Sie sind auf Seite 1von 16

A REVOLUO DE 1383-85

A REVOLUO DE 1383-85
Numa altura em que o reino atravessava dificuldades econmicas extremas determinadas pela crise da agricultura, pela Peste e pelas repetidas guerras com Castela, a morte de D. Fernando veio abrir uma nova crise, desta vez no plano poltico, que esteve na origem de grandes movimentos e transformaes sociais.

De acordo com o Tratado de Salvaterra de Magos, assinado com Castela, estabelecia-se uma nova paz entre os dois reinos consignada pelo casamento de D. Beatriz com D. Joo I de Castela. Aps a morte de D. Fernando, a Regncia do trono seria entregue a D. Leonor at que D. Beatriz fosse me. A esse filho ou filha seria, na idade devida, entregue o governo do reino de Portugal

No entanto, D. Fernando morreu, sem que do casamento de sua filha D. Beatriz com o rei de Castela resultasse um filho que ocupasse o trono de Portugal. E as perspectivas para que apontava o tratado de Salvaterra, no agradavam a grande parte da populao. Sobretudo ao Povo e Burguesia.

Dona Leonor de Teles

Com efeito, Dona Leonor sempre tinha sido vista como defensora dos grandes proprietrios, e as relaes amorosas que mantinha com o nobre galego Conde Andeiro, no eram do agrado da populao. Por outro lado, temia-se que a aclamao de Dona Beatriz, casada com o rei de Castela , fosse o primeiro passo para a perda da independncia do reino.
Dona Beatriz

Tornava-se assim necessrio encontrar um outro candidato. Algum que unisse a populao e garantisse a independncia do reino. A escolha recaiu na pessoa de D. Joo Mestre da Ordem Militar de Avis, filho bastardo de D. Pedro I e meio-irmo de D . Fernando, e por isso, um legtimo pretendente ao trono.
O Mestre de Avis aclamado pela populao de Lisboa

Foram, entretanto, muitos os tumultos populares que de norte a sul assolaram o reino, e cedo, Lisboa se tornou no centro da contestao aclamao de Dona Leonor como rainha.

E ao boato, propositadamente posto a circular pelos revoltosos, de que os apoiantes da rainha se preparavam para matar o Mestre, respondeu uma multido assaltando o Pao Real e matando, ao que parece com a ajuda do Mestre ,o odiado conde Andeiro.

Com dona Leonor em fuga para Castela, era preciso organizar a defesa face previsvel resposta de D. Joo de Castela na defesa dos seus prprios interesses e de sua mulher, D. Beatriz. D. Joo Mestre de Avis ento aclamado como regedor e defensor do reino. Da organizao e comando do exrcito portugus foi incumbido Nuno lvares Pereira, membro da ordem dos Hospitalrios, tornado, pressa nesses tempos conturbados, Condestvel do reino.( Chefe Militar)

A resposta do rei de Castela foi rpida. Invadindo Portugal pelo Alentejo, em 1384 ,cercou durante 4 meses a cidade de Lisboa, e s desistiu quando a Peste se instalou entre as suas tropas e recebeu a mensagem que sua mulher, D. Beatriz estava gravemente doente. Entretanto, no mesmo ano, D. Nuno lvares Pereira vence o exrcito castelhano na Batalha dos Atoleiros.

O CERCO DE LISBOA

NUNO LVARES PEREIRA

O golpe definitivo nas pretenses castelhanas ao trono portugus ser dado em Aljubarrota. A, um pequeno exrcito portugus, auxiliado por arqueiros ingleses, e utilizando processos militares inovadores num campo de batalha habilmente escolhido, conseguiu vencer um inimigo em nmero muito superior.

De facto: Os arcos disparavam, em relao s bestas, um nmero maior de setas. O campo de batalha minado por covas de lobo fez, por si s, grandes estragos na cavalaria castelhana. A famosa tctica do quadrado que abria a formao do exrcito portugus s tropas inimigas, para depois as destroar lateralmente, revelou-se de grande eficcia. Tudo isto explica, em parte, aquele que consideramos o nosso maior sucesso militar - a Batalha de Aljubarrota.

Afastada por algum tempo a ameaa castelhana, tratava-se, agora, de formalizar e de fazer aceitar pelos trs Estados do Reino Nobreza, Clero e Povo a candidatura a Rei de D. Joo, Mestre de Avis.

Com este fim, foram imediatamente convocadas, em 1385, as Cortes de Coimbra. A, se distinguiu, na defesa dos argumentos jurdicos e de interesse nacional em que assentava a candidatura do Mestre, um burgus lisboeta e homem de leis, Dr. Joo das Regras. O Mestre da Ordem Militar de Avis tornava-se no rei D. Joo I ( O de Boa Memria ) iniciando uma nova dinastia : A Dinastia de Avis

At ento tinham sido frequentes os conflitos entre nobres e reis, que degeneraram por vrias vezes em guerras civis. Mas, ao contrrio de outras guerras, como as que opuseram no sc. XIII, D. Afonso III a seu irmo D. Sancho II, ou as que tiveram D. Afonso IV (pai) e D. Pedro (filho) como opositores; a partir de 1385 com a vitria da pequena Aristocracia e da Burguesia, nada ficou como dantes.

Abriu-se rapidamente um perodo de ajuste de contas entre vencidos e vencedores. Entre patriotas e traidores. Neste processo, o grupo social mais beneficiado acedendo propriedade de terra, a ttulos nobilirios e a cargos da administrao pblica, foi a Burguesia. Ao poder econmico que, em parte, j detinha acrescentavase, agora, um prestgio e uma influncia nunca antes adquiridos.

ascenso da Burguesia e da nova Nobreza (de pequena tornada grande) correspondeu um declnio das principais famlias comprometidas com a causa de Castela. A confiscao dos seus bens em benefcio da Coroa permitiu acentuar a poltica de centralizao do poder real j ensaiada nos sculos anteriores.

Das könnte Ihnen auch gefallen