Sie sind auf Seite 1von 17

A improbidade administrativa fenmeno que acompanha o homem em sua trajetria no tempo. O intuito do legislador, ao criar a Lei 8.

.429/92, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa, foi combater os atos praticados por agentes que lesionavam, de alguma forma, o bom funcionamento da Administrao Pblica. Consoante as condutas mprobas, foram criados trs artigos - art. 9, 10 e 11 da Lei 8429/92 - a fim de impedir que tais agentes se enriquecessem ilicitamente, causassem prejuzos aos cofres pblicos ou violassem os princpios norteadores da Administrao Pblica.

Esta lei tem seu fundamento constitucional no art. 37, 4: 4 Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio (cofre s pblicos), na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

Cabe-nos inicialmente uma breve sntese do significado sobre o que Improbidade Administrativa, embora a lei j seja bem especifica: A improbidade administrativa caracteriza a conduta inadequada de agentes pblicos, ou de particulares envolvidos, que por meio da funo pblica: Enriqueam ou obtenham alguma vantagem econmica de forma indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade em rgos e entidades do servio pblico; Cause dano ao patrimnio pblico, com o uso de bens pblicos para fins particulares, a aplicao irregular de verba pblica, a facilitao do enriquecimento de terceiros custa do dinheiro pblico, entre outros atos; Violem os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies pblicas.

Improbidade administrativa - A palavra improbidade provm do latim improbitate, e significa, essencialmente, desonestidade, desrespeito, inadequao ao padro tico e moral, e afastamento da boa conduta.

Alguns autores interpretam-na como sinnimo jurdico de corrupo e desconsiderao ao patrimnio pblico. possvel conceituar a improbidade administrativa do agente pblico: toda conduta ilegal (corrupta, nociva ou inepta) do agente pblico, dolosa ou culposa, no exerccio (ainda que transitrio ou sem remunerao) de funo cargo, mandato ou emprego pblico, com ou sem participao (auxlio, favorecimento ou induo) de terceiro, que ofende os princpios constitucionais (expressos e implcitos) que regem a Administrao Pblica.

A APLlCABILlDADE DA LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA


A Lei n 8.429 de 2 de junho de 1992, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa, nasceu do Projeto de Lei n. 1.446/91, e vem sendo utilizada em todo o Pas para a responsabilizao de milhares de autoridades federais, estaduais e municipais que tenham di lapidado o errio, cometido atos de corrupo, desviado recursos pblicos, enfim, que tenham atentado contra a probidade na Administrao Pblica.

Em seu artigo 1, a Lei n 8.429/92, esclarece quais os indivduos que estariam sujeitos sua esfera de responsabilidade, utilizando-se de expresso abrangente - agente pblico - para alcanar as inmeras pessoas que, de qualquer forma, exercem um mnus pblico, como se verifica no dispositivo a seguir: Art. 1. Os atos de improbidade praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no, contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual, sero punidos na forma desta lei.

Importa mencionar o entendimento legal previsto no art. 2 da citada lei referente ao conceito de agente pblico, in verbis: Reputa-se agente pblico para efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo das entidades mencionadas no artigo anterior.

Maria Sylvia Zanella Di Pietro (2004, p. 431) entende ser agente pblico "toda pessoa fsica que presta servios ao Estado e s pessoas jurdicas da Administrao Pblica". Edmir Netto de Arajo (2005, p. 243) agente pblico : Todo aquele que, de algum modo, sob qualquer categoria ou ttulo jurdico, desempenha funo ou atribuio considerada. Pelo Poder Pblico como a si pertinente, seja de virtude de relao de trabalho (estatutrio ou no), seja em razo de relao contratual, encargo pblico ou qualquer outra forma de funo de natureza pblica.

Ademais, pode-se dizer que, a partir da Constituio de 1988 e da Emenda Constitucional n. 18/98, a expresso agente pblico passou a considerar quatro categorias, a saber: Agentes polticos, servidores pblicos, militares e, por fim, particulares em colaborao com o poder pblico. Todavia, as disposies da lei de improbidade administrativa No se restringem ao conceito de agente pblico, mas tambm so aplicveis queles que, mesmo no sendo agentes pblicos, induzem ou concorrem prtica de conduta mproba ou dela se beneficiem sob qualquer forma direta ou indireta. Assim, aquele que causar qualquer tipo de leso ao patrimnio pblico com seu modus operandi, tanto na forma comissiva, quanto na omissiva, ter que ressarcir, integralmente, o dano causado.

AGENTE PASSIVO (artigo 10)


Os atos de improbidade administrativa podem ser cometidos contra: Qualquer rgo da administrao direta; Qualquer entidade da administrao indireta; Qualquer esfera de Governo ou Poder; Empresa incorporada ao patrimnio pblico; Entidade em que o Errio participe com mais de 50% do patrimnio ou receita anuaI; Entidade que receba subveno ou incentivo (*) Entidade em que o Errio participe com menos de 50% do patrimnio ou receita anual (*) (*) = nestes dois casos, a sano patrimonial ser limitada repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos

AGENTE ATIVO (artigos 2 e 3)


Podem cometer atos de improbidade administrativa: Qualquer agente pblico; Qualquer um que concorra ou induza para o ato ou dele se beneficie sob qualquer forma.

CLASSIFICAO DOS ATOS DE IMPROBIDADE


A Lei 8.429/1992 trata dos atos de improbidade administrativa, definindo trs tipos de atos de improbidade: Atos que importam enriquecimento ilcito (artigo 9); Atos que causam prejuzo ao errio (artigo 10); Atos que atentam contra os princpios da Administrao Pblica (artigo 11)

Atos que importam enriquecimento ilcito: qualquer ato que implique auferir vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de funo nos rgos e entidades citadas no item 2. Atos que causam prejuzo ao errio: qualquer ao ou omisso (dolosa ou culposa) que enseje perda patrimonial dos rgos e entidades citadas no item 2. Atos que atentam contra os princpios da AP: qualquer ao ou omisso que viole os princpios administrativos.

Aps cada definio (artigos 9, 10 e 11), a Lei apresenta uma lista de atos de improbidade, meramente exemplificativa.

PENAS (artigo12) As penas cominadas pela Lei 8.429/1992 independem da aplicao de outras sanes penais, civis e administrativas, quando for o caso. As penas previstas na Lei so: I - nos casos de enriquecimento ilcito: Perda dos valores acrescidos ilicitamente; Ressarcimento integral do dano (se houver); Perda da funo pblica; Suspenso dos direitos polticos de OITO A DEZ ANOS; Multa civil de at TRS VEZES o valor do acrscimo patrimonial; Proibio de contratar com o Poder Pblico por DEZ ANOS; Proibio de receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios por DEZ ANOS.

II - nos casos de prejuzo ao errio:

Ressarcimento integraI do dano; Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente (se houver); Perda da funo pblica; Suspenso dos direitos polticos de CINCO A OITO ANOS; Pagamento de multa civil de at DUAS VEZES o valor do dano; Proibio de contratar com o Poder Pblico por CINCO ANOS; Proibio de receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios por CINCO ANOS.

III - nos casos de violao dos princpios da Administrao Pblica: Ressarcimento integral do dano (se houver); Perda da funo pblica; Suspenso dos direitos polticos de TRS A CINCO ANOS; Pagamento de multa civil de at CEM VEZES a remunerao do agente proibio de contratar com o Poder Pblico por TRS ANOS; Proibio de receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios por TRS ANOS. Ressalte-se que as penas de perda da funo pblica e de suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria.

Observe ainda que, pela anlise das penas, h uma gradao entre os tipos de atos de improbidade, sendo considerados os mais graves os que importam enriquecimento ilcito e os menos graves, os que violam os princpios da AP.

Para se classificar um ato de improbidade adequadamente, deve-se tentar enquadr-Io, inicialmente, na modalidade mais grave (enriquecimento ilcito). No sendo possvel, tenta-se encaix-Io na hiptese de prejuzo ao errio. Finalmente, no se adaptando o fato a nenhum dos casos anteriores, ele ser classificado como ato violado r dos princpios administrativos.

Por fim conclumos que a probidade administrativa , em suma, a norma que rege a conduta do agente pblico e, consequentemente, a do agente poltico, como elemento subjetivo na prtica do servio pblico, cuja violao caracteriza o instituto da improbidade administrativa, regulada de modo especial na Lei n 8.429/92

Das könnte Ihnen auch gefallen