You are on page 1of 30

Instrumentação em Hidráulica

1

Módulo: Mecânica dos Fluídos

INSTRUMENTAÇÃO

Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares

Teófilo Moreira, Vitor Martins,

Instrumentação em Hidráulica
2

Módulo: Mecânica dos Fluídos

Conceito de instrumentação:
A instrumentação é a área da engenharia que engloba as atividades relacionadas da medição de grandezas físicas para monitoração ou controle de sistemas de automação. Trata também do desenvolvimento de novos dispositivos de medição e controle.
Teófilo Moreira, Vitor Martins,

Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares

Instrumentação em Hidráulica
3

Módulo: Mecânica dos Fluídos

Instrumentos:
Medem variáveis de processo. Em instrumentação, quando dizemos "medir" geralmente queremos dizer indicar, registrar, totalizar ou controlar. Medida é o tipo mais comum de controle. Os instrumentos de controle industrial, trabalham só ou em combinação para sentir e controlar o trabalho das variáveis do processo. Os mostradores são os indicadores e registradores.

Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares

Teófilo Moreira, Vitor Martins,

pressão. Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira. temperatura.Instrumentação em Hidráulica 4 Módulo: Mecânica dos Fluídos  Variáveis de Processos: São fenómenos físicos que chamamos simplesmente variáveis. Vitor Martins. nível. etc. por exemplo: vazão. densidade. .

Vitor Martins. Termostáto. Caudolimetro.Instrumentação em Hidráulica 5 Módulo: Mecânica dos Fluídos     Intrumentos de medição: Manómetro. V.       Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares . Pressostáto. Segurânça. Termometro. Nivelostatos Teófilo Moreira. Sensores de pressão/ temperatura. Fluxostato.

. Vitor Martins.  Existem. dois tipos: os de líquidos e os de gases.  Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira.Instrumentação em Hidráulica 6 Módulo: Mecânica dos Fluídos Manómetros:  São instrumentos utilizados para medir a pressão de fluídos contidos em recipientes fechados. basicamente.

Teófilo Moreira. .Instrumentação em Hidráulica 7 Módulo: Mecânica dos Fluídos  Manómetro de Bourdon. Principio de funcionamento: O funcionamento deste tipo  de manómetros é baseado na alteração da curvatura originada num tubo de secção elíptica pela pressão exercida no seu interior. Vitor Martins. A secção elíptica tende para uma secção circular com o aumento da pressão no interior do tubo levando Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares a que o tubo se desenrole.

Instrumentação em Hidráulica 8 Módulo: Mecânica dos Fluídos  Manómetro de Bourdon. Teófilo Moreira. O manómetro de Bourdon tem como principais vantagens o seu baixo custo e elevada longevidade. o que leva a que seja um instrumento muito utilizado na indústria. A medida da pressão é relativauma vez que o exterior do tubo está sujeito à pressão atmosférica. Vitor Martins.   Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares .

possuem alta durabilidade e excelente repetibilidade nas medições. .  Manómetros fabricados com elemento sensor (bourdon) de material refinado e mecanismo com ajuste de angularidade e linearidade. Manómetros indicados para utilização em ambientes mais agressivos.  Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira. onde são necessários. maior vida útil e melhor nível de leitura que os manómetros de (Bourdon) simples. Vitor Martins.Instrumentação em Hidráulica 9 Módulo: Mecânica dos Fluídos  Manómetro de Bourdon com enchimento (glicerina). precisão.

instalações de aquecimento. Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira. Vitor Martins. . etc.Instrumentação em Hidráulica 10 Módulo: Mecânica dos Fluídos   Fluxostato: O fluxostato é utilizado sempre que se torne necessário detectar a presença ou a ausência de fluxo em variadíssimos tipos de instalações:  instalações de bombagem. instalações de climatização.

o fluxostato tem a tarefa de comandar a bomba e permitir a circulação da água no circuito primário do próprio permutador sempre que esta é solicitada pela utilização.Instrumentação em Hidráulica 11 Módulo: Mecânica dos Fluídos  Exemplo da aplicaçao de um fluxostato numa instalação hidrosanitária Nas instalações de produção instantânea de água quente sanitária a partir de um permutador de calor.  Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira. . Vitor Martins.

ou quando uma corrente eléctrica atravessar aquecendo o conjunto de forma desigual resultará diferentes dilatações que irá Nº 66784 Teófilo Moreira. Termómetro digital. Instalação de sistemas solares . A dilatação acontece quando uma barra ligada a outra de metal diferente são aquecidas ou arrefecidas.Instrumentação em Hidráulica 12 Módulo: Mecânica dos Fluídos   Termómetros: Termómetro bimetálico. Termómetro de mercúrio   Termómetro bimetálico: Os mais conhecidos baseiam-se no efeito de dilatação estabelecido na termodinâmica. produzir um arqueamento da barra. Vitor Ação Martins.

dilata-se quando aumenta a temperatura. Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira. que não necessitam de uma medição constante. . O mercúrio. destinados a medir temperatura em processos e produtos diversos. Ele consiste bàsicamente de um tubo capilar de vidro.   Termómetro de mercúrio: O termômetro de mercúrio é o mais usado entre nós. apenas esporádica.Instrumentação em Hidráulica 13 Módulo: Mecânica dos Fluídos   Termómetro digital: Os termómetros digitais são instrumentos amplamente utilizados em empresas. como todos os materiais. Vitor Martins. fechado a vácuo.

Termostatos controlam a temperatura dos refrigeradores. ar condicionado e muitos outros equipamentos. Vitor Martins. ferros elétricos. Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira. fundamentalmente. o outro controla essa variação e corrige os desvios de temperatura. mantendo-a dentro do intervalo desejado. através de regulação automática.Instrumentação em Hidráulica 14 Módulo: Mecânica dos Fluídos   Termostato: É um dispositivo destinado a manter constante a temperatura de um determinado sistema. por dois elementos: um indica a variação térmica sofrida pelo sistema e é chamado elemento sensor. . Um mecanismo desse tipo é composto.

Instrumentação em Hidráulica 15 Módulo: Mecânica dos Fluídos Exemplo de elemento sensor são as tiras bimetálicas. constituídas por metais diferentes. será forçado a curvar-se. pois os metais não se dilatam igualmente Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira. Assim. rigidamente ligados e de diferentes coeficientes de expansão térmica. . quando um bimetal é submetido a uma variação de temperatura. Vitor Martins.

Vitor Martins. desligando e ligando o Ação Nº 66784 compressor.Instrumentação em Hidráulica 16 Módulo: Mecânica dos Fluídos  O mecanismo interno• do termostato baseia-se em três conjuntos: hidráulico. Instalação de sistemas solares  Teófilo Moreira. mecânico e elétrico. •O conjunto hidráulico é responsável por sensar a temperatura e tranformar em um sinal de pressão que será comparado as cargas das molas do conjunto mecânico que ao se movimentar aciona o conjunto elétrico fechando ou abrindo os contatos. logo. .

É constituído em geral por um sensor.Instrumentação em Hidráulica 17 Módulo: Mecânica dos Fluídos   Pressostáto: Pressostato é um instrumento de medição de pressão utilizado como componente do sistema de proteção de equipamento ou processos industriais. um mecanismo de ajuste de set-point e uma chave de duas posições (aberto ou fechado). Teófilo Moreira. Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares . Vitor Martins.  Sua função básica é de proteger a integridade de equipamentos contra sobrepressão ou subpressão aplicada aos mesmos durante o seu funcionamento.

e em oposição à pressão aplicada.Instrumentação em Hidráulica 18 Módulo: Mecânica dos Fluídos  Como mecanismo de ajuste de set-point utiliza se na maioria das aplicações uma mola com faixa de ajuste selecionada conforme pressão de trabalho e ajuste. . podendo ser utilizado também ampola de vidro com mercúrio fechando ou abrindo o contato que pode ser do tipo normal aberto ou normal fechado. O mecanismo de mudança de estado mais utilizado é o micro interruptor.  Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira. Vitor Martins.

medidores de fluxo ou fluxómetros. Também costumam ser chamados de medidores de volume . .Instrumentação em Hidráulica 19 Módulo: Mecânica dos Fluídos   Caudolímetro: Caudalimetro é o instrumento utilizadopara a medição do volume de um fluído. Vitor Martins.Estes aparelhos costumam ser colocados em linha com a canalização que transporta o fluido. Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira.

O fluído ao circular impulsiona a bola para acima. Vitor Martins. a maiorvolume mais sobe a bola. O cone tem umas marcas que indicam o volume. A gravidade faz baixar a bola ao deter-se o fluxo. Teófilo Moreira.  Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares .Instrumentação em Hidráulica 20 Módulo: Mecânica dos Fluídos   Tipos de caudalímetros: Mecânicos visuais (de área variável) Trata-se de um cone transparente investido com uma bola plástica em sua base.

 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira.Instrumentação em Hidráulica 21 Módulo: Mecânica dos Fluídos  Mecânico de molino Consistem em um molino cujas aspas estão transversais à circulação de fluído . O fluxo faz girar o molino cujo eixo move um contador que acumula leituras.  Um exemplo deste uso são os contadores de água das moradias ou os antigos Ação Nº 66784 contadores de gás natural. . Vitor Martins.

Ação Nº 66784  Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira. depois o circuito electrónico o converte em pulsos que transmite através de um cabo.Instrumentação em Hidráulica 22 Módulo: Mecânica dos Fluídos  Electrónicos de molino Suas partes mecânicas consistem em um molino com aspas transversais à circulação de fluxo.  Quando este íman gira gera um campo magnético variável que é lido por um sensor de efeito de campo magnético (Hall Effect Switch). . o molino tem em um extremo um ímanpermanente. Vitor Martins.

Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira. A maior diferença de pressão maior é o volume. A diferença de pressão de dantes e depois é medida de maneira mecânica ou electrónica.Instrumentação em Hidráulica 23 Módulo: Mecânica dos Fluídos Diferencial de pressão Os mais comuns. Vitor Martins. O encanamento diminui o seu diâmetro levemente (por exemplo. . com um plato de orifício) e depois regressa a seu diâmetro original. O fluído obrigado a circular por esta redução diminui sua pressão à saída.

. dependendo da aplicação.Instrumentação em Hidráulica 24 Módulo: Mecânica dos Fluídos   Vávulas de segurânça: Válvula de segurança e Alívio ou mais comumente chamada de PSV (do inglês Pressure Safety and Relief Valve) é um dispositivo automático de alívio de pressão que pode ser usado como uma válvula de alívio ou de segurança. Uma válvula de segurança é usada para proteger o pessoal e equipamentos. Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira. impedindo o acúmulo excessivo. Vitor Martins.

Quando se atinge a pressão de regulação a válvula abre-se. Vitor Martins. e através da descarga impede que a pressão da instalação atinja limites perigosos para o funcionamento dos colectores solares e do equipamento instalado.Instrumentação em Hidráulica 25 Módulo: Mecânica dos Fluídos   Válvula de segurança solar Especialmente concebidas para funcionar a altas temperaturas com fluido de glicol . Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares . as válvulas de segurança são utilizadas para o controlo da pressão nos circuitos primários das instalações solares. Teófilo Moreira.

Instrumentação em Hidráulica 26 Módulo: Mecânica dos Fluídos   Sensores de Pressão: Os sensores analógicos de pressãotêm por função medir e controlar uma pressão ou uma pressão negativa num circuito hidráulico ou pneumático. Vitor Martins. Eles transformam a pressão em sinalelétrico proporcional. Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares . Teófilo Moreira. destinam-se a todas as aplicações industriais de visualização. Devido à sua grande precisão. de controle ou de regulagem.

Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares .       Principais tipos: Bimetálicos Termopares ou Termoacopladores Termo-resistências (RTDs) Termistores Semicondutores Teófilo Moreira.Instrumentação em Hidráulica 27 Módulo: Mecânica dos Fluídos  Sensores de temperatura: Fornecem uma saída  proporcional à temperatura. Vitor Martins.

que vão lendo os níveis para posteriormente informarem um Ação Nº 66784 pretendidos. Existem sondas de vários comprimentos. Instalação de sistemas solares automato que regulará os níveis Teófilo Moreira.Instrumentação em Hidráulica 28 Módulo: Mecânica dos Fluídos  Nevelostatos:(controlador de nível) São utilizados por exemplo. . Vitor Martins. para medirem  o nível de um fluído num reservatório.

Teófilo Moreira. Ela auxilia a formar parâmetros que indicam onde e quando devem haver ajustes. Vitor Martins. densidade. fluxo. temperatura. medição de nível. Os valores medidos para a formação de um parâmetro e comparação incluem: grau de viscosidade. resistividade. radiação. frequência. indutância e propriedades químicas.  Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares . composição química. capacitância.Instrumentação em Hidráulica 29 Módulo: Mecânica dos Fluídos  Conclusão: Podemos concluir que a instrumentação desempenha um papel expressivo na coleta de dados a cerca do funcionamento dos equipamentos. bem como na transmissão de dados recolhidos sobre a estabilidade da produção. tensão.

. Vitor Martins.Instrumentação em Hidráulica 30 Módulo: Mecânica dos Fluídos Ação Nº 66784 Instalação de sistemas solares Teófilo Moreira.