Sie sind auf Seite 1von 100

Noes de enfermagem

Noes de enfermagem
Sinais vitais: So indicaes do corpo humano que informam se o indivduo mantm suas funes vitais:

Temperatura; Respirao; Pulso; Presso arterial.

Noes de enfermagem
Temperatura: um sinal vital que no varia com a idade. Pode sofrer influncia de acordo com a temperatura do ambiente, estado de sade ou da prtica de atividades fsicas.
Temperatura bucal 36,2 a 37,0C

Temperatura retal
Temperatura axilar Temperatura abaixo do normal: Temperatura elevada: Hipertermias:

36,4 a 37,2C
36,0 a 37,0C Subnormal: Hipotermia: Estado febril: 35,0 a 36,0C 34,0 a 35,0C 37,5 a 37,9C

Febre:
Pirexia: Hiperpirexia:

38,0 a 38,9C
39,0C 39,1 a 41,0C

Noes de enfermagem
Respirao: Os movimentos respiratrios so realizados pelos msculos do diafragma. Podem ser observados atravs dos movimentos do trax ou do abdmen, mais comum em crianas. Sua quantidade varia de acordo com a faixa etria e acompanha o ritmo dos batimentos cardacos e o metabolismo.

Noes de enfermagem
Pulso: Corresponde aos batimentos cardacos e tambm varia de acordo com a idade e atividades fsicas. Pode ser medido nas artrias. Seus tipos mais importantes so: Carotdeo, Braquial, Radial, Femoral e Tibial. Tabela de respirao e pulso:
Idade
Recm nascido

Movimentos (MRPM)* Pulsaes (BPM)*


35 - 40 140

At um ano Entre 2 e 5 anos


Entre 5 e 10 anos Entre 14 a 21 anos

25 34 20 - 25
18 25 16 20

110 140 102 112


90 110 78 85

*Movimentos respiratrios por minuto, Batimentos (cardacos) por minuto

Noes de enfermagem
Noes de anatomia e fisiologia: Sistema esqueltico; Sistema muscular; Sistema nervoso; Sistema respiratrio; Sistema circulatrio;

Sistema esqueltico
Funes: Sustentao do organismo (apoio para o corpo); Proteo de estruturas vitais (corao, pulmes, crebro); Base mecnica para o movimento; Armazenamento de sais (clcio, por exemplo); Hematopoitica (produo contnua de clulas sangneas novas).

Sistema muscular
O sistema muscular realiza os movimentos de deslocamento, compe a respirao, e fundamental para a manuteno da temperatura corporal.

Sistema nervoso

O sistema nervoso composto por um emaranhado de nervos que contm neurnios sensitivos (aferentes), neurnios motores (eferentes) e neurnios associativos que so responsveis pela relao estmulo-resposta que corre nas diversas situaes de nosso dia-adia.

o responsvel pelo fornecimento de oxignio ao sangue

Sistema respiratrio

Sistema circulatrio
o responsvel pela distribuio do oxignio e recolhimento do dixido de carbono, pela nutrio das clulas e transporte das clulas de defesa do organismo.

Sistema circulatrio
Pontos da aferio de pulso arterial

HEMORRAGIA:
Definio: a perda aguda de sangue circulante.

PROCEDIMENTOS EM HEMORRAGIAS EXTERNAS


Se o ferimento for em membros, deve-se elevar o membro ferido; Caso no haja controle do sangramento, pressione os pontos arteriais;

Torniquete dever ser usado, em ltimo caso, sendo feito com o uso do manguito do esfigmomanmetro;
Procurar socorro adequado.

COMPRESSO LOCAL

ELEVAO DO MEMBRO

PRESSO NO PONTO ARTERIAL

Queimaduras
Denomina-se queimadura toda e qualquer leso ocasionada no organismo humano pela ao curta ou prolongada de temperaturas extremas sobre o corpo humano A gravidade de uma queimadura no se mede somente pelo grau da leso, mas tambm pela extenso da rea atingida.

Diviso das queimaduras :

Superficiais:
quando atingem algumas camadas da pele,

Profundas:
quando h destruio total da pele;
22

Grandes queimaduras:
aquelas que atingem mais de 15% do corpo, no caso de adultos. Para crianas de at 10 anos, so as que atingem mais de 10% do corpo.

23

Quanto ao agente causal


Fsicos: temperatura: vapor, objetos aquecidos, gua quente, chama, etc. eletricidade : corrente eltrica, raio, etc. radiao : sol, aparelhos de raios X, raios ultra-violetas, nucleares, etc. Qumicos: produtos qumicos: cidos, bases, lcool, gasolina, etc. e Biolgicos: animais: lagarta-de-fogo, gua-viva, medusa, etc. e vegetais : o ltex de certas plantas, urtiga, etc.

1 Grau
No sangra , geralmente seca Rosa e toda inervada No passam da Epiderme Queimadura de Sol(exemplo) Hiperemia(Vermelhido) Dolorosa

Obs:Normalmente no chega na emergncia

2 Grau
Atinge derme mida Presena de Flictenas(Bolhas) Retirar ou no? Rosa, Hiperemia(Vermelhido) Dolorosa Cura espontnea mais lenta, com possibilidade de formao de cicatriz

3 Grau

Atinge todos os apndices da pele Ossos , musculos, nervos , vasos Pouca ou nenhuma dor mida Cor Branca, Amarela ou Marrom No cicatriza espontaneamente, necessita de enxerto

Fotos de Queimaduras Qumicas

Avaliao do paciente

Fluxograma da avaliao pr-hospitalar de pacientes

A avaliao rpida e precisa de uma vtima de trauma so de suma importncia para que medidas sejam aplicadas adequadamente ao suporte de vida. Desta maneira, o tempo e uma abordagem sistematizada so indispensveis para que este processo ocorra. As etapas desta sistematizao so divididas em:
Preparao Triagem Exame primrio (ABCDE); Reanimao Medidas auxiliares ao exame primrio e reanimao Exame secundrio (cfalo-caudal) e histria Medidas auxiliares ao exame secundrio Reavaliao e monitorao aps reanimao Cuidados definitivos.

Prioridades no atendimento - Triagem


- Parada Cardiorrespiratria; - Parada Respiratria; - Obstruo respiratria; - Trauma Crnio Enceflico; - Trauma de Trax; - Trauma de Abdome; - Grandes Hemorragias (mais de 01 litro de sangue perdido interna ou externamente.
38

Exame primrio
Na avaliao de uma vtima de trauma importante que sejam estabelecidas as prioridades, e para se faz necessria uma avaliao rpida e dinmica, visando o tratamento mais adequado. Este processo denominado avaliao primria, que visa identificar e corrigir as condies da vtima que ofeream risco de morte.

A seguinte seqncia deve ser seguida nesta fase do atendimento: A - (Airway - Via area): Manter vias areas prvias com proteo da coluna cervical; B - (Breathing - Respirao): Avaliar e manter respirao e ventilao adequadas; C - (Circulation - Circulao): Controlar sangramento e tratar agressivamente o choque; D - (Disability - Incapacidade): Avaliar o estado de dficit neurolgico; E - (Exposure/Environment - Exposio/Controle ambiental): Despir completamente o doente para que nenhuma leso passe despercebida, protegendo da hipotermia.

Exame primrio
No atendimento peditrico ter-se- a mesma seqncia, porm, deve-se levar em considerao na criana a quantidade de sangue, lquidos, medicao, tamanho, mecanismo do trauma e o grau e a rapidez de perda de calor. A gestante e o idoso tambm so vtimas que possuem peculiaridades que a equipe multidisciplinar deve estar atenta.

Ovace
Obstruo das vias areas por corpo estranho

Manobra de Heimlich
utilizada na desobstruo das vias areas de uma pessoa engasgada

A Manobra de Heimlich, foi descrita em 1974 por Henry Heimlich. Inicialmente reconhecida pela Cruz Vermelha, foi adotada e difundida mundialmente como uma manobra salvadora de vidas. uma tosse artificial ou auxiliada, com o intuito de expelir o objeto ou alimento da traquia da pessoa

Atendimento Pr-Hospitalar

Parada cardiorrespiratria

Tcnicas de transporte
Face a situaes de perigo iminente para o socorrista ou para a vtima, necessrio remov-la do local rapidamente (locais de incndio, vazamento de substncias txicas, desabamentos, exploses, etc.). A tcnica a ser escolhida depende: - do peso da vtima - do tipo de terreno e do nmero de socorristas - do material disponvel - da gravidade do caso As tcnicas com 1 socorrista tem o potencial de agravar leses traumticas sendo utilizadas nas emergncias em que grande a urgncia de remover a vtima.

Tcnicas de transporte

Chave de Rauteck: Qualquer manipulao da cabea e pescoo deve ser feita "em bloco mantendo o pescoo alinhado cabea e ao corpo

Tcnicas de transporte

Transporte nos braos

Transporte nas costas

Tcnicas de transporte

Tcnicas de transporte

Tcnicas de transporte

Tcnicas de transporte

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS

TEORIA DO FOGO
O FOGO: Fogo uma reao qumica denominada combusto, onde ocorre a decomposio de uma substncia slida, lquida ou gasosa, em presena de um gs comburente (oxignio), liberando energia em forma de luz e calor. Quando sob controle, o fogo sempre de extrema necessidade, no entanto, quando foge ao controle do homem, transforma-se num agente de grande poder destrutivo O INCNDIO.

fogo

incndio

ELEMENTOS ESSECIAIS DO FOGO Sabemos que a combusto um fenmeno qumico, ou melhor, uma reao qumica, logo, deveremos ter no mnimo dois elementos que reajam entre si, bem como uma circunstncia que favorea tal reao. So trs estes elementos, os quais para efeito didtico, representaremos cada um ocupando um dos lados de um tringulo equiltero O Tringulo do Fogo.

Combustvel toda a matria susceptvel combusto, existente na natureza nos estados slido, liquido e gasoso. O COMBUSTVEL SLIDO queima-se em sua superfcie e em sua profundidade, ou seja, a queima acontece por fora e por dentro do material. Quando todo o combustvel for consumido, restaro resduos (cinzas).

O COMBUSTVEL LQUIDO a combusto s acontece na superfcie. Assim se colocarmos fogo num copo contendo lcool ou outro lquido combustvel qualquer, o fogo ir consumindo o lquido, de cima para baixo, at que o combustvel se acabe. Dentro do copo no sobrar nenhum resduo.

O GS INFLAMVEL que se encontrar suspenso no ar, em finssimas gotculas, na forma de nvoa, tambm est sujeito a entrar em combusto ao simples contato com uma fagulha e tambm de maneira explosiva.

Comburente

So todos os elementos qumicos capazes de alimentar o processo de combusto, dentre os quais o oxignio se destaca como o mais importante, por ser o comburente obtido de forma natural no ar atmosfrico que respiramos, o qual composto por 78% de nitrognio, 21% de oxignio e 1% de outros gases.
Para que haja uma combusto completa necessrio que a porcentagem de oxignio esteja na faixa de 13% a 21%. Caso esta faixa esteja entre 4% e 13% a combusto ser incompleta, ou ainda, no se processar, em porcentagens inferiores a 4%.

Calor
a condio favorvel que provoca a interao entre os dois reagentes, sendo este o elemento de maior importncia no tringulo do fogo, uma vez que responsvel pelo incio do processo de combusto, j que os dois outros reagentes, em condies naturais, encontram-se permanentemente associados.

Maneiras com a qual se adquire o calor:


Atrito; Reao qumica; Energia eltrica; Radioatividade.

Tetraedro do fogo:
A combusto uma reao que se processa em cadeia, que aps a partida inicial, mantida pelo calor produzido durante o processamento da reao. A cadeia de reaes, formada durante a combusto, propicia a formao de produtos intermedirios e instveis. A estes produtos cabe a responsabilidade de transferir a energia necessria transformao da energia qumica em calorfica, decompondo as molculas ainda intactas e, desta vez, provocando a propagao do fogo numa verdadeira cadeia de reao. Sendo assim, fora criada a figura do tetraedro do fogo, que possue funo didtica apenas para complementar o tringulo do fogo com outro elemento de suma importncia, a REO EM CADEIA.

PROPAGAO DO FOGO
So trs as formas de propagao do calor:
1) Irradiao: a transmisso de calor por meio de ondas. Todo corpo quente emite radiaes que vo atingir os corpos frios. O calor do sol transmitido por esse processo. So radiaes de calor as que as pessoas sentem quando se aproximam de um forno quente. Ondas calorficas que se transmitem atravs do espao.

2) Conduo: A propagao do calor feita de molcula para molcula do corpo, por movimento vibratrio. A taxa de conduo do calor vai depender basicamente da condutividade trmica do material, bem como de sua superfcie e espessura. importante destacar a necessidade da existncia de um meio fsico.

3) Conveco: o processo de transmisso de calor, que se faz atravs da circulao de um meio transmissor, gs ou lquido. o caso da transmisso do calor, atravs da massa de ar ou gases quentes, que se deslocam do local do fogo, podendo provocar incndios em locais distantes do mesmo. um fenmeno bastante comum em edifcios, pois atravs de aberturas, como janelas, poos de elevadores, vos de escadas, podem ser atingidos andares superiores. Este fenmeno pode ocorrer tanto no plano vertical como no plano horizontal.

Ponto de Fulgor
a temperatura mnima necessria para que um combustvel desprenda vapores ou gases inflamveis, os quais, combinados com o oxignio do ar em contato com uma chama, comeam a se queimar, mas a chama no se mantm porque os gases produzidos so ainda insuficientes.

Ponto de Combusto a temperatura mnima necessria para que um combustvel desprenda vapores ou gases inflamveis que, combinados com o oxignio do ar e ao entrar em contato com uma chama, se inflamam, e, mesmo que se retire a chama, o fogo no se apaga, pois essa temperatura faz gerar, do combustvel, vapores ou gases suficientes para manter o fogo ou a transformao em cadeia.

Ponto de Ignio
a temperatura na qual os gases desprendidos dos combustveis entram em combusto apenas pelo contato com o oxignio do ar, independente de qualquer fonte de calor.
Principais pontos e temperaturas de alguns combustveis ou inflamveis
Combustveis Inflamveis Ponto de Fulgor Temperatura de Ignio 371,0C 257,0C 254,0C 245,0C

lcool etlico Gasolina Querosene Parafina

12,6C -42,0C 38,0C a 73,5C 199,0C

FASES DO FOGO
Se o fogo ocorrer em rea ocupada por pessoas, h grandes chances de que o fogo seja descoberto no incio e a situao resolvida. Mas se ocorrer quando a edificao estiver deserta e fechada, o fogo continuar crescendo at ganhar grandes propores. Essa situao pode ser controlada com a aplicao dos procedimentos bsicos de ventilao. O incndio pode ser mais bem entendido se estudarmos seus trs estgios de desenvolvimento.

Fase Inicial Nesta primeira fase, o oxignio contido no ar no est significativamente reduzido e o fogo est produzindo vapor dgua (H20), dixido de carbono (CO2), monxido de carbono (CO) e outros gases. Grande parte do calor est sendo consumido no aquecimento dos combustveis, e a temperatura do ambiente, neste estgio, est ainda pouco acima do normal. O calor est sendo gerado e evoluir com o aumento do fogo.

Queima Livre
Durante esta fase, o ar, rico em oxignio, arrastado para dentro do ambiente pelo efeito da conveco, isto , o ar quente sobe e sai do ambiente. Isto fora a entrada de ar fresco pelas aberturas nos pontos mais baixos do ambiente. Os gases aquecidos espalham-se preenchendo o ambiente e, de cima para baixo, foram o ar frio a permanecer junto ao solo; eventualmente, causam a ignio dos combustveis nos nveis mais altos do ambiente. Este ar aquecido uma das razes pelas quais os bombeiros devem se manter abaixados e usar o equipamento de proteo respiratria. Uma inspirao desse ar superaquecido pode queimar os pulmes. Neste momento, a temperatura nas regies superiores (nvel do teto) pode exceder 700 C.

Na fase da queima livre, o fogo aquece gradualmente todos os combustveis do ambiente. Quando determinados combustveis atingem seu ponto de ignio, simultaneamente, haver uma queima instantnea e concomitante desses produtos, o que poder provocar uma exploso ambiental, ficando toda a rea envolvida pelas chamas. Esse fenmeno conhecido como Flashover.

Flashover

QUEIMA LENTA Como nas fases anteriores, o fogo continua a consumir oxignio, at atingir um ponto onde o comburente insuficiente para sustentar a combusto. Nesta fase, as chamas podem deixar de existir se no houver ar suficiente para mant-las (na faixa de 8% a 0% de oxignio). O fogo normalmente reduzido a brasas, o ambiente torna-se completamente ocupado por fumaa densa e os gases se expandem. Devido a presso interna ser maior que a externa, os gases saem por todas as fendas em forma de lufadas, que podem ser observadas em todos os pontos do ambiente. E esse calor intenso reduz os combustveis a seus componentes bsicos, liberando, assim, vapores combustveis.

Backdraft
A combusto definida como oxidao, que uma reao qumica na qual o oxignio combina-se com outros elementos.O carbono um elemento naturalmente abundante, presente, entre outros materiais, na madeira. Quando a madeira queima, o carbono combina com o oxignio para formar dixido de carbono (CO2), ou monxido de carbono (CO). Quando o oxignio encontrado em quantidades menores, o carbono livre (C) liberado, o que pode ser notado na cor preta da fumaa. Na fase de queima lenta em um incndio, a combusto incompleta porque no h oxignio suficiente para sustentar o fogo. Contudo, o calor da queima livre permanece, e as partculas de carbono no queimadas (bem como outros gases inflamveis, produtos da combusto) esto prontas para incendiar-se rapidamente assim que o oxignio for suficiente. Na presena de oxignio, esse ambiente explodir. A essa exploso chamamosBackdraft.

A ventilao adequada permite que a fumaa e os gases combustveis superaquecidos sejam retirados do ambiente. Ventilao inadequada suprir abundante e perigosamente o local com o elemento que faltava (oxignio), provocando uma exploso ambiental.

As condies a seguir podem indicar uma situao de Backdraft: Fumaa sob presso, num ambiente fechado; Fumaa escura, tornando-se densa, mudando de cor (cinza e amarelada) e saindo do ambiente em forma de lufadas; Calor excessivo (nota-se pela temperatura na porta); Pequenas chamas ou inexistncia destas; Resduos da fumaa impregnando o vidro das janelas; Pouco rudo; Movimento de ar para o interior do ambiente quando alguma abertura feita (em alguns casos ouve-se o ar assoviando ao passar pelas frestas).

INCNDIO CLASSE A: Incndio envolvendo combustveis slidos comuns, como papel, madeira, pano, borracha, etc. caracterizado pelas cinzas e brasas que deixam como resduos e por queimar em superfcie e em profundidade. Mtodo de extino: Necessita de resfriamento para a sua extino, isto , o uso de gua ou solues que a contenham em grande porcentagem.

INCNDIO CLASSE B: Incndio envolvendo lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis. Mtodo de extino: Necessita de abafamento para a sua extino. No caso de lquidos muito aquecidos necessrio o seu resfriamento.

INCNDIO CLASSE C: Incndio envolvendo equipamentos eltricos energizados. Mtodo de extino: Necessita de agente extintor que no conduza eletricidade e utilize o princpio do abafamento, eliminando o ar. Esta classe pode ser mudada para A, se for interrompido a corrente eltrica no equipamento, tomando o cuidado com os que acumulam energia eltrica.

INCNDIOS CLASSE D: Incndios envolvendo metais combustveis pirofricos (magnsio, selnio, antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, etc). caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns, especialmente com a gua. Mtodo de extino: Necessita de agentes extintores especiais que se fundam em contato com o metal combustvel, formando uma espcie de capa que o isola do ar atmosfrico, interrompendo a combusto pelo princpio do abafamento. Os ps especiais so compostos dos seguintes materiais: cloreto de sdio, cloreto de brio, monofosfato de amnia e grafite seco. O princpio de retirada do material tambm aplicvel com sucesso nesta classe de incndio

MTODOS DE EXTINO DO FOGO


O fogo se extingue quando so retirados uns dos seus elementos. Isso acontece quando utilizamos as seguintes tcnicas de extino do fogo:
RESFRIAMENTO:
o mtodo mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustvel que est queimando, diminuindo, consequentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis. A gua o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza.

ABAFAMENTO: Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxignio com o material combustvel. No havendo comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo. Pode-se abafar o fogo com uso de materiais diversos, como areia, terra, cobertores, vapor dgua, espumas, ps, gases especiais etc.

RETIRADA DO MATERIAL: a forma mais simples de se extinguir um incndio. Baseia-se na retirada do material combustvel, ainda no atingido, da rea de propagao do fogo, interrompendo a alimentao da combusto. Mtodo tambm denominado corte ou remoo do suprimento do combustvel. Ex.: fechamento de vlvula ou interrupo de vazamento de combustvel lquido ou gasoso, retirada de materiais combustveis do ambiente em chamas, realizao de aceiro, etc.

EXTINTORES DE INCNDIO

Extintor de incndio um (aparelho) equipamento de segurana fabricado com dispositivo que possibilita a aplicao do agente extintor sobre os focos de incndio. Destinam-se ao combate imediato de pequenos focos de incndio, pois, acondicionam pequenos volumes de agentes extintores para manterem a condio fcil de transporte e uso. O xito no emprego dos extintores depende dos seguintes fatores, alm da correta aplicao em funo da classe do fogo :
de uma distribuio adequada dos extintores pela rea da brigada de incndio a proteger; de manuteno adequada e eficiente; de pessoal habilitado para manuse-los.

EXTINTORES DE INCNDIO
Nunca devem ser considerados como substitutos dos sistemas de extino mais complexos, mas sim como equipamentos adicionais. Recomendaes Instalar o extintor em local visvel e sinalizado; O extintor no dever ser instalado em escadas, portas e rotas de fuga; Os locais onde esto instalados os extintores, no devem ser obstrudos; O extintor dever ser instalado na parede ou colocado em suportes de piso; O lacre no poder estar rompido.

GUA PRESSURIZADA A gua tem indicao especifica para combater incndios de classe A. Atua como agente de resfriamento dos materiais, tornando a sua temperatura inferior ao seu ponto de ignio. A penetrao e a camada de gua acumulada na superfcie do material dificultam a propagao do fogo. Este agente extintor no deve de maneira alguma, ser utilizado em equipamentos energizados (classe C), bem como no deve ser usado em incndios de lquidos inflamveis. Caractersticas Tcnicas: Tipo de pressurizao: direta Peso (kg): 14,6 (3%) Tempo de descarga (s): 50 Alcance do jato (m): 8 a 10

GS CARBNICO (CO2) O gs Carbnico (dixido de carbono) um agente extintor indicado para incndios das classes B e C. Atua por abafamento, produzindo uma camada gasosa que provoca o isolamento do oxignio. Seu efeito provoca o resfriamento dos materiais, permitindo, ainda como elemento auxiliar em incndios de classe A. O gs carbnico um agente limpo, no txico, inodoro, que no gera resduos e no danifica equipamentos.

Caractersticas Tcnicas: Modelo: CO2 6kg Peso (kg): 18,9 (3%) Tempo de descarga (s): 16

P QUMICO BC P extintor compatvel com espuma. Com base de bicarbonato de sdio. Grande eficincia na extino de incndios. Executa uma ao inibidora com reaes em cadeia que ocorrem no centro do fogo. Especialmente indicado para fogos da classes B e C, at mesmo na presena de corrente eltrica. Caractersticas Tcnicas: Agente extintor: P Qumico BC Tipo de pressurizao: direta Modelo: PP-12kg Peso (kg): 17,10 (3%) Tempo de descarga (s): 8 Alcance do jato (m): 5,5 (mdio) Faixa de temperatura de operao (C): -10 a 50

EXTINTORES PORTTEIS
P QUMICO ABC Com base numa combinao de fosfato de mono-amnio e sulfato de amnio. P especialmente indicado para fogos da classe B, porm igualmente apropriado para as classes A e C. Altamente econmico. Contm componentes retardantes de fogo que evitam qualquer combusto subconsequente. Ao aplicar-se as partculas fundem-se dilatam-se, formando uma barreira que evita a entrada de oxignio completando todo o processo de extino. Caractersticas Tcnicas: Agente extintor: P Qumico ABC Tipo de pressurizao: direta Modelo: PP-12kg Peso (kg): 17,10 (3%) Tempo de descarga (s): 8 Alcance do jato (m): 5,5 (mdio) Faixa de temperatura de operao (C): -10 a 50

Semanais

Verificar, acesso sinalizao.

visibilidade

Mensais

Bico(requinte), mangueira, manmetro, lacre e pino de segurana.


Peso do CO2 se abaixo de 90%, recarregar. Virar e desvirar o PQS. Dano fsico, avaria no pino segurana e lacre. Recarregar Fazer o teste hidrosttico. de

Semestrais

Anuais

Qinqenais

PREVENO DE INCNDIOS
A melhor forma de se prevenir incndios sabendo suas principais causas e assim evita-las. CLASSIFICAO DAS CAUSAS DE INCNDIO So trs as classificaes das causas de incndio: 1) Causas Naturais: so aquelas que provocam incndios sem a interveno do homem. Exemplo: Vulces, terremotos, raios, etc. 2) Causas Acidentais: So inmeras. Exemplo: eletricidade, chama exposta, etc. 3) Causas Criminosas: so os incndios propositais ou criminosos, so inmeros e variveis. Exemplo: pode ser por inveja, vingana, para receber seguros, loucura, etc.

PREVENO DE INCNDIOS
CAUSAS MAIS COMUNS DE INCNDIOS
Sobrecarga nas instalaes eltricas; Vazamento de gs; Improvisaes nas instalaes eltricas; Crianas brincando com fogo; Fsforos e pontas de cigarros atirados a esmo; Falta de conservao dos motores eltricos; Estopas ou trapos envolvidos em leo ou graxa abandonados em local inadequado.

Das könnte Ihnen auch gefallen