Sie sind auf Seite 1von 14

CONCEPO INTERACIONISTA

Componentes:
Antnio Mozar Alves Cristina Martins de Melo Gustavo Henrique Goulart Rildo Nascimento de Oliveira

Professora : Cleusa Maria Gontijo

Conjunto de objetos com os quais interagimos, ocorrendo essa interao pelas possveis interpretaes que deles fazemos em um dado momento. Isso inclui, entre outros, seus aspectos fsicos, socioculturais e afetivos.

PRESSUPOSTOS HISTRICOS
O surgimento das teorias interacionistas deu-se no incio do sc. XX Veio para superar abordagens como:
Empirismo Racionalismo

Idia central
O foco dessa concepo de aprendizagem est centrado no aluno. O professor assume o papel de orientador do processo de ensino-aprendizagem. o erro do aluno deixa de ser motivo de punio A anlise do erro constitui um novo ponto de partida para que o professor possa saber at que ponto o aluno aprendeu a matria e assim, possa replanejar suas aulas de modo a abordar o mesmo contedo de uma forma mais criativa e dinmica.

Interpretaes segundo:
- Piaget - Vygotsky - Wallon

Jean Piaget
A essncia do processo cognitivo, para Piaget, a equilibrao entre os processos de assimilao e acomodao.
Assimilao e Acomodao so os processos que regulam as trocas do sujeito com o meio.

A compreenso do processo de construo do conhecimento, tal como desvendado por Piaget, podem propiciar a criao de projetos pedaggicos voltados no s para a aprendizagem como tambm para o desenvolvimento da inteligncia dos alunos.

No caso do SE, pelas possibilidades interativas e de mediao que pode propiciar, a cada esquema de assimilao e acomodao do aluno, dependendo de como seja tratada a resposta do aluno, em muito poder favorecer quela experincia educacional.

Lev Semenovich Vygotsky


Inspirado na dialtica de Karl Marx, reafirma a idia de que o homem, ao mesmo tempo que age na natureza transformando-a, sofre os efeitos dessa transformao que ele mesmo promove. Essa forma de atividade que retrata a relao homem-mundo intencional, planejada, movida por motivos sociais e mediada pelo uso de instrumentos, ultrapassando assim a sua dimenso estritamente biolgico

Pretende-se que o SE seja um instrumento efetivo capaz de ampliar as possibilidades de conhecimento do aluno, medida que se considere a necessria articulao dos conceitos espontneos (conhecimentos prvios) com os conhecimentos que se deseja levar o aluno a construir (conhecimentos cientficos), e que explore as possibilidades de interao intra e intergrupos visando a um trabalho didtico capaz de privilegiar as diferentes ZDPs dos alunos.

Henri Wallon
A viso construtivista e interacionista desse grande psiclogo marxista est expressa na sua concepo de homem:
o homem um ser social desde o momento em que nasce, j que a sua prpria sobrevivncia fica condicionada aos cuidados de outrem. O uso, do computador na sala de aula, quando privilegia a integrao grupal, favorece de modo especial o desenvolvimento e a aprendizagem socioafetivas e cognitivas do aluno.

Proposta do grupo
Pblico alvo:
Alunos 8 ano do ensino fundamental.

Pr-requisitos:
Reconhecer figuras planas. Reconhecer os ngulos internos das figuras planas.

Objetivos
Mostrar ao aluno que a soma dos ngulos internos de qualquer tringulo sempre 180 (ngulo raso).

Material a ser utilizado


Rgua; papel; tesoura; transferidor.

Desenvolvimento
Propor aos alunos que desenhem trs tringulos quaisquer e identifique os seus ngulos internos. Aps recortar os tringulos, separar os ngulos de cada tringulo, usando a tesoura, sem deform-los, a nica figura a ser deformada ser o tringulo, em seguida agrupar os ngulos consecutivamente, e ento tirar as prprias concluses.

Referencias Bibliogrficas
OLIVEIRA,Celina Couto de. Ambientes informatizados de aprendizagem: Produo e avaliao de software educativo/Celina Couto de oliveira, Jose Wilson da Costa, Mercia Moreira._ Campinas,SP: Papirus.2001(Serie Prtica Pedaggica). FILHO, Jos Aires de, MACDO, Ana Anglica Mathias, MACDO, Lacio Nobre de. Avaliao de um Objeto de Aprendizagem com Base nas Teorias Cognitivas. Anais do XXVII Congresso da SBC. RJ.Rio de Janeiro,2007. NEVES,Rita de Arajo, DAMIANI,Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista Vol. 1, n 2 :abril, 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen