Sie sind auf Seite 1von 23

LNGUA PORTUGUESA 1a.

Srie do Ensino Mdio Cel Pimentel Prof Hildenize

Mdico Di? Paciente No, eu estou gritando s para assustar a enfermeira. *** Apostador (No prado) A senhora gosta de corrida de cavalos? Apostadora No eu venho aqui para sofrer.
J Soares, Veja 10/06/93

A COMUNICAO VERBAL

GNEROS TEXTUAIS
OBJETIVOS:
compreender os gneros textuais como um uso social da lngua; ler gneros textuais diversos, reconhecendo-lhes o propsito comunicativo.

Leitura de estudo: P&A (Cap. 4)

GNEROS TEXTUAIS
Refletem as atividades comunicativas de uma sociedade. Os textos (orais ou escritos) constituem gneros cuja especificidade depende da interao verbal, do momento em que ela ocorre e das relaes que a envolvem. So normalmente agrupados por domnio discursivo (ex.: jornalstico, didtico, cientfico, religioso, jurdico, etc.)

GNEROS TEXTUAIS X TIPO DE TEXTO


TIPO DE TEXTO: caracterstica de natureza lingstica narrao descrio dissertao GNEROS TEXTUAIS: situaes sociocomunicativas carta e-mail telefonema notcia editorial entrevista crnica conto poema etc.

FUNES DA LINGUAGEM

OBJETIVOS:
identificar os elementos do processo de comunicao no texto; identificar as funes da linguagem; relacionar os elementos do processo de comunicao com as funes da linguagem.

Leitura de estudo: P&A (Cap. 5) Gram. (p. 30-40) Atividade: P&A: p. 74 e 75 Gram.: q. 1, 4, 6, 8

OS ELEMENTOS DA COMUNICAO VERBAL


(referente) (emissor) (canal) (receptor)

FUNES DA LINGUAGEM
(referente) emotiva (emissor) (canal) referencial

potica ftica
(receptor) metalingstica

conativa

TEXTO 1

mais fcil suportar dores crnicas do que a fome. Trinta e cinco anos de clnica me ensinaram que geralmente somos patifes para dores agudas de forte intensidade; vi doentes rolarem no cho e suplicarem a Deus que se lembrasse deles no auge de uma clica renal, de uma crise de vescula ou de uma cefalia excruciante. Em compensao, muita gente convive com dores crnicas na coluna, clicas abdominais, episdios repetitivos de enxaquecas, estoicamente, sem lamentar a sorte. (...) J com a fome no assim. Quando ela aperta, o prazer de estar vivo desaparece. A paisagem mais encantadora, a mulher amada, o prmio da loteria, nada traz ao faminto alegria que se compare a um prato de comida.

Druzio Varella

FUNO EMOTIVA (Quem: emissor)


Traduz opinies e sentimentos do emissor da mensagem. Nas cartas pessoais, nos poemas confessionais, nas canes sentimentais, nos artigos de opinies, nos dirios, h predomnio dessa funo.

TEXTO 2

Colabore com a campanha Natal sem Fome. Ao contra a Fome e pela Cidadania.

FUNO CONATIVA (Para quem: receptor)


Influi no comportamento do receptor da mensagem por meio de um apelo, ordem, splica, sugesto etc. Entre os gneros em que h predomnio dessa funo esto os anncios publicitrios, os discursos polticos, as previses (horscopos) e outros.

TEXTO 3

Funai mantm alimentos estocados onde ndios passam fome Um mutiro foi formado ontem por determinao da Presidncia da Repblica para que as cerca de 27 toneladas de alimentos estocadas h 19 dias na sede da Funai em Dourados (MS), sejam embaladas e distribudas aos ndios. Desde janeiro, 21 indiozinhos morreram de desnutrio. A Funai alegava no dispor de pessoal ou material para embalar os alimentos entregues pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O governo federal desconhecia o fato de que os alimentos estavam estocados enquanto os ndios passam fome na regio.
O Globo, 11 mai 05.

FUNO REFERENCIAL (O qu: referente)


Traduz objetivamente a realidade, privilegiando o referente da mensagem, isto , o assunto de que se fala. a funo que predomina nos gneros de carter cientfico, didtico e jornalstico.

TEXTO 4

O bicho Vi ontem um bicho Na imundcie do ptio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho no era um co. No era um gato, No era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira

FUNO POTICA (Como: mensagem)


Enfatiza a elaborao da mensagem de modo a ressaltar o significado e produzir um efeito artstico. Tem seu lugar privilegiado nos gneros literrios, mas podemos encontr-la em anncios publicitrios, canes etc.

TEXTO 5

fome [Do lat. fame.] S. f. 1. Grande apetite; urgncia de alimento. 2. Subalimentao (1). 3. Falta do necessrio; penria, misria. 4. Situao de mngua ou escassez de vveres: a fome assolou a regio. 5. Fig. Avidez, sofreguido.
Dicionrio Aurlio

FUNO METALINGSTICA (Com o qu: cdigo)


Utiliza o cdigo como assunto ou como explicao do prprio cdigo. Os exemplos mais comuns em que h predominncia dessa funo so as aulas, os livros de gramtica e os dicionrios. H tambm metalinguagem em um poema que reflete sobre a criao potica, um filme que tematiza o prprio cinema etc.

TEXTO 6

FUNO FTICA (Por onde: canal)


Abre, prolonga, testa ou interrompe um canal de contato entre emissor e receptor. Em textos orais, por exemplo, essa funo se manifesta todas as vezes em que se inicia e se termina um ato comunicativo.

O DILOGO ENTRE AS FUNES


A maioria das mensagens se utiliza de vrias funes da linguagem estreitamente relacionadas.
"Se voc gosta de viajar para bem longe nas frias, uma dica: o Brasil tem 8.547.403,5 Km2." (ANNCIO PUBLICITRIO DA VARIG)

IMPORTANTE
Seja para efeito de anlise ou produo de um exemplar de determinado gnero textual, devese definir sempre: o contedo da mensagem; a situao de comunicao; a atitude do emissor; o perfil do receptor; a escolha dos meios a serem usados e a utilizao de uma ou outra funo (os propsitos comunicativos).

Das könnte Ihnen auch gefallen