Sie sind auf Seite 1von 21

Modulo Ergonomia

Joana Meixedo

Organizao Mundial de Sade


A ergonomia uma cincia que visa o mximo rendimento, reduzindo os riscos do erro humano ao mnimo, ao mesmo tempo que trata de diminuir, dentro do possvel, os perigos para o trabalhador. Estas funes so realizadas com a ajuda de mtodos cientficos e tendo em conta, simultaneamente, as possibilidades e as limitaes humanas devido anatomia, fisiologia e psicologia.
2

Organizao Internacional do Trabalho (OIT)


A ergonomia consiste na aplicao das cincias biolgicas do homem em conjunto com as cincias de engenharia, para alcanar a adaptao do homem com o seu trabalho medindo-se os seus efeitos em torno da eficincia e do bem estar para o homem.

A Ergonomia engloba um sistema complexo composto por componentes que interagem entre si. O centro desse sistema o HOMEM (educao, motivao e dados antropomtricos) que interage com a TAREFA (analise da postura, aplicao de foras, mtodos de trabalho e movimentos de flexo e toro), com os INSTRUMENTOS ( peso, tamanho e localizao) e com o P OSTO TRABALHO (espao de trabalho, altura da superfcie de trabalho e mobilirio). A envolver este sistema temos os fatores fsicos: ruido, iluminao, temperatura, vibraes e qualidade do ar.
4

As condies de trabalho do pessoal de Enfermagem tm sido crescentemente denunciadas no mundo inteiro. O assunto reveste-se de tanta importncia que se tornou centro das atenes da Organizao Internacional da Trabalho (OIT, 1997), refletidas no Conveno 149, e na recomendao 157, sobre emprego e condies de trabalho e de vida do pessoal de Enfermagem.

Os fatores de risco ergonmicos relacionados com a atividade profissional de Enfermagem so:


o transporte e movimentao de pacientes; manuteno de posturas inadequadas e estticas; movimentos frequentes de flexo e toro da coluna vertebral, os fatores ergonmicos inadequados de mobilirios e equipamentos utilizados nas atividades quotidianas da enfermagem.

Existem determinados aspetos ergonmicos do ambiente de trabalho como por exemplo os espao de trabalho, altura da superfcie de trabalho, limites de alcance, movimentao de doentes e equipamentos que so bastante relevantes no que diz respeito s atividades ocupacionais de enfermagem.

O espao fsico restrito limita os movimentos interferindo na movimentao, transporte e manipulao dos pacientes. A disposio das camas no quarto, a inexistncia de distncias adequadas entre estas e o excesso de mobilirio contribuem para dificultar os procedimentos. Outro exemplo a existncia de casas de banho com espao fsico reduzido o que dificulta a movimentao de cadeiras de rodas, quando necessrio. Estes fatores tornam o trabalho mais difcil e levam a posturas foradas e inadequadas.
8

A inadequao da altura das superfcies de trabalho induz o trabalhador a curvar a sua coluna vertebral ao preparar medicamentos, elaborar relatrios ou higienizar/pegar em materiais, predispondo o aparecimento de lombalgias e leses oste-musculares Todas as superfcies de trabalho, como por exemplo bancadas com alturas muito baixas, que impem uma postura inadequada, so um fator de risco para o enfermeiro. Por esse motivo, a altura das bancadas uma pea chave no planeamento dos locais de trabalho.
Fig. 1: Bancada de trabalho com altura inadequada Fig. 2: Colocar alternadamente os ps num banco

Fig.3: Bancada de trabalho com a altura adequada

O estiramento da coluna muito frequente quando se colocam ou retiram objetos das partes mais altas dos armrios. O estiramento consiste na ampliao de um segmento da coluna s custas da musculatura que pode causar danos quando realizado com frequncia. Esse movimento torna-se mais grave quando as pessoas levantam ou retiram objetos acima do ombro.

Fig. 4: armrio em altura elevada

10

Durante a execuo das suas atividades ocupacionais, os enfermeiros frequentemente tm que por ou retirar objetos (soros, roupas, monitores, caixas de instrumentos etc.) de alturas elevadas. Para evitar esse problema, aconselhvel a realizao de um planeamento para o armazenamento de materiais em armrios e a utilizao de uma escadinha.

Fig. 5: armazenar objetos pesados altura da cintura

Fig. 6: utilizar uma escada

11

Ainda dentro deste contexto, os enfermeiros tambm necessitam muitas vezes de retirar material necessrio ao seu trabalho de locais mais baixos dos armrios. Estes movimentos tambm comportam riscos uma vez que desaconselhvel forar em demasia a flexo das articulaes da coluna, quando se inclina o tronco mantendo os membros inferiores esticados

Fig. 7: postura incorreta

Fig. 8: baixar com as costas retas e joelhos fletidos

12

Os procedimentos que envolvem a movimentao e o transporte de pacientes so os mais realizados em ambiente hospitalar e os riscos relacionados com este procedimento so elevados, sendo, os mais prejudiciais sade dos profissionais de enfermagem (uma das atividades que pode provocar mais leses msculo esquelticas). Quando possvel este deve ser feito com a ajuda de equipamentos auxiliares. J existem equipamentos para ajudar na movimentao e levantamento de pacientes.

Fig.9: Risco: movimentar e transportar pacientes

Fig.10: Correto: utilizar equipamentos auxiliares

13

No existe uma maneira ideal para realizar uma transferncia manual da cama para uma maca. Mas existem equipamentos que devem ser utilizados, como as pranchas e os plsticos resistentes de transferncias. Nesse caso, o paciente deve ser virado para que se acomode o material sob ele. Volta-se o paciente para a posio supina, puxando-o para a maca com a ajuda do material ou do lenol (figura do lado). Devem participar neste procedimento quantas pessoas forem necessrias, dependendo das condies e do peso do doente.

Fig. 11: transferir doente da cama para maca

14

As atividades como o banho (com transporte atravs de cadeira de banho), mudana de decbito e mudar a cama com o paciente nela so fisicamente desgastantes, Possuem diferentes nveis de sobrecarga e podem tornar-se perigosas devido m postura corporal adotada pelo profissional.
15

necessrio tambm ter em conta os agentes fsicos como o ruido


(maquinas de monitorizao), a iluminao, o ambiente trmico (no bloco operatrio a temperatura baixa e por exemplo nos cuidados

intensivos a temperatura alta), as radiaes (ionizantes e no


ionizantes) e as vibraes (equipamentos). A grande variedade de atividades leva estes profissionais a

executarem as suas tarefas sob as mais variadas condies.


As condies desfavorveis (excesso de calor ou de frio, exposio ao rudo) causam desconforto e, aumentam o risco de acidentes e podem

provocar danos considerveis sade.


16

PATOLOGIAS

As DORT (Distrbios Osteomusculares relacionados com o

Trabalho) ou LER (Leses por Esforos Repetitivos), so patologias


que afetam tendes, msculos e nervos, principalmente os do pescoo e dos membros superiores. Embora conhecidas h mais de 100 anos as LER tornaram-se, a partir da dcada de 90, muito frequentes devido massificao da informtica e dos computadores.

17

O esforo excessivo, posturas inadequadas, stress e ms condies de trabalho tambm contribuem para o aparecimento das LER. Em casos extremos pode causar srios danos nos tendes, dor e perda de movimentos. Nas LER incluem-se: tenossinovite, tendinites, epicondilite, sndrome do tnel crpico, bursite, tenossinovite estenosante (dedo em gatilho), sndrome do desfiladeiro torcico e sndrome do pronador redondo.
18

O principal objetivo de projetar o ambiente de trabalho a perfeita adaptao do mobilirio, mquinas e equipamentos ao trabalhador, para reduzir as posturas e movimentos forados, minimizando as sobrecargas musculares pois os trabalhadores de enfermagem alm de movimentarem e transportarem pacientes, tambm transportam e movimentam equipamentos e materiais durante suas atividades de trabalho.

19

Para o Professor Jorge Mineiro, as condies de higiene no trabalho so


fundamentais. O especialista pensa que os responsveis de recursos humanos das empresas ganhariam ao seguirem os exemplos americano e escandinavo, que utilizam modelos centrados na maximizao da produtividade impulsionada pelo bem-estar laboral e fsico dos colaboradores. "H muitas empresas americanas que tm uma equipa de especialistas

constituda por terapeutas, osteopatas e professores de yoga a trabalharem a tempo inteiro. Os colaboradores podem fazer pausas para fazerem estiramentos ou massagens, para manterem a sua boa qualidade de vida, no terem dores nas costas e conseguirem obter um maior rendimento ", exemplifica o especialista
em coluna.

20

http://www.ordemenfermeiros.pt/ -27/02/2012 http:// www.ruijose.com/pt/ergonomia/ - 27/02/2012 http:// www.forumenfermagem.org - 27/02/2012 http://www.dgs.pt 1/03/2012 http://www.ergoltda.com.br- 1/03/2012 http://www.forma-te.com/ - 3/03/2012

21

Das könnte Ihnen auch gefallen