Sie sind auf Seite 1von 18

HUMANISMO

Descida da Cruz.

INTRODUO

Humanismo o nome que se d produo escrita histrica literria do final da Idade Mdia e incio da Moderna , ou seja , parte do sculo XV e incio do XVI , mais precisamente , de 1434 a 1527 . Trs atividades mais destacadas comps esse perodo : a produo historiogrfica de Ferno Lopes , a produo potica dos nobres , por isso dita Poesia Palaciana , e a atividade teatral de Gil Vicente

ASPECTOS HISTRICOS
1) Implantao da dinastia de Avis (1383-1385) revoluo popular derruba a dinastia de Borgonha, e assume o novo rei, D. Joo I, da ordem de Avis. Fim da vassalagem dos reis de Portugal ao rei de Castela.
2) Fim das guerras da independncia: consolidao da independncia. 3) Desenvolvimento do comrcio sobretudo do comrcio martimo. 4) Formao do imprio colonial portugus: conquistas na frica e a descoberta do Brasil.

No plano da Literatura e da Cultura:


A lngua portuguesa firma-se como lngua independente; A lngua literria escrita desenvolve-se diferenciando-se da lngua falada; A prosa floresce, enquanto a poesia entra em declnio; A corte torna-se o principal centro de produo cultural e literria graas ao fortalecimento da casa real em detrimento das casa senhoriais.

Todas essas alteraes foram agilizadas com o surgimento dos humanistas , estudiosos da cultura clssica antiga . Alguns eram ligados Igreja ; outros , artistas ou historiadores , independentes ou protegidos por mecenas. Esses estudiosos tiveram uma importncia muito grande porque divulgaram , de forma mais sistemticas , os novos conceitos , alm de identificaram e valorizarem direitos dos cidados .

Essas mudanas na conscincia popular, aliadas ao fortalecimento da burguesia , graas intensificao das atividades agrcolas , industriais e comerciais , foram lenta e gradativamente , minando a estrutura e o esprito medievais .

A Criao de Ado, do artista humanista Michelangelo, na Capela Sistina, no Vaticano, Itlia.

CARACTERSTICAS

Culturalmente , a melhoria tcnica da imprensa propiciou uma divulgao mais ampla e rpida do livro , democratizando um pouco o acesso a ele . O homem desse perodo passa a se interessar mais pelo saber , convivendo com a palavra escrita . Adquire novas idias e outras culturas como a greco-latina .

. Acreditando-se que o homem dotado de "livre arbtrio", isto , capacidade de deciso sobre a prpria vida , no mais determinada por Deus , afasta-se do teocentrismo , assumindo , lentamente , um comportamento baseado no antropocentrismo .

O Humanismo funcionar como um perodo de transio entre duas posturas . Por isso , a arte da poca marcada pela convivncia de elementos espiritualistas (teocntricos) e terrenos (antropocntricos) . A historiografia , a poesia , a prosa doutrinria e o teatro apresentaram caractersticas especficas .

Das könnte Ihnen auch gefallen