Sie sind auf Seite 1von 102

Prof Dra Danielli C.

Granado Romero

MEIO AMBIENTE (MA)

PLANEJAMENTO E GESTO AMBIENTAL

Meio Ambiente
conjunto de condies, leis, influncias e infraestrutura de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. (Poltica Nacional de MA)

PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as aes apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos.

http://www.administracaoegestao.com.br

Estudo prospectivo que visa adequao do uso, controle e proteo do ambiente s aspiraes sociais e/ou governamentais expressas em uma Poltica Ambiental, por meio da coordenao, compatibilizao, articulao e implementao de projetos de interveno.
(ALMEIDA, 2010)

ALMEIDA, J.R. Gesto ambiental para o desenvolvimento sustentvel. Rio de Janeiro: Thex, 2010.

GESTO AMBIENTAL

GESTO AMBIENTAL
Gesto: ato gerenciar. de gerir, administrar,

(AURLIO, 1990; Michaelis, 2010)

GESTO AMBIENTAL

...associada a idia de resolver os problemas ambientais da empresa....observncia das leis e melhoria da imagem da empresa. (ANDRADE et al., 2002) ...gesto empresarial que se orienta para evitar, na medida do possvel, problemas para o meio ambiente... a gesto cujo objetivo conseguir que os efeitos ambientais no ultrapassem a capacidade de carga do meio.... (DIAS, 2009)

GESTO AMBIENTAL

Principal instrumento para um desenvolvimento industrial sustentvel; Profundamente vinculado a normas elaboradas pelos governos (federal, estadual e municipal) sobre o MA, que: - fixam limites poluentes, aceitveis de emisso de

- definem condies de disposio de resduos,

GESTO AMBIENTAL
- probem utilizao de substncias txicas, - definem a quantidade de gua que pode ser utilizada, - definem volume de esgoto que pode ser lanado.

PLANEJAMENTO E GESTO AMBIENTAL

Figura: Evoluo da GA (Adaptado de Nisti, 2009).

CRISE AMBIENTAL GLOBAL

Crise Ambiental e Conscientizao Homem Primitivo manejo do fogo


O problema da poluio ambiental surge no momento em que o ser humano descobre o fogo e passa a ser capaz de impulsionar mquinas e realizar trabalho. (Braga et al., 2002, p. 52)

avano tecnolgico.

Revoluo Industrial maiores de matria e E.

necessidades cada vez

quantidades significativas de resduos.

Ps-Guerra preocupao com o meio ambiente dentro de uma perspectiva global.


...a humanidade se viu as voltas com problemas de ordem planetria. Talvez as bombas atmicas lanadas em Hiroshima e Nagasaki e a certeza de que a Terra pudesse ser destruda pelo prprio ser humano... (Barbieri, 2007, p. 16)

Dcada de 50 Brasil: processo de industrializao acelerado recursos naturais abundantes regra: diluir e dispersar.

crescimento econmico em vrias partes do mundo surto que agravou os problemas ambientais fazendo com que extravasassem as fronteiras nacionais.

Dcada de 60 Incio das preocupaes:


esgotamento de recursos Poluio Aes: - Descontaminao do Rio Tmisa; - Primavera Silenciosa de Rachel Carlson uso do DDT na agricultura e seus efeitos no MA.

Dcada de 70 aes efetivas e acidentes ambientais. - Reconhecida a contaminao da Baa de Minamata (Japo): milhares de pessoas (mortes e deformaes) por mercrio jogado ao mar pelas empresas locais; bioacumulao na cadeia alimentar desde 1950.

Dcada de 70
1 Conferncia das Naes Unidas sobre o MA Humano em Estocolmo (Sucia) 1972.

Estocolmo: conflito entre pases desenvolvidos (PD) e os no desenvolvidos (PND): PD preocupados: - poluio industrial; - escassez de recursos (E); - decadncia de suas cidades; - outros desenvolvimento crescimento zero, controle populacional.

PND: - preocupados com a pobreza; - direito de crescer acesso aos padres de bem estar dos pases mais ricos.

Indira Gandhi (Primeira Ministra da ndia) no plenrio da Conferncia: A maior poluio a pobreza.
Brasil defendeu o desenvolvimento a qualquer custo, sem reconhecer a gravidade dos problemas ambientais.

Conceito de Ecodesenvolvimento

Desenvolvimento Sustentvel (DS).

Estudar novas modalidades de desenvolvimento compromisso bsico: valorizar as contribuies das populaes locais nas transformaes dos recursos

do seu meio.

Conferncia de Estocolmo:
-

Marco fundamental na percepo problemas Desenvolvimento X MA;

dos

Criao no mbito da ONU do Programa da Naes Unidas para o MA (PNUMA); Criao da Comisso Mundial para o MA e o Desenvolvimento (CMMAD).

Dcada de 80 surge a expresso Desenvolvimento Sustentvel (DS).

(documento solicitado pelo PNUMA para a ONG, hoje, WWF)

Em 1987 publicado o Relatrio da CMMAD Relatrio Brundtland (Nosso Futuro Comum) define DS como aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das geraes futuras em atenderem as suas prprias necessidades.

... no meio ambiente que todos vivemos; o desenvolvimento o que todos fazemos ao tentar melhorar o que nos cabe neste lugar que ocupamos. Os dois so inseparveis. (Gro Harlem Brundtland CMMAD, 1988).
Poltica, diplomata e mdica norueguesa. Lder internacional em DS e sade pblica. Em Fevereiro de 1981 tornou-se a primeira mulher chefe de governo do seu pas, sendo atualmente Enviada Especial para as Alteraes Climticas da ONU. Entre 1983 e 1987 presidiu Comisso Brundtland, da Organizao das Naes Unidas, dedicada ao estudo do meio ambiente e a sua relao com o progresso.

Objetivos da CMMAD derivado do conceito de DS: retomar o crescimento para erradicar a pobreza; torn-lo mais justo, equitativo e menos intenso em matria-prima e E; atender as necessidades humanas de emprego, alimentao, saneamento; manter um nvel populacional sustentvel; incluir o MA e a economia no processo decisrio; Estimular a cooperao internacional para reduzir os desequilbrios entre os pases.

1987 Protocolo de Montreal prazos, limites e restries produo, comrcio e consumo das substncias, como CFC e outros. Brasil: 1981 PNMA menciona EIA; 1986 CONAMA 1 diretrizes para o AIA como instrumento da PNUMA; 1988 CF, Artigo 225 Todos tem direito ao MA ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida... Congresso
influenciado pelo Rel. Brundtland.

Tragdias ambientais: Tchernobil exploso de um reator espalhou radiaes por toda a Europa; ndia vazamento numa fbrica de pesticida matou mais de 2 mil pessoas; Sua durante incndio foram despejados produtos txicos no Rio Reno morte de milhares de peixes e comprometimento do abastecimento de gua na Alemanha e Holanda.

Dcada de 90 aparece o conceito de qualidade ambiental maior preocupao das empresas. - 1991 criado o Fundo Global para o MA (GEF) pela ONU e Banco Mundial: Seus recursos so destinados a programas, atividades e projetos que tragam benefcios ambientais globais e faam parte dos esforos nacionais de promoo do DS;

Dcada de 90

1992 Conferncia das Naes Unidas sobre o


MA e o Desenvolvimento Rio 92, Eco 92, Cpula da Terra; objetivo: elaborar estratgias para conter a degradao ambiental, bem como promover o desenvolvimento sustentvel;

Resultado da Rio 92 - aprovao de vrios documentos oficiais:

Declarao do RJ sobre o MA e o Desenvolvimento;

Conveno sobre Mudanas Climticas;


Declarao de Princpios sobre Florestas; Conveno da Diversidade Biolgica; Agenda 21.

- Dcada de 90 - 1997 Publicado o Protocolo de Quioto inclui metas e prazos para reduo das emisses futuras de CO2 e outros gases do efeito estufa; compromisso dos pases desenvolvidos.

entrou em vigor em 2005, aps a adeso da Rssia em 2004.

Sculo XXI questes ambientais assumem novas dimenses

- 2002 Rio + 10 em Johanesburgo Conferncia Mundial sobre DS. - 2006 Al Gore lanou o filme Uma verdade inconveniente mostra os efeitos do aquecimento global e as perspectivas futuras, caso aes efetivas no sejam realizadas. Nobel da Paz em 2007.

A meta acordada pelos governos do mundo em 2002: atingir at 2010 uma reduo significativa da taxa atual de perda de biodiversidade em nveis global, regional e nacional como uma contribuio para a diminuio da pobreza e para o benefcio de toda a vida na Terra no foi alcanada.

2010: Ano Internacional da Biodiversidade

Para sensibilizar a sociedade para a importncia da conservao das florestas para a garantia da vida no planeta, a ONU Organizao das Naes Unidas declarou que 2011 ser, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.

2012: RIO +20


13 - 22/06

Conferncia das Naes Unidas para o DS

Centenas de chefes de Estado, delegaes estrangeiras, lideranas empresariais e sociedade civil se encontraram para renovar o compromisso poltico com o desenvolvimento sustentvel.

Sculo

XXI
governos,

Incorporadas agenda dos organizaes e comunidades.

Includa na pauta obrigatria da maioria dos encontros mundiais.

Torna-se preocupao crescente das empresas que no querem continuar fazendo o papel de vils da sociedade.

Mudanas no ambiente em que as empresas operam : antes vistas como instituies puramente econmicas - so cobradas em relao a outros papis.

presses por parte da sociedade atravs de: movimentos sociais reivindicatrios,


- atuao de grupos organizados.

resultam em novas leis e regulamentaes que alteram as regras do jogo.

Responsabilidade Social obrigao para com a sociedade; Alm da proteo ambiental, projetos filantrpicos e educacionais, planejamento da comunidade, equidade nas oportunidades de emprego, etc.

Responsabilidade social corporativa o comprometimento permanente dos empresrios de adotar um comportamento tico e contribuir para o desenvolvimento econmico, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus empregados e de suas famlias, da comunidade local e da sociedade como um todo
(Conselho Empresarial Mundial para o DS, 1998 apud Gonalves, 2004, p. 56).

Gonalves, L.C. Gesto ambiental em meios de hospedagem. So Paulo: Aleph, 2004.

Benefcios da responsabilidade social: - melhoria na imagem da empresa; - atrai novos consumidores, empregados e fornecedores; abertura de novos vantagem estratgica. melhores -

mercados

A nova conscincia ambiental passa a ver a fumaa como uma anomalia e no mais como uma vantagem. (ANDRADE, 2002)
Consumidores verdes.
Pases EUA Sua Alemanha Inglaterra 37 50 50 40 % da Populao

Na Inglaterra, 2 de cada 5 cidados vo ao supermercado com uma lista de produtos verdes mo. Pesquisa recente da Confederao Nacional da Indstria (CNI) e do Ibope revela: 68% dos consumidores brasileiros estariam dispostos a pagar mais por um produto que no agredisse o meio ambiente.

Relao Homem X Meio Ambiente

Fonte: DONAIRE (1999).

Relao Homem X Meio Ambiente

As empresas continuam a representar o papel de vils do MA; Apontadas como as principais responsveis pelo esgotamento e pelas alteraes nos recursos naturais.

Um

dos

problemas

mais

visveis

da

industrializao - destinao de resduos:


-

Slidos
Lquidos

Gasosos

Relao Homem X Meio Ambiente

Poluio Industrial: resultado impossibilidade de transformao total insumos e produtos.

da de

Lei de Conservao de Massa explica a poluio pelo fato de no ser possvel consumir a matria at sua aniquilao gerao de resduos em todas as atividades dos seres vivos.

Relao Homem X Meio Ambiente

Fonte: SOARES (2009) - www.ens.ufsc.br/~soares.

Relao Homem X Meio Ambiente

Impacto Ambiental e na Sade Humana desde a extrao de matria prima at o descarte;

E no turismo, Como se deu a percepo da crise ambiental?

1960: ecloso do turismo massivo, quando foram reconhecidos os impactos negativos da atividade turstica, levando desmistificao da idia de indstria sem chamins.

BRASIL; MINISTRIO DO TURISMO (2008) Ecoturismo: orientaes bsicas.

Incio dos anos 70 comeam as discusses sobre gesto de turistas, consolidando o entendimento do turismo como atividade econmica potencialmente poluidora, dependendo da maneira como ocorre.

PLANEJAMENTO

BRASIL; MINISTRIO DO TURISMO (2008) Ecoturismo: orientaes bsicas.

A temtica passou a ser insistentemente debatida pela Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada em 1983 no mbito da ONU, de onde surgiu a acepo de Turismo Verde, que na dcada de 90 se amplia para a noo de Turismo Sustentvel.

TURISMO SUSTENTVEL

OMT. Cdigo Mundial de tica do Turismo. Santiago do Chile: OMT, 1999 apud BRASIL. MINISTRIO DO TURISMO (2008) Ecoturismo: orientaes bsicas.

A expresso turismo responsvel foi proposta a partir de um consenso entre os participantes do seminrio sobre turismo alternativo, organizado pela OMT em 1989, como forma de designar todos os tipos de turismo que respeitam: os anfitries, a natureza, a cultura empresas tursticas, os organismos oficiais e outros.
(PIRES, 2002)
PIRES, P.S. Dimenses do Ecotruismo. So Paulo: Senac, 2002)

Assim, a expresso no deixa de representar a responsabilidade ambiental, social e cultural e econmica que cada um dos tipos alternativos de turismo tambm assume.

PIRES, P.S. Dimenses do Ecotruismo. So Paulo: Senac, 2002)

Segundo setor em investimentos no mundo com US$6,7 bilhes de investimentos em 2001, de acordo com a OMT; Foi responsvel, ainda no mesmo ano, por 6% do PIB global e pelo movimento de 699 milhes de pessoas ao redor do mundo. O compromisso do setor com o DS apresenta-se, dessa forma, como estratgico.

As polticas pblicas de turismo no Brasil devem nortear-se pelos princpios da sustentabilidade, fundamentadas na Constituio Brasileira, que

reserva a todos o direito ao meio ambiente, impondo ao poder pblico e coletividade o dever de defendlo e preserv-lo s futuras geraes e incumbe ao poder pblico a responsabilidade de estabelecer instrumentos legais para a proteo e conservao dos recursos naturais e o seu uso racional.
(Art. 225 da Constituio Federal)

H tambm outras aes desencadeadas pela preocupao com o meio ambiente, com destaque para a Agenda 21 e sua aplicao para o turismo.
Agenda 21 Global: documento com 40 captulos produzido na Rio 92 - Plano de ao para alcanar o DS.

A Agenda 21 contm compromissos para mudana do padro de desenvolvimento no sculo XXI em um processo de planejamento participativo que analisa a situao atual de um pas, Estado, municpio e/ou regio e prope o futuro de forma sustentvel.

BRASIL; MINISTRIO DO TURISMO (2008) Ecoturismo: orientaes bsicas.

Da Agenda 21 Global marco referencial para o planeta emana a Agenda 21 Brasileira;

A Agenda 21 Brasileira um instrumento de planejamento participativo para o DS do pas, resultado de uma vasta consulta populao brasileira.
Foi coordenado pela Comisso de Polticas de Desenvolvimento Sustentvel e Agenda 21 (CPDS); construdo a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue sociedade, por fim, em 2002.

A Agenda 21 Brasileira envolve a sociedade civil e o setor pblico por meio de um processo participativo e propositivo, sistematizada em seis reas temticas que abordam a atividade turstica: agricultura sustentvel; cidades sustentveis; infra-estrutura e integrao regional; gesto de recursos naturais; reduo das desigualdades sociais; e cincia e tecnologia para o DS.

A implantao da Agenda 21 Brasileira levou construo de Agendas 21 Locais, contribuindo para ampliar a cultura da sustentabilidade no Pas. A Agenda 21 pode ser elaborada por qualquer cidado em qualquer local, desde que com a participao efetiva da comunidade e com a formulao de parcerias com as instituies e o governo.
BARBIERI (1997)

Documento disponvel em www.mma.gov.br Captulo 7 PROMOO DO DS DOS ASSENTAMENTOS HUMANOS ... Atividades ... 7.20. Todas as cidades, em especial as que se caracterizam por srios problemas de DS devem:

...
(e) Promover a formulao de programas de turismo ambientalmente saudveis e culturalmente sensveis como estratgia para o DS de assentamentos urbanos e rurais e como forma de descentralizar o desenvolvimento urbano e reduzir discrepncias entre as regies;

Captulo 8 INTEGRAO ENTRE MA E DESENVOLVIMENTO NA TOMADA DE DECISES Atividades 8.33. ... os Governos devem explorar, em cooperao com o comrcio e a indstria a possibilidade de fazer um uso eficaz dos instrumentos econmicos e dos mecanismos de mercado nas seguintes reas:

(a) ...energia, transportes, agricultura e silvicultura, gua, resduos, sade, turismo e servios tercirios;

Captulo 11 COMBATE AO DESFLORESTAMENTO REAS DE PROGRAMAS

C. Promoo de mtodos eficazes de aproveitamento e avaliao para restaurar plenamente o valor dos bens e servios proporcionados por florestas, reas florestais e reas arborizadas
Base para a ao

11.20. ... Tambm possvel aumentar o valor das florestas por meio de usos no daninhos, como o turismo ecolgico e o fornecimento gerenciado de materiais genticos. preciso empreender iniciativas concatenadas para aumentar a percepo que tm as pessoas do valor das florestas e dos benefcios que elas proporcionam...

11.21. Os objetivos desta rea de programas so os seguintes: ... (d) Promover maior abrangncia no uso e nas contribuies econmicas das reas florestais, incluindo o turismo ecolgico no manejo e planejamento florestais.

Atividades (a) Atividades relacionadas ao manejo ... (h) Promover e apoiar o manejo da fauna e da flora silvestres, bem como do turismo ecolgico,

Captulo 13

GERENCIAMENTO DE ECOSSISTEMAS FRGEIS: DS DAS MONTANHAS

REAS DE PROGRAMAS A. Gerao e fortalecimento dos conhecimentos relativos ecologia e ao DS dos ecossistemas das montanhas

Atividades
(a) Atividades relacionadas a gerenciamento 13.6. Os governos... devem:

...
(e) Diversificar as economias das montanhas, entre outras coisas atravs da criao e/ou fortalecimento do turismo, em harmonia com o gerenciamento integrado das reas montanhosas;

B. Promoo do desenvolvimento integrado das bacias hidrogrficas e de meios alternativos de subsistncia ... 13.15. Os objetivos desta rea de programas so: ... (b) Promover atividades geradoras de rendimentos, como o turismo e a pesca sustentveis... em especial para proteger os meios de subsistncia das comunidades locais e dos populaes indgenas;

Captulo 14 PROMOO DO DESENVOLVIMENTO RURAL E AGRCOLA SUSTENTVEL REAS DE PROGRAMAS ... C. Melhora da produo agrcola e dos sistemas de cultivo por meio da diversificao do emprego agrcola e no agrcola e do desenvolvimento da infra-estrutura Base para a ao

14.25. ...identificar e desenvolver outras oportunidades de emprego - tanto em atividades agrcolas como no agrcolas -, por exemplo ... aquicultura e piscicultura, atividades no agrcolas como pequena indstria com base nos povoados rurais, transformao de produtos agrcolas, agroindstria, lazer e turismo, etc.

Captulo 17

PROTEO DOS OCEANOS, DE TODOS OS TIPOS DE MARES E DAS ZONAS COSTEIRAS, E PROTEO, USO RACIONAL E DESENVOLVIMENTO DE SEUS RECURSOS VIVOS
REAS DE PROGRAMAS A. Gerenciamento integrado e DS das zonas costeiras e marinhas... Atividades

17.6. Cada Estado costeiro deve considerar a possibilidade de estabelecer ou fortalecer mecanismos de coordenao adequados para o gerenciamento integrado e o DS das zonas costeiras e marinhas e dos respectivos recursos naturais, ... Tais mecanismos podem compreender:
(i) A integrao dos programas setoriais relativos ao DS de estabelecimentos humanos, agricultura, turismo, pesca, portos e indstrias que utilizem ou se relacionem rea costeira;

B. Proteo do meio ambiente marinho ... 17.19. A degradao do MA marinho tambm pode decorrer de um amplo espectro de atividades em terra. Os estabelecimentos humanos, o uso da terra, a construo de infra-estrutura costeira, a agricultura, a silvicultura, o desenvolvimento urbano, o turismo e a indstria podem afetar o MA marinho...

Captulo 36 PROMOO DO ENSINO, DA CONSCIENTIZAO E DO TREINAMENTO REAS DE PROGRAMA ... B. Aumento da conscincia pblica ... Atividades ...

g) Os pases devem promover, quando apropriado, atividades de lazer e turismo ambientalmente saudveis, ... fazendo uso adequado de museus, lugares histricos, jardins zoolgicos, jardins botnicos, parques nacionais e outras reas protegidas;

TURISMO NA AGENDA 21

BRASILEIRA

Objetivo 16 Poltica florestal, controle do desmatamento e corredores de biodiversidade Aes e recomendaes Florestas plantadas: aumento da oferta de produtos florestais Apoiar medidas para melhorar a explorao econmica da floresta em p, tais como o desenvolvimento do ecoturismo, a extrao de frutos e sementes, ...

Proteo e uso da biodiversidade ... Desenvolver um plano nacional de ecoturismo que proporcione a entrada de divisas, gere empregos e garanta os recursos para a conservao de todas as demais reas de interesse ecolgico e/ou cultural.

AGENDA 21 PARA O TURISMO

O setor turstico, incorporando explicitamente as premissas da sustentabilidade, elaborou a Agenda 21 para o Turismo em 1998, com o objetivo principal de proteger os recursos naturais, culturais e sociais que o constituem.

WTTC. Agenda 21 for the Travel


& Tourism Industry: Towards Environmentally Sustainable Development Progress Report

N. 1 WTTC: London, 1998.

A "Agenda 21 para o e Turismo para o DS" indica reas prioritrias para o desenvolvimento de programas e procedimentos para a implementao do turismo sustentvel.

Fonte: WTO; WTTC; EARTH COUNCIL. Agenda 21 for the Travel and Tourism Industry: Towards Environmentally Sustainable Development. 1996. Disponvel em: < http://www.worldtourism.org/sustainable/publications.htm>.

O documento d nfase importncia de parcerias entre governos, indstria e outras organizaes.


Analisa a importncia estratgica e econmica do Turismo & Viagens e demonstra os enormes benefcios de fazer todo o setor sustentvel, em vez de focalizar somente o ecoturismo.

As dez reas de prioridade de ao so:

1. Minimizao de resduos

Objetivo: minimizar os recursos de entrada, maximizar a qualidade dos produtos e minimizar os resduos de sada.

2. Eficincia na gerenciamento

energia,

conservao

Objetivo: reduzir o uso de energia e reduzir potencialmente os danos causados pelas emisses atmosfricas.

3. Gerenciamento dos recursos de gua doce


Objetivo: proteger a qualidade das guas

superficiais, aquferos e usar recursos existentes eficientemente e eqitativamente.

4. Gerenciamento do esgoto Objetivo: minimizar a quantidade de para proteger o ambiente aqutico, a flora e fauna, e conservar e proteger a qualidade de recursos de gua doce. 5. Substncias perigosas Objetivo: substituir produtos contendo substncias potencialmente perigosas por produtos mais ambientalmente seguros.

6. Transporte
Objetivo: reduzir ou controlar emisses

nocivas na atmosfera e outros impactos ambientais dos transportes.

7. Planejamento e gerenciamento do uso da terra


Objetivo: tratar com mltiplas demandas da

terra de uma maneira eqitativa, assegurando


que o desenvolvimento no visualmente intruso gerao. e contribuies para conservao

ambiental e cultura enquanto rendimento de

8. Envolvimento dos funcionrios, clientes e


comunidades nas questes ambientais Objetivos: proteger e incorporar os interesses das comunidades para o desenvolvimentos e assegurar que as lies ambientais aprendidas pelos funcionrios, clientes, e comunidades so postas em prtica no dia-a-dia.

9. Design a para sustentabilidade


Objetivo: garantir que novas tecnologias e

produtos so desenvolvidos para polurem menos, serem mais eficientes e social e


culturalmente apropriados, e disponveis em todo o mundo.

10.

Parcerias

para

desenvolvimento

sustentvel Objetivo: formar parcerias para propiciar a sustentabilidade a longo prazo.

Fonte: WTO; WTTC; EARTH COUNCIL. Agenda 21 for the Travel and Tourism Industry: Towards Environmentally Sustainable Development. 1996. Disponvel em: < http://www.worldtourism.org/sustainable/publications.htm>.

Para Refletir
Um cidado consome: norte-americano em mdia

- 50 vezes mais ao;

- 56 vezes mais E;
- 170 vezes mais borracha sinttica; - 250 vezes mais combustvel para motores;

- 300 vezes mais plstico;


que um cidado indiano. (Braga et al., 2002)

Para Refletir
Problema Ambiental

Crescimento populacional / Excesso de consumo

O que aconteceria com os recursos naturais se todos os pases em desenvolvimento viessem a ter o mesmo padro de consumo dos desenvolvidos?

Para Refletir

Segundo um relatrio da ONU (1993) se todos os habitantes da Terra consumissem combustveis fsseis na taxa dos norte-americanos, morreramos todos asfixiados.

Por outro lado, a pobreza e o subconsumo forado so aspectos intolerveis devem ser tratados como problemas globais, tanto quanto a chuva cida e o efeito estufa (Barbieri, 2007).

Das könnte Ihnen auch gefallen