Sie sind auf Seite 1von 30

BIBLIOLOGIA

TEORIA DA ILUMINAO.

PROF. FABIO JOS DA SILVA

TEORIA DA ILUMINAO
Nos incrdulos:
necessria para compreender e crer de corao a verdade bblica (1 Cor 1:18; 2:14; 2 Cor 4:4). A obra de convico do Espirito Santo (Jo 16:711)

Nos crentes:
necessria para compreender a verdade bblica. (1 Cor 2:10-12) O ofcio de ensino do Espirito Santo (16:13-15)

TEORIAS FALSAS NO TOCANTE A INSPIRAO

Em relao a doutrina da inspirao tem se formulado numerosas teorias que no se ajustam aos postulado nem as afirmaes que encontramos na Palavra de Deus, por isso que consideramos que essas teorias so falsas.

INTUIO OU INSPIRAO NATURAL


Somente uma compreenso natural dos assuntos espirituais, exercitada por pessoas bem dotadas (acima da mdia). FORMULAO: do mesmo modo que um artista, msico, pintor, escritor, executaram obras maestrais, assim tambm os homens que escreveram a Bblia realizaram seus trabalhos como um produto de seus dote naturais. Portanto, a Bblia pode ser a pea literria mais importante que se tenha produzido, porm por ser um produto do gnero humano falvel.

INTUIO OU INSPIRAO NATURAL

Objees a tal teoria:


1. contraria aos postulados da Bblia; 2. Reduz a Bblia no mesmo nvel de qualquer livro humano; 3. uma negao do que a inspirao em si, Inspirao natural no inspirao; 4. Desacredita o testemunho de Cristo e dos Apstolos; 5. No existe uma implicao especial de Deus.

ILUMINAO ESPECIAL Intensificao e exaltao divina de percepes religiosas comuns aos crentes. Os dons naturais dos escritores bblicos foram ressaltados de alguma maneira pelo Esprito Santo. Objeo: No existe nenhuma orientao nem comunicao especial de verdades divinas.

ILUMINAO ESPECIAL ORIENTAO DINAMICA


1. uma orientao especial que o Espirito Santo deu aos escritores bblicos afim de assegurar a comunicao de uma mensagem procedente de Deus. 2. A mensagem de f religiosa e vida piedosa eram dirigidos, porem os temas no essenciais dependiam por completo dos conhecimentos, a experincia e as preferncias dos autores humanos.

INSPIRAO DINMICA OU MSTICA


So os que sustentam que do mesmo modo que os crentes hoje tem e esto cheios do Espirito, assim tambm os escritores da Bblia tiveram a capacidade de realizar seus trabalhos como qualquer um poderia realizalo hoje. dizer, basicamente no existe diferena entre o que escreveram aqueles homens e o que um crente que estivesse cheio do Esprito poderia escrever hoje.

INSPIRAO DINMICA OU MSTICA

OBJEES A TAL TEORIA


Ignora a doutrina bblica da inspirao. A escrita das Escrituras no foi concedida a todo crente, mesmo no perodo da era apostlica. O Canon foi completado de modo que nada pode ser adicionado a ele. Ignora a histria eclesistica. A igreja somente reconhece os livros cannicos como inspirados.

INSPIRAO PARCIAL
Os que assumem esta postura afirmam que somente aquelas partes da Bblia que trata de verdades desconhecidas para o homem tais como assuntos espirituais ou morais que no podem se obter pela razo nem pela investigao que so inspirados. Estas afirmaes so contrarias ao que a Bblia afirma. Deus o Espirito Santo impulsionou ou dirigiu os escritores a escrever palavras (grafia) pois a nica forma de expressar pensamentos por meio das palavras.

INSPIRAO PARCIAL
Portanto, se a inspirao est ligada ao ato de escrever ou registrar a revelao de Deus para garantir a inerrncia desta, necessrio que toda a escritura seja produto de Deus e no somente parte dela. (2 Merril F. Unger, Introductory Guide to the Old Testament pag. 35).

INSPIRAO PARCIAL
Finalmente dizer que a Bblia contm a Palavra de Deus equivale fazer uma ostentao de um poder especial para determinar como obter a tal Palavra. Se somente algumas partes da Bblia so inspiradas, a pergunta que podemos contestar a seguinte: Quem que determina quais as partes que so inspiradas? Resumindo, a nfase bblica que toda a Escritura theopneustos. afirmar que todas as partes ou a totalidade da Bblia tem a sua origem em Deus.

GRAUS DE INSPIRAO
Esta teoria afirma que algumas partes da Bblia so mais inspiradas que outras partes. Por exemplo, aquelas partes que sendo totalmente desconhecidas e foram reveladas tiveram um grau maior de inspirao que as que eram de conhecimento geral.

GRAUS DE INSPIRAO
OBJEES A ESTA TEORIA:
Existem graus de valor porem no graus de inspirao nas Escrituras. Inspirao tem a ver com o ato de escrever ou registrar a verdade sob a direo do Esprito Santo. As evidencias internas apoiam que todas as partes da Bblia apoiam que todas as partes da Bblia so igualmente inspiradas.

INSPIRAO NA PERSPECTIVA NEO-ORTODOXA


No incio do sculo XX iniciou um movimento teolgico que tem ocupado desde ento um lugar proeminente no protestantismo. Este movimento surgiu como uma reao ao liberalismo e conhecido por vrios nomes:
Barthianismo, em honra a seu fundador; Teologia da Crise devido a nfase no juzo de Deus sobre o homem; Neo-Liberalismo porque enfatiza a rea transcendental (coisa que no faz o liberalismo); Neo-Ortodoxia devido ao esforo em regressar aos postulados bblicos da reforma. Na verdade, pode se dizer que a neo-ortodoxia constitui um esforo por abordar os evanglicos conservadores com os liberais e modernistas. (Harvie M. Conn, Teologia Contempornea em el Mundo, pp. 25-31)

POSTURA DOS NEO-ORTODOXOS


Os neo-ortodoxos tem assumido posturas distintas no tocante as Escrituras. Uma a existencial e a outra se chama demitologizao. Esta primeira posio a que apoiava Karl Barth; a segunda a que se atribua a Rudolf Bultmann.
O ponto de vista de Barth que a Bblia um testemunho da Palavra de Deus. A Palavra de Deus, como tal, Cristo. A Bblia a Palavra de Deus somente um sentido secundrio. A Bblia, segundo Barth, est repleta de erros. No entanto afirma que a Bblia torna-se a palavra de Deus quando o Senhor deseja usar esse meio imperfeito para confrontar ao homem o homem com a Sua Palavra perfeita. A opinio neoortodoxa a seguinte: somente Deus pode falar por Deus.

POSTURA DOS NEO-ORTODOXOS


Ele fala de maneira pessoal somente e quando ele faz isso revelao. A Palavra de Deus sua presena em minha experincia. Quando Deus me fala por meio de Sua Palavra (Jesus Cristo) e eu respondo isto considerado por Revelao. Entre os mais proeminentes telogos que mantiveram esta posio esto:
Karl Barth; Emil Brunner; Remold Niebhr; Edwin Lewis e outros.

POSTURA DOS NEO-ORTODOXOS


Em resumo:
1) O ponto de vista existencial da neo-ortodoxia sustenta que a revelao no objetiva mas objetiva. 2) A Bblia contm erros e portanto falvel; 3) A Bblia no uma revelao mas um testemunho da revelao; 4) Deus fala somente de uma maneira pessoal e quando fala, se eu respondo, ento se ocorre a revelao; (Geisler and Nix, General Biblical Introduction pg. 40-43)

POSTURA DOS NEO-ORTODOXOS


O segundo ponto de vista abordado por alguns neo-ortodoxos chamado demitologizao.
Esta a posio tomada especialmente pelo telogo alemo Rudolf Bultmann. Este conceito afirma que para entender a Bblia e para chegar ao corao da verdade desta necessrio despojarse de todo mito de que est revestida. certo, dizem, que os mitos bblicos so mtodos srios e significativos, mesmo que imperfeitos de expressar assuntos transcendentais para a existncia religiosa do homem. No entanto, necessrio olhar mais alm do mitologia para se conhecer a verdade da revelao.

POSTURA DOS NEO-ORTODOXOS


Os telogos que apoiam esta posio sustentam que o mito uma forma de comunicao teolgica. (Ramm Qp. Cit.. pg. 74) Relatos tais como a criao do homem, a queda, a encarnao, a cruz, a sua segunda vinda etc. so formas mitolgicas de expressar certas verdades. Com referncia a Cristo, considerado somente um homem comum sem nada de sobrenatural nEle. A doutrina que faz com que Jesus Cristo o Filho de Deus, um Ser preexistente simplesmente mitolgica.(Pache Qp. Cit. Pg. 263.)

POSTURA DOS NEO-ORTODOXOS


OBJEES A TAL TEORIA
A posio neo-ortodoxa afirma que Deus somente se revela de maneira pessoal e no proposicional. dizer, Deus no se revela por meio da Palavra Escrita mas somente por um encontro pessoal do que a Bblia testemunha. Porm, o testemunho bblico que toda a Escritura (grafia) produto do sopro de Deus. O mesmo Jesus Cristo, honrou as Escrituras, referindo-se a elas e ordenando aos homens a observa-las. E veio a este mundo, viveu, morreu, ressuscitou e ascendeu no cumprimento literal da Palavra Escrita. (Jos Grau, Introduccin a la Teologia pgs. 207-211)

INSPIRAO CONCEITUAL
Segundo esta teoria somente os pensamentos e no as palavras da Bblia foram inspirados.
Deus deu estes pensamentos aos escritores sagrados e permitiu que os registrassem muitos anos depois em suas prprias palavras segundo eles fossem recordando.

OBJEES A ESTA TEORIA impossvel separar as palavras dos pensamentos ou conceitos; As palavras so como as roupas das ideias e inconcebvel falar de uma ideia nua.

DITADO VERBAL DIVINO


Esta Teoria tambm conhecida pelo nome de Inspirao mecnica; A inspirao a superviso infalvel da reproduo mecnica das palavras divinas. Afirma que a Bblia foi ditada por Deus e que os escritores divinos foram obedientes secretrios que escreveram sob a direo especial do Espirito Santo, quanto ao contedo, palavra e estilo.

DITADO VERBAL DIVINO


OBJEES A ESTA TEORIA Ainda que seja certo que algumas partes da Bblia foram ditadas e outras como os dez mandamentos foram escritas pela prpria mo de Deus, existe algumas objees srias a teoria do ditado verbal: 1. No explica os diferentes estios e caractersticas da Bblia; 2. Faz do escritor humano uma mquina ou um rob; 3. O ditado verbal exclui a possibilidade da inspirao;

PROPSITO INSPIRADO

Este um conceito que surgiu recentemente e parece estar se popularizando entre o meio evanglico.

PROPSITO INSPIRADO
O Dr. Ryrie o descreve da seguinte forma:
Este simplesmente significa que mesmo que a Bblia contenha informaes erradas e discrepncias insolveis, no entanto possui integridade doutrinal de modo que realiza perfeitamente o propsito de Deus em si. Os que defendem esta ideia podem e usam na verdade as palavras infalvel e inerante, porem importante notar que limitam cuidadosamente a infalibilidade da Bblia ao propsito ou nfase principal da Bblia e no se estende at incluir a fidelidade ou correo de todos os fatos histricos e eventos paralelos. Em outras palavras a revelao principal de Deus (a salvao) tem sido transmitida infalivelmente por meio dos documentos que, no obstante, so falveis. (Ryrie Sntesis de doctrina Bblica. P. 44.)

INPIRAO VERBAL PLENRIA


DEFINIO: a verdade que ensina que o Espirito Deus guiou o autor humano na eleio de todas as palavras (verbal) usadas nos escritos originais, de modo que cada palavra usada pelo autor humano, tambm por Deus e inspirada por Ele (plenria), sendo toda a Escritura, a Palavra de Deus.
1. Refere-se a confeco dos originais; 2. Reconhece a interveno sobrenatural de Deus como inspirador, controlador e supervisor do escrito bblico. 3. Reconhece a inerrncia da Bblia. 4. uma combinao da experincia humana natural dos escritores, e a iniciativa e superviso do Espirito Santo com respeito aos seus Escritos. 5. O Esprito Santo garantiu a exatido e a plenitude de todo o que se escreveu como revelao de Deus.

INTERPRETAO
DEFINIO: interpretar a Escritura dar o significado da passagem conforme o que o autor teve em mente quando escreveu e para quem o fez. PRINCIPAIS SISTEMAS DE INTERPRETAO: 1. Alegrico, o que busca um significado oculto, diferente do que as palavras indicam. Perigoso porque a interpretao passa pelo juzo do interprete. (O objeto se revela tal como mas a interpretao sempre ser subjetiva. [kant]) 2. Literal a interpretao vlida, onde cada palavra recebe o significado prprio do tempo em que foi escrita. Esta tambm chamada de mtodo histrico-gramatical;

RESUMO E CONCLUSO
1. A inspirao das Escrituras uma doutrina fundamental para a Igreja Crist. Significa que os Escritores Sagrados no escreveram o que achavam melhor, e sim foram guiados, protegidos e supervisionados pelo Espirito Santo de tal modo que escreveram o que de verdade a PALAVRA DE DEUS. 2. Existe numerosas teorias que pretendem explicar o QUE e o COMO da inspirao da Sagrada Escritura. A nica postura que faz justia ao contedo e a mensagem da Bblia a que afirma que a Bblia em sua totalidade foi dada por interveno sobrenatural do Esprito Santo. Essa postura se conhece como INSPIRAO PLENRIA E VERBAL.

TODA HONRA E GLRIA AO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO

Produzido por Fabio Jos da Silva

Outros estudos no blog


PERMANECER EM JESUS www.permaneceremjesus.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen