Sie sind auf Seite 1von 47

Bblia

Palavra de Deus ou de Homens? Como Saber?

O que a Bblia?
PALAVRA DE DEUS

Pois toda a Escritura Sagrada inspirada por Deus. 2 Tm 3.16

O que a Bblia?
A palavra Bblia vem do grego Bblos e significa livro ou coleo de livros.
66 Livros 39 (AT) e 27 (NT)

BBLIA
Significado: bblia vem do grego biblion, significa rolo ou livro, o plural de biblon bblia - Livros Idiomas: A Bblia foi escrita em trs lnguas diferentes: Velho Testamento: em hebraico e em aramaico (parte do livro de Daniel) O Novo Testamento em grego (Koin).

Ento disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim est escrito. Salmo 40.7

BIBLIA
A verso dos LXX traduzida em Alexandria (Egito) a pedido do Ptolomeu Filadelfo II (rei do Egito de 285-247 a.C.) Vulgata latina traduzida por Jernimo em 384 A.D. (nica aceita pela igreja romana) A verso alem - o Novo Testamento foi traduzido por Martinho Lutero, em 1522 e o Antigo Testamento por Lutero, em 1534. Das tradues para o portugus, a mais antiga foi feita, no sculo XVII, por Joo Ferreira de Almeida (missionrio catlico que se converteu ao protestantismo)

Verso inglesa de King James, ou Rei Jaime ou Tiago - publicada em 1611

O que a Bblia?
A Palavra de Deus como tal (Bblia) tem a sua histria e formao que chamamos de CNON. Cnon uma palavra grega que significa regra, vara de medir, ou cana. No sentido aplicado, para formao da Bblia, Cnon refere-se aos livros que conformam com as regras ou padres da inspirao e autoridade divina.

Quais os critrios para entrar no Cnon?


1) Autoridade do Escritor: No AT: Profeta, legislador ou Lder do povo de Israel. No NT: apstolo. 2) O contedo do Livro: Os prprios livros deveriam dar alguma prova de seu carter peculiar, inspirado e autorizado por Deus.

3) A aprovao das Igrejas quanto natureza cannica dos livros.

COMO SE FORMOU O CNON, O VELHO TESTAMENTO E CONFERIDO AOS LIVROS O TTULO DE INSPIRADOS POR DEUS
Por volta do ano 100 dC, os judeus de Israel se reuniram em um snodo na cidade de Jmnia e estabeleceram alguns critrios para formarem o seu cnon bblico. Esses critrios eram os seguintes: a) O livro no poderia ter sido escrito fora do territrio de Israel. b) O livro no poderia conter passagens ou textos em aramaico ou grego, mas apenas em hebraico. c) O livro no poderia ter sido redigido aps a poca de Esdras (458-428 a.C.). d) O livro no poderia contradizer a Lei de Moiss (Pentateuco).

Pentateuco 5 - Lei Histrico 12

VT

Poticos - 5 Profetas Maiores - 5 Profetas Menores - 12

A numerao em captulos - foi em 1228 feita por Langton A numerao em versculos foi em 1528 feita por Pagnini

39 livros escritos em lngua Hebraica

Evangelhos - 04 Histrico - 01 Cartas pessoais - 14 Cartas gerais - 07 Proftico - 01

NT

27 livros escritos em Grego koine (comum)

CURIOSIDADES: A BBLIA o livro mais vendido e lido no mundo. O mais conhecido e o mais traduzido, pois, dentre as 3.200 lnguas faladas no mundo, hoje, a Bblia j foi traduzida para 1.685 lnguas. Em 1434, Gutenberg mudou-se para Estrasburgo onde permaneceu vrios anos. Depois de regressar Mogncia, associou-se com um comerciante que o financiou para realizar a impresso da Bblia.

QUAL O CAPTULO
a) Mais curto da bblia? b) Mais longo da bblia? c) Central da bblia?

Salmos 117
Salmos 119 Salmos 118 Salmos 118:8

Qual o versculo central da Bblia:

Na Realidade: H 594 captulos antes do Salmo 118, e h 594 captulos depois do Salmo 118, a soma destes 1188.

1947 - Os Manuscritos do Mar Morto (930 documentos) contm os textos mais velhos do Antigo Testamento, cerca de 1000 anos, mais especificamente. Ficaram esquecidos cerca de 2000 anos e resistiram ao tempo, em jarros de barro, graas ao clima seco da regio de QUMRAN. LIVRO DE ISAAS

Assim diz o Senhor dos exrcitos, o Deus de Israel: Toma estas escrituras de compra, tanto a selada, como a aberta, e mete-as num vaso de barro, para que se possam conservar muitos dias; (Jeremias 32.14)

Os Livros apcrifos, do grego - oculto Livros Pseudo-cannicos

So livros que no foram inspirados e que no fazem parte do cnon. No VT no foram aceitos livros escritos e lngua no hebraica, ou simplesmente histricos.
Livros de Tobia, Judite, I e II Macabeus, Sabedoria de Salomo, Eclesisticos (tambm chamado Sircide ou Ben Sir), Baruc (ou Baruque) e tambm as adies em Ester e em Daniel nomeadamente os episdios da Histria de Susana e de Bel e o drago. Evangelhos: de Maria Madalena, de Tom, Filipe, rabe da Infncia de Jesus, do Pseudo-Tom, de Tiago, Morte e Assuno de Maria, Judas Iscariote; Atos: de Pedro, Paulo e Tecla, dos doze apstolos, e de Pilatos; Epstolas: de Pilatos a Herodes, de Pilatos a Tibrio, dos apstolos, de Pedro a Filipe, Paulo aos Laodicenses, Terceira epstola aos Corntios, de Aristeu; Apocalipses: de Tiago; de Joo, de Estevo, de Pedro, de Elias, de Esdras, de Baruc; de Sofonias; Testamentos: de Abrao, de Isaac, de Jac, dos 12 Patriarcas, de Moiss, de Salomo, de J; Outros: A filha de Pedro, Descida de Cristo aos Infernos, Declarao de Jos de Arimatia, Vida de Ado e Eva, Jubileus, 1,2 e 3 Henoque, Salmos de Salomo; Orculos Sibilinos.

http://pt.wikipedia.org

CARTAS
1 2 3 4 FESO - De cerca 30 a 100 A.D. ESMIRNA - 100 at o edito de Milo 313 A.D PRGAMO - 313 A 590 A.D. TIATIRA - 590 A 1.517 a.D.

TEXTOS
Ap. 2.1-7 Ap. 2.8-11 Ap. 2.12-17 Ap. 2.18-29

PARBOLAS
O SEMEADOR TRIO E O JOIO O GRO DE MOSTARDA O FERMENTO

TEXTOS
Mt. 13.5-8 Mt. 13.24-30 Mt. 13:31 E 32 Mt. 13:33

SARDES - 15171750

Ap. 3.1-6

O TESOURO ESCONDIDO
A PROLA DE GRANDE VALOR A REDE

Mt. 13:44

FILADELFIA - 1750 A 1950

Ap. 3.7-13

Mt. 13:45-46

LAODICEIA DIAS ATUAIS

Ap. 3.14-22

Mt. 13:47-50

31 DE OUTUBRO DE 1517 REFORMA PROTESTANTE O TESOURO FOI DESCOBERTO LUTERO EXPE SUAS 95 TESES

Como Deus deu a Bblia aos homens?


Acima de tudo, porm, lembrem disto: ningum pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas. Pois nenhuma mensagem proftica veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Esprito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus. 2 Pe 1.20.21

Toda a Escritura inspirada por Deus.


Todos os santos escritores foram inspirados por Deus Esprito Santo.

Quem Deus escolheu para escrever as suas Santas Palavras?


Deus E.S. falou por intermdio dos profetas (Mt 1.22), por boca de Davi (At 1.16).
A Bblia tem cerca de 40 escritores.

Um s AUTOR.

Quem Deus escolheu para escrever as suas Santas Palavras?


Escritores de diferentes pocas. Culturas. Lnguas.
Exerciam diversos ramos de atividades e profisses (sacerdotes, profetas, mdicos, agricultores, pastores de gado, etc.)

O Impulso Divino
Os homens que Deus empregou como seus escreventes, sem dvida tambm escreveram e falaram outra coisas durante a vida. Apenas falaram e escreveram a Palavra de Deus quando havia divino impulso e ordem quando movidos pelo Esprito Santo.

O Divino Contedo de Pensamento


O Esprito Santo tambm sugeriu, inspirou e controlou o que escreveram. O contedo de pensamento da Bblia, os fatos registrados, a verdade revelada, as doutrinas ensinadas, so, em todas as partes e pormenores, o que Deus quis que escrevessem.

O Divino Contedo de Pensamento


1 Pe 1.10-12: Foi a respeito dessa salvao que os profetas perguntaram e procuraram saber com muito cuidado. Eles profetizaram a respeito da salvao que Deus ia dar a vocs e procuraram saber em que tempo e como essa salvao ia acontecer. O Esprito de Cristo, que estava neles, indicava esse tempo, ao predizer os sofrimentos que Cristo teria de suportar e a glria que viria depois. Quando os profetas falaram a respeito das verdades que vocs tm ouvido agora, Deus revelou a eles que o trabalho que faziam no era para benefcio deles, mas para o bem de vocs. Os mensageiros do Evangelho, que falaram pelo poder do Esprito Santo, mandado do cu, anunciaram a vocs essas verdades. Essas coisas que at os anjos gostariam de entender.

O Divino Contedo de Pensamento


Paulo diz: Toda a Escritura inspirada por Deus (2 Tm 3.16). Ele fala do Antigo Testamento.

Mas, tambm verdade quanto ao Novo Testamento. Jesus prometera a seus discpulos o Esprito Santo...

O Divino Contedo de Pensamento


Mas o auxiliador, o Esprito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinar a vocs todas as coisas e far com que lembrem de tudo o que eu disse a vocs. (Jo 14.26) Porm quando o Esprito da verdade vier, ele ensinar toda a verdade. O Esprito no falar por si mesmo, mas dir tudo o que ouviu e anunciar a vocs as coisas que esto para acontecer. (Jo 16.13)

O Divino Contedo de Pensamento


Essa profecia de Jesus se cumpriu: Portanto, quando falamos, ns usamos palavras ensinadas pelo Esprito de Deus e no palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que so espirituais. (1 Co 2.13)

Revelao e Inspirao
Revelar quer dizer tornar conhecidas coisas desconhecidas. Tudo o que est escrito na Bblia inspirado, mas nem tudo o que ela contm foi divinamente revelado. Algumas coisas registradas da Bblia nenhum ser humano poderia conhecer por si mesmo.

Revelao
So os mistrios de Deus, que foram divinamente revelados aos escritores: 1 Co 2.7,10: A Sabedoria que anunciamos a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, a sabedoria que o prprio Deus, antes mesmo da criao do mundo, j havia escolhido para a nossa glria. [...] Mas foi a ns que Deus, por meio do Esprito, revelou o seu segredo.

O que Inspirao?
A INSPIRAO aquela operao do Esprito Santo, na pessoa particularmente escolhida para ser o veculo dos pensamentos divinos, que garante a transmisso infalvel e correta da verdade, quer seja ela previamente conhecida ou no.

Inspirao
O Esprito Santo utilizou do: Conhecimento dos escritores atravs de observao e experincias pessoais: Estamos escrevendo a vocs a respeito da Palavra da vida, que existiu desde a criao do mundo, Ns a ouvimos e com os nossos prprios olhos a vimos. De fato, ns a vimos, e as nossas mos tocaram nela. Quando essa vida apareceu, ns a vimos. por isso que agora falamos dela e a anunciamos a vocs a vida eterna que estava com o Pai e que nos foi revelada. Contamos a vocs o que vimos e ouvimos para que vocs estejam unidos conosco, assim como ns estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho. ( 1 Jo 1.1-3)

Inspirao
O Esprito Santo utilizou de: Pesquisas e investigaes: Portanto, Excelncia (Tefilo), eu estudei com todo o cuidado como foi que essas coisas aconteceram desde o princpio e achei que seria bom escrever tudo em ordem para o senhor. (Lc 1.3)

Inspirao
O Esprito Santo utilizou do: Experincias pessoais e emocionais dos escritores: Agradeam a Deus, o Senhor, anunciem a sua grandeza e contem s naes as coisas que ele fez. Cantem a Deus, cantem louvores a ele, falem dos seus atos maravilhosos. (Sl 105.1,2)

Cpias e tradues das Escrituras no so inspiradas


A rigor, s os manuscritos originais foram escritos por inspirao do Esprito Santo. Os documentos originais j no existem. Agora temos cpias. Todavia, uma cpia ou traduo correta do texto original to verdadeiramente a palavra de Deus como o prprio original.

Inspirao no Iluminao
A iluminao o ato sobrenatural que habilita o homem salvo a compreender as verdades j reveladas, isto , a Bblia. Os Copistas e Tradutores podem ter sido divinamente iluminados.

A inspirao da Bblia artigo de f a ser crido base do testemunho da escritura a respeito da Escritura.
No determinamos a essncia de alguma coisa atravs do testemunho externo, mas por intermdio da evidncia fornecida pela prpria coisa.

O que a Bblia diz a respeito de si mesma? Ela diz que a Palavra de Deus, dada por inspirao do Esprito Santo.
A Bblia autentica-se a si mesma.

A autoridade da Bblia
Deus... falou... pelos profetas (Hb 1.1) Se algum pensa que mensageiro de Deus ou que tem algum dom espiritual, deve saber que o que estou escrevendo mandamento do Senhor. (1 Co 14.37) Se algum ensina alguma doutrina diferente e no concorda com as verdadeiras palavras do nosso Senhor Jesus Cristo e com os ensinamentos da nossa religio, essa pessoa est cheia de orgulho e no sabe de nada. (1 Tm 6.3,4)

A autoridade da Bblia
Ela exige aceitao absoluta de cada declarao da Bblia da parte do ser humano. Quem me rejeita e no aceita a minha mensagem j tem quem vai julg-lo. As palavras que eu tenho dito sero o juiz dessa pessoa no ltimo dia. Jo 12.48

A Inerrncia da Bblia
Escritores humanos cometem erros em seus escritos. Mas quando os homens de Deus falaram movidos pelo Esprito Santo, qualquer possibilidade de erro estava inicialmente eliminada.

Disse Cristo: A Escritura no pode falhar (Jo 10.35)

A Inerrncia da Bblia
A Bblia no contm algumas verdades divinas, mitos, fbulas, erros ou ideias antiquadas, que devam excludas de suas pginas sagradas. J que toda a Escritura foi divinamente inspirada, no concedemos a ser humano algum o direito de decidir o que na Bblia verdadeiro e o que no o .

A tua Palavra a verdade. (Jo 17.17)


Jesus disse: Se vocs continuarem a obedecer os meus ensinamentos, sero, de fato, meus discpulos e conhecero a verdade, e a verdade os libertar. (Jo 8.31,32) A Palavra de Deus nos traz segurana: Aqueles que confiam em Deus, o Senhor, so como o monte de Sio, que no pode ser abalado, mas continua sempre firme. (Sl 125.1)

A eficcia da Bblia
O Esprito Santo opera atravs da palavra. As palavras que eu vos tenho dito so esprito e so vida. (Jo 3.63)

Porque a palavra de Deus viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra at ao ponto de dividir alma e esprito, juntas e medulas, apta para discernir os pensamentos e propsitos do corao. Hb 4.12

Como enfrentar a objeo: No acredito na Bblia!


Como posso provar? a. Uma das maneiras que a Bblia se autentica atravs de profecias cumpridas. b. Ilustrao: Prognstico de oito coisas sobre uma pessoa que ainda vai nascer (sexo, data de nascimento, nome, hospital, escola, carreira, causa da morte, idade). Possibilidade de acertar: 1 em 1.000.000.000.000.000.000.

Como enfrentar a objeo: No acredito na Bblia!


c.Ler oito profecias de Cristo no Antigo Testamento: 1. Gn 3.15: Semente da mulher; 2. Sl 69.21: Fel e vinagre; 3. Zc 9.9: Entrada triunfal em Jerusalm; 4. Zc 11.12: Vendido por 30 moedas de prata; 5. Is 50.6: Cuspido e aoitado; 6. Sl 22.16: Pregado na cruz; 7. Sl 22.18: Suas vestes repartidas e tnica sorteada; 8. x 12.46: Nenhum osso quebrado. d. Pergunte de quem ele acha que as profecias esto falando.

Como enfrentar a objeo: No acredito na Bblia!


e. Pergunte: Como se explica isto? f. Explique as profecias foram feitas centenas de anos antes de Cristo e foram cumpridas em detalhes. g. H pelo menos 330 profecias do AT cumpridas em Cristo. h. O mesmo infinito Deus, que conhece o incio e fim, revelou o futuro aos profetas.

O propsito central da Bblia


Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e so elas mesmas que testificam de mim Jo 5.39 Estes porm foram registrados para que creiais que Jesus o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais vida em seu nome Jo 20.31

O propsito central da Bblia


A confiana de que as Escrituras so o que afirmam ser no possvel sem ter f em Jesus Cristo como a Palavra de Deus encarnada. A Bblia continua sendo um livro obscuro a menos que e at que nele encontremos a Cristo. Ele a chave que abre esses textos e nos capacita a aceita-los pelo que eles afirmam ser a Palavra da Vida para todos os que creem.

Concluso
2 Tm 3.15,16: E, desde menino, voc conhece as Escrituras Sagradas, as quais podem lhe levar salvao, por meio da f em Cristo Jesus. Pois toda a Escritura Sagrada inspirada por Deus e til para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.

Bibliografia
Sumrio da Doutrina Crist Breve Catecismo de Westminster As doutrinas fundamentais da f crist

Das könnte Ihnen auch gefallen