Sie sind auf Seite 1von 10

Da multiplicidade dos saberes Cincia como construo racional do real

Disciplina: rea de integrao Professor: Pedro Reis


Trabalho realizado por:
Joo Piedade n 7 Joo Louro n8 Lus Pires n 9 Zele Florin n15

Neste trabalho temos em conta a aprendizagem do que o conhecimento, as etapas que o conhecimento tratado e a relevncia da cincia.

CONHECER

Conhecer um acto em que se cruzam o indivduo e o objecto de conhecimento.

o sujeito do conhecimento
Ato que exprime uma relao de conhecimento que implica (cognitivo) o objecto do conhecimento o conhecimento (a imagem do objecto)

Apreender qualquer coisa sobre um objecto atravs do pensamento e incorporar no pensamento aquilo que se apreendeu.

Conhecimento: o saber acumulado pelo homem, atravs das geraes.

Gnosiologia

reflexo sobre o conhecimento

O termo conhecimento provm do latim cognitio, que designa a ao de aprender. O conhecimento a atividade pela qual o homem toma conscincia dos dados da experincia e procura compreend-los ou explic-los. O conhecimento corresponde ao ato do pensamento do sujeito entrar em contacto com um objeto que lhe exterior. O conhecimento depende do sujeito, da sua perceo, da sua formao e expectativas mas tambm da sua prpria fisiologia atravs da qual apreende e integra o que o cerca.

EMPIRISMO o conhecimento deriva da experincia, o aparelho sensorial o responsvel pelos conhecimentos que adquirimos, da no existirem ideias inatas. DEFENSORES DO EMPIRISMO: LOCKE e HUME (todo o conhecimento deriva da experincia). RACIONALISMO conhecimento tambm tem origem na razo, podendo constituir-se de forma puramente racional, pois a razo que estabelece os princpios a partir dos quais os conhecimentos tm origem. KANT - RACIONALISMO CRTICO conciliao entre empirismo e racionalismo Todo o conhecimento comea na experincia (fornece a matria), mas o sujeito que conhece possui certas formas a priori, independentes da experincia (razo), que integram os elementos fornecidos pela experincia, ou seja, do-lhe forma.

Civilizao greco-romana

Cincia aparece ligada filosofia Cincia herdada da tradio greco-romana fica subordinada aos critrios religiosos

Idade Mdia

A cincia um conhecimento que se diferencia dos restantes por ser: objetiva (objetividade); ligado a factos e demonstrvel (positivismo); construda recorrendo essencialmente razo (racionalidade); sujeita a revises e correes (reversibilidade); independente da filosofia e da religio (autonomia).

A cincia enuncia princpios e leis com validade universal, demonstrveis, que permitem ao ser humano no s compreender os fenmenos naturais e humanos como tambm prev-los.

As cincias podem dividir-se em trs pontos de referncia tradicionais em funo dos seus objetos de estudo e metodologias:
As cincias lgico-matemticas Desenvolvem e demonstram conceitos e relaes tericas. Empregam os mtodos dedutivo e racionalista, nos quais se parte da anlise do geral para o particular. Exemplos: Matemtica e Lgica. As cincias naturais e experimentais Procuram explicar os fenmenos naturais e assentam no mtodo indutivo, experimental e explicativo. Esse mtodo parte da anlise do particular para o geral e baseia a sua fundamentao no mtodo experimental, na busca das relaes de causalidade. Exemplos: Qumica, Fsica, Geologia e Biologia. As cincias humanas e sociais Buscam a compreenso dos fenmenos ligados humanidade e recorrem aos mtodos crtico e compreensivo. Exemplos: Antropologia, Economia, Histria e Sociologia.

A evoluo do pensamento cientfico foi marcada pelo uso progressivo da razo. A razo a faculdade de raciocinar discursivamente, de combinar conceitos e proposies. A utilizao dessa faculdade foi determinante para a mudana dos paradigmas da cincia, que acompanharam mudanas sociais profundas.

Desenvolvimento Tecnolgico

No neutro o impacto das suas aplicaes pode ser devastador para a sociedade.

Problemas ticos

BIOTICOS
Possibilidades de manipulao da vida e dos comportamentos dos seres humanos.

AMBIENTAIS SOCIAL
Internet: conflito entre a privacidade e a liberdade dos cidados no ciberespao (ataques, acesso aos dados pessoais no caso de pagamentos de compras, etc.)

CIRCULAO DA ACESSO GLOBALIZADO AO INFORMAO E PODER TECNOLGICO CONTROLO DOS CIDADOS


Alteraes climticas do planeta, poluio, esgotamento de alguns recursos naturais, etc.

o poder tecnolgico continua a

estar concentrado nos pases mais desenvolvidos. Nos pases menos desenvolvidos, maior parte da populao no tem possibilidades de acesso s novas tecnologias da informao.

Com este trabalho concluimos que existem diferentes niveis de conhecimento, que o conhecimento cientifico o mais aprofundado. Cada cincia tem um metodo diferente para estudar a realidade, as cincias tm limites, nunca possivel conhecer toda a realidade,introduz na sociedade transformaes irreversveis. A cincia traz muitos problemas para a sociedade, problemas estes que so de dificil resoluo

Das könnte Ihnen auch gefallen