Sie sind auf Seite 1von 20

GNERO TEXTUAL

Foco na funo comunicativa

Artigo de opinio

Jornal Folha de So Paulo, 22/06/08

05/04/2010 - 17h05 Golfinho famoso ofusca primos em risco no Brasil


RICARDO MIOTO enviado especial da Folha a Fernando de Noronha

Notcia

O golfinho-rotador, tpico de Fernando de Noronha, o primo rico dos golfinhos brasileiros. Isso acontece por causa do patrocnio que a Petrobras oferece aos estudos com o animal, que no est em situao de risco, desde 2001. Cientistas afirmam que, enquanto isso, outras espcies de golfinho do pas que sofrem ameaas reais, como as toninhas do Sul, acabam ficando de lado. Apesar de ofuscadas pelo rotador, h dezenas de outras espcies de golfinhos no Brasil.

Para Eduardo Secchi, oceangrafo da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), o rotador chama a ateno por frequentar guas que os turistas acessam com facilidade e por ter o hbito de se aproximar dos barcos, dando piruetas fotognicas no ar. "Hoje, infelizmente, os recursos da Petrobras so investidos mais em espcies que tm apelo visual e quase nada em espcies que realmente tm problemas de conservao, como a toninha. A espcie est colapsando, classificada como vulnervel na Lista Vermelha de animais ameaados de extino por causa das mortes em redes de pesca. Mas os critrios so de marketing", diz ele, que trabalha com a espcie sulina. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u716468.shtml

Anncio de classificados

http://tudoweb.files.wordpress.com/2009/10/classificados.jpg

gua Mineral

Crnica

Valto chegou na roda com a notcia de que tinha largado todos os vcios. Como o Valto tinha mesmo todos os vcios, foi recebido com incredulidade barulhenta. Vaias, risadas, T bom e Conta outra, Valto. Mas Valto estava srio. Para dramatizar sua nova disposio, pediu ao garom: ___ Alberico: uma mineral. Alberico hesitou. Servia a turma h dez, doze anos e nunca ouvira um pedido igual. Talvez tivesse ouvido errado. ___ Uma qu? ___ Uma mineral. gua mineral. Mi-ne-ral. Alberico de boca aberta. Na falta de precedentes, precisava de mais detalhes. ___ Com ou sem gs? Valto no respondeu em seguida. Ficou olhando para Alberico, como se a resposta estivesse em algum lugar do seu rosto. Estava decidido a largar todos os vcios, comeando pela bebida. Era um homem novo. Um homem que tomava mineral. Mas com ou sem gs? ___ Sem ___ disse Valto. Houve um murmrio na mesa. O prprio Valto se assustou com o que tinha dito. gua mineral sem gs era gua pura. Ele queria gua pura? Queria. Tinha que ser assim. Um corte limpo. De todas as bebidas para a gua pura. Estava certo. Como o Alberico continuasse na sua frente, em estado de choque, Valto repetiu: ___ Sem. Mas quando o Alberico se virou para ir buscar a gua, Valto fraquejou. Talvez fosse melhor Chamou o Alberico de volta. ___ Olha a: traz com gs. E para os outros, racionalizou: ___ Nessas coisas melhor ir por etapas. O alvio na mesa foi evidente. Ningum ali estava preparado para radicalismos. No assim, no num fim de tarde de domingo. A gua pura seria uma intrusa na mesa. Um constrangimento. A virtude com gs era manejvel. Era recorrvel. Com bolinha ainda tinha papo.
VERSSIMO, Luis Fernando. A Mesa Voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Receita culinria

Brigadeiro
Ingredientes: 1 lata de leite condensado 3 colheres (sopa) de chocolate em p 1 colher (sopa) de manteiga 1 xcara (ch) de chocolate granulado Manteiga para untar Modo de Preparo: Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em p e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo. Mexa sempre at desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Enrole em bolinhas e passe pelo chocolate granulado. Coloque em forminhas de papel.
http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Brigadeiro.aspx

Atividade: 1. Ler cada um dos textos e: . Identificar a funo comunicativa / gnero textual; . Identificar o assunto central; . Identificar o objetivo; . Observar os elementos constituintes (macrotextuais); . Identificar os interlocutores; . Identificar o contexto de uso real de cada um dos textos.

GNERO TEXTUAL

PRTICA COMUNICATIVA

PRTICA COMUNICATIVA

ORAL OU ESCRITA

INFORMAL

FORMAL

ORAL:
aula;
palestra;

missa; bate-papo face-a-face, por telefone; etc.

ESCRITO
carta, charge, notcia, artigo de opinio, email, etc. crnica,

TIPO TEXTUAL

Foco nas pistas lingusticas

TIPO TEXTUAL: NARRATIVO A Avenida Paulista No incio do sculo, a Paulista era a avenida mais espaosa da cidade, com trs pistas separadas para bondes, carruagens e cavaleiros. Era a mais bela, com quatro fileiras de magnlias e pltanos. Era um fim-de-mundo, no final da Ladeira da Consolao. L residiam os imigrantes recm-enriquecidos: Martinelli, Crespi, Matarazzo, Riskallah, Von Bullow. Aps isso, a pelos anos 50 e 60, o acelerado processo de urbanizao da cidade varreu dali os 24 casares, como o que ocupava o n 46 da avenida. No seu lugar, surgiram prdios, alguns deles enquadrados entre os mais modernos do mundo, como o Citibank e o Banco Sudameris. J completamente ladeada de prdios de porte, foi a recente inaugurao do metr que lhe conferiu o novo charme. Com todos esses antecedentes, ela hoje, apesar das contradies, a avenida mais moderna, mais dinmica, mais nervosa da cidade, eleita pelos prprios moradores como o mais fiel retrato de So Paulo.
Folha de So Paulo, 1991

TIPO TEXTUAL: DESCRITIVO Avenida Paulista Aos 100 anos, a Avenida Paulista permanece uma janela aberta para a modernidade. Seus 2,6 km de extenso (ou 3.818 passos) so percorridos diariamente por 1 milho de pessoas, em sua maioria mulheres, como revela a pesquisa da companhia que mantm o metr correndo sob seu asfalto. A Paulista fala 12 lnguas, em 18 consulados ali instalados.

Ao lado de poucos casares do passado, ela abriga edifcios inteligentes, torres de rdio e TV iluminadas como um marco futurista.
Folha de So Paulo, 1991

TIPO TEXTUAL: DISSERTATIVO Concepo a respeito de Casa e Rua No mbito da cultura brasileira, a Rua e a Casa ocupam lugares nitidamente distintos, que, por sua vez, condicionam comportamentos francamente diferenciados: o que se faz na Rua no se faz em Casa e vice-versa. Se a Casa o espao do aconchego e da proteo, a Rua do desamparo e do abandono. Sentir-se em casa uma expresso da nossa lngua que significa estar vontade, sentir-se abrigado, protegido; ao contrrio, ir para o olho da rua denota desamparo social, exposio ao risco, solido. A Rua o espao da transgresso, onde vivem os malandros e marginais; o territrio do salve-se-quem-puder, onde prevalece a lei do cada-um-por-si. Domnio do anonimato e da despersonalizao, na Rua que um cidado de bem pode ser molestado por autoridades de segurana pblica e tratado como um criminoso.
Sntese do livro A casa e a rua.

TIPO TEXTUAL: INJUNTIVO


Receita de bolo Ingredientes: 3 Colheres (sopa) de margarina 4 Xcara (ch) de farinha de trigo 2 Colheres (sopa) de fermento 2 Colheres (ch) de acar 2 Xcaras (ch) de leite 2 Ovos ligeiramente batidos

Preparo: Unte uma forma redonda de buraco com margarina. Coloque em forno pr-aquecido por 15 minutos. Enquanto isso, coloque em uma vasilha a margarina, farinha e o acar. Misture bem. Junte aos poucos o leite, em temperatura ambiente, os ovos e mexa at obter uma mistura homognea. Retire a forma do forno, coloque a massa e ponha a forma no forno outra vez. Asse por 20 minutos.

Atividade: 1. Ler cada um dos textos e: . Identificar as pistas lingusticas que constituem e caracterizam cada tipo textual. . Retomar os textos lidos (no incio) e identificar o tipo textual predominante em cada um deles.

Mecanismos de Textualidade
Textualizao

Quem fala/escreve?

Texto
Processo e Produto

Para quem se fala/escreve?

Configurao lingustica

Situao comunicativa Conhecimentos de mundo Critrios Aceitabilidade Informatividade Situcionalidade Intencionalidade Intertextualidade

Conhecimentos sobre a lngua Critrios


Coeso Coerncia

Das könnte Ihnen auch gefallen