Sie sind auf Seite 1von 52

Preveno e combate a incndio

Por Nestor W. Neto, Tcnico em Segurana do Trabalho

Introduo
O objetivo desse treinamento dotar a pessoa de conhecimentos bsicos a respeito da preveno (que sempre o mais indicado) e combate a incndio.
Saber utilizar os equipamentos de combate a incndio muito importante. Extintores, hidrantes no fazem trabalho sozinho. preciso ter pessoas preparadas para uslos da forma correta.

Introduo
O uso do extintor de forma inadequada pode surtir o efeito inverso, ao invs de apagar poder aumentar as chamas. Quem combate o fogo na empresa? Em algumas empresas existem as Brigadas de Incndio ou os Bombeiros Civis, que so os especialistas nos uso, em outras, o SESMT dever passar a CIPA e aos funcionrios pelo menos uma noo bsica. importante que em todos os turno tenham

Conhecendo o fogo

No tem como combater uma coisa que no conhecemos.


Precisamos conhecer nosso inimigo, seus pontos fracos, para podermos atacar com a preciso e seriedade que a situao nos exigi.

Fogo - definio
Definir o fogo mais complicado do que parece, aqui temos dois dos vrios e conceitos disponveis. Fogo = Reao qumica de oxidao, onde h liberao de luz e calor. Fogo = tudo que queima, servindo como campo de ao e propagao das chamas. 5

Elementos do fogo
Para ocorrer o fogo necessrio que haja: - Calor; - Oxignio; - Combustvel. A unio desses trs elementos o que conhecemos por tringulo do fogo, e na falta de algum desses elementos impossvel, que haja fogo.

Quadrado do fogo?
Hoje muito se fala em quadrado e tetraedro do fogo ,mas, como os mtodos de extino trabalham com os mesmos componentes do tringulo, preferimos focar nele (tringulo).

Imagem: Jnior CBMMA

Princpio de auto-sustentao do fogo

Causas de incndio
- Causas Naturais
Quando o incndio originado em razo dos fenmenos da natureza, que agem por si s, completamente independentes da vontade humana. Exemplo: Raio que cai e d incio a um incndio
9

Causas de incndio
- Causas Artificiais
Quando o incndio acontece pela ao direta do homem, ou poderia ser por ele evitado tomando-se as devidas medidas de precauo (atos inseguros ou condies de insegurana). Esses atos ou condies so:
10

Causas de Artificiais
Acidental - Quando o incndio proveniente do descuido do homem, muito embora ele no tenha inteno de provocar o acidente. Esta a causa da maioria dos incndios. Proposital - Quando o incndio tem origem criminosa, ou seja, houve a inteno de algum em provocar o incndio.
11

Formas de propagao do incndio


Conduo a transferncia de calor diretamente no interior de um corpo ou atravs de corpos em contato. Esta transferncia feita de molcula a molcula sem que haja transporte da matria de uma regio para outra. o processo pelo qual o calor se propaga da chama para a mo, atravs da barra de ferro ou no caso de um incndio em edifcio, a propagao do incndio, acontecer pela conduo do calor pela estrutura metlica, 12 Vigas.

Conduo

Imagem: http://bombeiroswaldo.blogspot.com.br/

Formas de propagao do incndio

Conveco
a transferncia do calor de um ponto para outro (feito por lquidos) ou de forma ascendente (feito por ar, fumaa e gases), atravs do transporte de calor dentro de massas fluidas.

Em edificaes verticalizadas essa a principal forma de propagao, fazendo a comunicao do calor pelo interior da edificao atravs das escadas, condutos de ventilao, poo dos elevadores, etc.
14

Formas de propagao do incndio Conveco

Um exemplo de propagao em conveco aconteceu no Edifcio 15 Joelma

Formas de propagao do incndio Irradiao a emisso continua de calor, que uma forma de energia, denominada ondas calorfica, sob a forma de radiao, essencialmente no espectro do infravermelho, que se propaga em todas as direes atravs do espao sem a necessidade de suporte material.
A intensidade com que os corpos so atingidos aumenta ou diminui proporcionalmente a distancia do corpo e a fonte irradiadora.

16

Formas de propagao do incndio Irradiao

17

Classes de incndio
CLASSE A: So materiais de fcil combusto, queimam tanto na superfcie como em profundidade, deixando resduos. Ex.: madeira, papel, etc. CLASSE B: So os produtos que queimam somente na superfcie. Ex.: gasolina, leos, graxas, etc.
18

Classes de incndio
CLASSE C: Ocorre em equipamentos eltricos energizados. Ex: motores, quadros de distribuio, etc.
CLASSE D: Ocorre em materiais pirofricos como magnsio, zircnio, titnio, etc.

19

Tipos de extintores a respectiva classe e tipo de incndio.

Tipos de extintores:
Para incndios de classe A
O eficiente o extintor de gua.
Pode-se usar tambm o extintor de p qumico e c0 porm no eficiente para esse tipo de incndio. Pois esses agentes no conseguem penetrar no material que est queimando
21

Para classe B
O indicado o P qumico (Bicarbonato de Sdio). Nesse caso nunca deve ser usado o extintor de gua, pois ele pode aumentar o as chamas. Nesse tipo de incndio o c0 no eficiente.
22

Para classe C
(CO)Gs carbono

Pode ser usado tambm o p qumico, mas seu uso pode estragar os equipamentos. Aps desligar a rede eltrica poder usar tambm o extintor com carga de gua.
23

Para classe D
A base de Cloreto de Sdio.

O incndio extinto pelo isolamento entre o metal e a atmosfera.

24

Conhecendo o extintor

Extintores de incndio so equipamentos indicados para controlar princpio de incndio. Tal limitao se deve ao fato de ter carga de produto reduzida. Isso acontece por causa do tamanho do extintor. E exatamente por isso a preveno sempre o mais recomendado.

Conhecendo o extintor por dentro


- Mangueira; Serve como passagem para o agente extintor.

- Presurizante; Serve para expulsar o agente extintor do recipiente.

Conhecendo o extintor por dentro


- Sifo ou Pescador; Conduz a agente extintor desde o interior do recipiente para a vlvula de descarga - Agente extintor; o produto qumico ou gua que apaga o fogo.

Conhecendo o extintor por dentro


- Recipiente; Serve para armazenar o agente extintor.

- Base; Serve para apoiar o extintor, para assim, mant-lo em p.

Conhecendo o extintor por fora


-Manmetro; Serve para medir a quantidade de produto no extintor

- Pino de segurana; Serve para travar o gatilho do extintor.

Conhecendo o extintor por fora


- Alavanca; Serve para dar apoio presso no gatilho.

- Gatilho; Serve para acionar o extintor.

Conhecendo o extintor por fora


Pintura; Normalmente na cor vermelha.

Selo do INMETRO;

Anel de identificao; Serve para identificar a empresa que fez a recarga do extintor. Por isso, extintor novo no tem o anel. O anel em questo no pode apresentar rasuras ou deformaes.

Cuidados necessrios ao extintor

Os extintores devem ser instalados em local de grande movimentao e ficar sempre em local de fcil visualizao. Devem ser instalados em altura no superior a 1.60 m. O cilindro dever ter um adesivo com a logomarca do INMETRO.

Cuidados gerais

No obstrua os extintores. No obstrua o acesso aos extintores e nem os corredores de passagem de emergncia.

Se o lacre do extintor for rompido mesmo por acidente, recarregue o extintor. O lacre a garantia de que o equipamento est apto para uso.

Princpios de combate a incndio


Como j vimos acima o fogo consiste em um tringulo. Todo combate a incndio se baseia na retirada de um ou mais elementos do tringulo do fogo Para retirar algum elemento podemos usar esses mtodos:

Princpios de combate a incndio


Abafamento. Resfriamento.

Isolamento.
Rescaldo.

Princpios de combate a incndio

Abafamento.

Consiste em retirar o oxignio do contato com o fogo. Mtodo indicado: Extintores de CO, P qumico, gua ou mesmo terra.
Imagem: Segurana de pessoas e bens

Princpios de combate a incndio

Resfriamento.

Consiste em retirar o calor do fogo. Mtodo indicado: gua e CO.

Princpios de combate a incndio

Isolamento.

Consiste em separar a parte que est queimando da que no est.

Exemplo: Aceiro.

Princpios de combate a incndio

Rescaldo.

Conjunto das operaes necessrias para completar a extino do fogo, impedir a reignio e colocar o local em condies de segurana.

Como usar o extintor

Procure um extintor apropriado para o tipo de incndio, lembre-se das dicas acima;
Pegue o extintor segurando-o na posio vertical; Rompa o lacre;

Retire o pino de segurana;

Como usar o extintor

Posicione-se a uma distncia segura, mas no fique longe das chamas, isso torna o combate ineficiente; Dirija o jato do o jato para a base (parte baixa do fogo), deve-se movimentos como se estivesse varrendo o fogo;

Aperte o gatilho at o fim;

Um combate mal sucedido

Veja aqui um exemplo de combate a incndio mal sucedido. Talvez o fato do combatente ter ficado muito distante do fogo tenha causado o fracasso.

Um combate mal sucedido

Felizmente nesse caso o prejuzo foi apenas material.

Como usar o hidrante


Verifique o tipo de incndio, lembre-se das dicas acima. O ideal trabalhar sempre com mais de uma pessoa, mas, se s tiver uma d para us-lo. S que ir requerer esforo extra.
-

Desligue a rede de energia eltrica.

Como usar o hidrante


- Abra a caixa de hidrante. - Conecte a mangueira - Conecte o bico da mangueira; - Segure o bico da mangueira de maneira firme. Abra um pouco as pernas para aumentar o apoio;

Como usar o hidrante


Como j dissemos o ideal trabalho pelo menos em dupla, para que nessa hora a outra pessoa abra o registro.
Abra o registro e combata o fogo. Se o bico do hidrante tiver regulagem pode optar por jato neblinado ou jato compacto. Estude a situao e faa sua escolha.

Chuveiros automticos (sprinklers)

Os chuveiros automticos so dispositivos com elemento termo-sensvel projetados para serem acionados em temperaturas prdeterminadas, lanando automaticamente gua sob a forma de asperso sobre determinada rea, com vazo e presso especificados, para controlar ou extinguir um foco de incndio.
Imagem WB Tecnologia

Chuveiros automticos (sprinklers)

Os chuveiros automticos ou sprinklers so compostos basicamente pelos seguintes componentes: Corpo: parte do chuveiro automtico que contm rosca, para fixao na tubulao, braos e orifcios de descarga, e serve como suporte dos demais componentes;

Chuveiros automticos (sprinklers)


Defletor: componente destinado a quebrar o jato slido, de modo a distribuir a gua, segundo padres estabelecidos nas normas brasileiras; Obturador: componente destinado vedao do orifcio de descarga nos chuveiros automticos e que tambm atua como base para o elemento termo-sensvel tipo bulbo de vidro;

Imagem WB Tecnologia

Chuveiros automticos (sprinklers)


Elemento Termo-Sensvel: componente destinado a liberar o obturador por efeito da elevao da temperatura de operao e com isso fazer a gua fluir contra o foco de incndio. Os elementos termo-sensveis podem ser do tipo ampola de vidro ou fusveis de liga metlica;

Imagem WB Tecnologia

Importante
No abandone o local do incndio at ter certeza de que no se reiniciar. Muitas vezes basta alguns minutos para o fogo recomear. Se for possvel remova as cinzas para ver se realmente foi o fim das chamas.

Mantenha os nmeros de emergncia em lugar de fcil visualizao

Importante
Lembre-se, a preveno sempre o melhor remdio, pense prevenindo, aja preventivamente, esse o mtodo mais seguro para lidar e viver e conviver com qualquer tipo de risco. Que Deus nos abenoe!

Das könnte Ihnen auch gefallen