Sie sind auf Seite 1von 10

A BBLIA

Conhecendo a Bblia. ...E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar.... Joo 8.32

CONHECENDO AS SAGRADAS ESCRITURAS. Voc conhece a Bblia?

Porque o nome Bblia? De onde vem?

E derivada de onde?

O termo Bblia vem do grego Biblos, nome da casca de um papiro do sculo XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discpulos do Cristo, no sculo II d.C.; BBLIA - Derivada da palavra grega biblion, que significa rolo ou livro (Lucas 4.17). A palavra sefer em hebraico significa rolo, livro, documento, inscrio. Em grego bblia e em hebraico sefer. ESCRITURAS - Termo usado no Novo Testamento (NT) para, os livros sagrados do AT, que eram considerados inspirados por Deus (2 Timteo 3.16; Romanos 3.2). Tambm usado no NT com referncia a outras pores do NT (2 Pedro 3.16). PALAVRA DE DEUS - Usada em relao a ambos os testamentos em sua forma escrita (Mateus 15.6; Joo 10.35; Hebreus 4.12)

O FUNDAMENTAL.
Cremos na inspirao divina das Escrituras Sagradas. Muitas religies, de forma errada, se baseiam em documentos humanos, colocando-os em p de igualdade com as Escrituras. o Alcoro (para os mulumanos) - Os muulmanos creem que o Alcoro a palavra literal de Deus (Al) revelada ao profeta Maom (Muhammad) ao longo de um perodo de vinte e trs anos. os Vedas (para os hindus) - Denominam-se Vedas os quatro textos, escritos em snscrito por volta de 1500 a.C., que formam a base do extenso sistema de escrituras sagradas dohindusmo, que representam a mais antiga literatura de qualquer lngua indo-europeia. o Livro dos Mrmons (para os mrmons) - O Livro de Mrmon uma das quatro obraspadro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias. As demais obras so a Bblia, a Doutrina e Convnios e a Prola de Grande Valor. A exemplo da Bblia, o Livro de Mrmon uma coleo de pequenos livros, ou uma biblioteca. Note-se que dentre estes pequenos livros h umhomnimo Livro de Mrmon escrito pelo mesmo Mrmon a quem se credita a compilao da biblioteca que leva seu nome. chamado pelos mrmons de "O outro testamento de Jesus Cristo".

os textos de Ellen White (para os adventistas) - foi uma crist americana, profetisa e escritora cujo ministrio foi fundamental para fundao do movimento Adventista sabatista, que mais tarde veio a formar a Igreja Adventista do Stimo Dia. os textos de Allan Kardec (para os espritas) - O pseudnimo "Allan Kardec", segundo biografias, foi adotado pelo Prof. Rivail a fim de diferenciar a Codificao Esprita dos seus trabalhos pedaggicos anteriores. Segundo algumas fontes, o pseudnimo foi escolhido pois um esprito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os drudas, na Glia, e que ento o Codificador se chamava "Allan Kardec. os livros Apcrifos (para os catlicos) - Conhecidos como Livros Pseudo-cannicos, so os livros escritos por comunidades crists e pr-crists (ou seja, h livros apcrifos do Antigo Testamento) nos quais os pastores e a primeira comunidade crist no reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, no foram includos no cnon bblico. So 25 livros entre eles os mais famosos: 1) Tobias; 2) Judite; 3) Adies ao Livro de ster (10:4 16:22); 4) Sabedoria; 5) Eclesistico; 6) Baruque; 7) Susana (Daniel 13); 8) Bel e o Drago (Daniel 14); 9) 1 Macabeus; 10) 2 Macabeus;

COMPOSIO DA BBLIA SAGRADA As divises da Bblia.


Em quantas partes e dividia da Bblia? 2 Partes Antigo Testamento Novo Testamento

Quantos Livros contem a Bblia? 66 Livros Quantos no Antigo Testamento e no Novo Testamento? Antigo Testamento com 39 Livros.

Novo Testamento com 27 Livros.


Cerca de 40 personagens se envolveram na autoria e compilao dos livros que compem a Bblia Sagrada. Cada escritor manifestou seu prprio estilo e caractersticas literrias. Entretanto, h na Bblia um s plano ou projeto, que de fato mostra a existncia de Um s Autor Divino, guiando os escritores.

DIVISOES GERAIS DA BBLIA


Antigo Testamento (AT)
O Antigo Testamento contm 39 Livros: 5 Pentateuco 12 Histricos 5 Poticos 17 Livros Profticos Total de 39 Livros

DIVISOES GERAIS DA BBLIA


Novo Testamento (NT)
4 Evangelhos 1 Histrico 13 Epstolas Paulinas 8 Epstolas Gerais 1 Proftico Total de 27 Livros. O Novo Testamento contm 27 Livros:

TEMA CENTRAL DA BBLIA


o Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo declara em Lucas 24:27,44 e Joo 5:39. Considerando Cristo como o tema central da Bblia, os 66 livros podero ficar resumidos em 5 palavras, todas referentes a Cristo, assim:
PREPARAO: Todo o Antigo Testamento trata da preparao para o advento de Cristo.

MANIFESTAO: Os Evangelhos tratam da manifestao de Cristo ao mundo, como Redentor.


PROPAGAO: Os Atos dos Apstolos tratam da propagao de Cristo por meio da Igreja. EXPLANAO: As Epstolas tratam da explanao de Cristo. So os detalhes da doutrina. CONSUMAO: O Apocalipse trata de Cristo consumando todas as coisas.

Das könnte Ihnen auch gefallen