Sie sind auf Seite 1von 18

PROCEDIMENTO DE PISTA, SEGURANA E EQUIPAMENTOS DE APOIO

MDULO 1

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENO DE AERONAVES

INTRODUO

As tcnicas de manuteno em aeronaves requerem apoios de servios, com equipamentos de solo e equipamentos para movimentao das aeronaves. A complexidade dos equipamentos de solo, e os riscos envolvidos no manuseio de aeronaves, requerem tcnicos de manuteno que possuem um complexo conhecimento dos procedimentos de segurana usados na manuteno, txi, testes e no uso dos equipamentos de apoio de solo.

PROCEDIMENTOS DE PARTIDAS DE MOTORES

PARTIDA DE MOTORES

CONVENCIONAIS:

As carenagens soltas devem ser afastadas do avio, antes que o motor comece a girar. Fontes externas de fora eltrica devem ser usadas na partida do motor sempre que eles forem equipados com arranques eltricos. Todos os equipamentos eltricos desnecessrios devem ser desligados at que o gerador comece a fornecer energia eltrica para as barras de fora do avio.

PARTIDA DE MOTORES

CONVENCIONAIS:

Antes da partida num motor radial, que tenha sido cortado por mais de 30 minutos, verificar se a chave de ignio est desligada, girando-se a hlice trs ou quatro voltas completas com o motor de arranque, ou manualmente, para detectar se existe um calo hidrulico. Para eliminar um calo hidrulico, removemos as velas dianteiras e traseiras dos cilindros inferiores, e giramos a hlice.

PARTIDA DE MOTORES

PARTIDA MANUAL
Se a aeronave no tiver um sistema prprio de partida, o motor pode ser acionado girando-se a hlice com as mos. O operador que ir girar a hlice, fala em voz alta para o que est na cabine: "combustvel ligado, chave de ignio desligada, manete de combustvel fechada, freios aplicados". O operador do motor checar esses itens e em seguida repetir a frase. A chave de ignio e a manete de combustvel no devero ser tocadas, antes do girador da hlice falar "contacto". Depois, o operador da cabine repete "contacto" e, s ento, liga a ignio.

PARTIDA DE MOTORES

PARTIDA MANUAL
ideal que se verifique se o local de quem vai girar a hlice seguro, e se dar um apoio bem firme. Grama escorregadia, lama, lubrificantes ou cascalhos soltos podem ser jogados para debaixo da hlice. Nunca devemos permitir que qualquer parte do seu corpo fique na trajetria da hlice. Isso se aplica tambm a um motor que no esteja sendo girado. Nos mantemos perto da hlice apenas o suficiente para gir-la, e nos afastamos assim que ela acionada pelo motor. Nos afastamos para longe assim que o motor pegar, prevendo uma falha do freio.

PARTIDA DE MOTORES

TURBOLICES
As diversas coberturas de proteo da aeronave devem ser removidas. Os coletores de escapamento do motor devem ser cuidadosamente inspecionados quanto a presena de combustvel ou leo. Uma inspeo visual, de todas as partes acessveis do motor e seus controles, dever ser feita, seguida por uma inspeo de todas as reas da nacele, para determinar que todas as janelas de acesso e de inspeo esto bem fixadas. O primeiro passo na partida de um motor a turbina prover uma adequada fonte de fora para o motor de partida.

PARTIDA DE MOTORES

TURBOLICES
Se alguma das seguintes ocorrncias acontecer na seqncia da partida, desligamos a chave do combustvel e da ignio, descontinuando imediatamente a partida, e fazendo uma investigao e relato da ocorrncia. 1 - Temperatura da turbina excede o mximo especificado. (Pico da temperatura, observado e anotado). 2 - O tempo da acelerao e estabilizao da rotao da hlice, excede o especificado . 3 - No h indicao da presso do leo.

PARTIDA DE MOTORES

4 - Chama visvel na sada dos escapamentos gases ou presena de fumaa observada durante a partida. 5 - Falha da ignio do motor durante a partida ou durante a estabilizao da rotao. 6 - Vibrao anormal ou refluxo de ar no compressor (indicado por retorno de chama). 7 - H combustvel saindo pelo dreno da nacele, indicando que a vlvula dreno no est funcionando. 8 - Alarme visual e/ou sonoro de fogo for ativado.

PARTIDA DE MOTORES

TURBOJATO
Antes da partida, verificamos se todas as tampas protetoras das entradas da turbina foram retiradas. Se possvel, colocamos o avio aproado contra o sentido do vento, para obter melhor refrigerao, partida mais rpida e melhor desempenho do motor. especialmente importante que a aeronave esteja contra o vento, se o motor tiver que ser calibrado. A rea de cheque em torno das turbinas deve estar livre tanto de pessoal como de equipamentos soltos.

PARTIDA DE MOTORES

TURBOJATO
As reas de entrada e as de escapamento perigosas dos turbojatos so ilustradas na figura a seguir. Cuidados devem ser tomados, na rea onde so feitos os testes dos motores, quanto limpeza, principalmente de porcas, parafusos, pedras, estopas ou outros materiais soltos. Um grande nmero de acidentes srios ocorre envolvendo pessoas nos arredores da entrada de ar das turbinas.

PARTIDA DE MOTORES

PARTIDA DE MOTORES

PROBLEMAS DE PARTIDA NO TURBOJATO


1. PARTIDA QUENTE Uma partida quente ocorre quando o motor funciona, mas a temperatura dos gases de exausto excedem os limites especificados. Isso usualmente causado por uma mistura de combustvel/ar excessivamente rica, entrando na cmara de combusto. Nessa situao, o combustvel para o motor dever ser cortado imediatamente.

PARTIDA DE MOTORES

PROBLEMAS DE PARTIDA NO TURBOJATO


2. PARTIDA FALSA OU INTERROMPIDA Ocorre quando o motor d a partida e aparenta estar funcionando normalmente, mas a r.p.m. se mantm numa gama mais baixa do que o mnimo de marcha lenta. Isto , muitas vezes, o resultado de fora insuficiente para o motor de partida, ou o motor de partida corta antes de completar o ciclo inicial de acendimento do motor. Nesse caso, o motor dever ser cortado.

PARTIDA DE MOTORES

PROBLEMAS DE PARTIDA NO TURBOJATO


3. O MOTOR NO PEGA

Isto pode ser causado pela carncia de combustvel para o motor, falta de energia eltrica ou sua insuficincia, ou mau funcionamento no sistema de ignio. Se o motor falha em completar a partida, dentro do tempo prescrito, torna-se necessrio interromper imediatamente a partida. Em todos os casos de mau funcionamento do motor de partida, o combustvel e a ignio devero ser desligados.

PARTIDA DE MOTORES

PROBLEMAS DE PARTIDA NO TURBOJATO


3. O MOTOR NO PEGA

Devemos continuar girando o compressor por aproximadamente 15 segundos, para remover o combustvel acumulado no motor, antes de deslig-lo. Se o motor de arranque for incapaz de girar o motor, aguardamos uns 30 segundos para o combustvel ser drenado, antes de tentar uma outra partida com o uso da fonte externa de energia.

EQUIPAMENTOS DE APOIO AO SOLO

Das könnte Ihnen auch gefallen