Sie sind auf Seite 1von 28

Universidade Federal da Grande Dourados

Disciplina Gesto Educacional Prof Dr Ana Paula Gomes Mancini Prof Dr Elisangela Scaff

Mestrandas: Adriana de Lurdes Trentin Alvares Cristiane de S Dan


2013

Dissertao de Mestrado: Concepes de gesto escolar e eleio de diretores da escola pblica do Paran. UFPR Curitiba 2004

Jos Luciano Ferreira de Almeida

Possui graduao em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Paran (1988) e mestrado em Educao pela Universidade Federal do Paran (2003). Atualmente professor do Centro Universitrio Leonardo da Vinci, Diretor pedaggico da equipe de ensino - Secretaria de Estado da Educao, assessor pedaggico do Instituto Ekkoni de Desenvolvimento em Educao, professor colaborador - Faculdades Integradas do Brasil, assistente 1 da Faculdade Modelo, coordenador de curso de pedagogia da Faculdade Modelo, professor da Faculdade Integrado de Campo Mouro, professor assistente iii da Faculdade Anchieta de Ensino Superior e professor assistente iv da Faculdade Anchieta de Ensino Superior. Tem experincia na rea de Educao, com nfase em Educao, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia educao conhecimento, educao poltica estado, educao inclusiva, violncia; conhecimento; escola; prtica pedaggica e gesto escolar

Contexto:
A dissertao faz uma anlise das concepes de gesto escolar e do processo de eleio dos diretores das escolas pblicas do Paran, no perodo de 1983 a 2001;
Firma-se na ideia de que a gesto escolar uma realidade social e poltica, com contradies que permeiam o processo de escolha do diretor escolar;

No centro desse processo tem-se ento, o antagonismo que marca o debate e a reflexo sobre a gesto escolar e o processo de escolha dos diretores, ou seja, a gesto escolar apoia-se em uma concepo de carter gerencial ou empresarial, e no outro polo constitui-se uma concepo crtica e de carter histrico, tendo como foco a gesto democrtica;

Entrevistas com diretores de escolas de Curitiba/PR e regio metropolitana, com o representante da RENAGESTE e com uma diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educao do Paran (APP).

O autor se props a analisar as concepes de gesto escolar e compreender de que forma estas concepes articulam-se ao processo poltico de escolhas de diretores, realizando entrevistas;

Pressumia-se que o diretor passaria a ser o representante da escola junto ao Estado e no o representante do Estado junto Escola (p.13)

O autor anuncia como abordagem em sua dissertao o Materialismo Histrico Crtico o termo GESTO abordado sob o vis LIBERAL a princpio.

REALIZA UMA CONTEXTUALIZAO HISTRICA SOBRE A DEMOCRATIZAO BRASILEIRA. NESTE SENTIDO, ELE SALIENTA QUE:
ANOS 70

Tentativa de democratizao
Perodo de redemocratizao da sociedade brasileira

ANOS 80

ANOS 90 dcada particular no Estado do Paran

Reformas das polticas a nvel estatal

se a dcada de 80 foi marcada pelo histrico processo de redemocratizao da sociedade brasileira e paranaense, a dcada de 90 foi marcada pelas reformas polticas ocorridas no mbito do estado, as quais refletiram-se diretamente nas polticas pblicas para a educao (p.14).

A pesquisa constatou que mesmo com limites, a eleio direta de diretores por meio do voto da comunidade escolar

ainda a forma imprescindvel para a administrao escolar desenvolver uma concepo democrtica (p.14)

ORGANIZAO DA DISSERTAO

Captulo 1: Concepes de administrao escolar das dcadas de 70, 80 e 90 e Concepo crtica/materialista histrica da administrao escolar; Captulo 2: Anlise histrica dos mecanismos de escolha dos diretores no PR: indicao lista trplice eleio direta; Captulo 3: Anlise da reforma do Estado e polticas educacionais na dcada de 90; Anlise de 2 documentos: Guia de Gesto Escolar (2002) e Decreto 4313/01: normaliza a eleio de diretor de 2001;

Captulo 3: Anlise de entrevistas para averiguar: concepo de gesto escolar, processo de eleio de diretores e informaes sobre o papel da APM e do Conselho Escolar no processo; Entrevista com representante da RENAGESTE; Entrevista com diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educao do PR; Anlise de seminrios e cursos de capacitao gerencial realizados e patrocinados pela SEED/PR.

Consideraes finais: Concluses do autor

NO CAPTULO 1 - CONCEPES DE GESTO ESCOLAR. ALMEIDA (2004) UTILIZA VRIOS AUTORES PARA EMBASAR E CONTEXTUALIZAR A GESTO ESCOLAR, QUAIS SEJAM:
ARROYO (1979) A administrao escolar est inserida no contexto poltico, refletindo as polticas de desenvolvimento econmico do estado, um carter histrico da vinculao entre a teoria da administrao e a histria dos meios de produo. GONALVES (1980) A administrao escolar deixava transparecer a adoo da lgica empresarial de forma acrtica, sob um carter ideolgico, servindo de falsificao e mascaramento das contradies da realidade, impedindo sua real compreenso (processo gerencial da escola pautada no processo de gesto empresarial). PARO (1986) Considera o contexto histrico, social, poltico e econmico da escola na problemtica da gesto escolar. preciso examinar as condies e possibilidades da administrao escolar voltada para a transformao social.

PARO (1986) sugere que para haver essa transformao deve-se adotar a ideia de administrao como prxis criadora e recorre a Gramsci para explic-la ( necessidade de apropriao de uma nova ordem social, compreender a insero no processo poltico de questionamento de um conhecimento escolar que reproduz as condies sociais de dominao histrica no quadro do capitalismo). Deve-se levar em conta os processos histricos da sociedade, o contexto poltico, social e econmico do capitalismo, sob a forma do toyotismo e da chamada reestruturao produtiva do capitalismo (p.60).

FLIX (1984)

Planejamento e controle: modo capitalista > lucro diviso social do trabalho, racionalidade, organizao funcional, eficincia e produtividade

OLIVEIRA (2000) gesto escolar presente nas reformas, termos como flexibilizao (com a centralizao das decises e descentralizao das aes), autonomia, descentralizao. Palavra liderana aparece, o papel do lder que remete resultados (tempo, espao, pessoas, contextos).

HACHEM (2000) gesto compartilhada na escola, diminuio do papel do Estado como responsvel pela administrao pblica. Cabe cada comunidade escolar (APM) buscar recursos para promover a qualidade na educao = competitividade entre escolas pblicas. Estmulo ao trabalho voluntrio, captao de doaes.

O autor constatou no trmino do captulo que apesar do carter ainda limitante do processo eleitoral, com suas contradies histricas, a eleio direta, por meio do voto da comunidade escolar, ainda a forma imprescindvel para a administrao escolar desenvolver uma concepo democrtica, e mesmo aqueles que esto no campo da administrao escolar de natureza gerencial, defendem o processo eleitoral.

NO CAPTULO 2 - SELEO DOS DIRETORES DA ESCOLA PBLICA: DA INDICAO POLTICA ELEIO DIRETA , ALMEIDA (2004) COMENTA SOBRE 03 CONDIES HISTRICAS DISTINTAS: inchao do aparelho de Estado: grupos oligrquicos locais representados pelos grandes fazendeiros detinham a hegemonia das relaes polticas a partir do Estado.

desenvolvimento de um Estado centralizador (o Estado tomando para si todas as decises polticas);

anlise do desenvolvimento do capitalismo no Brasil, tendo como foco o sistema educacional: proporcionalidade entre o processo de ampliao do capitalismo no pas, sob a forma de organizao e explorao do trabalho, e a ampliao do sistema educacional brasileiro.

Anos 70: a ditadura militar, no havendo espao institucionalizado para o exerccio da democracia; escolha do diretor de forma clientelista; sendo considerado cargo de confiana, era indicado por algum que detinha um mandato pblico com influncia sobre o comando e o poder poltico estadual;

No Paran se estabeleceram as primeiras eleies para diretores das escolas pblicas, em 1983, porm, ainda com a composio de listas trplices e a deciso final sobre a escolha e nomeao do diretor escolar recai ainda nas mos do Governador do Estado;

Em 1991 houve retrocesso: o STF acatou ao impetrada pelo governo do PR, e foi suspenso o inciso VII do Art. 178 da Constituio Estadual que previa processo de escolha democrtica dos dirigentes escolares, retornando-se ao sistema de consulta em lista trplice.


Em 1995 retoma-se o processo de eleio direta de diretores. Porm, em 2000 houve escolha de forma colegiada, por meio de 'apresentao de ideias; Muda-se tambm a composio do perfil do colgio eleitoral: pais e alunos (50%), professores e funcionrios (30%) e representantes dos Ncleos Regionais de Educao (20%), extinguindo-se consequentemente a paridade, com 20% de presena externa no processo ;

Aplicam-se tambm mecanismos de avaliao peridica dos diretores, com base na gesto por resultados (modo de produo capitalista); Produzem-se documentos: Desenvolvimento de competncia para Diretores de Escolas, inclusive cursos de proficincia em gesto, ministrados por empresas de assessoria em gesto educacional. No h meno a Conselhos Escolares, sendo o diretor soberano em suas decises.

Escola cidad: administrao popular que desenvolve um amplo processo participativo, criando uma relao entre o Estado e o conjunto da populao. Trata-se de uma proposta de participao que visa reverter o carter autoritrio e privado do Estado brasileiro, no mbito da esfera municipal. (AZEVEDO, 1998, p.310).

Eleies de diretores como formalismo democrtico (eleio direta e participao) pode significar apenas a reproduo das relaes burocrticas de poder;

NO CAPTULO 3: ANOS 90 A 2001 A CONCEPO DA GESTO ESCOLAR NA TICA DA GESTO POR RESULTADOS E DA QUALIDADE TOTAL E A ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES, ALMEIDA (2004) TRAZ ALGUMAS CONSIDERAES:
As reformas polticas e econmicas no mbito do Estado, durante a dcada de 90, marcaram as polticas pblicas para a educao;

Uma concepo que tem no chamado Estado mnimo uma base de reduo daquilo que pblico, privilegiando-se a lgica do mercado.

A gesto escolar sofreu o impacto das reformas: aprofundamento da concepo de gerncia empresarial na gesto escolar;

Na primeira parte busca compreender o carter da gesto escolar diante das reformas do Estado, a partir da dcada de 90,e a implantao de uma lgica privada na gesto escolar.

Na segunda parte a partir das anlises dos documentos e dos contedos das entrevistas realizadas, indicar a afirmao da concepo de uma gesto escolar sob a lgica da gerncia da qualidade total com base na anlise do Guia de Gesto escolar e nas entrevistas.

As questes dirigidas aos diretores tiveram como objetivo levantar questes acerca do processo eleitoral de 2001 principalmente, e consideraes sobre o mesmo e qual relao guarda com a concepo de gesto democrtica.

AS REFORMAS DO ESTADO NA DCADA DE 90 E A GESTO DA EDUCAO

Dcada de 90, e ainda hoje, sofre a influncia da concepo gerencial e da lgica do privado e do mercado na escola; As polticas neoliberais na Amrica Latina, segundo LAURELL (1995), provocaram uma deteriorao das condies de vida da maioria da populao; As condies de empobrecimento da populao decorreram principalmente da reduo dos gastos sociais do Estado, reduzindo-se a presena do prprio estado no atendimento de tais polticas.

O fato do Estado desempenhar um papel fundamental na formulao e efetivao das polticas sociais no significa que estas envolvam exclusiva ou mesmo principalmente, o mbito pblico (LAURELL, 1995 p. 153).

Ao Estado cabe apenas garantir os direitos sociais queles que se encontram numa situao de indigncia. Neste caso, o papel do estado enquanto formulador e administrador das polticas sociais pblicas, tem uma significao meramente supletiva.

COMO AS POLTICAS SOCIAIS SE CONSTITUEM NO QUADRO DE UM ESTADO NEOLIBERAL?

Na viso liberal, h um alto grau de mercantilizao dos bens sociais, isso significa que os bens sociais esto submetidos lgica do lucro, o que se ope a do Estado socialdemocrata, onde o financiamento, produo e administrao pertencem ao mbito pblico-estatal e se subtraem assim lgica do mercado. (LAURELL, 1995 p. 156)

As significativas transformaes no mundo do trabalho e da produo capitalista na dcada de 90, redimensionaram o papel de educao e da escola na sociedade;

As transformaes se expressam pelo desenvolvimento tecnolgico de base microeletrnica e pela globalizao do capital e do trabalho;

TRANSTORMAE S DA DCADA DE 90
A reforma do Estado no Brasil, assentado em premissas de modernizao, racionalizao e privatizao, tendo o mercado como portador da racionalidade sociopoltica conservadora, configura-se pela diminuio do papel do Estado no tocante s polticas pblicas. As polticas pblicas so redirecionadas de acordo com os novos parmetros que regulam o mercado e a sociedade capitalista, principalmente os paradigmas reguladores da organizao do trabalho e produo de mercadorias.

As chamadas reformas no mbito do estado colocam a concepo de gesto escolar e o processo de seleo de diretores das escolas pblicas, no esprito da racionalidade da organizao do capitalismo, tendo como fundamento a reestruturao econmica e produtiva;

A implantao de uma racionalizao para o Estado, no que se refere ao financiamento pblico, assegura o uso tecnicamente eficiente dos reduzidos recursos destinados ao financiamento das diversas polticas sociais, entre elas, a educao (KUENZER, 1998).

Segundo Gonalves (1994), ao analisar o teor dos documentos formulados no processo de negociao do governo paranaense junto ao Banco Mundial, verificou-se a absoro da linguagem e do quadro terico de anlise neoliberal, nos documentos que estabelecem as propostas de negociao do governo do estado do Paran para a obteno de financiamento do Banco Mundial para aes da rea educacional.

A AFIRMAO DA CONCEPO DA GERNCIA DE EMPRESA NA GESTO ESCOLAR E A REDUO DA FORMA DEMOCRTICA NA ELEIO DO DIRETOR ESCOLAR
O guia de gesto escolar sintetiza a concepo de gesto posta pelas polticas pblicas para a educao do Paran no final da dcada de 90 at o ano 2002. um conjunto de orientaes destinadas principalmente para o trabalho do gestor escolar, tendo como foco o atingimento de resultados cada vez melhores na educao pblica paranaense (PARAN, 2002 p, 6)

O guia est organizado em seis captulos, todos eles voltados para o carter da gesto como, organizar a escola de forma que atenda a uma concepo gerencial da gesto escolar.

Uma gesto escolar de concepo gerencial de qualidade a partir da gesto por resultados, gesto pedaggica, gesto participativa e estratgica, gesto de pessoas e gesto de servios de apoio, recursos fsicos e financeiros.

O papel do gestor escolar toma a concepo da produo de resultados, da pragmaticidade do mundo da eficincia, da excelncia e da qualidade.

A cultura organizacional da gerncia significa a racionalizao e dos processos internos da escola, essas caractersticas so emprestadas do taylorismo/fordismo e do toyotismo;

A gesto pedaggica est diretamente ligada concepo posta pela gesto de resultados, ou seja, depende em grande parte para o seu xito do trabalho e das competncias de gesto escolar.

Concepo do toyotismo na gesto escolar: combater o desperdcio um dos pressupostos mais importantes da racionalidade gerencial do prprio toyotismo;

A concepo de gesto por resultados tem como base a gerncia de empresa privada, por outro lado, refere-se tambm a chamada reestruturao produtiva do capitalismo;

O papel do gestor escolar igual a um inspetor de qualidade, no sentido de controlar os processos internos da escola, sempre sob a referncia de uma gesto para resultados;

CONCEPO DE GESTO PARTICIPATIVA OU COMPARTILHADA TOMADA COMO SINNIMO DA GESTO DEMOCRTICA:


Concepo de uma gesto participativa de carter gerencial, vincula-se aos parmetros do regime social capitalista;

A concepo de gesto compartilhada se presta e tem na APM um instrumento imprescindvel para a organizao do trabalho escolar sob a gerncia da qualidade total.

QUAL GESTO DEMOCRTICA ESTA?

Gesto democrtica a gesto na qual os funcionrios e mesmo os usurios de uma organizao participam do processo decisrio, partilhando responsabilidades e mritos. Trata-se da definio formalista da democracia liberal (COUTINHO, 2002);

A democratizao da gesto escolar tem como foco promover a participao da comunidade escolar para a construo de um conhecimento histrico para a superao das relaes internas e externas de poder (COUTINHO, 2002)

O contedo que norteou o Guia de gesto escolar editado pela SEED em 2002, contemplava a concepo gerencial de gesto escolar posta por meio das polticas pblicas a partir do final da dcada de 90;

possvel compreender que o processo eleitoral de 2001 foi marcado pelas contradies postas a partir do aprofundamento da lgica empresarial na gesto escolar.

GESTO ESCOLAR NO PARAN

Trata-se da conformao acrtica a uma concepo que tem como objetivo a manuteno das relaes sociais que sustentam o capitalismo;

Contradies envolveram o processo de escolha dos diretores, no final de 2001, o processo de seleo de diretores foi conduzido de forma autoritria e interventora, foi um processo muito confuso (SAPELLI, 2002).

CONSIDERAES FINAIS

No caso do Paran, as polticas pblicas para a educao estiveram sob a lgica de um estado mnimo de concepo neoliberal, ou seja, tem-se um contexto que local e um contexto que global;

Ao considerar que o processo eleitoral de escolha do diretor escolar articula-se a uma concepo de gesto escolar, era necessrio compreend-los numa perspectiva eminentemente poltica e histrica;

Este estudo compreende que a concepo gerencial da gesto escolar, mesmo utilizando-se de prticas eleitorais da democracia representativa, contribui e refora contraditria de reproduo social das relaes de dominao no interior da escola, historicamente determinadas pela forma do trabalho capitalista.

Das könnte Ihnen auch gefallen