Sie sind auf Seite 1von 16

Instituto Superior de Cincias de Informao e de Administrao

Curso de Formao Especializada em Educao Especial Domnio Cognitivo-Motor


Disciplina: Desenvolvimento Curricular e Diferenciao Pedaggica

Avaliao Compreensiva (Diagnstico)


Joana Salvado 2012

reas nas quais deve incidir a Avaliao Compreensiva:


I Linguagem (compreenso e expresso) II Psicomotricidade

1. Esquema corporal
2. Lateralidade: dominncia lateral; reconhecimento da direita/esquerda em si mesmo, no outro e no espao grfico; orientao espacial no espao real e no espao grfico; orientao temporal III Percepes (auditiva e visual) IV Motricidade ampla e fina V Leitura / Escrita VI Aritmtica VII - Criatividade

I - Linguagem (compreensiva e expressiva)


OBJECTIVOS:
- Compreender ordens e histrias; - Participar no dilogo (articulao correcta, vocabulrio rico e sintaxe adequada); - Demonstrar boa organizao do pensamento .

ESTRATGIAS (exemplos):

- Pedir ao aluno que abra o porta-lpis, tire a caneta vermelha e escreva o seu primeiro nome.(6-7 anos); - Pedir ao aluno que abra o livro na pgina... leia o terceiro pargrafo e escreva a segunda frase do texto. (9-12 anos); - Pedir ao aluno que abra o livro na pgina... leia o ttulo e escreva a segunda frase do texto; - Ler um texto e fazer algumas perguntas ao aluno sobre esse texto. EX: Como estava o dia? / O que que havia no lago?

II - Psicomotricidade
1. Esquema corporal OBJECTIVOS: - Conhecer o seu corpo; - Identificar e nomear as principais partes do corpo. ESTRATGIAS: 1 - Desenhar-se a si mesmo em corpo inteiro; 2 - Identificar em si o pulso, o pescoo, o cotovelo e a sobrancelha; 3 - Identificar no outro o joelho, o tornozelo, a orelha e o ombro; 4 - Identificar numa figura a pestana, o cotovelo, o joelho e o pulso; 5 Nomear algumas partes do seu corpo: testa, face... 6 Construir um puzzle de um boneco com 7 (6-7 anos) ou 9 (9-12 anos)

2 . Lateralidade OBJECTIVOS: - Verificar a dominncia manual, pedal, ocular e auditiva; - Reconhecer qual o lado direito e o lado esquerdo em si mesmo, no outro e no espao grfico;

ESTRATGIAS:

2.1 Dominncia lateral - Fazer os seguintes gestos (simulaes): 1. Comer a sopa. 2. Pentear-se. E D 3. Passar uma escova na roupa. M 4. Lavar os dentes. 5. Pregar um prego. 6.Cortar com a tesoura. 7.Chutar a bola. 8. Subir para a cadeira. P 9. Espreitar por um canudo OL 10. Espreitar por uma fechadura. 11. Escutar o tictac do relgio.
Ou

2.2 . Reconhecer Direita/Esquerda.


Fazer de conta que um soldado e vai obedecer s ordens dadas por um chefe militar: - Em si mesmo: 1. Colocar a mo direita no nariz; 2. Colocar a mo esquerda sobre a cabea; 3. Tocar com a mo direita na orelha direita; 4. Tocar com a mo esquerda no olho esquerdo; 5. Tocar com a mo direita no joelho esquerdo; 6. Tocar com a mo esquerda no olho direito; - No outro (de frente para o observador): 1. Tocar com a mo direita na mo esquerda do observador; 2. Tocar com a mo esquerda no ombro direito do observador. - No espao grfico: Reconhecer a direita/esquerda em seis imagens apresentadas atravs de resposta escrita.

3 . Orientao espacial OBJECTIVOS: - Compreender noes espaciais; - Enquadrar-se no espao real; - Executar simetrias. ESTRATGIAS: - No espao real: De p, executar: - um passo esquerda - dois passos atrs - um passo em frente Sentado: - pr o lpis entre o livro e o estojo. - escrever o seu nome no canto inferior esquerdo de uma folha em branco.

- No espao grfico: Executar a simetria dada; Copiar um losango.

4 . Orientao temporal OBJECTIVOS: - Localizar-se no tempo; - Conhecer as divises do tempo; - Perceber a orientao sequencial do tempo.

ESTRATGIAS:
1. Responder s seguintes questes: - Que dia hoje? - Que dia foi anteontem? - Que dia ser depois de amanh? - Em que ms estamos? - Em que ms se festeja o Natal? - Qual o ms anterior a Agosto? - Quantos dias tem um ano? - E o ms de Fevereiro? - Quantas estaes tem o ano? - Uma hora, quantos minutos tem? 2. Ordenar as Cenas de uma banda desenhada.

III PERCEPES
1 Percepo Auditiva OBJECTIVOS: - Reter e reproduzir sequencialmente estmulos sonoros. - Discriminar sons muito prximos. ESTRATGIAS:

- Repetir as seguintes sries: 1 - 57 72 93 Ana Paula Joo Filipe Carla Cristina Ma pra banana uva diospiro Castanho amarelo azul verde preto vermelho Porto Aveiro Santarm Lisboa Coimbra Efectuar os seguintes batimentos rtmicos:

OO O OO OOO O OO - Dizer se so iguais ou diferentes os seguintes pares de palavras( colocar a mo frente da boca e baixar o tom de voz): 1- faca/vaca 2- vaca/vaca 3- vaca/faca 4- meta/neta 5- neta/meta 6- meta/meta 7- ch/ch 8- j/ch 9- ch/j 10-po/no 11-no/no 12-po/po

2 - Percepo visual OBJECTIVOS: - Reter e reproduzir estmulos visuais simblicos. - Discriminar diferenas em desenhos. ESTRATGIAS: 1 Reter e desenhar na ausncia do modelo, seis sinais grficos (se o aluno errar, propor cinco ou mesmo quatro). Ex: 2 Reconhecer as diferenas existentes no desenho.

IV MOTRICIDADE AMPLA E FINA


OBJECTIVOS: - Verificar o equilbrio e a coordenao (motricidade ampla); - Verificar o controlo e destreza do pulso e da mo (motricidade fina). ESTRATGIAS:

- Motricidade ampla:
1 - Saltar ao p cochinho. 2 - Caminhar sobre uma linha. 3 - Encestar uma bola a uma distncia de mais ou menos trs metros. - Motricidade fina: 1 - Sair do meio do caracol com o lpis (sem bater nas paredes) 2 - Recortar sobre as linhas da folha dada. 3 - Executar grafismos (sem levantar a caneta).

V LEITURA/ESCRITA
OBJECTIVOS: - Ler oralmente (fluncia, ritmo e expresso); - Verificar se h, na leitura oral, hesitaes ou erros (inverses, omisses, adies, confuses, substituies, repeties); - Interpretar o que l; - Verificar se h, na escrita, erros ortogrficos (inverses, omisses, adies, confuses, substituies, repeties, ligaes); - Verificar se estrutura adequadamente as frases; - Verificar o traado das letras. ESTRATGIAS: 1 Ler um texto, em voz alta (o aluno); 2 Responder a questes sobre o texto, por escrito ( a partir dos 8 anos) 3 Copiar do texto uma frase; 4 Escrever a seguinte frase ditada (a partir dos 8 anos): A Cristina comprou uma prenda para o Miguel e na festa ela comeu um bolo de cerejas muito saboroso.

VI ARITMTICA (a partir dos 9 anos)


OBJECTIVOS: - Possuir os conceitos bsicos aritmticos; - Efectuar clculos mentais e operaes aritmticas, com base em raciocnios problemticos. ESTRATGIAS: 1 Ditar os seguintes nmeros: 5.548.907 / 9.460 2 Ordenar sequencialmente os seguintes nmeros: 45, 72, 9, 578, 27, 293 3 Responder s seguintes questes: - Quanto falta a 350 para obter 500? - Quantos quilos de limes podemos comprar com 3 euros, se cada quilo custar 50 cntimos? - Gastei 100 minutos a fazer o jantar. Quanto tempo passei para alm de uma hora e quanto tempo faltou para chegar s duas horas? 4 Resolver as seguintes situaes problemticas, efectuando os clculos necessrios.

- O Joo tem 15 anos de idade e o seu irmo tem o dobro da sua idade. Quantos anos tm os dois juntos? - Se eu comprar 7 metros de elstico a 45 cntimos o metro, quanto gastarei? - Se pagar o elstico com uma nota de 10 euros, quanto receberei de troco?

VI ARITMTICA (a partir dos 7 anos)


OBJECTIVOS: - Possuir os conceitos bsicos aritmticos
Efectuar clculos mentais e operaes aritmticas, com base em raciocnios problemticos. ESTRATGIAS: 1 Ditar nmeros. 2 Ordenar sequencialmente nmeros: 3 Responder s seguintes questes (oralmente): O Joo tinha ___ berlindes e a me comprou-lhe mais ___. Com quantos berlindes ficou o Joo? A Ana tinha ___ lpis e perdeu ___. Quantos lpis tem agora a Ana? 4 Resolver as seguintes situaes problemticas, efectuando os clculos necessrios. Numa turma de ___ alunos, faltaram ___ . Quantos alunos vieram escola? A Cristina tem ___ vestidos amarelos, ___ azuis ___ vermelhos. Quantos vestidos tem a Cristina?

VII CRIATIVIDADE
rea a ser observada ao longo das provas, nomeadamente quando o aluno se desenha e quando reconta a histria

Das könnte Ihnen auch gefallen