Sie sind auf Seite 1von 38

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAO

CURSO DE ESPECIALIZAO EM EDUCAO FSICA ESCOLAR

E SUA APLICABILIDADE EM MONOGRAFIAS DE EDUCAO FSICA

Prof. Ddo. Haroldo Moraes de Figueirdo haroldolaboral@hotmail.com

A sigla ABNT significa Associao Brasileira de normas Tcnicas e seu objetivo prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos.

Na prtica, a Normalizao est presente na construo de trabalhos acadmicos (monografias, dissertaes, teses, artigos, relatrios...), fabricao dos produtos, na transferncia de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida atravs de normas relativas sade, segurana, preservao do meio ambiente e comunicao.

A estrutura dos trabalhos acadmicos obedece uma ordem lgica de apresentao, que se divide em: elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais (h elementos obrigatrios e opcionais). Elementos pr-textuais - so os que antecedem o texto com informaes que identificam o trabalho; Elementos textuais - So considerados elementos textuais, a parte do trabalho em que se apresenta o assunto; Elementos ps-textuais - Os elementos ps-textuais so aqueles que complementam o trabalho.

1.1 CAPA

A capa a proteo fsica externa do trabalho. Deve conter dados que permitam a correta identificao do trabalho, na seguinte ordem: - Instituio (Nome da Universidade, Centro/rea e Curso); - Nome do autor; - Ttulo do trabalho subttulo, se houver; - Local (cidade); - Data (ano de depsito/ou da entrega)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAO CURSO DE ESPECIALIZAO EM EDUCAO FSICA ESCOLAR

Maria Fernanda Warde

ESPORTE E GNERO NA ESCOLA PBLICA: Representaes sociais sobre a idia de esporte de menino e esporte de menina

RECIFE 2009

1.2 Folha de Rosto

Anverso da folha de rosto

A folha de rosto deve conter os mesmos elementos da capa, acrescidos de informaes complementares, necessrias perfeita identificao do trabalho:
- Nome do autor; - Ttulo do trabalho subttulo, se houver; - Natureza (tese, dissertao, trabalho de concluso de curso) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio a que submetido; rea de concentrao; - Nome do orientador, precedido da palavra Orientador; - Co-orientador (se houver): precedido da palavra Co-orientador; - Local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; - Data (ano de depsito/ou da entrega)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAO CURSO DE ESPECIALIZAO EM EDUCAO FSICA ESCOLAR

Maria Fernanda Warde ESPORTE E GNERO NA ESCOLA PBLICA: Representaes sociais sobre a idia de esporte de menino e esporte de menina

Monografia apresentada ao Curso de Especializao em Educao Fsica Escolar da UFPE, como requisito para obteno do grau de Especialista em Educao Fsica Escolar.

Orientador: Prof. Dr. Jos Silva

RECIFE 2009

A ficha catalogrfica deve ser elaborada por um bibliotecrio, com registro no Conselho Regional de Biblioteconomia. Constitui-se de um conjunto de informaes bibliogrficas, descritas de forma ordenada, seguindo o Cdigo de Catalogao Anglo-Americano vigente.

Figueirdo, Haroldo Moraes de


O futebol, a igreja e a rua da telha: a educao para o lazer no municpio de Vicncia (1965-1970) / Haroldo Moraes de Figueirdo. Recife : O Autor, 2008. 132 f. : il. ; tab. Dissertao (mestrado) Universidade Federal de Pernambuco. CE. Educao, 2008.

Inclui bibliografia e anexos. 1. Educao - Lazer. 2. Futebol. 3. Igreja. 4. Educao Histria. 5. Educao. Ttulo.

37

CDU (2.ed.)

UFPE

371.71

CDD (20.ed.)

CE2008-0035

1.3 Folha de Aprovao

Maria Fernanda Warde

Deve conter o nome do autor, do ttulo e do subttulo por extenso, natureza, objetivo, nome da instituio a que submetida, rea de concentrao, data de aprovao, nome e titulao dos membros componentes da banca examinadora e suas assinaturas (elemento obrigatrio somente para Dissertaes e Teses).

ESPORTE E GNERO NA ESCOLA PBLICA: Representaes sociais sobre a idia de esporte de menino e esporte de menina

Monografia apresentada ao Curso de Especializao em Educao Fsica Escolar da UFPE, como requisito para obteno do grau de Especialista em Educao Fsica Escolar.

Aprovada em 10 de janeiro de 2009.

BANCA EXAMINADORA __________________________________________ Prof. Dr. Jos Silva (UFPE) Orientador __________________________________________ Prof Ms. Vicncia Barbosa de Melo (UFPE) 1 Examinadora __________________________________________ Prof. Dr. Dionsio Cardoso Aires (UFPE) 2 Examinador

1.4 Dedicatria Elemento opcional, uma homenagem que o autor presta s pessoas (uma ou mais) que colaboraram com a pesquisa. No se escreve a palavra dedicatria.

1.5 Agradecimentos

Os agradecimentos devem ser dirigidos a quem realmente contribuiu, de maneira relevante, elaborao do trabalho (empresas ou organizaes que fizeram parte da pesquisa) ou pessoas (profissionais, pesquisadores, orientador, bibliotecrio, bolsistas e outros) que colaboraram efetivamente para sua construo. Colocam-se os agradecimentos em ordem hierrquica de importncia (elemento opcional).

1.6 RESUMO EM PORTUGUS


Deve apresentar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do trabalho. Deve ser composto por frases concisas, afirmativas. Usa-se pargrafo nico, verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expresso: Palavras-chave; separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto. O resumo deve conter: - 150 a 500 palavras para os trabalhos acadmicos (teses, dissertaes, trabalhos de concluso e relatrios tcnico-cientficos); - Sugere-se o espaamento simples entre linhas e texto justificado.
RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

PALAVRAS-CHAVE: Gnero. Esporte. Escola Pblica. Educao Fsica.

1.7 LISTAS De ilustraes Os itens devem seguir a ordem em que aparecem no trabalho (com nome e a pgina em que se localiza). Havendo vrios tipos diferentes de ilustraes (quadros, mapas, grficos, etc), aconselha-se o uso de uma listagem para cada tipo; De tabelas Idem lista de ilustraes; De abreviaturas e siglas Deve ser feita respeitando a ordem alfabtica das mesmas conforme uso no trabalho. Elas devem ter a expresses correspondentes escritas imediatamente ao lado; De smbolos Deve apresentar todos os smbolos apresentados no trabalho na ordem em que eles aparecem no texto com o respectivo significado ao lado.
LISTA DE ILUSTRAES

FIGURA 01: Sistema empresa.................................................5 FIGURA 02: Funes empresariais..........................................5 FIGURA 03: Interao das funes empresariais......................6 FIGURA 04: Nveis da informao e suas relaes..................10 FIGURA 05: Sistemas de informao empresariais..................15 TABELA 01: Principais plos moveleiro do Brasil.......................2 QUADRO 01: Modelo convencional de sistemas de informao..........................................................................10

SUMRIO

1.8 SUMRIO A palavra sumrio deve ser centralizada, com letras maisculas e em negrito; As sees devem ser numeradas em algarismos arbicos, da introduo at a concluso; Os elementos pr-textuais NO DEVEM aparecer no sumrio; Os indicativos das sees (captulos) e subsees (subcaptulos) com seus respectivos ttulos, devem ser alinhados esquerda. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do ttulo do indicativo mais extenso; Um documento apresentado em mais de um idioma, para o mesmo texto, deve conter um sumrio separado para cada idioma, em pginas distintas.
INTRODUO................................................................... 6 CAPTULO 1 AS FINALIDADES E OS OBJETIVOS DA EDUCAO FSICA NAS INSTITUIES DE ENSINO..... 10 CAPTULO 2 O NOVO PARADIGMA DA EDUCAO FSICA................ 15 2.1 O ALUNO DA ESCOLARIDADE INICIAL E AS PRTICAS MOTORAS ORIENTADAS..................................................... 17 2.2 OS ELEMENTOS DA EDUCAO FSICA.......................... 17 2.3 PARMETROS DE DISCUSSO ENTRE AS PRTICAS TRADICIONAL E NOVA........................................................ 18 2.4 ESTRATGIAS E ESTILOS DE ENSINO............................ 19 2.5 O PROFESSOR.............................................................. 20 2.6 A EDUCAO FSICA E O DESPORTO NUMA SOCIEDADE EM MUDANA.......................................................................... 23 2.6.1 Os Fatores Organizacionais de um Mundo em Mudana............................................................................ 24 2.6.1.1 O Quadro Desportivo Atual - Que Referncias?.......... 25 CAPTULO 3 EDUCAO FSICA: CAMPO DE INTERVENO PROFISSIONAL NA REA DA SADE.................................... 31 3.1 Entendendo a promoo da Sade................................. 32 3.2 A Promoo Sade e a Educao Fsica Brasileira.......... 34 3.3 Principais Idias da Educao Fsica como Promoo da Sade............................................................ 37 CONSIDERAES FINAIS.................................................... 44 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.......................................... 49

2.1 Introduo Parte inicial do trabalho, fornece uma viso global da pesquisa realizada, apresentando o tema, a delimitao do assunto abordado e a justificativa.

Deve incluir a apresentao do problema especfico da pesquisa, seus objetivos e a(s) hiptese(s) e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho.

2.2 Desenvolvimento a parte mais extensa e visa apresentar os resultados da pesquisa. Divide-se, geralmente, em captulos (sees) e subcaptulos (subsees), que variam em funo da natureza do contedo. Deve conter a reviso de literatura sobre o assunto, resumindo os resultados de estudos feitos por outros autores (as obras citadas e consultadas devem constar na lista de referncias). O mtodo da pesquisa deve apresentar os procedimentos usados para realizar cientificamente o estudo (delineamento, tcnicas de coleta de dados e a tcnica de anlise).

2.3 Concluso ou Consideraes Finais


A concluso apresenta, de forma sinttica, os resultados do trabalho, salientando a extenso e os resultados de sua contribuio, bem como seus mritos. Deve basear-se em dados comprovados e fundamentar-se nos resultados e na discusso do texto, contendo dedues lgicas correspondentes aos objetivos do trabalho.

3.1 Referncias Elemento obrigatrio, elaborado conforme a NBR 6023:2002 (ser mostrado mais adiante). Apresenta, de forma ordenada, elementos que compes a identificao das fontes utilizadas (Autor, ttulo da obra, edio, local da publicao, editora, ano...). 3.2 Glossrio Elemento opcional, uma lista, em ordem alfabtica, de palavras especiais, de sentido pouco conhecido, obscuro, ou mesmo de uso muito restrito, acompanhadas de suas respectivas definies.

3.3 Apndices Elemento opcional, o texto ou o documento elaborado pelo prprio autor, com a finalidade de complementar seu trabalho. O termo APNDICE deve ser escrito em letras maisculas, centralizado e em negrito. Identifica-se por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo: APNDICE A - ESTATSTICA DE USO DO SETOR DE MULTIMEIOS - 2005 3.4 Anexos Elemento opcional, destinam-se incluso de materiais no elaborados pelo prprio autor, como cpias de artigos, manuais, folders, balancetes, etc. e no precisam estar em conformidade com o modelo. O termo ANEXO deve ser escrito em letras maisculas, centralizado e em negrito. Identifica-se por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. ANEXO A - FOLDER DO SETOR DE MULTIMEIOS E COMUT - 2005

A NBR 14724:2005 estabelece algumas regras para a presentao grfica, entretanto, o projeto grfico de responsabilidade do autor do trabalho, ou seja, o que no consta no texto da norma, o autor pode definir da melhor forma, usando o bom senso.

Conjunto padronizado de elementos que permitem a identificao de um documento, no todo ou em parte, nos diversos tipos de formato (livro, artigo de peridico, CD, DVD, fotografia, mapa, documento on-line, ebooks, entre outros). A referncia pode aparecer: no rodap, no fim de texto ou de captulo, em lista de referncias e antecedendo resumos, resenhas e recenses.

5.1.1 Monografia no Todo Refere-se a livros, folhetos, guias, catlogos, dicionrios, trabalhos acadmicos (teses, dissertaes, entre outros). Elementos Essenciais

RUBIO, Katia. Medalhistas olmpicos brasileiros: memrias, histrias e imaginrio. So Paulo: Casa do Psiclogo/FAPESP, 2006.

DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. 3 ed. So Paulo: Perspectiva, 2004.

5.1.2 Monografia no Todo em Meio Eletrnico Inclui livros, folhetos, guias, catlogos, dicionrios, trabalhos acadmicos (teses, dissertaes entre outros), em meio eletrnico (disquete, CD-ROM, on-line, pen-drive). Em obras consultadas on-line, so elementos essenciais: o endereo eletrnico, precedido da expesso Disponvel em: apresentado entre os sinais < > e a data de acesso, precedida da expresso Acesso em: (dia ms ano). O ms deve ser abreviado, conforme exemplo abaixo.

EQUIPE FITNESS. Ginstica Laboral. 2004. Disponvel em: <http://www.equipefitness.com.br/contedo/servios/laboral.htm>. Acesso em: 10 abr. 2004.

5.2 Publicao Peridica como um Todo

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Florianpolis, n.1, v.3, p. 95-101, 2001.

5.3 Artigo e/ou Matria de Revista, Boletim, etc. Artigo com autoria

MARTINS, Caroline de O. Estresse, exerccio fsico, ergonomia & computador. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, Vitria-ES, v.21, n.1, p. 807-842, ano 21, 1999.

5.4 Trabalho Apresentado em Evento

FIGUEIRDO, Haroldo M. de. Reduo das DORTs e do Absentesmo atravs da Ginstica Laboral. Simpsio Internacional em Treinamento Desportivo, 3, 2002, Joo Pessoa. Anais. Joo Pessoa, PB: Idia, 2002. p. 85.

5.5 TRANSCRIO DOS ELEMENTOS Obra com trs (3) autores: (mencionam-se todos na entrada, separados por ponto-e-vrgula, seguido de espao): DE LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K. e DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus, 1992.

Em obra com mais de trs autores, menciona-se APENAS o primeiro, acrescentando a expresso et al. (e outros):

5.6 Ausncia de elementos de identificao Quando impossvel identificar a cidade, indica-se entre colchetes a expresso [S.l.] (sine loco = sem local). Quando for impossvel identificar a editora, coloca-se entre colchetes a expresso [s.n.] (sine nomine = sem nome). No podendo determinar-se a data de publicao, distribuio, copirraite (copyright), impresso ou apresentao, registra-se uma data aproximada entre colchetes, conforme indicado: [1971 ou 1972] um ano ou outro [1969?] data provvel [1973] data certa, no indicada [entre 1906 e 1912] usa-se em intervalos menores de 20 anos [ca. 1960] data aproximada [197-] dcada certa [197-?] dcada provvel [18--] sculo certo [18--?] sculo provvel

Citao a meno de uma informao extrada de outra fonte.


As citaes podem aparecer no texto ou em notas de rodap. H trs formas: - direta; - indireta; - e citao de citao (apud).

6.1 Citao Direta a transcrio exata de trechos da obra do autor consultado; deve aparecer entre aspas duplas. Aspas simples so usadas para indicar citao dentro de citao. O autor citado pode fazer parte do texto ou no: Exemplo de autor fazendo parte do texto (at 3 linhas): De acordo com o Coletivo de Autores (1992, p.61), A Educao Fsica uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma rea denominada aqui de cultura corporal.

Exemplo de autor no fazendo parte do texto (at 3 linhas):


A Educao Fsica uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma rea denominada aqui de cultura corporal (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p.61).

Quando apresentarem mais de trs linhas, devem ser destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, em espao simples, com uma letra menor do que a utilizada no texto e sem aspas. Devem ser precedidas e antecedidas por dois espaos de 1,5 entrelinhas.

6.2 Citaes Indiretas Citao livre, indireta ou parfrase quando autor do trabalho, atravs de sntese pessoal, reproduz fielmente as idias de outro autor, sempre indicando a fonte da qual foi extrada a idia. Ateno: O autor deve deixar clara a fonte de onde retirou a idia; o assunto abordado deve ser reescrito, reorganizado, tomando cuidado para no ser confundido com plgio.

Eneida Feix (2007), em seu trabalho sobre a origem dos espaos pblicos de lazer e de recreao em Porto Alegre, no incio do sculo XX, reconta como a comunidade foi construindo novos costumes. Essas mudanas foram ocorrendo no decorrer da modernizao dos espaos urbanos destinados ao lazer, como praas, jardins, campos de vrzea e parques.

6.3 Citao de Citao (Apud)

utilizada quando o autor no pode consultar o documento original, feita a reproduo da informao j citada por outro autor.

Mensagem Final

Das könnte Ihnen auch gefallen