Sie sind auf Seite 1von 20

Prof. Dr.

Marcelo Saturnino da Silva

mile Durkheim 1858 - 1917

Contexto Histrico
Uma poca caracterizada por vrios processos revolucionrios:
Revoluo Francesa 1789; Imprio Napolenico (1804-1815) Busca de expanso dos ideais revolucionrios franceses; 1830 Revoluo Liberal: derrubada de Carlos X 1848 Primavera dos povos: Conjunto de movimentos revolucionrios Defesa dos ideais liberais; 1871 Comuna de Paris.

Influncias Positivismo Comte;


Evolucionismo Darwin, Spencer; Conservadorismo Burke; Idealismo - Kant

SOCIEDADE X INDIVDUOS

Ouvindo o autor:
A experincia demonstra de mil maneiras que uma combinao de elementos apresenta caractersticas distintas daquelas presentes nos elementos isolados. Portanto, a combinao constitui algo de novo em relao s partes que a compem; Porque os homens vivem em conjunto, no isolados, as conscincias morais agem umas sobre as outras, e, em virtude das relaes que surgem assim, so produzidas ideias e sentimentos que jamais poderiam ser produzidas pelas conscincias isoladas.
Durkheim, E. A educao moral. Petrpolis: Vozes, 2008.

Objeto da Sociologia:
Fatos Sociais:
Conceito: Toda maneira de agir, fixa ou no, capaz de exercer sobre o indivduo uma coero exterior, ou ainda, que geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existncia prpria, independente das suas manifestaes individuais Caractersticas:
Exterioridade; Coercibilidade; Generalidade.

Regras para o estudo dos fatos sociais:

Considerar os fatos sociais como coisas:


Afastar sistematicamente todas as pr-noes; Tomar sempre como objeto de investigao um grupo de fenmenos previamente definidos por certas caractersticas exteriores que lhe sejam comuns, e incluir na mesma investigao todos os que correspondem a esta definio; Considerar os fatos sob um ngulo em que eles se apresentam isolados de suas manifestaes individuais.

Classificao dos Fatos Sociais

NORMAL x PATOLGICO:
Um fato social normal para um tipo social determinado, considerado numa fase determinada de desenvolvimento, quando se produz na mdia das sociedades desta espcie, consideradas numa fase correspondente de desenvolvimento.

Solidariedade Mecnica

Teoria da Modernidade:

Solidariedade Orgnica

O Suicdio

Teoria Sociolgica da Religio


Distino da realidade em duas esfera:
Sagrada; Profana

Dois Aspectos:
Cognitivos = Crenas; Material = Ritos Ritos:
Negativos; Positivos; Expiao

Cont...
A religio como um fato social; A quem adoramos quando adoramos a Deus? Uma teoria Sociolgica do Conhecimento

Durkheim e a Educao

INDVIDUO

SER SOCIAL

EDUCAO

Definio de Educao:

Ao exercida, pelas geraes adultas, sobre as geraes que no se encontrem ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criana, certo nmero de estados fsicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade poltica, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criana, particularmente, se destine (Educao e Sociedade. p. 41).

Funo do Estado
No monopolizar a educao; Intervir na educao: autorizando, normatizando e fiscalizando as escolas privadas; Estabelecer o ncleo comum do currculo, enquanto expresso dos princpios que so comuns a todos os membros de uma determinada sociedade.

Escutando o autor: A escola no pode ser propriedade de um partido; e o


mestre faltar aos seus deveres quando empregue a autoridade de que dispe para atrair seus alunos a rotina de seus preconceitos pessoais, por mais justificados que eles lhe paream. Mas, a despeito de todas as dissidncias, h na base de nossa civilizao certo nmero de princpios que, implcita ou explicitamente, so comuns a todos, ou pelo menos que bem poucos ousam negar em s conscincia. (... ) funo do Estado proteger esses princpios essenciais, faz-los ensinar as crianas em suas escolas, velar porque no fiquem ignorados pelas crianas de parte alguma; zelar pelo respeito que lhe devemos. (Educao e Sociologia, p. 49).

A educao enquanto trabalho de autoridade:

A autoridade moral como qualidade essencial do educador; Duas condies:


O sentimento de confiana e a vontade; O sentimento da prpria autoridade.
Origem da autoridade do professor:
O professor como o rgo de uma grande autoridade moral: a sociedade.

REFERNCIAS:
Textos bsicos:
DURKHEIM. E. Educao e sociologia. Rio de Janeiro, Vozes, 2011. SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clssica: Marx, Durkheim e Weber. Petrpolis, Vozes, 2009

Textos complementares
DURKHEIM, mile, 1858-1917. Da diviso do trabalho social. 3 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2008 ___________. As regras do mtodo sociolgico. So Paulo: Martin Claret, 2007; __________. O suicdio. So Paulo: Martins Fontes, 2004; MARTINS, Carlos Benedito. O que sociologia. So Paulo: Brasiliense, 2006;

Das könnte Ihnen auch gefallen