Sie sind auf Seite 1von 9

Equipe: Edilene Cordeiro Eulalia Reis Fabola Martins Luana Maria Nori Santos

Introduo
A Sociedade em Comandita por Aes originou-se na Frana, tendo sido instituda pelo Cdigo Civil de 1807, adquirindo, ao longo do sculo XIX, considervel notoriedade.

Conceito
A sociedade em comandita por aes pode ser definida como aquela na qual o capital dividido em aes, regendo-se pelas normas relativas da sociedade annima.

Caracteristicas
possui scios de responsabilidade limitada e scios

que, em virtude da funo que ocupam, assumem responsabilidade subsidiria, ilimitada e solidria pelas obrigaes sociais. somente o acionista pode fazer parte da diretoria, os diretores sero nomeados pelo estatuto por tempo indeterminado e s podendo ser destitudos por deliberao de 2/3 dos acionistas. pode adotar firma ou denominao,

A assemblia geral no pode mudar o objeto essencial

da sociedade, prorrogar seu prazo de durao, aumentar ou reduzir seu capital social, sem a anuncia dos diretores. no tem natureza contratual e sim institucional no podero os menores ou incapazes ocupar as funes de gerentes ou diretores

Responsabilidade dos scios


A responsabilidade dos scios varia de acordo com o seu posicionamento diante a sociedade.
Para se tornar scio precisa-se ser acionista de aes

disponveis na sociedade o Scio que desejar ingressar como diretor da sociedade dever ser nomeado no ato constitutivo da sociedade apenas o scio ou acionista tem qualidade para administrar ou gerir a sociedade, e como diretor ou gerente, responde subsidiria, mas ilimitada e solidariamente, pelas obrigaes da sociedade art. 282, da LSA ( 6.404/76 ),

Com base no art. 1.091, 1, do CC, se a sociedade obtiver

mais de um diretor, todos respondem solidariamente, aps esgotados os bens sociais .

Com uma possvel futura exonerao do diretor, o mesmo

continuar respondendo mesmo que no componha funo na diretoria, durante dois anos pelas obrigaes sociais contradas durante sua administrao.

Dissoluo/Extino
Dissoluo o processo de extino do contrato de uma sociedade. Uma sociedade dissolvida: Por prazo determinado, nos casos previstos no estatuto ou contrato; Por consenso unnime dos scios; Por deliberao da Assemblia Geral; Por extino, na forma da lei, da autorizao para funcionar; Em caso de falncia.

Consideraes Finais
Esse tipo de sociedade permite o exerccio comercial a pessoas que querem investir pouco capital, investindo, em troca, poucos bens e seus conhecimentos administrativos e habilidades como lder. Mas hoje, raramente se constitui uma Sociedade em Comandita por Aes, o que a torna um objeto em extino no mundo empresarial. Tudo isso devido a procura, atravs dos novos investidores, pela sociedade limitada e annima, sendo mais atrativa atravs de suas flexibilidades.

Das könnte Ihnen auch gefallen