Sie sind auf Seite 1von 19

FERIMENTOS

IZABEL RITTER E TANIA CLAUMANN

COMO OCORRE O FERIMENTO


O ferimento pode ocorrer em qualquer situao onde a vtima sofra agresses ou acidentes das mais diversas formas e locais, ou seja, uma agresso integridade tecidual, produzindo soluo de continuidade entre o meio externo e o interno.

1.CONTUSO
Sinais e sintomas: O local pode adquirir uma colorao preta ou azulada (equimose) ou uma tumorao visvel sob a pele (hematoma).

PRIMEIROS SOCORROS
Manter em repouso a parte contundida. Aplicar compressas frias ou caso de gelo at que a dor melhore a inchao se estabilize. Antes, porm, proteger a parte afetada com um pano limpo ou uma gaze, para evitar queimaduras na pele.

2 ESCORIAO
Sinais e sintomas: Apresentam sangramento discreto, mas costumam ser extremamente dolorosos. No representam risco ao paciente quando isolados. No aplique solues na ferida, somente soro fisiolgico.

PRIMEIROS SOCORROS
Lavar as mos com gua e sabo e proteglas para no se contaminar. Lavar a ferida com gua e sabo para no infeccionar. Secar a regio machucada com um pano limpo. Verificar se existe algum vaso com sangramento. Se houver, comprimir o local at cessar o sangramento.

3.AMPUTAO
Sinais e sintomas: Dor, hemorragia, desmaio.

PRIMEIROS SOCORROS
No caso de amputao, a hemorragia deve ser estancada o mais rpido possvel, aplicando inclusive, caso se faa necessrio, a tcnica do torniquete. A parte amputada precisa ser antes enrolada em gaze ou pano limpo e colocada em um saco plstico. O saco plstico deve ser posto em um recipiente cheio de gelo e levado ao hospital junto com a vtima. Em muitos casos, existe a possibilidade de reimplante. sempre bom lembrar que a vtima deve ser vista com um todo, mesmo nos casos de ferimentos que paream sem importncia. Uma pequena contuso pode indicar a presena de leses internas graves, com rompimento de vsceras, hemorragia interna e estado de choque.

4.FERIMENTOS NO TRAX
Sinais e sintomas:os ferimentos no trax podem ser muitos graves, principalmente se os pulmes forem atingidos,quando o pulmo atingido de forma a ter um orifcio de tamanho considervel na parede no trax, o socorrista pode ouvir o ar saindo ou ver o sangue que sai borbulhando por esse mesmo orifcio.

PRIMEIROS SOCORROS
fazer um curativo de trs pontas (o curativo tem trs lados fechados e um lado aberto) com um pedao de plstico limpo ou gaze, o que impedir a entrada de ar na inspirao e permitir a sada de ar na expirao. Caso no consiga fazer o curativo, cubra o ferimento todo com uma compressa ou um pano limpo e leve a vtima imediatamente para o hospital. A ferida s deve ser totalmente coberta no momento exato em que terminou uma expirao, ou seja, aps a sada do ar.

5.FERIMENTO NO ABDOMEN
Sinais e sintomas: os ferimentos profundos no abdome costumam ser graves, j que algum rgo pode ter sido atingido. Dependendo da perfurao da parede abdominal, partes de algum rgo (intestino, por exemplo) podem vir para o exterior. Nesses casos, no tente de forma alguma coloc-las no lugar.

PRIMEIROS SOCORROS
As partes expostas devem ser cobertas com panos limpos, umedecidos com gua e mantidos midos.

Nunca cubra os rgos expostos com materiais


aderentes (papel toalha, papel higinico,

algodo), que deixam resduos difceis de


remover.

6.FERIMENTOS NOS OLHOS


Sinais e sintomas: irritao no local ferido, dor.

PRIMEIROS SOCORROS
Nunca tente retirar do olho ou um corpo estranho que esteja entranhando ou encravado. O socorrista deve procurar cobrir o olho ferido com gaze ou um pano bem limpo. Prenda o curativo com duas tiras de esparadrapo, o que evitar mais irritao. Cubra tambm o olho no acidentado para evitar, ao mximo, a movimentao do olho atingido. Essa manobra no deve ser feita quando a vtima precisa do olho sadio para se salvar.

7.FERIMENTO COM PRESENA DE OBJETO ENCRAVADO


Sinais e sintomas: dor e hemorragia.

PRIMEIROS SOCORROS
Deixar o objeto no lugar. Fazer um curativo volumoso para estabilizar o objeto. Encaminhar imediatamente a vtima a um servio de emergncia. Observao: Quando o objeto encravado for muito longo, at poder ser cortado. Lembrese, no entanto, de no moviment-lo.

ATENO!
recomendado na maioria dos casos fazer a limpeza com soro fisiolgico se o paciente estiver estvel, fazer parar de sangrar, anti-sepsia, proteger local com compressa estril, controlar sangramento, por compresso direta e aplicao de curativo e bandagens, e o mais importante encaminh-lo ao hospital.

VOCE SABIA...
Que as solues mais utilizadas nos curativos so: soro fisiolgico para limpeza e como emoliente; solues anti-spticas como polvidine tpico ou tintura a 10% (PVPI Polivinil Pirrolidona) ou cloro-hexidine a 4%; lcool iodado com ao secante e cicatrizante, lcool 75% ao rpida em algumas formas de bactrias, o lcool isoproplico mais ativo e menos irritante, e o ter que remove a camada gordurosa da pele, sendo til na retirada de esparadrapos e outros adesivos.

Nosso carter o resultado da nossa conduta."


(Aristteles)

Das könnte Ihnen auch gefallen