Sie sind auf Seite 1von 42

CONCEITOS DE ORAMENTO PBLICO

SEGUNDO JAMES GIACOMONI


ORAMENTO TRADICIONAL

um meio de possibilitar aos rgos de representao um controle poltico sobre o Executivo. Tem como funo principal o controle poltico.
O oramento deixa de ser instrumento contbil para ser instrumento de controle poltico.

SEGUNDO JAMES GIACOMONI


ORAMENTO MODERNO

um documento que expe a situao do tesouro pblico no momento e atravs do qual traa o seu programa de trabalho para o exerccio seguinte. Sua principal funo a de ser um instrumento de administrao.
mais que uma simples previso da receita ou estimativa de despesa.

CONCEITO CLSSICO
O oramento pblico um instrumento de previso de receitas e fixao de despesas para um determinado perodo de tempo.

SEGUNDO ALIOMAR BALEEIRO


o ato pelo qual o Poder Legislativo prev e autoriza ao Poder Executivo, por certo perodo em pormenor, as despesas destinadas ao funcionamento dos servios pblicos e outros fins adotados pela poltica econmica ou geral do pas, assim como a arrecadao das receitas j criadas em lei.

SEGUNDO JOS AUGUSTO DE S


O oramento pblico o processo mediante o qual o governo traa um programa de atividades, estimando as suas receitas e planejando a sua aplicao, com prvia fixao das despesas.

SEGUNDO MARCUS CLUDIO ACQUAVIVA


O oramento pblico o programa de obras, servios e encargos pblicos, expresso em termos monetrios, com estimativa de receita e fixao de despesas, a ser concludo dentro do exerccio financeiro.

CONCEITO LEGAL
A Lei do oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princpios da unidade, universalidade e anualidade. Art. 2 da Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964

CONCEITO POLTICO
Considerando que tanto a origem dos recursos (previso da receita), quanto as aes que sero executadas (fixao das despesas) constam do oramento pblico, este pode, politicamente, ser entendido como a adoo de decises de grande transcendncia no andamento do Estado (Dejalma de Campos).

CONCEITO ECONMICO
Economicamente, o oramento pblico o plano da atividade financeira e da ordenao das necessidades pblicas segundo suas prioridades. (Dejalma de Campos)

OUTROS CONCEITOS DE ORAMENTO PBLICO (por Aristeu Jorge dos Santos)


Instrumento de controle sobre as finanas do
governo, como forma de policiamento dos atos por ele praticados.

Plano de atividades do governo, discriminando


todos os gastos realizados com a prestao de servios pblicos (idia de oramento por atividade ou por funo).

OUTROS CONCEITOS DE ORAMENTO PBLICO (por Aristeu Jorge dos Santos) Instrumento de execuo de planos de
governo, onde o oramento visto como meio de transformar planos em obras e prestao de servios.

Instrumento de administrao das aes do


governo, como forma de mensurao de tudo o que deve ser feito pelo governo para seu prprio funcionamento.

OUTROS CONCEITOS DE ORAMENTO PBLICO (por Aristeu Jorge dos Santos)


Documento de divulgao das aes do
governo, em face da obrigao que lhe imputada pela Lei de Responsabilidade Fiscal, no sentido de publicar periodicamente as informaes acerca de suas receitas e despesas.

O ORAMENTO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO PBLICO (Rogrio Koscianski)


Numa gesto pblica moderna, o oramentoprograma deve nortear as aes do administrador num sentido muito mais amplo do que o mero cumprimento dos tetos oramentrios.

O sistema de oramento por programas deve estar baseado numa forma de compatibilizar os recursos econmicos com os objetivos do planejamento e poltica pblicos, no processo de produo de bens e servios, dentro do espao de ao da instituio pblica, no caso, municipal.

O oramento-programa um verdadeiro instrumento de planejamento, de gerenciamento e controle dos recursos pblicos na busca pela realizao do bem-estar social.

O ORAMENTO PBLICO COMO INSTRUMENTO DE JUSTIA SOCIAL

Atravs da sua funo oramentria alocativa,


definida por Richard Musgrave, o Estado pode promover os ajustes necessrios e realocar os gastos do governo para aes que promovam o desenvolvimento social e a justia social.

METODOLOGIAS E MODELOS DE ORAMENTO PBLICO

Oramento Clssico Oramento Cclico Oramento Econmico Nacional Oramento Funcional Oramento de Desempenho Oramento Base Zero Oramento-Programa Oramento Participativo

Oramento Clssico

Documento que contm a previso das receitas e a


autorizao das despesas pblicas, classificadas por objeto, com total equilbrio financeiro entre receitas e despesas pblicas.

Limitado

ao atendimento das necessidades primrias (segurana interna e externa, justia etc).


utilizado pelo Poder Legislativo para controlar as atividades financeiras do Poder Executivo.

Mero instrumento poltico, financeiro e contbil

Oramento Cclico

Poltica financeira que se utiliza do oramento


pblico para buscar o equilbrio da economia de mercado, diante das flutuaes cclicas que nele se verificam.

Em fase de grande expanso econmica, o Estado


mantm elevada carga tributria para formar supervit oramentrio que ser realizado em perodos de depresso econmica.

Concebido para um sistema econmico de


pequena interveno do Estado.

Oramento Econmico Nacional

Plano anual cuja base o clculo da Renda


Nacional esperada e o destino que lhe ser dado.

Criado em 1941 na Gr-Bretanha para equilibrar a


economia abalada pela inflao gerada pela II Guerra Mundial.

Busca na Contabilidade Nacional as receitas e


despesas consolidadas das trs esferas Governo para elaborao do oramento. de

Oramento Funcional

Adotado em 1950 nos Estados Unidos, caracterizase pela avaliao e autorizao das despesas pelas funes, atividades e tarefas governamentais (e no por objeto, como no oramento clssico).

Voltado ao custo unitrio do servio ofertado,


racionaliza as atividades do Estado, levando a toda a Administrao Pblica a participar da elaborao dos objetivos que se pretende atingir no oramento, de forma a se realizarem os programas governamentais no menor custo possvel.

Idealizado em 1949 pela Comisso Hoover (EUA),


est sintetizado em trs operaes:
1) mostrar os objetivos perseguidos por cada unidade do Setor Pblico, mediante uma classificao de suas funes, programas e atividades pblicas;
2) organizar a administrao financeira e adotar um sistema contbil que esteja de acordo com a classificao das funes, programas e atividades; 3) estabelecer um conjunto de medidas que permitam apreciar a execuo do oramento.

Oramento de Desempenho

Oramento Base Zero

Instrumento de gerenciamento e planejamento


desenvolvido em 1968, nos Estados Unidos da Amrica, por Peter A. Phyrr, implantado com sucesso na Texas Instruments e utilizado pela Administrao Pblica.

Consiste em um processo de elaborao de

pacotes de deciso por atividade ou operao, a partir da anlise do custo, finalidade, alternativas, medidas de desempenho e conseqncias que justificam a dotao oramentria pretendida para se atingir os objetivos pretendidos.

Oramento Base Zero 5 Requisitos Gerais:


1. Estabelecer as atividades e funes sustentaro os pacotes de deciso. que

2. Identificar e avaliar todas as alternativas para a execuo dos programas de governo, escolhendo a melhor delas (menor custo e maior abrangncia). 3. Avaliar os resultados alcanados com os programas e projetos implantados, a fim de constatar sua eficcia ou falta dela.

Oramento Base Zero 5 Requisitos Gerais:


4. Estabelecer uma ordem cronolgica de execuo dos programas, a partir de um criterioso processo de priorizao. 5. Elaborar o oramento pblico em face dos pacotes que, prioritariamente, ter de executar ou que no poder deixar de executar.

Oramento-Programa

Surgiu na URSS antes da Segunda Guerra Mundial,

como um fundo nacional centralizado, reunindo todos os recursos monetrios necessrios ao desenvolvimento da produo socialista, do bemestar do povo e da defesa nacional e levando em considerao o planejamento econmico, social e financeiro de longo prazo (planos qinqenais). Budgeting System PPBS (Sistema Integrado de Planejamento, Programao e Oramento), aperfeioando as tcnicas do oramentoprograma.

Em 1965, os EUA lanam o Planning-Programming-

Oramento-Programa no Brasil

1939 distino entre despesas de capital e despesas


correntes.

Evoluo em duas etapas distintas:


1. Oramentao de planos plano executado pelo Governo mediante a simples insero do seu valor no oramento (observados o equilbrio oramentrio, a priorizao dos programas e a previso financeira dos recursos necessrios).
2. Planejamento-oramento tcnica de planejamento em que, a partir do custo da execuo de cada programa, se determinava o recurso oramentrio necessrio.

Oramento-Programa no Brasil

Plano de Ao do Governo Carvalho Pinto (So Paulo,


1971/1972) importante tcnica de planejamento: traados os objetivos a atingir com a participao de todos os rgos da Administrao; estabeleceu-se um oramento programado para um perodo de cinco anos;

levando em considerao as necessidades mais prementes, as metas de desenvolvimento econmico e a previso das receitas;
a fim de se apurar o montante dos recursos indispensveis realizao do Plano.

Oramento-Programa no Brasil

1961 primeiras disposies legais do oramentoprograma (elaboradas por Aliomar Baleeiro na Constituio do Estado da Guanabara): I - a proposta oramentria deveria condicionar-se aos planos de ao do Poder Executivo; II - seriam obrigatoriamente includas na despesa as dotaes previstas em programas plurianuais aprovados em lei;

Oramento-Programa no Brasil
III - a proposta deveria exprimir qualitativa e quantitativamente os fins, definidos e concretos, por alcanar em cada despesa, aplicando-se ao oramento normas idnticas; IV - a Mensagem que encaminhasse a proposta deveria mencionar, em bases de contabilidade econmica, no s os objetivos fiscais mas tambm os efeitos da poltica financeira que, presumivelmente, dela resultassem.

Oramento-Programa no Brasil

Na Lei N 4.320/64: No Decreto-Lei N 200/67: Na Constituio Federal de 1988: Na Lei Complementar N 101/2000
Responsabilidade Fiscal):

(Lei

de

Oramento Participativo

Instrumento de gesto pblica que busca na


participao direta da populao o estabelecimento das prioridades dos investimentos municipais que serviro de base para a elaborao e execuo do oramento pblico.

Participao direta da populao centrada


em trs princpios:

Oramento Participativo
1. Adoo de regras universais de participao em instncias institucionais e regulares de funcionamento (realizam a mediao entre o Poder Executivo e a populao).
2. Utilizao de um mtodo objetivo de definio dos recursos para investimentos. 3. Descentralizao do processo decisrio atravs da diviso do Municpio em regies oramentrias.

Oramento Participativo 1 Momento

Assemblias Regionais so discutidas as


necessidades de cada uma das regies que compem o municpio, de onde sairo, por ordem de importncia, as trs prioridades setoriais de cada regio.

Assemblias Temticas so discutidas as


necessidades do municpio como um todo e hierarquizadas as realizaes das obras, eis que, para cada programa, haver determinada regio que necessite mais do que outra.

Oramento Participativo 2 Momento

Formao das Instncias Institucionais de


Participao Comunitria compreendendo o Conselho do Oramento Participativo (COP) e os Fruns de Delegados, eleitos por suas comunidades para um mandato de um ano, podendo haver reeleio.

O Conselho de Oramento Participativo tem como atribuies propor, fiscalizar e deliberar sobre receita e despesa do poder Pblico Municipal.

Oramento Participativo 2 Momento

Cabe aos Fruns de Delegados, entre outras atribuies: reunir-se com os conselheiros e divulgar para a populao assuntos tratados no COP; acompanhar o Plano de Investimentos, desde a sua elaborao at a concluso das obras; discutir e propor sobre a LDO e sobre o Plano Plurianual e o Oramento Anual; deliberar, com os conselheiros, sobre modificaes no processo do Oramento Participativo.

Oramento Participativo 3 Momento

Incio da elaborao do oramento


geralmente entre os meses de julho e agosto.

O Poder Executivo elabora a proposta oramentria, tendo por base:

Oramento Participativo 3 Momento

a sua previso de receitas e a legislao


existente (especialmente no que tange aos limites oramentrios); as prioridades estabelecidas pela populao (setoriais e temticas) e pelos rgos municipais (demandas institucionais); as obras e projetos de interesse geral do Municpio ou aquelas que julgar necessrias a determinada regio.

Oramento Participativo 3 Momento

O Conselho do Oramento Participativo (COP), a partir de discusses acerca da receita e despesa municipais e tendo por base as prioridades estabelecidas nas assemblias, define a distribuio dos investimentos, atravs da elaborao do Plano de Investimentos, listando detalhadamente as obras e atividades a serem observadas pelo Executivo.

Oramento Participativo 3 Momento

Na elaborao do Plano de Investimentos, o Conselho do Oramento Participativo (COP) dever, da mesma forma que o Executivo, observar os limites legais e constitucionais (previso de receitas gerais, despesas com folha de pessoal e demais custeios estimadas pelo Executivo, despesas para a rea de educao e sade e outras despesas compulsrias e gastos fixados por lei).

Das könnte Ihnen auch gefallen