABALHO NO MUNDO GLOBALIZADO


DESEMPREGO - A crise econmica mundial, iniciada em setembro de 2008, atingiu em cheio o mercado de trabalho, provocando desemprego nos Estados Unidos, na Europa e no Japo. A Organizao Internacional do Trabalho (OIT) calcula que ele atingiu perto de 200 milhes de pessoas em 2012, quase 6% da fora de trabalho no mundo. SUBEMPREGOS - Os elevados ndices de desemprego na Europa e Estados Unidos, provocados pela crise, so agravados pela forte transferncia de empregos para pases em desenvolvimento, acelerada na globalizao. H grandes quantidades de trabalhadores em empregos precrios (sem contrato e em condies precrias) e empregos vulnerveis (trabalhadores por conta prpria e em trabalho familiar no remunerado). O trabalho vulnervel cresce fortemente na frica Subsaariana, a regio mais pobre do mundo, e tambm no Sudeste Asitico e em naes do Oceano Pacfico. BRASIL - No Brasil, as taxas de desemprego esto em queda, e tem ocorrido aumento na gerao de empregos formais. Em 2012, foi gerado no Brasil 1,3 milho de novos empregos e a taxa de desemprego foi a menor em dez anos.

TEMA 08: TRABALHO NO MUNDO GLOBALIZADO


DESEMPREGO NO MUNDO PERMANECE ELEVADO

TEMA 09: O DILEMA DAS DROGAS


Drogas - Naturais ou sintticas, as drogas so substncias que provocam alteraes psquicas e orgnicas em quem as consome e podem levar dependncia fsica e psicolgica. Quando se considera a ao das drogas sobre o sistema nervoso central, elas podem ser depressoras, estimulantes, perturbadoras ou podem provocar um efeito misto. Utilizao - Estima-se que 5,2% da populao adulta mundial 240 milhes de pessoas tenham usado drogas em 2012, de acordo com relatrio da ONU. Considerando o volume global, percebe-se certa estabilidade na ltima dcada, mas h evidncias de que, enquanto o uso se mantm estvel nos pases desenvolvidos, cresce de maneira acentuada nos pases em desenvolvimento e nas regies mais pobres do planeta.

TEMA 09: O DILEMA DAS DROGAS


Brasil - Cerca de 7% dos brasileiros j experimentaram maconha. No ano anterior pesquisa, o uso foi de 3% da populao (8 milhes), segundo o 2 Lenad (Levantamento Nacional de lcool e Drogas). Com relao cocana, no ltimo ano, o uso atingiu 2,6 milhes de adultos (2%) e 244 mil adolescentes (2%). Legislao e drogas - De acordo com a maneira pela qual a lei trata a sua produo, circulao e consumo, as drogas podem ser lcitas ou ilcitas. O cigarro e a bebida consumidos, respectivamente, por 25% e 35% da populao jovem e adulta no mundo so considerados drogas lcitas na maior parte dos pases, com restrio de idade mnima e local de consumo. So ilcitas a maconha, a cocana, as anfetaminas, os opioides, o ecstasy e drogas sintticas. Seu porte e uso so regulados de maneira diferente em cada pas: desde a legalizao de seu comrcio e consumo at penas severas para traficantes e usurios. Debate - H um debate na sociedade brasileira sobre como enfrentar o uso de drogas. Alm de se manter a proibio, h propostas de descriminalizao (descriminao) e de legalizao.

TEMA 09: O DILEMA DAS DROGAS


Como abordar a questo?

Um exemplo da polmica social so os recentes programas pblicos para o tratamento de dependentes qumicos, que passaram a incluir a possibilidade da internao de pacientes revelia de sua vontade. O dispositivo j era previsto na legislao brasileira, e recentemente foram criadas parcerias entre as reas de sade, assistncia social e justia para que pudesse ser utilizado como poltica pblica:
- na internao involuntria, parentes podem solicitar a internao do paciente, desde que aceita por um mdico psiquiatra. Nesses casos, o Ministrio Pblico precisa ser informado da internao e dos motivos. - na internao compulsria, a determinao cabe apenas ao juiz, aps um pedido formal feito por um mdico, atestando que a pessoa no tem domnio sobre suas capacidades psicolgicas e fsicas.

TEMA 09: O DILEMA DAS DROGAS


Argumentos a favor:

A repercusso do assunto nos jornais, revistas, rdios e na televiso, alm de ampliar o debate, levou a uma consequncia inesperada: o aumento da procura por tratamento. Os nmeros oficiais mostram isso: das 1121 internaes de janeiro a junho na capital paulista, por meio do Cratod (Centro de Referncia de lcool, Tabaco e outras Drogas), 90% foram voluntrias.
Argumentos contrrios: Questionava-se a eficcia de um tratamento feito nessas condies (compulsrio) e a falta de vagas no sistema de sade para um tratamento adequado. Mas tambm houve crticas ao possvel carter higienista da medida, que privilegiaria o isolamento social de uma populao pobre, carente e fragilizada.

TEMA 10: CINCIA E TECNOLOGIA


Vigilncia - Agncias de segurana e espionagem do governo dos Estados Unidos mantm, desde 2007, um programa de vigilncia e espionagem da comunicao que pode abranger todas as pessoas que utilizam os servios de nove gigantes da tecnologia. A divulgao foi feita pela imprensa, depois de receber documentos vazados por um ex-tcnico da Agncia Central de Inteligncia dos Estados Unidos (CIA), chamado Edward Snowden. Ilegalidade O governo dos EUA se amparou numa lei de exceo para prevenir e combater o terrorismo, aprovada em 2001 aps o ataque ao World Trade Center. Mas apesar de a lei se referir a cidados e ao territrio norteamericanos, o esquema montado abrange qualquer pessoa no mundo que assine servios de empresas norte-americanas, numa ilegalidade internacional.

TEMA 10: CINCIA E TECNOLOGIA


Marco regulatrio No Brasil, faltam leis que tratem exclusivamente da internet. O principal projeto de lei nesse sentido o Marco Civil da Internet, em discusso. A Lei 12.737/2012, apelidada de Lei Carolina Dieckmann, entrou em vigor em abril e apenas tipifica crimes eletrnicos, como a invaso de servidores e provedores. Desigualdade na rede Atualmente, 2,4 bilhes de pessoas tm acesso internet, cerca de um tero da populao mundial. Dos excludos, a maior parte se situa na frica (84,4% dos habitantes) e na sia (72,5%). Brasil Cerca de 88,5 milhes de brasileiros acessavam a rede em junho de 2012. Proporcionalmente, o quinto pas com mais acesso na Amrica Latina. Direito de acesso A Organizao das Naes Unidas declarou o acesso internet como um direito fundamental do ser humano em 2011. Crescem no Brasil e exterior movimentos que defendem a oferta gratuita do servio populao.

DICAS
Destine s questes discursivas um tempo maior, em relao s questes objetivas, pois ter melhor desempenho quem souber redigir e estruturar bem suas ideias; Leia com ateno os textos, ilustraes e o enunciado da questo: tudo importante; Identifique aspectos relevantes e secundrios; Estabelea um esquema ou estratgia de abordagem da situao: decidir os passos e caminhos a serem percorridos; Releia suas respostas e acrescente detalhes, enriquecendo o contedo e corrigindo eventuais erros de linguagem.

Prof. Alisson Berto Machado alisson.machado@unicesumar.edu.br

Das könnte Ihnen auch gefallen