Sie sind auf Seite 1von 22

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA U.T.

Prof. Anderson Matos

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao hemodinmica o conjunto de aes, invasivas ou no invasivas, que possibilita a avaliao do paciente em estado crtico. Ela fornece parmetros para acompanhamento da evoluo diria dos pacientes e tomadas de deciso quanto s condutas teraputicas. indicada em perodo ps-operatrio de grandes cirurgias, estado de choque, sndrome da disfuno mltipla dos rgos, mltiplas leses traumticas, insuficincia respiratria, entre outros.
Monitor Multiparamtrico Consiste em equipamentos que rene vrias informaes, em valores numricos e registros grficos, relacionados aos parmetros vitais e outras medidas importantes, facilitando o acompanhamento da evoluo do paciente.

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica No Invasiva A monitorizao hemodinmica no invasiva vem aumentando nas unidades de cuidados crticos e centro cirrgico. O objetivo principal de utilizar a tcnica no invasiva reduzir as complicaes associadas s tcnicas de monitorizao hemodinmica invasiva. Assim, assegurando ao paciente a uma monitorizao eficaz, menos invasiva, prevenindo at mesmo uma infeco. A monitorizao hemodinmica no invasiva consiste em: Monitorizao Hemodinmica No Invasiva (Sinais Vitais)
Presso Arterial No Invasiva (PANI) Frequncia Cardaca (FC) Temperatura (T) Frequncia Respiratria (FR) Oximetria de Pulso (SPO2) Capnografia (CO2) Monitorizao Eletrocardiogrfica (ECG) ndice Bispectral (BIS)

Monitorizao Hemodinmica No Invasiva (Especfica)

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica No Invasiva
Presso Arterial No Invasiva (PANI): a verificao da Presso Arterial, atravs do mtodo escultatrio, com esfignomanometro e estetoscpio, ou atravs do mtodo automatizado. Frequncia Cardaca (FC): a verificao dos batimentos cardacos, representada pelo nmero de vezes que o corao bate por minuto. Temperatura (T): a mensurao da temperatura corporal atravs dos termmetros. Frequncia Respiratria (FR): mensurada atravs da observao da expanso torcica contando o nmero de inspiraes por um minuto. Oximetria de Pulso (SpO2): verificado atravs de um aparelho no invasivo que detecta a quantidade de oxi-hemoglobina no sangue arterial, ou seja, a quantidade de oxignio presente nas hemcias. Capnografia (CO2): Os capngrafos analisam e registram a presso parcial de CO2 durante o ciclo respiratrio por um sensor aplicado nas vias areas do paciente ou pela aspirao de uma amostra de ar nas vias areas processada por um sensor. Monitorizao Eletrocardiogrfica (ECG): o registro da atividade eltrica do corao. ndice Bispectral (BIS): um parmetro processado do Eletroencefalograma (EEG), especificamente desenvolvido para avaliar a resposta do paciente aos anestsicos e sedativos.

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica No Invasiva

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica No Invasiva
PARAMETROS HEMODINAMICOS NORMAIS - ADULTO
Presso Arterial Sistmica (PAS) Sistlica Diastlica Frequncia Cardaca (FC) Temperatura (T) 100 140 mm Hg 60 80 mmHg 70 100 mmHg 70 80 bpm Oral 37C, Axilar 0,6 mais Retal 0,6 mais alta

Frequncia Respiratria (FR)


Oximetria de Pulso (SpO2) Capnografia (CO2)

16 20 mrpm
95 100% 35 45 mmHg

ndice Bispectral (BIS)


Monitorizao Eletrocardiogrfica (ECG)
Onda P - coincide com a propagao da atividade eltrica nos trios e comeo de sua contrao. Complexo QRS - coincide com a propagao da atividade eltrica nos ventrculos e comeo de sua contrao. Onda T - coincide com a fase de recuperao dos ventrculos.

100 Consciente 80 -Sedao Moderada 60 Sedao Profunda 20 - Supresso de impulsos

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica No Invasiva

Assistncia de Enfermagem
Utilizar manguito de presso arterial adequado conforme circunferncia do membro do paciente, permitindo um valor exato na presso arterial. Em pacientes com monitorizao de presso por mtodo automatizado, deve-se estar atento programao do aparelho, pois pacientes instveis com uso de drogas vasoativas necessitam de mensurao da presso arterial a cada cinco minutos, j pacientes mais estveis necessitam de mensurao da presso arterial a cada quinze minutos. Pacientes estveis sem uso de drogas vasoativas podem ter mensurada a presso arterial a cada 60 minutos. fundamental o rodzio do manguito de presso arterial por mtodo automatizado. Devendo este ser realizado a cada quatro horas, evitando o garroteamento do membro. Ao encontrar alteraes repentinas no valor mensurado, fazer uma certificao desta medio, repetindo o processo. Em alguns casos h um erro do equipamento. Em qualquer mtodo utilizado para mensurar a presso arterial, se encontrado valores alterados devem ser comunicados ao mdico e/ou a enfermeira imediatamente.

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica No Invasiva

Assistncia de Enfermagem
A verificao do pulso deve ser realizada apenas pelo dedo indicador e mdio, no encostando o seu polegar no brao do paciente, pois o polegar o nico dedo que possui pulso, e isso pode interferir na contagem da frequncia de pulso do paciente. Em casos de PCR, ou instabilidade do quadro do paciente o pulso de escolha para verificao da frequncia o pulso carotdeo. O termmetro digital dever ser higienizado com lcool a 70% a cada uso. Ao verificar a frequncia respiratria, o paciente no deve perceber que est sendo observado evitando alterao do padro respiratrio. Pacientes com dispneia devem ser mantidos em posio Fowler. Em pacientes com monitorizao da saturao contnua deve-se realizar um rodzio do sensor de oxmetro a cada duas horas, evitando necrose da polpa digital do paciente. Na ausncia da saturao em pacientes estveis, deve-se avaliar primeiramente a perfuso do membro onde est localizado o sensor, ou deslocamento do mesmo. Caso no haja alterao, avaliar o paciente imediatamente. Alguns equipamentos necessitam de calibrao do capngrafo, antes da instalao na cnula traqueal do paciente, deve-se proceder conforme o fabricante. Realizar higiene do sensor com lcool a 70% a cada troca do equipamento por paciente.

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica No Invasiva

Assistncia de Enfermagem
Evitar obstruo do capilar do capngrafo por muco em condensao, com o tempo o valor CO2 diminui. Evitar a condensao de vapor de gua no circuito do ventilador, para que as leituras no sejam falsamente elevadas. O termmetro digital dever ser higienizado com lcool a 70% a cada uso. Pacientes em que o trax apresenta pele mida e oleosa devem ser higienizados com lcool a 70%, secando em seguida; para melhor fixao dos eletrodos e melhor conduo eltrica. Em pacientes com excesso de reas pilosas deve ser realizada tricotomia no local do eletrodo, para melhor adeso e remoo menos dolorosa dos eletrodos. Higiene da regio frontal com lcool 70% e secar com gaze limpa antes da colocao do eletrodo BIS. Troca do eletrodo a cada 24 horas. Ateno s possveis interferncias (equipamentos ou alterao do quadro clnico do paciente). Ateno ao valor do BIS e troca da soluo de sedao, para no causar interferncias no tratamento. Valores falsamente elevados podem ocorrer em funo do mau posicionamento ou m adeso dos eletrodos. Ao encontrar valores alterados comunicar imediatamente ao mdico e/ou o enfermeiro.

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica Invasiva
A monitorizao hemodinmica invasiva quando clnica e criteriosamente bem indicada fornece informaes qualitativas e quantitativas das presses intravasculares. Entretanto, devemos lembrar que a cateterizao de vasos est associada a complicaes e riscos inerentes de qualquer procedimento invasivo. Sendo assim, a assistncia de enfermagem de vital importncia na monitorizao hemodinmica invasiva, pois a equipe de enfermagem est envolvida desde o preparo do material e do paciente at a manuteno adequada desta monitorizao, bem como a preveno de complicaes.

Monitorizao Invasiva Neurolgica Presso Intracraniana (PIC)


Temperatura Cerebral Oximetria do Bulbo Jugular (SVJO2) Presso Arterial Mdia (PAM) Presso Venosa Central (PVC) Presso da Artria Pulmonar (PAP)

Monitorizao Invasiva Cardiolgica

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica Invasiva Neurolgica Presso Intracraniana (PIC): A PIC determinada pelos componentes dentro da calota craniana: Tecido cerebral (1400g) + sangue (75 ml) + LCR (75 ml). Temperatura Cerebral: mensurada por um sensor existente em um modelo de cateter de presso intracraniana, de fibra ptica e que para leitura necessita de monitor Camino. Oximetria do Bulbo Jugular (SVJO2): A monitorizao do Bulbo Jugular pode ser utilizada para determinar se existe ou no equilbrio entre a perfuso cerebral e o metabolismo cerebral indicando inclusive os seguintes estados de perfuso: Perfuso cerebral global, Igualdade entre o fluxo sanguneo cerebral e o metabolismo cerebral de oxignio. Hipoperfuso cerebral, Isquemia cerebral global e monitorizao dos efeitos das interveno teraputicas.

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica Invasiva - Neurolgica
PARAMETROS HEMODINAMICOS NORMAIS - ADULTO
Presso Intracraniana (PIC) Temperatura Cerebral
0 20 mmHg 36,5 C 37,5 C

Oximetria do Bulbo Jugular (SVJO2):

90 100 Morte Ceflica 60 75 Normal 50 60 Isquemia Leve 50 60 Isquemia Moderada 20 50 Isquemia Grave

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica Invasiva Neurolgica

Assistncia de Enfermagem
Orientar aos familiares a evitar dilogos emocionalmente carregados enquanto o paciente estiver em desmame da ventilao mecnica, evitando a elevao da PIC. Manter a cabeceira do paciente com alinhamento cefalo-podalico, pode se utilizar coxins para conseguir manter a posio. Fixar a pina de extenso do cateter no leito do paciente, realizando uma prega de segurana e evitando a trao deste cateter. Estar atento a temperatura apresentada no monitor, e relacionar com as manifestaes apresentada. Cuidado com a manipulao do cateter, no tracionar, dobrar, camplear, o cateter de fibra ptica. Nunca utilizar o cateter para administrao de medicamentos. Realizar a tricotomia antes da insero do cateter se necessrio. Comunicar a presena de sinais flogisticos na insero do cateter. Ao encontrar alteraes repentinas nos valor apresentados, comunicar imediatamente ao mdico e/ou o enfermeiro.

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica Invasiva Cardiolgica
Presso Arterial Mdia (PAM): um mtodo invasivo de mensurao da presso arterial. Atravs de um transdutor de presso possvel obter a medida da presso arterial mdia utilizando um cateter posicionado dentro dessa artria. Presso Venosa Central (PVC): A presso venosa central (PVC) ou presso do trio direito uma medida hemodinmica frequente na UTI. determinada pela interao entre o volume intravascular, funo do ventrculo direito, tnus vasomotor e presso intratorcica. Presso da Artria Pulmonar (PAP): A presso da artria pulmonar uma das variveis mais importantes em hemodinmica, principalmente pela medida da presso da artria pulmonar ocluda. O cateter da artria pulmonar fornece parmetros hemodinmicos para o diagnstico, no sendo, uma modalidade teraputica, para este procedimento utilizado o cateter de Swan Ganz. H vrios tipos de cateteres, o cateter simples apresenta quatro vias (lmen distal, lmen proximal, lmen termistor, lmen de enchimento do balo) ou cateter com sete vias (alm das quatro vias bsicas, possui lmen para mensurar dbito crdico contnuo, lmen para mensurar saturao venosa mista contnua, lmen para infuso de medicamentos).

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica Invasiva Cardiolgica

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica Invasiva Cardiolgica
PARAMETROS HEMODINAMICOS NORMAIS - ADULTO
Presso Arterial Mdia (PAM) Presso Venosa Central (PVC) Presso da Artria Pulmonar (PAP) Sistlica Diastlica Mdia
Presso do trio Direito (PAD) Presso do Ventrculo Direito (PVD) Sistlica Diastlica Presso de Artria Pulmonar Ocluda (POAP) ou Presso de Capilar Pulmonar (CAP 70 110 mmHg

4 e 10 cm de H20 3 a 7 mmHg 1mmHg iguala-se a 1,36 cm H2O 15 a 30 mmHg 4 a 12 mmHg 7 a 18 mmHg 2 a 8 mmHg

15 a 30 mmHg 2 a 8 mmHg 8 a 12 mmHg

Monitorizao Hemodinmica
Monitorizao Hemodinmica Invasiva Cardiolgica

Assistncia de Enfermagem
Posicionar os eletrodos para monitorizao eletrocardiogrfica; Deixar o paciente em posio de decbito dorsal; Montar sistema de pressurizao com heparina e soro fisiolgico (volumes determinados pelo mdico); Auxiliar na paramentao do mdico; Montar material para passagem do catter, Fornecer os materiais ao mdico; Aps o trmino da passagem do catter, assegurar-se de que no h bolhas de ar no sistema Realizar curativo no local da insero do catter conforme protocolo do CCIH. Providenciar radiografia para controles; Realizar as medidas hemodinmicas ao menos uma vez por planto, ou conforme as rotinas da instituio. Manter a soluo salina das presses (PAP e PVC) em bolsas pressurizadas a 300 mmHg. Observar, anotar e comunicar: sinais flogsticos, arritmias, dbito urinrio, balano hdrico, padro respiratrio. Evitar o tracionamento do cateter; como os cabos so pesados, deve-se fix-los no leito, evitando a trao, deslocamento e perda do cateter.

Anexos
Balo Intra Artico - BIA
um procedimento mdico invasivo, realizado em servio especializado (hemodinmica) para introduo de um cateter pela artria femoral chegando at a base da artria aorta (corao). um dispositivo composto de um cateter rgido contendo um balo e uma fonte geradora de presso capaz de insuflar e desinsuflar esse balo. O balo intra-artico funciona por contrapulsao. Quando o corao relaxa ele insufla e quando o corao contrai ele desinsufla. Tem por finalidade proporcionar uma diminuio do trabalho do msculo cardaco, principalmente do ventrculo esquerdo, melhorando a circulao das artrias coronrias, a contratilidade miocrdica e o debito cardaco.

Anexos
Balo Intra Artico - BIA
Assistncia de Enfermagem

Monitorizao das curvas de ECG e presso; Monitorizap da FC e perfuso perifrica; Troca de curativo do local de insero do balo, observando sinais flogisticos; Manter cabeceira abaixo de 30 graus Aliviar decbito, 15 graus, a cada 2 horas se o paciente estiver estvel, Evitar flexo da perna cateterizada; Controlar volume de gs hlio

Anexos
Marca - passo Teraputico
um dispositivo eletrnico que libera estmulos eltricos repetitivos ao msculo cardaco para controlar a frequncia cardaca, utilizado quando os marca-passos naturais do corao so incapazes de faze-lo. Estes equipamentos podem ser de uso temporrio ou permanente. O equipamento formado por um gerador de pulso, que contem o circuito e as baterias que geram o impulso eltrico por eletrodos que transmitem o impulso eltrico por eletrodos. Os sistemas podem ser temporrios, utilizados em situaes de emergncia, com o eletrodo introduzido por via transvenosa ou em procedimentos cirrgicos, quando o eletrodo introduzido diretamente no msculo cardaco durante o procedimento cirrgico.

Anexos
Marca - passo Teraputico
Assistncia de Enfermagem
Evitar atividades de impacto no local do implante. Qualquer participao da musculatura prxima do gerador pode causar interferncias. Orientar o paciente a no dormir do lado do implante do marca-passo no primeiro ms e evitar a mesma ao aps este perodo. Higienizar o local da inciso com gua e sabo, deixando-o limpo e seco. Geralmente no h necessidade do uso de coberturas aps a alta. Observar sinal de: tonteira, dor torcica, falta de ar, fadiga incomum e reteno de lquido.Estes sinais podem indicar o no funcionamento do marca-passo. Orientar o paciente a andar sempre com a carteira de portador de marca-passo. Orientar o paciente no passar nos dispositivos de detectores de metal em aeroportos e bancos. Estes dispositivos podem causar interferncias no marca-passo. Manter-se afastados 2 metros de distncia de forno de microondas em funcionamento por precauo. Manter telefone celular, sempre que ligado, a uma distncia superior a 15 cm do marca-passo e utiliz-lo no ouvido contralateral ao implante. No fazer ressonncia magntica.

Monitorizao Hemodinmica
Consideraes

As exigncias do mercado de trabalho em relao aos profissionais de sade e de enfermagem vo alm da habilidade em lidar com modernas tecnologias. O diferencial desse cuidado est vinculado humanizao, ou seja, tratar a pessoa dentro dos preceitos da tica, da legalidade e da moral. As mquinas so suportes do cuidado.

Das könnte Ihnen auch gefallen