Sie sind auf Seite 1von 18

LYCEU PARAIBANO ALUNO: ARTHUR VINCIUS M. DE LIMA.

N 8 ANO: 2 ANO 10 MANH DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSORA:

biotecnologia consiste a manipulao de organismos, clulas ou molculas biolgicas que possam ter aplicaes especficas. Esta tecnologia implica a modificao directa do genoma dos organismos, pois so introduzidos intencionalmente fragmentos de DNA que possuem uma determinada funo pretendida. Sendo assim, por meio de engenharia gentica, o gene que contm a informao para sntese de uma determinada protena pode ser transferido para outro organismo que ento produzir grandes quantidades dessa substncia.

A palavra biotecnologia s comeou a ser utilizada

no sculo XX, mas suas tcnicas j existiam h muito tempo, mais ou menos desde o ano 1800 a.C.. Naquela poca, o homem j fabricava vinho, cerveja, po, queijo e outros produtos que eram feitos por meio da fermentao. De l pra c, muitas tcnicas foram desenvolvidas em vrias reas diferentes. A palavra biotecnologia formada por trs pequenas palavras de origem grega: bio significa vida tecnos representa o uso prtico da cincia logos significa conhecimento

A biotecnologia pode ser aplicada na agricultura,

produo de alimentos e reas da sade. Na agricultura e produo de alimentos so desenvolvidas plantas mais resistentes a pragas e a vrus, melhorando assim a qualidade e o tempo de durao dos mesmos. No caso das aplicaes ligadas sade, refere-se a diagnsticos e teraputicas de doenas, amplificando e dirigindo a resposta imunitria atravs da imunoterapia, e produo de antibiticos, asterides, vitaminas e vacinas.

Tudo isto feito atravs da produo de anticorpos,

pois por serem altamente especficos podem ser utilizados para reconhecer determinados antignios. Um antignio possui vrios determinantes antignios que, ao entrarem no organismo, estimulam diferentes clones de linfcitos B que do origem a diferentes tipos de anticorpos. A estes anticorpos chamam-se policlonais, pois resultam vrios clones dos linfcitos B, e apresentam especificidade para os determinantes antignicos de um determinado invasor.

Existem tambm os anticorpos monoclonais, que

so obtidos atravs do isolamento de um nico linfcito B, que ser estimulado a produzir anticorpos todos iguais e especficos para um s determinante antignio. Estes so produzidos em laboratrio atravs da fuso IN VITRO, de um linfcito B activado com um mieloma (clula tumoral), da resulta uma nova clula designada por hibridoma. Os hibridomas produzem grandes quantidades de anticorpos para um nico determinante antignico (propriedade conseguida atravs dos linfcitos B) e dividem-se indefinidamente (caractersticas de uma clula tumoral).

Em aplicaes biomdicas, estes anticorpos servem

para, por exemplo, para testes de gravidez (pois os monoclonais ligam-se HCG), diagnstico de doena como a gonorreia, hepatite, preparao de soros, tratamentos de cancros e antdotos para veneno.A biotecnologia permite tambm a obteno de produtos com aplicaes teraputicas, em grandes quantidades e a baixo custo atravs de processos de bioconservao. A bioconservao consiste na transformao de um composto por outro estruturalmente relacionado. Isto tem a vantagem de obter produtos que resultam de vias metablicas complexas em que a sntese muito difcil de realizar em IN VITRO ;

IN VITRO
Refere-se ao que est fora de um organismo ou aos fenmenos que so observados no laboratrio em tubo de ensaio.

Alguns dos produtos que se podem obter so

antibiticos, para o tratamento de infeces bacterianas, esterides, como contraceptivos, antiinflamatrios (cortisona), vitaminas, que so produzidos por alguns fungos e bactrias, vacinas, para a preveno de doenas infecciosas e protenas humanas para o controlo de diabetes, tratamento para doentes hemoflicos, estimulao da resposta imunitria (interfero) e tratamento de atrasos de crescimento.

Outras reas A biotecnologia no trabalha apenas com alimentos e com a medicina, h tambm pesquisas em outros campos. Um exemplo a indstria de tecidos, onde j existem pesquisas para criar um tipo de algodo que j seja colorido naturalmente. Isso aumentaria a resistncia das fibras e diminuiria os gastos com o tingimento , que tambm causas impactos ambientais.

J possvel tambm produzir plstico utilizando bactrias. Este tipo de plstico pode ser utilizado em embalagens e outros produtos e biodegradvel, ou seja, ajuda a preservar o meio ambiente. H tambm pesquisas para buscar outras formas de gerar energia. Utilizando materiais como madeira, girassol, milho, soja e cana-de-acar, os cientistas utilizam a biotecnologia para produzir biocombustveis, que no prejudicam o meio ambiente e que sejam mais baratos.

Por meio de pesquisas, os cientistas podem usar a

biotecnologia e a modificao dos genes para, por exemplo, transformar um alimento convencional em outro que seja mais tolerante aos herbicidas, ou desenvolver variedades de produtos enriquecidos nutricionalmente, ou ainda que ajudem os seres humanos no combate a determinadas doenas. Voc pode estar se perguntando: o que eu tenho a ver com isso? A resposta : tem tudo a ver! A biotecnologia um campo que no para de crescer e ainda tem muito que evoluir.

Das könnte Ihnen auch gefallen