Sie sind auf Seite 1von 18

Aula 05

Disciplina: Administrao de Servidores Windows Curso: Redes de Computadores Orientador: Fbio Cmara Contato: fabioscamara@gmail.com

Agenda
Backup Tipos System State DHCP

Backup
A informao digital como contratos, registros financeiros e contbeis, contatos de negcios, material de marketing e emails representam o ativo mais importante em sua organizao. O armazenamento seguro e eficiente de tais informaes mais que imprescindvel. vital para a organizao.

Backup
Causas para perdas de dados

Backup
A importncia do Backup
O armazenamento de dados em meios eletrnicos cada vez mais frequente e esta tendncia torna necessria a procura de maneiras de proteo que sejam realmente eficazes, rpidas e de baixo custo.

Backup
Tipos de Backup no Windows Server Cada tipo de backup contm um atributo de arquivo, cuja funo demonstrar que o arquivo apresenta alteraes realizadas aps o ltimo processo de backup. Desta forma , o atributo surge no momento em que o arquivo alterado e deixa de existir no momento em que o backup efetuado sobre o arquivo em questo.

Backup
Tipos de Backup no Windows Server Backup Normal Copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup, ou seja, o atributo de arquivo desmarcado. Com backups normais, s se precisa da cpia mais recente do arquivo de backup para restaurar todos os arquivos.

Backup
Tipos de Backup no Windows Server Backup de cpia Copia todos os arquivos selecionados independente se o atributo de arquivo est ou no marcado. O Backup de Cpia idntico ao Backup Normal, mas no desmarca o atributo aps o backup ter sido realizado. Pode ser utilizado quando se deseja realizar um backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois no afeta essas outras operaes de backup.

Backup
Tipos de Backup no Windows Server Backup Dirio Como o backup de cpia, o dirio tambm desconsidera o atributo de arquivo sem promover quaisquer alteraes sobre ele. Este tipo considera somente a data de modificao do prprio arquivo para que seja realizado o backup. Dessa forma, alteraes realizadas sobre o arquivo no mesmo dia em que o processo de backup ser executado no impedem que o processo em questo seja efetuado sobre esse arquivo.

Backup
Tipos de Backup no Windows Server Backup Incremental Copia os arquivos que tm o atributo marcado e, aps o backup ser realizado, desmarca os atributos de todos eles. Ou seja, marca como arquivos que passaram por backup. Para uma combinao de backups normal e incremental, a restaurao de arquivos e pastas exigir o ltimo backup normal e todos os backups incrementais realizados.

10

Backup
Tipos de Backup no Windows Server Backup Diferencial Como o backup incremental, o diferencial realiza o backup apenas dos arquivos que apresentam o atributo de arquivos, indicando, dessa forma, que eles sofreram modificaes desde o ltimo processo de backup normal. Contudo, o backup diferencial no altera o atributo de arquivo, o que permite a posterior realizao de outros tipos de backup sobre o mesmo arquivo, assim como do diferencial novamente.

11

Backup
Tipos de Backup no Windows Server Em comparao ao backup incremental, o diferencial utiliza uma quantidade maior de mdia. Entretanto, em relao a restaurao do disco, para que esta seja efetuada , basta somente a mdia que apresenta os arquivos que passaram por um backup normal a aqueles que mais recentemente passaram pelo diferencial.

12

Backup
System State O que contm no System State do Windows Server 2003 System State um conjunto de componentes, pelo meio do qual conseguimos restaurar um servidor Microsoft, na mesma formao ao qual este servidor tinha quando este backup foi realizado.

13

Backup
System State

14

Backup
System State No Windows Server 2003 h uma ferramenta de backup em modo visual e em prompt, conhecida como NTBackup.

15

Backup
DHCP Como forma de preveno e para utilizao em uma possvel recuperao de desastres no caso da indisponibilidade do servidor DHCP da rede, deve ser criada uma rotina de backup/restore da base de dados DHCP e manter essa cpia em um local seguro.

16

Backup
DHCP Dessa forma, caso o servidor DHCP tenha algum problema e no seja possvel uma restaurao, o servio DHCP poder ser ativado em outro servidor e depois pode ser restaurada toda a base DHCP com todas as configuraes existentes no servidor antigo, evitando assim o trabalho de recriao de escopos ou excluses por exemplo.

17

Concluses

18

Das könnte Ihnen auch gefallen