Sie sind auf Seite 1von 9

Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dana, institudo pela UNESCO em homenagem ao criador do bal moderno,

Jean-Georges Noverre. A Dana a arte de mexer o corpo, atravs de uma cadncia de movimentos e ritmos, criando uma harmonia prpria. No somente atravs do som de uma msica que se pode danar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e at mesmo sem ele.
A histria da dana retrata que seu surgimento se deu ainda na Pr-Histria, quando os homens batiam os ps no cho. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mos, atravs das palmas.

O surgimento das danas em grupo aconteceu atravs dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danas mostram que elas surgiram no Egito, h dois mil anos antes de Cristo. Mais tarde, j perdendo o costume religioso, as danas apareceram na Grcia, em virtude das comemoraes aos jogos olmpicos. O Japo preservou o carter religioso das danas. At hoje, elas so feitas nas cerimnias dos tempos primitivos. Em Roma, as danas se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), e danava-se em festas e bacanais. Nas cortes do perodo renascentista, as danas voltaram a ter carter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ningum a praticava com esse propsito. Praticamente da foi que surgiram o sapateado e o bal, apresentados como espetculos teatrais, onde passos, msica, vesturio, iluminao e cenrio compem sua estrutura.

No sculo XVI surgiram os primeiros registros das danas, em que cada localidade apresentava caractersticas prprias. No sculo XIX surgiram as danas feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princpio, no foram aceitas pelos mais conservadores, at que no sculo XX surgiu o rockn roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danas. Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo. O maracatu, o samba e a rumba so prova disso, pois atravs das danas vindas dos negros, dos ndios e dos europeus esses ritmos se originaram.

Hoje em dia as danas voltaram-se muito para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo. Nos pases do Oriente Mdio a dana do ventre muito difundida; e no Brasil, o funk e o samba so populares. Alm desses, o strip-tease tem tido grande repercusso, principalmente se unido dana inglesa, pole dance, tambm conhecida como a dana do cano.

Classificao e gneros Dana Vrias classificaes das danas podem ser feitas, levandose em conta diferentes critrios. Quanto ao modo de danar: dana solo (ex.: coreografia de solista no bal, sapateado); dana em dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forr etc); dana em grupo (ex.: danas de roda, sapateado). Quanto a origem: dana folclrica (ex.: catira, carimb, reisado etc); dana histrica (ex.: sarabanda, bourr, gavota etc); dana cerimonial (ex.: danas rituais indianas); dana tnica (ex.: danas tradicionais de pases ou regies).

Quanto a finalidade: dana ertica (ex.: can can, striptease, pole dancing); dana cnica ou performtica (ex.: bal, dana do ventre, sapateado, dana contempornea); dana social (ex.: dana de salo, ax, tradicional); dana religiosa/dana proftica (ex.: dana sufi). dana coreografada (ex.: Casamento, Debutantes, Bodas); etc Entendendo a dana e seus diversos aspectos identificamos a cultura do Cear como diversificada e com muitas caractersticas marcantes.

Das könnte Ihnen auch gefallen