Sie sind auf Seite 1von 7

QUEIMADURAS

QUEIMADURAS

Queimaduras so leses no tecido do revestimento do corpo, causada por agentes trmicos, qumicos, radioativos ou eltricos, podendo destruir total ou parcialmente a pele e seus anexos, e at atingir camadas mais profundas (msculos, tendes e ossos). Segundo dados colhidos em So Paulo que serve como referncia nacional 71% dos casos ocorrem na casa da vitima e 50% envolvendo crianas. Entre as queimaduras entre adultos do sexo masculino 84% foram em situaes de trabalho ou seja acidente de trabalho, entre as mulheres 67% em situaes domesticas e 33% em tentativas de suicdio. A gravidade das queimaduras so divididas em graus; sendo elas 1, 2 e 3 grau.

QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU

O calor destri a camada superficial da pele, ou seja, a epiderme. No local da leso, surgem vermelhido, inchao e forte sensao de ardncia. Geralmente no forma bolhas. Um exemplo tpico desse tipo de queimadura a exposio ao sol. Primeiros Socorros = Coloque a parte queimada embaixo de gua corrente ou em uma vasilha com gua fria por cinco minutos para esfriar a pele e aliviar a dor . Depois enxugue e proteja a regio queimada com gazes ou um pano seco e limpo. No a esfregue nos cabelos e nem passe algum tipo de pomada. Mitos; P de caf, manteiga, pasta de dente sobre o ferimento no resolve,pois podem grudar na pele e agravar o ferimento.

QUEIMADURA DE SEGUNDO GRAU

Ocorre a destruio de camadas mais profundas da pele (toda a epiderme e parte da derme). Sua principal caracterstica a formao de bolhas, cheias de um liquido amarelo-claro que serve de proteo contra infeces por germes encontrados geralmente na pele. Primeiros Socorros = colocar a parte queimada embaixo de gua corrente ou em uma vasilha por cinco minutos para resfriar a pele e aliviar a dor. Depois enxugue e proteja a regio queimada com gazes ou um pano seco e limpo. No a esfregue nos cabelos nem aplique nenhum tipo de pomada. Mitos; P de caf, manteiga, pasta de dentes sobre o ferimento no ajudam, pois podem grudar na pele e agravar o ferimento.

QUEIMADURA DE TERCEIRO GRAU

So as mais profundas. No h a formao de bolhas, porque as camadas mais superficiais da pela morrem imediatamente. Nos episdios mais graves, msculos vsceras e at os ossos podem ser atingidos. Na maior dos casos, o paciente no se queixa de dor, porque as terminaes nervosas responsvel pela sensibilidade aos estmulos dolorosos foram destrudas. Primeiros Socorros = Coloque a parte queimada sobre gua fria por pelo menos cinco minutos(se a rea for extensa ponha a pessoa debaixo do chuveiro), cubra com pano limpo e transporte a pessoa para atendimento mdico o mais depressa possvel .

DICAS E RECOMENDAES

Em caso de as roupas estarem pegando fogo, a pessoa no deve correr, porque o oxignio do ar alimenta as chamas e o fogo se alastra.Se a pessoa estiver s, deve-se deitar no cho e rolar, se tiver algum, deve ser deitada no cho e coberta com coberto, toalha ou lenol preferencialmente molhados,para abafar o fogo. Se no for possvel deit-la a pessoa que esta socorrendo deve jogar gua fria de cima para baixo, isto da cabea aos ps, a fim de evitar queimaduras no rosto, brnquios e pulmes. Quando for provocada por produtos qumicos, a pessoa deve retirar a roupa (pode ser feito embaixo do chuveiro) e lavar a rea atingida com gua fria e corrente por no mnimo cinco minutos.Terminando esse tempo deve dirigi-se ao pronto socorro imediatamente. Recomenda-se; Manter as crianas longe das cozinha. No caso de 2 grau, no estoure as bolhas, mas se elas se romperem, colocar vaselina pura na parte queimada. Em caso da queimadura atingir parte extensa do corpo como rosto, pescoo e trax procure atendimento de urgncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen