Sie sind auf Seite 1von 70

COMPETNCIA TRIBUTRIA

CAPACIDADE TRIBUTRIA
O seminrio sobre os temas relacionados a "Competncia Tributria e Capacidade Tributria", onde ser abordado toda a sistemtica quanto a jurisprudncia, acrdos, leis deste enunciado.

LEI N 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966 CTN

TTULO II - COMPETNCIA TRIBUTRIA


Art. 6 A atribuio constitucional de competncia tributria compreende a competncia legislativa plena, ressalvadas as limitaes contidas na Constituio Federal, nas Constituies dos Estados e nas Leis Orgnicas do Distrito Federal e dos Municpios, e observado o disposto nesta Lei.

Pargrafo nico. Os tributos cuja receita seja distribuda, no todo ou em parte, a outras pessoas jurdicas de direito pblico pertencer competncia legislativa daquela a que tenham sido atribudos.

COMPETNCIA TRIBUTRIA
Art. 7 A competncia tributria indelegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra, nos termos do 3 do artigo 18 da Constituio. 1 A atribuio compreende as garantias e os privilgios processuais que competem pessoa jurdica de direito pblico que a conferir. 2 A atribuio pode ser revogada, a qualquer tempo, por ato unilateral da pessoa jurdica de direito pblico que a tenha conferido. 3 No constitui delegao de competncia o cometimento, a pessoas de direito privado, do encargo ou da funo de arrecadar tributos.

COMPETNCIA TRIBUTRIA
Art. 8 o no-exerccio da competncia tributria no a defere a pessoa jurdica de direito pblico diversa daquela a que a Constituio a tenha atribudo.

CONCEITO
Competncia tributria a possibilidade de criar, in abstrato,

tributos,

descrevendo,

legislativamente,

suas

hipteses

de

incidncia, seus sujeitos ativos, seus sujeitos passivos, suas bases de clculo e suas alquotas

Departamento de Direito Econmico, Financeiro e Tributrio

Professor Titular - Paulo de Barros Carvalho

Mestre em Direito Comercial (USP, 1969) Doutor em Direito (PUC, 1973) Livre-Docente em Direito Tributrio (PUC, 1981) Professor desde 1998 Professor Titular desde 1998

CONCEITO A competncia tributria a aptido que o ente poltico tem para criar leis relativas matria tributria, o poder-dever do ente (Unio, Estados, Distrito Federal Municpios) para instituir seus respectivos tributos e assim arrecadar suas receitas, esta determinao vem consagrada em nossa Constituio Federal e somente nela descrito qual competncia que cada ente possui, no havendo conflitos

EDUARDO SABBAG Advogado, Professor e Autor de Obras Jurdicas; Doutor em Direito Tributrio, pela PUC/SP; Doutorando em Lngua Portuguesa, pela PUC/SP; Mestre em Direito Pblico e Evoluo Social, pela UNESA/RJ; Professor de Direito Tributrio e de Lngua Portuguesa com exclusividade na Rede de Ensino LFG/Anhanguera; Coordenador e Professor do Curso de Ps-Graduao em Direito Tributrio, na Rede de Ensino LFG/Anhanguera; Site: www.professorsabbag.com.br.

CARACTERSTICAS DA COMPETNCIA TRIBUTRIA

PRIVATIVA
aquela competncia exclusiva de cada ente poltico. Cada um tem a sua competncia.

Competncia da Unio (Art. 153, C.F.): Impostos de exportao e importao (Inciso I e II); Impostos sobre grandes fortunas (Inciso VII); entre outros.
Competncia dos Estados e Distrito Federal (Art. 155, C.F.): IPVA (Inciso I, alnea 'c'); imposto de transmisso de causa mortis e doao (Inciso I, alnea 'a'), ICMS (Inciso II); entre outros. Competncia dos Municpios (Art. 156, C.F.): Imposto de propriedade predial e territorial urbana (Inciso I); Imposto de transmisso inter vivos (Inciso II); entre outros.

FACULTATIVA
Os entes polticos no so obrigados a instituir aquele tributo. Caber quele ente poltico decidir se criar o tributo ou no. Exemplos: Taxa de lixo; Imposto sobre grandes fortunas.

INDELEGVEL
A competncia tributria no pode ser transferida para outro ente poltico criar.
Entretanto, a capacidade tributria ativa poder ser delegada.

INCADUCVEL
imprescritvel, ou seja, no existe prazo para o ente poltico criar aquele tributo. Sendo assim, poder criar a qualquer momento. Exemplo: Taxa de lixo e Imposto sobre grandes fortunas.

IRRENUNCIVEL
A competncia tributria no pode ser renunciada pelo ente poltico, embora seja facultativa.

INALTERVEL
A competncia tributria no pode ser alterada pelos entes polticos, tendo em vista que est expressa constitucionalmente.

QUESTO - FLVIO
(OAB 2013.1) A Unio criou um novo imposto no previsto na CRFB mediante lei complementar sobre a propriedade de veculos de duas rodas no motorizados, que adota fato gerador e base de clculo diferente dos demais discriminados na Constituio. Nessa situao, a Unio ter feito uso de competncia: A) COMUM B) RESIDUAL. C) CUMULATIVA D) EXTRAORDINRIA

Competncia Tributria
Poder

Capacidade Tributria
Poder

para criar tributos C.F Indelegvel Inaltervel Irrenuncivel Incaducabilidade

para cobrana, arrecadao e administrao Lei Ordinria Delegvel Parafiscalidade

CAPACIDADE ATIVA E PASSIVA

CAPACIDADE TRIBUTRIA
Sujeito ativo do tributo a pessoa que tem capacidade tributria ativa (direito subjetivo de cobrar o tributo). o titular do crdito tributrio (credor do tributo).

DELEGAO DA CAPACIDADE TRIBUTRIA


ATIVA
A capacidade tributria ativa delegvel por meio de lei terceira pessoa que poder arrecadar o tributo em nome e por conta da pessoa poltica tributante ou poder arrecad-lo para implemento de suas atividades. Diferese da competncia tributria, que indelegvel at mesmo por meio de lei.
Segundo o artigo 119 do Cdigo Tributrio Nacional, o sujeito ativo da obrigao jurdica tributria a pessoa jurdica de direito pblico titular de competncia para exigir o seu cumprimento. Roque Carrazza afirma que este artigo inconstitucional, pois no pode trazer tal limitao, assim, terceira pessoa tambm pode ser sujeito ativo do tributo atravs de delegao da capacidade tributria ativa.

SUJEIO ATIVA AUXILIAR


Na sujeio ativa auxiliar a terceira pessoa arrecada o tributo por conta e em nome da pessoa poltica. O sujeito ativo auxiliar mero agente arrecadador do tributo e pode vir a receber uma porcentagem sobre a arrecadao. Ex: ICMS sobre os servios de telefonia e ICMS sobre energia eltrica.

PARAFISCALIDADE
Na parafiscalidade, terceira pessoa arrecada o tributo para si. o fenmeno pelo qual a pessoa poltica tributante delega a capacidade tributria ativa, por meio de lei terceira pessoa, a qual por vontade dessa mesma lei passa a dispor do produto da arrecadao. Parafiscalidade no se confunde com extrafiscalidade, que o emprego dos meios tributrios para fins no-fiscais, induzindo os possveis contribuintes a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Ex: Elevao das alquotas dos impostos de menor essencialidade; Zona Franca e etc.

EXEMPLOS DE INSTITUIES

PARAFISCAIS

Pessoas Polticas. Autarquias. Ex: INSS em relao s contribuies sociais para a Seguridade social. Fundaes Pblicas (Fundaes constitudas e mantidas pelo Poder Pblico). Paraestatais: So pessoas jurdicas de direito privado que caminham paralelamente ao Estado na busca do bem comum. Ex: SESI; SENAI; SEBRAI; SESC; SENAC; Sindicatos; OAB. Pessoas Fsicas que desempenham funes pblicas. Ex: Tabelio a pessoa fsica que pratica atos notariais, remunerando-se por meio de custas e emolumentos.

NO PODEM SER ALVO DA PARAFISCALIDADE


Empresas comerciais e indstrias: No podem ser alvo da parafiscalidade, pois perseguem o lucro e tal delegao ofenderia o princpio da igualdade e da destinao do dinheiro pblico. Entenderia o principio da igualdade, pois as pessoas que esto na mesma situao econmica devem ser tratadas igualmente. E ofenderia tambm o princpio da destinao do dinheiro pblico, pois o produto arrecadado seria utilizado para fins privados e no para a coletividade. Empresas pblicas e Sociedades de economia mista: No podem ser alvo da parafiscalidade, pois se sujeitam ao regime das empresas privadas.

QUESTO JOO CARLOS (1)


Sobre competncia tributria e capacidade tributria ativa, correto afirmar: a) A competncia tributria delegvel por lei. b) A capacidade tributria ativa indica o sujeito ativo da obrigao tributria principal. c) O Cdigo Tributrio Nacional fixa as competncias tributrias. d) A capacidade tributria ativa exclusiva do ente poltico definido na Constituio Federal. e) Somente o ente poltico competente para instituir o tributo pode ser titular da capacidade tributria ativa.

QUESTO JOO CARLOS (2)

Resoluo: Letra A) Incorreta. A competncia tributria delegvel INDELEGVEL por lei. Letra B) Correta. Letra C) Incorreta. Quem Fixa a CF Letra D) Incorreta. A capacidade tributria ativa COMPETNCIA TRIBUTRIA exclusiva do ente poltico definido na Constituio Federal. Letra E) Incorreta. Um exemplo o ITR. A capacidade tributria ativa pode ser delegada aos municpios.

CAPACIDADE TRIBUTRIA PASSIVA


Sujeito passivo do tributo Sujeito passivo da obrigao jurdica tributria a pessoa que tem capacidade tributria passiva (dever jurdico de pagar o tributo). o devedor do tributo. a pessoa obrigada ao pagamento do tributo ou da penalidade pecuniria (art. 121 do CTN). A capacidade tributria passiva independe: I - da capacidade civil das pessoas naturais; II - de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privao ou limitao do exerccio de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administrao direta de seus bens ou negcios; III - de estar a pessoa jurdica regularmente constituda, bastando que configure uma unidade econmica ou profissional (art. 126, I, II e III do CTN). A capacidade tributria passiva independente, pois o tributo uma obrigao que decorre da lei.

SUJEITO PASSIVO DO TRIBUTO


Sujeito passivo da obrigao jurdica tributria a pessoa que tem capacidade tributria passiva (dever jurdico de pagar o tributo). o devedor do tributo. a pessoa obrigada ao pagamento do tributo ou da penalidade pecuniria (art. 121 do CTN).

A capacidade tributria passiva independe: I - da capacidade civil das pessoas naturais; II - de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privao ou limitao do exerccio de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administrao direta de seus bens ou negcios; III - de estar a pessoa jurdica regularmente constituda, bastando que configure uma unidade econmica ou profissional (art. 126, I, II e III do CTN). A capacidade tributria passiva independente, pois o tributo uma obrigao que decorre da lei.

PODEM SER SUJEITOS PASSIVOS DO TRIBUTO

Pessoas Polticas, Autarquias, Fundaes Pblicas (Fundaes constitudas e mantidas pelo Poder Pblico): Embora possam ser sujeito passivo do tributo, no tem capacidade tributria passiva plena, pois so imunes a impostos. No so imunes s taxas e contribuies de melhoria.

Empresas privadas (comerciais, produtoras e industriais) e particulares (pessoas fsicas): Tm capacidade tributria passiva plena.
Empresas Pblicas e Sociedade de economia mista: Tm capacidade tributria passiva plena, pois se sujeitam ao mesmo regime jurdico das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes tributrias (art. 173, 1, II da CF). No podem gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado (art. 173 2 da CF).

DIFERENA ENTRE CONTRIBUINTE DE FATO E


DE DIREITO
Contribuinte de direito: a pessoa realizou o fato imponvel, isto , que ocupa o plo passivo da obrigao jurdica tributria. Ex: No ICMS, o comerciante. Contribuinte de fato: a pessoa que ao final suporta a carga econmica do tributo. Ex: No ICMS, o consumidor final. Contribuinte de direito relevante para o direito tributrio.

Muitas vezes, o contribuinte de fato e de direito podem estar numa nica pessoa.
Ex: Imposto de renda.

ESPCIES DE SUJEITO PASSIVO


Sujeito passivo direto ou contribuinte: Contribuinte o realizador do fato imponvel (art. 121, pargrafo nico, I do CTN). Paga o tributo a ttulo prprio e o seu patrimnio, desde o primeiro momento, suporta a carga fiscal. Sujeito passivo indireto ou responsvel: Responsvel no o realizador do fato imponvel (art. 121, pargrafo nico, II do CTN). Paga o tributo alheio em nome do contribuinte, em decorrncia de disposio expressa de lei.

CLASSIFICAO DA COMPETNCIA TRIBUTRIA


Pessoas que detm competncia tributria Somente as pessoas polticas (Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios) detm a competncia tributria, pois s estas tm poder legislativo (fazer leis). A classificao abaixo no unnime entre os doutrinadores..

COMPETNCIA PRIVATIVA OU EXCLUSIVA


Refere-se aos impostos. O direito tributrio no difere entre competncia privativa e exclusiva. Tambm podemos dizer que a Unio tem competncia privativa para instituir emprstimos compulsrios.

COMPETNCIA COMUM
Refere-se s taxas e contribuio de melhoria. H autores que sustentam que tal competncia privativa, visto que todas as pessoas polticas podem criar taxas e contribuies de melhoria, desde que no as mesmas. Exemplo: taxas de contribuio de melhoria.

COMPETNCIA RESIDUAL
A Unio poder instituir, por meio de lei complementar, outros impostos, desde que nocumulativos e no que tenham fato gerador ou base de clculo prpria dos impostos descriminados na Constituio (art. 154, I da CF). A Unio poder instituir, por meio de lei complementar, outras contribuies sociais, visando a expandir a seguridade social, observado o art. 154, I da CF (art. 195, 4 da CF). Exemplo: Seguridade social.

COMPETNCIA ESPECIAL OU
EXTRAORDINRIA A Unio poder instituir imposto extraordinrio ou de guerra, compreendidos ou no em sua competncia (art. 154, II da CF). Estes so institudos por lei ordinria.

Exemplo: Competncia Especial: Emprstimos compulsrios. Exemplo: Competncia Extraordinria: Imposto de Guerra. (IEG)

COMPETNCIA CUMULATIVA
Compete a Unio, em territrio Federal, os impostos estaduais e, se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente, os impostos municipais (art. 147 da CF).
Compete ao Distrito Federal os impostos estaduais e municipais (art. 32 da CF). Exemplo: As taxas e as contribuies de melhorias.

ACRDO MARIA (1)


RELATRIO Trata-se de conflito negativo de competncia suscitado pelo Juzo da 4 Vara Federal de Sergipe (Aracaju), com fulcro no art. 118, I, e, da Constituio Federal, nos autos da execuo de ttulo extrajudicial, perante o Juzo da 1 Vara Federal de Sergipe (Aracaju). O cerne deste conflito diz respeito a uma ao de execuo proposta pela Unio em face da Prefeitura Municipal de Santo Amaro das Brotas SE, visando o recebimento de valores constantes do acrdo prolatado pelo Tribunal de Contas, que, segundo o art. 71, 3 da CF, possui eficcia de ttulo executivo. Alm do mais, importa ressaltar, que o dbito no est inscrito na dvida ativa.

ACRDO (2)
VOTO

EMENTA: Conflito Negativo de Competncia. Acrdo do Tribunal de Contas da Unio. Execuo fundada em ttulo executivo extrajudicial. Ausncia de inscrio do crdito na dvida ativa. Art. 71, 3 da CF. Impossibilidade de execuo do acrdo conforme o rito da Lei das Execues Fiscais. Aplicabilidade das disposies estabelecidas pelo art. 652 e seguintes do CPC. Competncia da Vara Comum, do Juzo Suscitado. O art. 71 da Constituio Federal determina que o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, e em seu pargrafo 3 dispe que as decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. Depreende-se que, neste Conflito de Competncia, a deciso do Tribunal de Contas, sem haver inscrio na dvida ativa, no poder ser executada com base na Lei de Execues Fiscais e sim conforme o rito expresso pelo art. 652 e seguintes do CPC.

LIMITAO DO PODER DE TRIBUTAR


O poder de tributar dos entes polticos da federao brasileira (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) est consagrado e delineado na Constituio Federal. Referido poder no ilimitado e deve ser conformado aos diversos valores e princpios inerentes ao nosso.

PRINCPIOS TRIBUTRIOS CONSTITUCIONAIS

Os Princpios Tributrios Constitucionais so ordenamento, inclusive, aos direitos e garantias fundamentais. a base de todo o Sistema Tributrio Nacional, sendo por isso de extrema relevncia. No pode haver norma que contrarie os mesmos, sob pena da mesma no produzir qualquer efeito no mundo jurdico.

A - PRINCPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA (ART. 145, 1, DA CF)


Este princpio encerra a idia de que o contribuinte deve contribuir para o Estado de acordo com sua capacidade. A no-observncia do mesmo poder ocasionar um tributo com efeito confiscatrio, ou ainda, um tributo cuja carga tributria atinja a parte da renda necessria manuteno bsica (mnimo existencial) do contribuinte, ambas hipteses vedadas pela CF.

B - PRINCPIO DA LEGALIDADE TRIBUTRIA (ART. 150, INCISO I, DA CF)


Segundo este princpio, o Estado no pode instituir ou majorar tributo sem lei que assim determine. As "excees" ao referido princpio encontram-se no pargrafo 1 do artigo 153 da CF, que faculta ao Poder Executivo alterar as alquotas do II, IE, IPI e IOF, tendo em vista a inegvel caracterstica extrafiscal destes impostos.

C - PRINCPIO DA IGUALDADE TRIBUTRIA (ART. 150, INCISO II, DA CF)

Decorrente do Princpio Geral de Direito segundo o qual todos so iguais perante a lei. Refere-se a uma "igualdade material", ou seja, para que se realize na prtica a igualdade deve-se tratar os iguais igualmente e os desiguais desigualmente, na proporo de sua desigualdade.

D - PRINCPIO DA IRRETROATIVIDADE DA LEI (ART. 150, INCISO III, "A", DA CF)

Tal princpio visa essencialmente preservar o valor segurana jurdica. Segundo o mesmo, vedado aos entes tributantes cobrar tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado. Conclui-se, ento, que rege a relao jurdico-tributria da lei vigente no momento da concretizao do fato gerador.

E - PRINCPIO DA ANTERIORIDADE DA LEI (ART. 150, INCISO III, "B", DA CF)


Princpio em razo do qual vedado, a qualquer dos entes polticos cobrar tributo no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que o instituiu ou aumentou. Deve ser observado, ainda, que o tributo no poder ser cobrado antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que o instituiu ou aumentou.

Essa disposio tem como funo preservar a garantia de que o contribuinte no seja surpreendido pelo Fisco, principalmente com relao s leis publicadas no final do anocalendrio (31 de dezembro).
Existem excees expressas na Constituio, ao Princpio da Anterioridade, quais sejam: II, IE, IPI, IOF, Emprstimo Compulsrio, Imposto Extraordinrio por Motivo de Guerra e as Contribuies Sociais destinadas ao Financiamento da Seguridade Social.

F - PRINCPIO DO NO-CONFISCO (ART. 150, INCISO IV, DA CF)

De acordo com este princpio, no podem ser cobrados tributos cuja onerosidade suplante a capacidade contributiva dos contribuintes, sob pena de configurar confisco, que traduz o ato do Fisco de apoderar-se do patrimnio do contribuinte indevidamente.

G - PRINCPIO DA NO-LIMITAO AO TRFEGO (ART. 150, INCISO V, DA CF)

Este princpio veda a utilizao de tributo que represente barreira ao trfego intermunicipal ou interestadual de pessoas ou bens, ressalvado o pedgio, previsto constitucionalmente, cuja finalidade a de atender ao custo de construo, conservao e melhoramento das vias de transporte.

H - PRINCPIO DA ESPECIFICIDADE DA LEI CONCESSIVA DE BENEFCIO FISCAL (ART. 150, PARGRAFO 6, DA CF)
Este princpio determina que qualquer benefcio fiscal somente poder ser concedido atravs de dois meios: 1) lei especfica para a concesso do benefcio ou 2) lei que trata do tributo em relao ao qual se d o benefcio.
Este princpio tem por objetivo tornar mais transparente o trabalho do Poder Legislativo, evitando que artigos concessivos de benefcios fiscais sejam casuisticamente inseridos em leis que em nada tem a ver com tributao, evitando, desta forma, o favorecimento de um nmero restrito de pessoas.

I - PRINCPIO DA UNIFORMIDADE TRIBUTRIA (ART. 151, INCISO I, DA CF)


Este princpio veda Unio instituir tributo que no seja uniforme em todo o territrio nacional ou que implique distino, do ponto de vista tributrio, entre as unidades federadas, beneficiando umas em detrimento de outras. Consagra a idia de que as unidades federadas devem conviver harmonicamente, princpio que representa a base do federalismo.
Cabe ressaltar que a prpria Constituio, no artigo que consagra este princpio, admite a concesso de incentivos fiscais destinados a promover o equilbrio do desenvolvimento scio-econmico entre as diferentes regies do Pas.

J - PRINCPIO DA VEDAO DE DIFERENCIAO TRIBUTRIA PELOS MUNICPIOS (ART. 152, DA CF)


Objetiva evitar que as entidades federadas estabeleam diferenas fiscais em razo da procedncia ou do destino de bens ou servios para beneficiar ou prejudicar outra entidade federada. Em ltima anlise, evita que as unidades mais fortes da Federao passem a dominar, atravs de diferenciao tributria, as demais, abalando a harmonia do pacto federativo.

IMUNIDADES
A imunidade tributria pode ser definida como a qualidade da situao que no pode ser atingida pelo tributo, em razo de norma constitucional que, a vista dessa situao, deixou-a de fora do campo sobre que autorizada a instituio do tributo. Observa-se na imunidade a preponderncia de um valor ou interesse social. Aqui simplesmente no existe competncia tributria, no se podendo falar em supresso ou cerceamento desta competncia.

Sabbag p.291 manual do direito tributario, 2013.

IMUNIDADES DE TEMPLOS RELIGIOSOS


Art.150, VII, b, do CTN e o art. 5, VI, VII e VIII, CF. Liberdade Religiosa Casos peculiares: - Caseiro - Estacionamento - Vrios imveis - Produtos vendidos na Igreja - Hiptese de Locao

PARTIDOS POLTICOS
Art. 150, VI, c, da CF.
Imunidade tributria aos partidos polticos, caso no haja, fere os Princpios Democrticos de Direito.

SINDICATOS
Art. 7, CF: Incentivar a criao de sindicatos dos trabalhadores, pois eles so o elo mais fraco da relao trabalhista.

INSTITUIES DE ENSINO
Ensino a transmisso de conhecimento ou de informaes teis a educao.
Impede a instituio de impostos sobre o patrimnio, a renda ou os servios destas instituies, devido ao inegvel carter social das atividades por elas realizadas.

ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS


Auxiliam o estado no atendimento dos direitos sociais tais como a sade, a segurana, a maternidade, o trabalho, a moradia e etc.
Impede a instituio de impostos sobre o patrimnio, a renda ou os servios destas instituies, devido ao inegvel carter social das atividades por elas realizadas.

LIVROS, JORNAIS, PERIDICOS E PAPEL DESTINADO A SUA IMPRESSO


Busca proteger a educao, informao, cultura e a liberdade de expresso. Livros a produo editorial que tenha contedo educacional, cultural e de informao. Os jornais possuem imunidade, salvo os folhetos de propaganda avulso. Peridico qualquer publicao que no seja diria.

POIS BEM AGORA VEJAMOS NA PRTICA

JURISPRUDNCIA COMPETNCIA TRIBUTRIA RESP 1.333.801/MG - STJ

I - O Supremo Tribunal Federal, sob o ngulo da repercusso geral, entendeu que compete exclusivamente Unio a instituio de contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais e econmicas, contemplando apenas duas excees, contidas no arts. 149, 1, e 149-A da Constituio Federal. Na oportunidade, o Supremo Tribunal Federal reconheceu ter natureza tributria a contribuio previdenciria sobre a sade instituda pelo art. 85 da Lei Complementar 64/2002, do Estado de Minas Gerais, haja vista, principalmente, a compulsoriedade de sua cobrana.

ACRDO N: 002/2005 - EMENTA


I Cerceamento ao direito de defesa. No h de se falar em cerceamento ao direito de defesa, quando assegurado ao sujeito passivo as condies que lhe possibilitem trazer ao processo todos os elementos para o exerccio da ampla defesa e do contraditrio. EMENTA: Levantamento Financeiro. Verificada, no curso processual, a aposio de valores no levantamento, em discordncia com a documentao carreada aos autos, no ensejando a omisso de sadas de mercadorias narrada no auto de infrao. Lanamento improcedente, por deciso unnime. DECISO: Vistos, analisados e discutidos os presentes autos, decidiu o Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais, no mrito, por unanimidade de votos, conhecer do recurso e negar-lhe provimento para, confirmando a deciso singular, julgar improcedente o auto de infrao n. 32105. O Sr. Joo Campos de Abreu fez sustentao oral pela Fazenda Pblica. Participaram da sesso de julgamento os Conselheiros Rbio Moreira, Delma Odete Ribeiro, Kellen Apolinrio de Arruda e Valterlins Ferreira Miranda. Presidiu a sesso de julgamento do dia 31 de janeiro de 2005, o Conselheiro Gilmar Arruda Dias.

QUESTES

1) A imunidade tributria desobriga o sujeito passivo:


a)das obrigaes principais, nos termos da Constituio Federal;; b)das obrigaes acessrias, nos termos da legislao; c)tanto das acessrias; obrigaes principais quanto das

d)a imunidade no desobriga o contribuinte nem das obrigaes principais e nem das acessrias.

RESUMO

CONCLUSO
De todo o exposto, considerando que a tributao visa consecuo de "recursos para que o Estado possa pagar as despesas necessrias realizao das suas finalidades, pode-se asseverar que a COMPETNCIA TRIBUTRIA s atribuda s pessoas jurdicas de direito pblico como a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, uma vez que os tributos devem ser destinados, exclusivamente, para fins pblicos e nunca particulares.
(DECOMAIN, Pedro Roberto. Anotaes ao cdigo tributrio nacional. So Paulo: Saraiva, 2000, p. 18.)

COMPONENTES

NGELA BEZERRA DA SILVA SIBUYA

FLVIO DA SILVA FARIA

FRANKLIN LEAL GUILHERME JOO CARLOS PURETACHI

MARIA DE FTIMA DE SOUZA

RENAN PALADINO PREBIANCHI

DIREITO TRIBUTRIO II
Queremos agradecer hoje e sempre por toda a ateno dada e pelas suas grandes aulas que jamais sero esquecidas! Obrigado professor!

DIREITO TRIBUTRIO II
Agradeo ao Grupo na construo do trabalho e a nossa jornada acadmica e ao Professor JONATAS FRANCISCO CHAVES Ano de 201 3 6. Semestre BOA SORTE A TODOS!

A TURMA B AGRADECE POR TUDO!

OBRIGADO PROFESSOR JONATAS!

Das könnte Ihnen auch gefallen