Sie sind auf Seite 1von 9

Homem uma viso cultural e social

Grupo 7: Alexandre Ferreira Marques Anderson Gouveia de Oliveira Jr. Cleone Dos Santos Nascimento Joo Vitor Mantovaneli Lucas Esteves Giubert Marciano Clementino Da Silva Ronei De Almeida Arago

No pas mais multicultural do mundo


A matriz de conhecimento que chega as escolas essencialmente

EUROCNTRICA.

OBRIGATORIEDADE NO ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

O QUE DIZ A LEI?


ART. 25 4 O ENSINO DA HISTRIA E DO BRASIL LEVAR EM CONTA AS CONTRIBUIES DAS DIFERENTES CULTURAS E ETNIAS PARA A FORMAO DO POVO BRASILEIRO, ESPECIALMENTE DAS MATRIZES INDIGENAS, AFRICANAS E EUROPIAS.
ART. 26-A. NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MDIO, OFICIAIS E PARTICULARES, TORNA-SE OBRIGATRIO O ENSINO SOBRE HISTRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS.

IMPORTNCIA DESTA TEMTICA


DIVULGAR CONHECIMENTOS, ATITUDES, POSTURAS E VALORES QUE EDUQUEM CIDADOS QUANTO A PLURALIDADES TNICO-RACIAL. RESGATE HISTRICO PARA QUE AS PESSOAS AFRO-BRASILEIRAS CONHEAM MELHOR SUA HISTRIA.

Sociologia como estudo sobre a realidade social


Problemas na educao do Brasil. Os gastos que o poder pblico tem com a educao deveriam ser vistos como investimentos. O poder pblico est investindo muito pouco na educao do nosso pas, ultimamente at tem melhora em relao a qualidade, isso nos trs nveis da educao. Entretanto o nvel da educao ainda est em pssimas condies se comparado a de outros pases da Europa. Muitos professores no tem treinamentos e remunerao descente para exercer a funo, isso acaba ocasionando na formao de pssimos profissionais para o nosso pas, mas esta m formao no est apenas relacionada com os professores, faltam bibliotecas apropriadas, falta de materiais, etc. O poder pblico tem a obrigao de colocar a educao de nosso pas ao nvel de pases desenvolvidos que do principalmente uma tima condio de trabalho aos professores e uma boa condio de estudos aos alunos.

Sociologia como estudo sobre a realidade social


Pesquisa sobre os problemas sociais do nosso cotidiano. Nosso pas apresenta uma frgil estrutura no que condiz sade. Hospitais e prontoatendimentos, em diversos municpios so precrios e com equipamentos ultrapassados que no atendem dignamente a populao, elevando drastivamente os indices de insatisfao populacional. Isto ocorre a eminente necessidade de melhora que deve ser vivenciada em no Brasil. Vivemos nas mos de polticos corruptos que desviam verbas em proveito prprio e de terceiros que deveriam ser revertidas em educao, sade, saneamento basico, transporte publico, moradias, etc. Atualmente, como forma de evitar transtornos ocassionados pela poltica pblica de sade, tais como os hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionrios, aparelhos quebrados, filas para atendimento e prdios mal conservados, as pessoas com um maior potencial econmico tm buscado nos planos privados de sade a estabilidade e as condies que no encontram naquela. Com isso evidenciamos uma triste realidade, as pessoas de baixa renda, que no possuem condies de entrar em um sistema de sade privado, nem arcar com os custos de consultas particulares, o que corresponde a grande maioria da populao, principalmente de regies mais precrias como o nordeste e o norte, esto sujeitas a todos os desabores da sade pblica. Desta forma, o problema de sade precria no Brasil, analisado pelos parmetros sociais, uma questo que, apesar de no ter uma soluo to complexa, sendo necessrio o repasse regular das verbas, est longe de ser resolvida, pelo fato da falta de concientizao populacional que no escolhe de maneira condigna seus representantes, permitindo que corruptos e pessoas m intencionadasm assumam o poder e convalidem vom toda uma situao de corrupo governamental.

Filme Um Ato de Coragem

O filme Um Ato de Coragem dramatiza a situao de uma famlia pertencente a uma minoria social, e de condio financeira desprivilegiada. Na trama, o filho do casal John Q. Archbald (Denzel Washington) e Denize Q. Archbald sofre de uma cardiopatia. Defronte todos os problemas e diante da iminncia da morte de seu filho, John toma medidas extremas, devido a pouca receptividade da assistncia social, e os interesses polticos e econmicos. Como em qualquer outro sistema em que o capitalismo vigente, o Brasil no se isenta de complicaes relacionadas aos mesmos fatores e elementos. Livre de eufemismos, o Brasileiro negro e pobre vtima do interesse poltico e econmico em detrimento do bem estar social. Tanto no corporativismo americano, tanto no sistema mal estruturado do governo Brasileiro, o prejuzo tomado pe em xeque a dignidade do cidado.

Filme Um Ato de Coragem


Mas o problema da desigualdade tem reflexos no passado e nos baluartes do capitalismo, desde o acmulo primitivo de capital mercantilista, at a 3 revoluo industrial. A posio de escravido, e depois de mo-de-obra reserva, moldou um status quo e um iderio social que conscientemente ou no, subjuga o negro a uma posio socioeconmica inferior. Finalmente, a aluso feita pelo filme realidade das minorias promove uma reflexo e sugere uma anlise do plano de fundo de um mundo que grosseiramente composto por duas aglomeraes de indivduos: os que tem fome, e os que no dormem.

Das könnte Ihnen auch gefallen