Sie sind auf Seite 1von 107

COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO

Equipamento CNC
Equipamento eletrnico que recebe informaes atravs de uma entrada de dados prpria compila e transmite essas informaes ao comando e a mquinaferramenta e, sem a interferncia do operador, realiza as operaes em uma sequncia pr-programada.

Comandos mais utilizados


FANUC MITSUBISHI MACH SIEMENS MCS

Usurios: Ergomat, Index, Traub, Romi e vrios outros fabricantes de mquinas CNC.

Tipos de Funo
Funes Preparatrias
Definem o que a mquina deve fazer, preparando-a para executar um tipo de operao, tais como desbaste, roscamento, etc.

Funes Complementares (Miscelneas)

ou

Auxiliares

Abrange os recursos da mquina no cobertos pelas funes preparatrias, tais como ligar e desligar o fludo de corte, abrir e fechar a placa, encerrar o programa, etc.

Caractersticas das Funes


Modais
Modais so funes que uma vez programadas permanecem na memria do comando servindo para todos os blocos posteriores, at ser cancelada por outra funo modal.

No Modais
No modais so as funes que todas as vezes que requeridas, devem ser programadas, ou seja, valem apenas para o bloco que as contm.

Norma ISO 6983


A Norma ISO 6983 descreve o formato das instrues do programa para mquinas de Controle Numrico. Trata-se de um formato geral de programao e no um formato para um tipo de mquina especfica. A flexibilidade desta norma no garante intercambiabilidade de programas entre mquinas.

Objetivos da ISO 6983


unificar os formatos-padro anteriores numa Norma Internacional para sistemas de controle de posicionamento, movimento linear e contorneamento;
introduzir um formato-padro para novas funes, no descritas nas normas anteriores;

reduzir a diferena de programao entre diferentes mquinas ou unidades de controle, uniformizando tcnicas de programao;

Objetivos da ISO 6983


desenvolver uma linha de ao que facilite a intercambiabilidade de programas entre mquinas de controle numrico de mesma classificao, por tipo, processo, funo, tamanho e preciso;
incluir os cdigos das funes preparatrias e miscelneas.

NOTA: Esta norma d suficiente liberdade ao fabricante da mquina CNC para adequar a estrutura dos programas s diversas aplicaes na mquina, portanto, preciso observar cuidadosamente o manual de programao.

Nomenclatura dos eixos e sistemas de coordenadas


Est definida na

norma internacional ISO


841 (Numerical control of machines) e aplicvel a todo tipo de mquina-ferramenta..

Como funciona o CNC

Quarto eixo

Pontos de Referncia
Ponto Zero da Mquina: M
O ponto zero da mquina, definido pelo fabricante da mesma. Ele o ponto zero para o sistema de coordenadas da mquina e o ponto inicial para todos os demais sistemas de coordenadas e pontos de referncia.

Pontos de Referncia
Ponto de Referncia: R
Serve para aferio e controle do sistema de medio dos movimentos da mquina. Ao ligar a mquina, sempre se deve deslocar o carro at esse local, antes de iniciar a usinagem. Este procedimento define ao comando a posio do carro em relao ao zero mquina.

Pontos de Referncia
Ponto Zero da Pea: W
Este ponto definido pelo programador e usado por ele para definir as coordenadas durante a elaborao do programa. Recomenda-se colocar o ponto zero da pea de tal forma que se possam transformar facilmente as medidas do desenho da pea em valores de coordenadas.

Definio de ponto zero da pea - Torno


a) No encosto das castanhas b) Na face da pea

Eixos coordenados no torno


Torre dianteira, Torre traseira

A geometria da pea transmitida ao comando com auxlio de um sistema de coordenadas cartesianas, conforme o tipo de torre.

Eixos coordenados no torno


Todo o movimento da ponta da ferramenta descrito neste plano XZ, em relao a uma origem pr-estabelecida (X0, Z0). Lembrar que X sempre a medida do raio ou dimetro, e que aumenta medida que o dimetro aumenta, e Z sempre a medida em relao ao comprimento

Eixos coordenados no torno

Fita perfurada
Os primeiros comandos numricos eram programados a partir de fitas ou cartes perfurados. Devido ao tempo e esforo necessrios para editar programas em fitas, posteriormente computadores foram introduzidos para auxiliar a programao.

Fita perfurada

Recursos existem para facilitar a programao


Programas podem ser gerados diretamente a partir de um desenho de uma pea, utilizando sistemas CAD/CAM ( Computer Aided Design/ Computer Aided Manufacturing).
Programas podem ser gerados interativamente no prprio CNC, utilizando editores e simuladores grficos, ou dilogos para peas simples. Programas podem ser gerados a partir de uma peamodelo, atravs de digitalizao executada pelo CNC.

Etapas da usinagem com tecnologia CNC


1. Recebimento do desenho. 2. Desenho em CAD. 3. Planejamento do processo. 4. Levantamento das coordenadas. 5. Programao. 6. Simulao grfica. 7. Instalao das ferramentas. 8. Setup de ferramentas. 9. Execuo passo-a-passo. 10. Execuo do lote.

Exemplo de Painel de programao e operao

Vantagens das Maquinas CNC

Desvantagens das Maquinas CNC

Regra da mo direita

Sistemas de Coordenadas

SISTEMAS COORDENADAS (ABSOLUTAS)

SISTEMAS COORDENADAS (INCREMENTAIS)

EXERCCIO

EXERCCIO

O programa CNC constitudo de:


Caracteres: um nmero, letra ou smbolo com algum significado para o Comando.(Exemplo:2, G, X, /, A, T). Endereos: uma letra que define uma instruo para o comando. (Exemplo:G, X, Z, F).

O programa CNC constitudo de:


Palavras: um endereo seguido de um valor numrico. (Exemplo:G01 X25 F0.3). Bloco de Dados : uma srie de palavras colocadas numa linha, finalizada pelo caractere; (Exemplo: G01 X54 Y30 F.12;) Programa : uma srie de blocos de dados (Finalizada por M30).

Cdigos usados
O - Program number (Used for program identification) N - Sequence number (Used for line identification) G - Preparatory function X - X axis designation Y - Y axis designation Z - Z axis designation

R - Radius designation
F Feed rate designation S - Spindle speed designation H - Tool length offset designation D - Tool radius offset designation T - Tool Designation M - Miscellaneous function

Caracteres especiais
(;) - Fim de bloco : (EOB - End Of Block). Todo bloco deve apresentar um caractere que indique o fim do bloco. ( ) - Comentrio : Os caracteres parnteses permitem a insero de comentrios. Os caracteres que vierem dentro de parnteses so considerados comentrios e sero ignorados pelo comando.

Funes de posicionamento
Funo X Aplicao: Posio no eixo transversal (absoluta) X20 ; ou X-5 ; Funo Z Aplicao: Posio no eixo longitudinal (absoluta) Z20 ; ou Z-20 ;

Funes de posicionamento
Funo U Aplicao: Posio no eixo transversal (incremental)
U5 ; ou U-5 ; (Usado em programao feita em coordenadas absolutas)

Funo W Aplicao: Posio no eixo longitudinal (incremental)


W5 ; ou W-5 ; (Usado em programao feita em coordenadas absolutas)

Funes especiais
Funo O (usada no comando GE Fanuc 21i)

Todo programa ou subprograma na memria do comando identificado atravs da letra O composto por at 4 dgitos, podendo variar de 0001 at 9999.
Para facilitar a identificao do programa, recomendase inserir um comentrio, observando-se o uso dos parnteses. Ex.: O5750 (Flange do eixo traseiro);

Funo N
Define o nmero da sequncia. Cada sequncia de informao pode ser identificada por um nmero de um a quatro dgitos, que vir aps a funo N. Esta funo utilizada em desvios especificados em ciclos, e em procura de blocos.

Exemplo:
N50 G01 X10 ; N60 G01 Z10 ;

Funo F
Geralmente nos tornos CNC utiliza-se o avano em mm/rotao, mas este tambm pode ser utilizado em mm/min. O avano um dado importante de corte e obtido levando-se em conta o material, a ferramenta e a operao a ser executada. F0.3 ; ou F.3 ;

Funo T
A funo T usada para selecionar as ferramentas informando mquina o seu zeramento (PRE-SET), raio do inserto, sentido de corte e corretores. Programa-se o cdigo T acompanhado de no mximo quatro dgitos. Os dois primeiros dgitos definem a localizao da ferramenta na torre e seu zeramento (PRE-SET), e os dois ltimos dgitos definem o nmero do corretor de ajustes de medidas e correes de desgaste do inserto.

Funo T
Exemplo: T0202 ;

Podem-se programar at 12 ferramentas e 32 corretores. (depende da mquina ferramenta)


O giro de torre e o movimento dos carros no podem estar no mesmo bloco que a funo T, ela deve ser programada em uma linha de maneira isolada.

Seqncia necessria para programao manuscrita


Estudo do desenho da pea, final e bruta;

Processo a utilizar;
Ferramental voltado ao CNC; Conhecimentos dos parmetros fsicos da mquina e sistema de programao do comando

Sistemas de interpolao
Interpolao linear A trajetria programada em uma sentena percorrida com uma orientao linear, de qualquer ngulo, com qualquer velocidade de avano ( entre 1 a 5000 mm/min ). Conhecido o ponto de partida A, pode-se atingir qualquer ponto B, com um avano estabelecido, sempre em movimentao retilneo.

Interpolao linear
Pode-se usinar qualquer perfil cnico, isto , pode-se estabelecer uma usinagem cnica de qualquer ngulo

Sistemas de interpolao
Interpolao Circular A trajetria da ferramenta percorrida com uma orientao circular, com qualquer raio, nos sentidos horrio e anti-horrio, e com qualquer velocidade entre 1 a 5000 mm/min.

Algumas informaes so necessrias programao de arcos, tais como:


- ponto final do arco,

para

- sentido do arco,
- centro do arco (plo)

Funo G00 - Posicionamento rpido (aproximao e recuo)


Os eixos movem-se para a meta programada com a maior velocidade de avano disponvel na mquina. Sintaxe: G0 X_ _ _ Z_ _ _ ; onde: X = coordenada a ser atingida (valores em dimetro) Z = coordenada a ser atingida (comprimento) A funo G0 um comando modal. Esta funo cancela e cancelada pelas funes

G01, G02 e G03.

Funo G01 - Interpolao linear (usinagem retilnea ou avano de trabalho)


Esta funo um comando modal, que cancela e cancelada pelas funes G00, G02 e G03. Sintaxe: G1 X_ _ _ Z_ _ _ F_ _ _ ; onde: X = coordenada a ser atingida (valores em dimetro) Z = coordenada a ser atingida (comprimento) F = avano de trabalho (mm/rotao)

Comando G1

Funes C+ ou C- (chanfro) e R+ ou R- (arredondamento)


Para executar este tipo de comando, ser preciso um movimento posterior, uma sequncia do movimento para que se saiba a direo do chanfro ou o arredondamento.

Exemplo de programao:
N l0 G00 X0 Z2. M8; aproximao rpida N20 G0l Z0 F.l5; encostar na face com avano de .l5inm / rotao N30 G0l X20. C-2.; facear com insero de chanfro at dimetro de 20 mm N40 G0l Z-l5. R2.; deslocamento longitudinal com raio N50 G0l X30. C-2; facear com insero de chanfro at dimetro de 30 mm N60 G0l Z-28. C2.; deslocamento longitudinal com chanfro N70 G0l X40. R-2.; facear com insero de raio at dimetro de 20 mm N80 G0l Z-40.; (ps-movimento obrigatrio)

Funo G02 - Interpolao circular (raio) Sentido HORRIO


Sintaxe: G2 X_ _ _ Z_ _ _ R_ _ _ F_ _ _ ; ou

G2 X_ _ _ Z_ _ _ I_ _ _ K_ _ _ F_ _ _ ;

Interpolaes circulares em Torneamento

Exemplo

Exemplo de aplicao de G02 e G03 com a funo R:


Sentido de usinagem adotado 1; 2; 3; 4 O0003 (Exerccio 03); N90 X34 F.2; N100 G3 X54 Z50 R10; N110 G1 Z40; N120 G2 X70 Z32 R8; N130 G1 X74; N140 X80 Z29; N150 X85; N160 G0 X300 Z300 T00; N130 M30;

N10 G21 G40 G90 G95;


N20 G0 X300 Z300 T00; N30 T0101 (acabamento);

N40 G54;
N50 G96 S220; N60 G92 S3500 M4; N70 G0 X0 Z65; N80 G1 Z60 F.5;

Exemplo de aplicao de G02 e G03 com a funo I e K:


Sentido de usinagem adotado 1; 2; 3; 4 O0003 (Exerccio 03); N70 G0 X0 Z65; N80 G1 Z60 F.5; N90 X34 F.2; N100 G3 X54 Z50 I0 K-10; N110 G1 Z40; N120 G2 X70 Z32 I8 K0; N130 G1 X74; N140 X80 Z29; N150 X85; N160 G0 X300 Z300 T00; N130 M30;

N10 G21 G40 G90 G95;


N20 G0 X300 Z300 T00; N30 T0101 (acabamento);

N40 G54;
N50 G96 S220; N60 G92 S3500 M4;

EXEMPLO

EXERCICIO

EXERCICIO

Exemplo

Exemplo de aplicao de G02 e G03 com a funo R:


Sentido de usinagem adotado 1; 2; 3; 4 O0003 (Exerccio 03); N90 X34 F.2; N100 G3 X54 Z50 R10; N110 G1 Z40; N120 G2 X70 Z32 R8; N130 G1 X74; N140 X80 Z29; N150 X85; N160 G0 X300 Z300 T00; N130 M30;

N10 G21 G40 G90 G95;


N20 G0 X300 Z300 T00; N30 T0101 (acabamento);

N40 G54;
N50 G96 S220; N60 G92 S3500 M4; N70 G0 X0 Z65; N80 G1 Z60 F.5;

Exemplo de aplicao de G02 e G03 com a funo I e K:


Sentido de usinagem adotado 1; 2; 3; 4 O0003 (Exerccio 03); N70 G0 X0 Z65; N80 G1 Z60 F.5; N90 X34 F.2; N100 G3 X54 Z50 I0 K-10; N110 G1 Z40; N120 G2 X70 Z32 I8 K0; N130 G1 X74; N140 X80 Z29; N150 X85; N160 G0 X300 Z300 T00; N130 M30;

N10 G21 G40 G90 G95;


N20 G0 X300 Z300 T00; N30 T0101 (acabamento);

N40 G54;
N50 G96 S220; N60 G92 S3500 M4;

Funo G04 Aplicao: Tempo de permanncia


Entre um deslocamento e outro da ferramenta, A funo G4 executa uma permanncia, cuja durao definida por um valor P, U ou X associado, que define o tempo gasto em segundos. A funo G04 requer:

G04 X_ _ _ ; (segundos)
ou G04 U_ _ _ ; (segundos)

Exemplo: com 5 segundos


G04 X5.; G04 U5.; G04 P5000;

ou

G04 P_ _ _ ; (milsimos de segundos)

Exemplo de programao:
O0004 (Operao de canal externo); N10 G21 G40 G90 G95; N20 G0 X300 Z300 T00; N30 T1010 (canal L=3 mm); N40 G54; N50 G96 S100; N60 G92 S2000 M4; N70 G0 X50 Z90; N80 G1 X22 Z62 F1; N90 X16 F0.08; N100 G4 X1; N110 G1 X22 F0.5; N120 G0 X300 Z300 T00; N130 M30; T1010 Vc= 100m/min Avano= o,08mm/rot:

Compensao de raio de ferramenta


Funo G40 - Cancela compensao do raio da ponta da ferramenta. A funo G40 deve ser programada para cancelar as funes previamente solicitadas como G41 e G42. Esta funo, quando solicitada pode utilizar o bloco posterior para descompensar o raio do inserto programado na pgina offset da mquina, utilizando avano de trabalho G1.

Compensao de raio de ferramenta

Funo G41 - Compensao do raio da ponta da ferramenta esquerda.


A funo G41 seleciona o valor da compensao do raio da ponta da ferramenta, estando a mesma esquerda da pea a ser usinada, vista na direo do curso de corte. A funo de compensao deve ser programada em um bloco exclusivo, seguido por um bloco de aproximao com avano de trabalho (G1). A funo G41 MODAL, portanto cancela e cancelada pela G40.

Funo G42 - Compensao do raio da ponta da ferramenta direita.


Esta funo similar a funo G41, exceto que a direo de compensao a direita, vista em relao ao sentido do curso de corte. A funo G42 MODAL, portanto cancela e cancelada pela G40.

G41 e G42 Usinagem externa

G41 e G42 Usinagem interna

Funo G41 - Exemplo.


OBS : O lado de corte - T e o raio da ponta ferramenta - R devem ser informados na pgina de dimenses da ferramenta.
N080 N090 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N160 N170 N180 G0 X0 Z55; G42; G1 Z50 F.1; G1 X16; X20 Z48; Z30; X40 Z18 X43; G40; G1 X4 F0.5; G0 X250 Z250 T00; M30;

G41 Compensao de raio a esquerda

G42 Compensao de raio a direita

Tipos de ferramentas

Definio dos Sistemas de Medidas


Comandos FANUC e MITSUBJSHI (G20 e G21)

G20 - Ativa programao em polegadas


G21 - Ativa programao em milmetros

Programao em absoluto ou incremental


G90 - programao em coordenadas absolutas G91 - programao em coordenadas incrementais

G96 Velocidade de corte constante (VCC)


Comando FANUC N050 G96 S200;

N060 G92 S2500 M03;

G97 Rotao Fixa


Esta funo determina uma rotao constante que se mantm inalterada at o final do processo, normalmente aplicada em roscamentos e furaes e em mquinas que no tenham a opo G96. Para trabalhar com rotao fixa, nem seria necessrio programar a funo G97. Basta S e o sentido de giro (exemplo S1500 M3), mas em alguns a funo cancela G96.

Comando FANUC
N050 G97 S2000 M03; A programao feita em um nico bloco com sentido de giro

Ciclos fixos de usinagem


Funo G33 Aplicao: Roscamento passo a passo. A funo G33 executa o roscamento no eixo X e Z onde cada profundidade programada explicitamente em bloco separado. H possibilidade de abrir-se roscas em dimetros internos ou externos, sendo elas roscas paralelas ou cnicas, simples ou de mltiplas entradas, progressivas, etc.

Funo G33
A funoG33 requer:
X= dimetro final do roscamento Z = posio final do comprimento da rosca F = passo da rosca R = valor da conicidade incremental no eixo X

No h a necessidade de repetirmos o valor do passo (F) nos blocos posteriores de G33. Recomenda-se deixar, durante a aproximao, uma folga de duas vezes o valor do passo da rosca no eixo Z.

Clculos:
1. Altura do filete (he): he = ( 0.6495 x passo ) he = ( 0.64955 x 1.5 ) he = 0.97425 mm

2 . Dimetro final (X):

X = Dimetro inicial - ( 2 x he ) X = 30 - ( 0.97425 x 2 ) X = 28.0515 mm

Funo G33 - Exemplo


O0033 (Ciclo de rosca); N10 G21 G40 G90 G95; N20 G0 X300 Z300 T00; N30 T0505 (Rosca M30x1,5); N40 G54; N50 G97 S1000 M3; N60 G0 X35 Z83; N70 X29.4; N120 G33 Z48.5; N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 G0 X35; Z83; X28.75; G33 Z48.5; G0 X35; Z83; G0 X28.5; G33 Z48.5; G0 X35; Z83; X28.25; G33 Z48.5; G0 X35; Z83;

N270 N280 N290 N300 N310 T00 N320

G0 X28.05; G33 Z48.5; G0 X35; Z83; G0 X250 Z250


M30;

N80 G33 Z48.5 F1.5;


N90 G0 X35; N100 Z83; N110 X29.0;

Funo G74 - Ciclo de furao


A funo G74 como ciclo de furao requer: G74 R_ _ _ ; G74 Z_ _ _ Q_ _ _ F_ _ _ ; onde: R = retorno incremental para quebra de cavaco no ciclo de furao Z = posio final (absoluto) Q = valor do incremento no ciclo de furao (milsimo de milmetro) F = avano de trabalho

Funo G74 - Furao com descarga de cavaco


NOTAS: Aps a execuo do ciclo a ferramenta retorna automaticamente ao ponto posicionado. Quando utilizarmos o ciclo G74 como ciclo de furao no poderemos informar as funes X e U no bloco.

O0074 (Ciclo de furao); N10 G21 G40 G90 G95; N20 G0 X200 Z200 T00; N30 T0606 (Broca Dimetro 12 mm); N40 G54; N50 G97 S1200 M3; N60 G0 X0 Z80; N70 G1 Z73 F1 M8; N80 G74 R2; N90 G74 Z-4 Q15000 F0.08; N100 G0 X200 Z200 T00 M9; N110 M30;

Funo G74 - Furao com descarga de cavaco

A ferramenta fica retornando a posio inicial (Z5) para remoo do cavaco

Funo G74 - Torneamento (desbaste de perfis simples)


A funo G74 como ciclo de torneamento requer:

G74 X_ _ _ Z_ _ _P_ _ _ Q_ _ _ R_ _ _ F_ _ _ ; onde:


X = dimetro final do torneamento
Z = posio final (absoluto) P = profundidade de corte (raio / milsimo de milmetro) Q = comprimento de corte (incremental / milsimo de milmetro) R = valor do afastamento no eixo transversal (raio) F = avano de trabalho

Funo G75 - Ciclo de canais.


A funo G75 como ciclo de canais requer: G75 R_ _ _ ; G75 X_ _ _ Z_ _ _ P_ _ _ Q_ _ _ F_ _ _ ; onde: R = retorno incremental para quebra de cavaco (raio) X = dimetro final do canal Z = posio final (absoluto) P = incremento de corte (raio / milsimo de milmetro)

Q = distncia entre os canais (incremental / milsimo de milmetro)


F = avano de trabalho

Funo G75 - Ciclo de canais


NOTAS: Neste ciclo os canais devero ser eqidistantes, com exceo do ltimo.

Aps a execuo do ciclo, a ferramenta retorna automaticamente ao ponto posicionado. O0075 (Ciclo de canais); N10 G21 G40 G90 G95; N20 G0 X200 Z200 T00; N30 T0808 (canais); N40 G54; N50 G96 S130; N60 G92 S3000 M4; N70 G0 X75 Z67; N80 G75 R2; N90 G75 X50 Z25 P7500 Q14000 F.2; N100 G0 X200 Z200 T00; N110 M30;

Funo G75 - Ciclo de faceamento.


A funo G75 como ciclo de faceamento requer: G75 X_ _ _ Z_ _ _ P_ _ _ Q_ _ _ R_ _ _ F_ _ _ ; onde: X = dimetro final do faceamento Z = posio final (absoluto) P = incremento de corte no eixo X (raio / milsimo de milmetro) Q = profundidade de corte por passada no eixo Z (milsimo de milmetro) R = afastamento no eixo longitudinal para retorno ao X inicial (raio)

F = avano de trabalho

Funo G75 - Ciclo de faceamento.


NOTAS: Para execuo deste ciclo, deveremos posicionar a ferramenta no comprimento do 1 passe de desbaste. Aps a execuo do ciclo, a ferramenta retorna automaticamente ao ponto posicionado O7575 (Ciclo de faceamento); N10 G21 G40 G90 G95; N20 G0 X200 Z200 T00; N30 T0202 (Desbaste); N40 G54; N50 G96 S210; N60 G92 S3500 M4; N70 G0 X64 Z88; N80 G75 X25 Z60 P19500 Q2000 R1 F.2; N90 G0 X200 Z200 T00; N100 M30;

Funo G71
Aplicao: Ciclo automtico de desbaste longitudinal.

A funo G71 deve ser programada em dois blocos subseqentes, visto que os valores relativos a profundidade de corte e sobremetal para cabamento nos eixos transversal e longitudinal so informados pela funo U e W, respectivamente

Funo G71
A funo G71 no primeiro bloco requer: G71 U_ _ _ R_ _ _ ; onde:
U = valor da profundidade de corte durante o ciclo (raio)

R = valor do afastamento no eixo transversal para retorno ao Z inicial (raio)

A funo G71 no segundo bloco requer: G71 P_ _ _ Q_ _ _ U_ _ _ W_ _ _ F_ _ _; onde:


P = nmero do bloco que define o incio do perfil Q = nmero do bloco que define o final do perfil U = sobremetal para acabamento no eixo X (positivo para externo e negativo para o interno/ dimetro) W = sobremetal para acabamento no eixo Z (positivo para sobremetal direita e negativo para usinagem esquerda) F = avano de trabalho

Funo G71 - Externo

Funo G71 - Interno

Funo G71

NOTAS: Aps a execuo do ciclo, a ferramenta retorna automaticamente ao ponto posicionado.

No permitida a programao da funo Z no bloco que define o perfil a ser usinado.

Funo G71 - Exemplo


O0071 (Ciclo de desbaste longitudinal); N130 X20 Z68; N10 G21 G40 G90 G95; N140 Z55; N20 G0 X200 Z200 T00; N150 G2 X30 Z50 R5; N160 G1 X50; N30 T0101 (Desbaste); N170 Z40; N40 G55; N180 X80 Z25; N50 G96 S200; N190 G40; N200 G1 X85; N60 G92 S2500 M4; N210 G70 P100 Q200; N70 G0 X80 Z75; N210 G0 X200 Z200 T00; N80 G71 U2.5 R2; N220 M30; N90 G71 P100 Q200 U1 W0.2 F0.25; N100 G0 X16; N110 G42; N120 G1 Z70 F.2;

Funo G70 - Ciclo de acabamento.


Este ciclo utilizado aps a aplicao dos ciclos de desbaste G71, G72 e G73 para dar o acabamento final da pea sem que o programador necessite repetir toda a sequncia do perfil a ser executado. A funo G70 requer: G70 P_ _ _ Q_ _ _ ; onde:

P = nmero do bloco que define o incio do perfil


Q = nmero do bloco que define o final do perfil

Funo G70 - Ciclo de acabamento.

G75 Ciclo de canal

G75 Ciclo de canal

G76 Ciclo de Rosca

Parmetros para roscas

Recomendaes
Manter comentrios no programa. lugares ideais para se colocar comentrios so:

incio do programa, com dados de identificao;


na definio de cada sub-rotina, indicando sua

funo no programa;
na chamada de cada ferramenta, especificando suas caractersticas; no incio de cada parte de usinagem de uma mesma ferramenta.

Das könnte Ihnen auch gefallen