Sie sind auf Seite 1von 20

A EUROPA DOS 28

HISTRICO
1948: BENELUX, primeiro bloco econmico do mundo (ps 2 Guerra Mundial). Integrantes: Blgica, Holanda e Luxemburgo.

1952: CECA (Comunidade Europia do Carvo e do Ao).

Integrantes: pases da BENELUX + Frana, Alemanha e Itlia.

1957: assinatura do Tratado de Roma que cria a CEE (Comunidade Econmica Europia) ou MCE (Mercado Comum Europeu). Integrantes: pases da CECA + Reino Unido, Dinamarca, Irlanda, Grcia, Portugal e Espanha.

Por que houve uma evoluo to rpida destes blocos?


R: Objetivo de unio econmica para fortalecimento em relao aos EUA, diminuindo a dependncia criada com Plano Marshall. Formao de uma Europa das Ptrias.

Pases europeus que receberam dinheiro do Plano Marshall;

Enfim, a Unio Europeia

1992: assinatura do Tratado de Maastricht, que cria a Unio Europeia. Integrantes: pases da CEE + Sucia, ustria e Finlndia.

Tratado de Maastricht
* concretizao do sonho da livre circulao
de mercadorias, capitais, servios e pessoas; * maiores investimentos nos pases menos desenvolvidos, como Espanha, Portugal, Irlanda e Grcia.

O EURO

2011: 17 pases membros

1999: adoo da moeda nica por 12 pases (Zona do EURO). Grcia entrou em 2001. Ficam de fora o Reino Unido, Sucia e Dinamarca. (01/01/2002: entrada em circulao da moeda).

2003: A guerra contra o Iraque divide as potncias europias


Alemanha, Frana e Blgica (contrrios) Reino Unido, Itlia e Espanha (favorveis)

RESULTADO: em 2004 atentados terroristas em Madri e 2005 em Londres.

Anos 90: intensas negociaes para a entrada de novos membros, que devem seguir as seguintes exigncias:

combate dvida pblica; pases que sejam capitalistas e democrticos; inflao baixa e sob controle; enxugamento da mquina estatal (privatizaes); reduzida carga tributria; respeito aos direitos humanos.

01/05/2004: 10 novos membros

So aceitos a Estnia, Letnia, Litunia, Polnia, Tcheca, Eslovquia, Hungria, Eslovnia, Malta e Chipre, sendo os 8 primeiros pases ex-socialistas.
PROBLEMA: criao de uma periferia empobrecida frente a um ncleo forte e rico.

A Europa dos 25

2005: aprovao pelo parlamento da constituio nica do bloco:

possibilidade de presidente nico e ministro das relaes exteriores eleito pelos chefes de estados; criao de um parlamento com cerca de 750 representantes; limitao da soberania dos pases (as leis da U.E. se sobreporiam s leis nacionais).

Crise poltica na Europa.


29/05/2005: em plebiscito, 54,8% dos franceses disseram NO constituio nica; Em 01/06/2005 foi a vez de 61,6% dos holandeses rejeitarem a constituio nica; O no francs e holands mostrou que ainda no existem os europeus, mas sim franceses, alemes, holandeses... Jean Claude Juncker, presidente do Conselho

Europeu, teme o futuro da UE

Uma Europa ainda incompleta

Suia: apesar de no integrar o bloco, j existe a livre circulao de pessoas e servios; Noruega: em plebiscito (1994) a populao rejeita a entrada na U.E.; Pases balcnicos: problemas internos de guerras anteriores, a situao de Kosovo e a pobreza em algumas regies dificultam o ingresso destes pases;

Leste europeu o ingresso da Bulgria e Romnia em 2007, abre possibilidades para os demais pases da regio;

Turquia: apenas 3% do seu territrio europeu, tendo fronteira com o Iraque, 25% dos 73 milhes de habitantes so pobres, 97% da populao islmica, apresentando problemas com direitos humanos em relao aos Curdos e s mulheres... Enfim, com tantos problemas, talvez o ingresso ocorrer apenas em 2015;

O 28 membro: a Crocia

01/07/2013: a entrada da Crocia marca o incio de possveis novos membros da pennsula balcnica

Das könnte Ihnen auch gefallen