Sie sind auf Seite 1von 11

A CONSTITUIO EM HEGEL

1. SOBERANIA INTERNA

2. SOBERANIA EXTERNA
3. O DIREITO POLTICO EXTERNO

CONSTITUIO:
Regime poltico monarquia constitucional = efetivo o aparelho estatal.
Concepo concreta de Estado anlise de sua constituio. Estrutura do Estado hegeliano: Monarquia Constitucional representativa acima da religio.

- soberania interna
- caracterstica fundamental: - soberania externa

1. SOBERANIA INTERNA:
A constituio interna para si do Estado a lgica interna da determinao da liberdade. A constituio racional, na medida em que o Estado determina e diferencia em si sua atividade Estado de Hegel deve efetivar a razo e revel-la A constituio deve possuir a estrutura do conceito para ser racional. O Estado a vontade da comunidade, reunidas as vontades de todos os cidados na unidade da singularidade (universal concreto) atravs da particularizao.

- Legislativo Constituio do Estado PODERES: Quem deve fazer a constituio? - A constituio deve surgir da prpria lgica da determinao da ideia da liberdade e, como tal, no tem propriamente um comeo definitivo. - o desdobramento segue uma lgica interna do sistema. - resultado de toda uma srie de mediaes. - Governamental - Monrquico (do Prncipe)

- imutvel;
Constituio estrutura interna: - modificvel em aspectos acidentais; - no altera substancialmente

PODERES: A. Legislativo: o poder de determinar e de fixar o universal.

B. Governamental: a subsuno das esferas particulares e dos casos singulares ao universal.


C. Monrquico: a subjetividade entendida como a deciso ltima da vontade, no qual os diferentes poderes se renem na unidade individual onde seria a chegada e o comeo de tudo a monarquia constitucional.

A. Poder Legislativo: Parte integrante da Constituio. Incumbe a elaborao das leis como tal, dotadas de contedo universal que posteriormente ser determinada e aperfeioada, progressivamente, ao mesmo tempo que trata dos assuntos de carter universal do governo. Como totalidade, no Poder Legislativo tem efetividade tambm o Poder Monrquico e o Poder Governamental. O primeiro por subscrever a sua assinatura no ato de deliberao, como ato de sano, e o segundo pela preparao tcnica e melhoramento do ato normativo, bem como sua participao no Conselho, que tem a capacidade de viso do todo.

Poder Governamental: Engloba mais que a mera aplicao ou execuo das leis e decises, pois deve tambm propor e preparar o estabelecimento destas, manter as instituies e associaes pblicas que compem o Estado e desenvolver planos e estratgias para o futuro, com vistas a manter o Estado unido.
Funciona, assim, como o termo mdio de um silogismo que mantm o singular e o universal unidos.

O corpo de funcionrios do Governo deve submeter os interesses particulares os seus prprios aos direitos universais da comunidade, norteando-se pelos conhecimentos e pela disposio tica necessrios para o exerccio do cargo, e evitando que se forme uma classe burocrata arrogante que poderia tornar-se opressora.

Poder monrquico: a subjetividade enquanto deciso ltima da vontade, na qual os outros poderes se encontram numa unidade individual; Contm em si os trs momentos da totalidade: - A universalidade da Constituio e das leis.

- O Conselho enquanto relao do particular ao universal.


- O momento da deciso ltima, enquanto autodeterminao a que retorna todo o resto e a partir de que tem incio a efetividade. Por isso o Poder Monrquico deve ser desenvolvido em primeiro lugar, pela distino proporcionada por essa autodeterminao absoluta.

As adequaes e modificaes so de ordem externa e contingente; a estrutura essencial perpassa os tempos.

produto de toda a histria de um povo.


A constituio no puramente a lei suprema de um pas ou a constituio escrita, mas o conjunto de estruturas atravs do qual o povo se torna estado. A constituio de um determinado povo depende do modo e da formao de suas autoconscincias. Nisso reside a sua liberdade subjetiva e, em consequncia, a realidade efetiva da constituio.

2. SOBERANIA EXTERNA
A estruturao interna constitui o Estado como individualidade.
- Se manifesta na medida em que cada Estado se relaciona com outros pois sua caracterstica sua independncia primeira liberdade e honra de um povo. A melhor maneira de manter a paz preparar-se para a guerra ela o teste de sade e vigor do Estado. A paz interna conquista-se pela guerra externa.

Hegel justifica a guerra na medida em que a independncia de um Estado corre perigo guerra de defesa.
Povo civilizado aquele que capaz de sacrificar-se pelo Estado.

3. O DIREITO POLTICO EXTERNO.


Dependncia do Estado em relao ao juzo da histria; Estado multiplicidade totalidades, autnomas e independentes isso requer reconhecimento.

A histria, em ultima anlise e a longo prazo representa o juzo de valor do Estado.


A histria o tribunal do mundo, o nico juiz dos Estados a historia do mundo e o critrio o seu resultado, o seu desenvolvimento.

Das könnte Ihnen auch gefallen