Sie sind auf Seite 1von 68

Finanas Administrativas

FATEC Faculdade de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistema

Integrantes
Anderson Daniel Edivaldo Manoel Luciano Marcos

Aspectos Introdutrios: Tipos de Empresas


. Instituies Financeiras; . Empresas privadas, comerciais, industriais e prestadoras de servios; . Empresas e rgos pblicos; . Organizaes sem fins lucrativos, por exemplo, as ONGs.

Aspectos Introdutrios: Modalidades de Organizao


Empresas Individuais: Normalmente registradas como microempresas, de simples constituio, cuja propriedade de uma nica pessoa, que opera visando o seu prprio lucro. Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada: Nas empresas limitadas, como so usualmente conhecidas, os scios estabelecem um contrato social. Sociedades por Aes SA: As Sociedades por Aes ou sociedades annimas so grandes empresas com capital diludo entre milhares e at milhes de acionistas, que possuem participaes em seu capital, por meio de aes.

Principais Demonstrativos Financeiros


Balano Patrimonial (BP) Demonstrao de Resultado do Exerccio (DRE)

Demonstraes de Fluxo de Caixa (DFC)


Relatrio da Administrao Investimentos

Mercado Financeiro
As empresas operam em um ambiente econmico onde existem agentes com recursos financeiros com excesso e outros com falta de recursos; O Mercado Financeiro a reunio das instituies financeiras capazes de intermediar recursos. Sua principal atividade captar recursos dos agentes superavitrios, a quem remuneram, e aplicar os recursos, por meio de emprstimos, aos agentes deficitrios, dos quais recebem juros; O Mercado Financeiro pode assumir diversas formas, conforme o tipo de intermediao de recursos utilizados, tais como mercado monetrio, mercado de capitais, mercado de derivativos, mercado de cmbio, entre outros.

A EMPRESA COMO UM SISTEMA ABERTO

Ambiente Remoto
Sociedade Cultura

Ambiente Prximo
Poltica Clientes
Entradas Processamento Sadas Produtos Bens Servios

Tecnologia Fornecedores Comunidades Educao

Concorrentes

Recursos Naturais

Comunicao

Materiais Equipamentos Energia Pessoas Informaes

A Empresa

Sindicatos Acionistas Clima Demografia

Governo

Legislao e Tributos

Economia

Conceitos Bsicos e Objetivo


Administrao Financeira, a administrao do fluxo monetrio entradas e sadas, existentes em uma empresa.

A maioria dos relatrios emitidos pela rea financeira de uma empresa, so econmicos, pois demonstram aplicaes do fluxo de dinheiro ou crdito: BP; DRE;DFC...

Administrao Financeira tem como objetivo criar no mnimo o equilbrio financeiro da empresa, quer do ponto de vista econmico como do ponto de vista financeiro, atravs da utilizao de vrias ferramentas e dados oriundos da rea financeira.

Evoluo da Administrao Financeira

Primrdios -> Partiu do estudo das Cincias Econmicas Anos 20 -> Passou a ser uma rea independente nas empresas Crise 1929 -> Bolsa de valores de Wall Street Acionistas, Banqueiros e Poupadores Dcada 40 e 50 -> Aes efetuadas com base em decises externas. aplicador de recursos ( investimentos empresarias como gerador de riquezas) Teoria de Keynes Investimento agregado como preocupao central das naes e das corporaes)

Evoluo da Administrao Financeira Aps Keynes Finanas Corporativas

ALOCAO MAIS EFICIENTE DE RECURSOS


Surgem Conceitos:

SELEO MAIS ADEQUADA DE SUAS FONTES DE FINANCIAMENTOS Retorno do Investimento Custo de Capital

Em outras palavras: A Administrao Financeira passou a incluir em seu horizonte de estudo terico e prtico as questes pertinentes aos ATIVOS e PASSIVOS dos Balanos das empresas, assumindo uma definio mais abrangente

A MODERNA TEORIA DAS FINANAS

Anos de 1950 - 1990

Reflexes sobre lgica econmica no processo de tomada de decises financeiras das corporaes

Gesto de Risco

A PARTIR DOS ANOS 90

Derivativos Opes

Swaps
Hedges

Nasce a moderna gesto de risco

Na gesto de uma empresa no deve predominar maior preocupao com o desempenho isolado de um ativo, mas o reflexo que determinada deciso promove sobre toda a empresa (portflio)

A Administrao Financeira um campo de estudo terico e prtico que objetiva, essencialmente, assegurar um melhor e mais eficiente processo empresarial de captao e alocao de recursos de capital.

Demonstraes Financeiras Padronizadas


As demonstraes financeiras fornecem uma srie de dados sobre a empresa, de acordo com regras contbeis. A anlise destas demonstraes visa transformar esses dados em informaes e ser tanto mais eficiente quanto melhores informaes produzir.

CUSTOS
Custo: o valor dos fatores de produo consumidos por uma empresa, para produzir e ou distribuir produtos ou servios. Perdas: So custos no programados, como quebras, encargos trabalhistas e etc. Desembolso: Pagamentos com aquisies de bens e servios.

Objetivos
Clculo Controle Elaborao

Aspectos para anlise


Relevncia Diretibilidade Variabilidade

Sistema de Produo de vinho tinto

Investimentos Fsicos

Custo anual dos materiais diretos

Custo anual de mo-de-obra

Encargos sociais

Depreciao anual

Custos fixos anuais

Custo final para a produo de 35.000 garrafas de vinho em um ano

R$6,33 a unidade!

Tipo de anlises sobre o custo


Padro Variaes Rateio Margem de contribuio Target coast

Estrutura Organizacional
Diretoria Financeira dividida em duas reas operacionais:

Controladoria
Finanas

- Anlise Financeira -Contas a Pagar

-Contas a Receber
-Tesouraria

Definies
Contas a Pagar tem como responsabilidade controlar e analisar todas as operaes de pagamentos, quer sejam oriundas de contratos ou de pedidos de compras, sua principal atividade a liberao dos pagamentos nas respectivas datas, orienta os setores responsveis pelas contrataes acercas dos aspectos econmicofinanceiros. Contas a Receber o setor responsvel pelo controle e anlise dos valores a receber, decorrentes das atividades operacionais da empresa. Encaminhando-se as duplicatas para cobranas bancria ou em carteira, oferecendo duplicata para desconto, em conjunto com a rea de Tesouraria. Tesouraria a rea responsvel pelo fluxo e saldos dos numerrios da empresa, advindos das operaes e dos investimentos em espcie da empresa. O fluxo de caixa um dos instrumentos/relatrios mais importantes na anlise financeira da empresa e de responsabilidade da tesouraria.

Capital de Giro
Ativo Ativo Circulante
Disponibilidades Valores a Receber Estoques

Passivo Passivo Circulante


Fornecedores Salrios e Encargos Sociais Emprstimos e Financiamentos

Realizvel a Longo Prazo Permanente

Exigvel a Longo Prazo Patrimnio Lquido

Capital de Giro
Capital de Giro ou Capital Circulante representado pelo Ativo Circulante No costumam apresentar sincronizao temporal equilibrada Capital de Giro - Fixo ou permanente Capital de Giro - Varivel ou sazonal Administrao das contas dos elementos de giro

Fluxo de Caixa- Definio


O Fluxo de Caixa um instrumento que:
Possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa. Relaciona os ingressos e sadas (desembolsos) de recursos monetrios no mbito de uma empresa em determinado intervalo de tempo.

Fluxo de Caixa - Objetivos


1) 2) Prognosticar as necessidades de captao de recursos; Aplicar os excedentes de caixa nas alternativas mais rentveis para a empresa sem comprometer a liquidez.

Atravs do fluxo de caixa pode-se cumprir o principal objetivo da empresa, a maximizao do retorno dos proprietrios, sem, no entanto comprometer a liquidez, reduzindo dessa forma o risco incorrido pelos detentores do controle da empresa.

Fluxo de Caixa - Finalidade


a) b) c) d) e) f) g) Gerar futuros fluxos positivos de caixa; Honrar seus compromissos; Liquidez, solvncia e flexibilidade financeira; Taxa de converso de lucro em caixa; Performance operacional de diferentes empresas; Grau de preciso das estimativas passadas de fluxos futuros de caixa; Efeitos, sobre a posio financeira da empresa, das transaes de investimentos e de financiamentos.

Fluxo de Caixa - Requisitos


Evidenciar o efeito peridico das transaes de caixa segregadas por

atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos, nesta ordem.

Evidenciar em Notas Explicativas, as transaes de investimento e

financiamento que afetam a posio patrimonial da empresa, mas no


impactam diretamente nos fluxos de caixa do perodo.

Reconciliar o resultado lquido (lucro/prejuzo) com o caixa lquido gerado ou consumido nas atividades operacionais.

Fluxo de Caixa - Classificao


Atividades Operacionais

Atividades de Investimentos

Atividades de Financiamentos

Fluxo de Caixa Mtodo de Elaborao


Mtodo Direto Mtodo Indireto

Fluxo de caixa dirio

Fluxo de caixa mensal

CENRIO ATUAL
Custo financeiro alto Concorrncia cada vez mais competitiva. Consumidores que exigem maiores prazos de pagamento. Fornecedores que concedem prazos menores de pagamento

33

Atravs do painel do carro possvel verificar:


Presso do leo
Nvel de combustvel Temperatura do motor Velocidade Presso do leo Quilometragem Giro do motor em RPM

Luzes de advertncia

MOVIMENTAES DO FLUXO DE CAIXA

Impostos

Scios

Aplicao Financeira

Sadas Eventuais

Imobilizado

FLUXO DE CAIXA

Recebimento

Vendas

Depreciao

Despesas

Fornecedores

Salrios

35

O QUE FLUXO DE CAIXA?


Fluxo de Caixa um controle financeiro que tem por objetivo auxiliar o gestor ou empresrio a tomar decises sobre a situao do caixa da empresa; Pode ser elaborado de duas formas: Entradas e Sadas de Caixa Projetadas ou Entradas e Sadas de Caixa Realizadas O Fluxo de Caixa uma ferramenta de gesto operacional; Pode ser utilizado como ferramenta de gesto estratgica.

36

PARA QUE SERVE O FLUXO DE CAIXA?


Planejar e controlar as entradas e sadas de caixa num perodo determinado de tempo, normalmente um ms ou vrios meses; Auxiliar o empresrio ou gestor de pequenos negcios a tomar decises antecipadas sobre o fluxo financeiro da empresa; Demonstrar a situao do caixa da empresa de forma antecipada, permitindo eventuais ajustes quando necessrios; Verificar se a empresa est trabalhando com aperto ou folga financeira.

37

COMO ELABORAR O FLUXO DE CAIXA?

Conhecer com detalhes o ciclo financeiro da empresa (prazos de pagamentos e recebimentos); Manter os controles auxiliares em dia, tais como: controle bancrio, controle de recebimento de clientes, controle de pagamento de fornecedores, controle de pagamento de despesas e o controle de movimento de caixa; Todos os valores lanados no Fluxo de Caixa devem ser realistas, ou seja, preciso manter os valores das estimativas das entradas e sadas de caixa sempre atualizados.

38

MOVIMENTAES QUE AUMENTAM O CAIXA


Aporte de capital por parte dos scios; Emprstimos bancrios e financiamentos; Vendas de itens do imobilizado; Vendas vista e recebimentos de duplicatas, cheques pr-datado, fatura de carto de crdito; Outras entradas como juros recebidos de clientes e rendimentos de aplicaes financeiras.

Prentice Hall

39

MOVIMENTAES QUE DIMINUEM O CAIXA


Distribuio de lucros para scios; Pagamento de juros para credores; Aquisio de itens do imobilizado; Compras vista e pagamento de fornecedores; Pagamento de despesas operacionais; Amortizao de dvidas.

Prentice Hall

40

MODELO DE FLUXO DE CAIXA


DESCRIO Dia 1 Dia 2 Dia... Dia 30

1. Saldo Inicial 2. Entradas 3.1 Fornecedores de Caixa 2.1 Venda Vista 2.2 Valores a Receber 2.3 Outras Entradas Total das Entradas de Caixa 3. Sadas de Caixa 3.2 Folha de Pagamento 3.3 Outras Sadas Total das Sadas de Caixa 4. Saldo do Caixa (1 + 2 3)

Prentice Hall

41

O QUE FAZER QUANDO FALTAM RECURSOS FINANCEIROS ...


Melhorar o sistema de cobrana; Trabalhar com estoques mnimos;

Reduzir os prazos de pagamento das vendas;


Programar o pagamento das compras em funo dos recebimentos das vendas; Negociar prazos de pagamento com credores; Vender bens e equipamentos ociosos.

42

ALGUNS CUIDADOS DA ELABORAO DO FLUXO DE CAIXA


Necessidade de bom senso Cuidado nas projees das entradas e sadas de caixa Reviso e atualizao contnua nos valores das entradas e sadas Manter controles auxiliares de contas a receber e a pagar, de movimentao bancria, de movimentao de caixa.

43

CONCLUSO
O Fluxo de Caixa um instrumento de gesto fundamental para as empresas, independentemente do porte, ramo de

atividade ou setor de atuao.


Atravs do Fluxo de Caixa o gestor ou empresrio ter um viso completa da situao financeira da empresa. Sendo assim, minimiza os riscos e maximiza a eficincia do fluxo financeiro da empresa.

44

BALANO PATRIMONIAL
Reflete a posio das contas patrimoniais em determinado momento, normalmente no fim do ano; O Balano Patrimonial constitudo de duas colunas:

Ativo
Passivo

ATIVO

PASSIVO

BALANO PATRIMONIAL 31/12/2012

Ativo e Passivo
Ativos So todos os bens e direitos de propriedade e controle da empresa, que so avaliveis em dinheiro e que representam benefcios presentes ou futuros para a empresa. BENS: mquinas, terrenos, estoques, dinheiro, equipamentos, veculos, instalaes etc. DIREITOS: contas a receber, duplicatas a receber, aes, ttulos de crdito etc. Passivos Representado por dvidas e obrigaes da empresa, e pode ser classificado por dois grandes grupos: Passivo Exigvel: toda obrigao (dvida) que a empresa tem com terceiros, tais como, fornecedores, obrigaes sociais e impostos a pagar, financiamentos e emprstimos; Patrimnio Lquido : Capital prprio ou dos scios/acionistas (passivo no exigvel).

PATRIMNIO LQUIDO
O PL constitudo basicamente por: O Investimento (capital) inicial aplicado pelos scios / acionistas na empresa; Eventuais aportes de capital realizados a posterior pelos scios / acionistas na empresa;

E principalmente por acrscimos de lucros retidos, ou pelo decrscimos de prejuzos.

ORIGENS E APLICAES
O lado do Passivo, tanto Capital de Terceiros (passivo exigvel) como Capital Prprio (patrimnio lquido), representa toda a fonte de recursos, toda a origem de capital.

Aplicaes de Recursos

Origens ou Fontes de Recursos

ORIGENS E APLICAES
Um emprstimo bancrio uma origem/fonte de recursos; E estes recursos originados pelo emprstimo bancrio sero aplicados em algum lugar do ativo: Estoques, Mquinas, Caixa, ... por essa razo que o valor do Ativo ser sempre igual ao valor do Passivo.

Se houver uma origem, haver uma aplicao.

GRUPO DE CONTAS
Ativo Circulante O dinheiro (caixa), que o item mais lquido, agrupado com outros itens que so transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos a curto prazo, ou seja, em at 1 ano. Ativo Realizvel a Longo Prazo So ativos de menor liquidez, ou seja, transformam-se em dinheiro com em prazo superior a 1 ano. Ativo Permanente So ativos que dificilmente sero vendidos, pois servem de infraestrutura para as atividades operacionais da empresa; Passivo Circulante So as obrigaes que normalmente so pagas dentro de um ano. Passivo Exigvel de Longo Prazo So as obrigaes que normalmente so pagas com prazo superior a um ano. Patrimnio Liquido Capital Social Reservas Realizaes Lucro Lquido ( retido ) Exerccio

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO


A DRE um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa
em determinado perodo acumulado (12 meses, se exerccio completo, ou menos se for um balancete);

Receita Lquida: a partir do faturamento/receita bruta, so deduzidas as devolues/vendas canceladas e os impostos e as taxas incidentes sobre as receitas: IPI, ICMS, ISS etc.

Lucro Bruto: resulta da diferena entre receita lquida e o custo


dos produtos vendidos (CPV para empresas industriais), ou custo das mercadorias vendidas (CMV para empresas comerciais), ou custo dos servios prestados (CSP para empresas prestadoras de servios).

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO


Despesas Financeiras: juros bancrios, comisses bancrias, juros de mora, etc Receitas Financeiras: so as derivadas de aplicaes financeiras, mora recebida, etc
Variaes Cambiais: ativas ou passivas, decorrentes de emprstimos em moeda estrangeira

Outras Receitas/Despesas operacionais/no operacionais Lucro Antes do Imposto de Renda (LAIR)

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO


Lucro Depois do Imposto de Renda

Lucro Lquido : sobra lquida disposio dos scios ou acionistas

Lucro por Ao : diviso do LL pela quantidade de aes do capital social.

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO


CONTAS
Vendas Lquidas (-) Custo Produtos Vendidos (=) Lucro Bruto (-) Despesas Operacionais (-/+)Outras Despesas / Receitas Oper. (=) Lucro Operacional Antes dos Resultados Financeiros (+) Receitas Financeiras (-) Despesas Financeiras (=) Lucro Operacional (+/-) Receitas/Despesas No Operacionais (=) Lucro Antes do I.R (-) Imposto de Renda

01/01/2006 a 31/12/06 Valor - $


5.851.586 4.218.671 1.632.915 498.025 27.777 1.162.677 5.935 863.298 305.304 305.304 139.348 165.956

(%)
100 72 28 9 20 15 5 5 2 3

Lucro Lquido

ndices Financeiros
O que so e para que servem os ndices Financeiros ? So indicadores numricos extrados das Demonstraes Financeiras, com a finalidade de auxiliar a anlise do desempenho e da situao econmico-financeira de uma determinada empresa.

Quais so os principais grupos interessados ? Acionistas, administradores, analistas, credores, investidores, concorrentes, governo, associaes de classes, sindicatos etc

Principais ndices Financeiros

Liquidez

Principais Categorias de ndices

Atividade Lucratividade Endividamento

Categorias de ndices Financeiros


Sinalizao de Risco Liquidez Endividamento Atividade

Sinalizao de Retorno

Lucratividade

ndices de Liquidez
Indicam a capacidade de solvncia da empresa em determinado momento;

Confrontam grupos de contas do Ativo contra grupos de contas do Passivo, com o objetivo de mensurar :

A capacidade da empresa honrar suas obrigaes de curto/e ou de longo prazo;


A facilidade com a empresa consegue pagar suas contas.

ndices de Atividade
Indicam a performance de alguns dos principais ativos e passivos operacionais, com relao : Rotao / Ciclo de estoque: o quanto eles giram em determinado perodo de tempo; Prazos mdios estoque ou Prazo Mdio de Rotao do estoque Nos permitem verificar o nvel de eficincia da gesto do capital de giro da empresa. Prazo Mdio Recebimento de Vendas Prazo Mdio de Pagamento de Fornecedores

Ciclo Financeiro
Com base nos prazos mdios de rotao de estoques, de recebimento das vendas e de pagamento dos fornecedores, temos os elementos bsicos para o clculo dos Ciclos Operacional e Financeiro.

Indica o prazo mdio que a empresa tem de bancar com recursos prprios ou captados de terceiros, para suprir suas necessidades de produo, estocagem, venda e recebimento; descontando-se a fonte natural de financiamento da compra das matrias primas, que o prazo mdio de pagamento concedido pelos fornecedores.

ndice de Endividamento Geral


Quanto mais alto este ndice, maior o grau de endividamento e/ou de alavancagem financeira da empresa.

ndice de Endividamento Geral =

Passivo Exigvel Total Ativo Total

ndices de Lucratividade/Rentabilidade (quanto maior, melhor)


Margem de Lucro Bruto = Lucro Bruto Vendas Lquidas Lucro Operacional Vendas Lquidas x 100

Margem de Lucro Operacional =

x 100

Margem de Lucro Lquido =

Lucro Lquido
Vendas Lquidas

x 100

Investimentos - Fatores
Rentabilidade

Formas de Mostrar o Retorno de um Investimento Liquidez Segurana

EXEMPLOS
POUPANA: maior liquidez, maior segurana, menor rentabilidade; IMVEIS: menor liquidez, maior segurana, maior rentabilidade;

MTODOS DE ANLISE DE INVESTIMENTO


Taxa mnima de atratividade (TMA), a taxa de juros que um capital pode render em aplicao de risco equivalente ao que se pretende aplicar os recursos. Quando a taxa de retorno esperada de uma aplicao for menos que a TMA o projeto considerado invivel. Taxa interna de retorno (TIR, ou ainda IRR, do ingls Internal Rate of Return) a taxa de juros com a qual o valor presente de um fluxo de caixa futuro analisado se iguala ao valor presente do investimento. A taxa de retorno permite descobrir e comparar o rendimento de uma aplicao com outra taxa para identificar se ou no vantajoso. O Valor presente lquido (VPL, ou ainda NPV, do ingls Net Present Value) um mtodo usado na avaliao de investimentos pela qual o valor de todas as entradas e sadas de um fluxo de caixa so calculados usando uma taxa de juros fixada, geralmente a TMA, que resulta no custo do capital exigido pela aplicao ou investimento.

Referncias Bibliogrficas
2) ROSS, Stephen A; Westerfield, Randolph W; Jordan, Bradford D. Princpios de administrao financeira. 2 edio. So Paulo: Editora Atlas, 2002. 3) BRIGHAM, Eugene; Gapenski C.; Ehrhardt, Michael C. Administrao Financeira Teoria e Prtica. So Paulo: Editora Atlas, 2001.

Muito Obrigado.

Das könnte Ihnen auch gefallen