Sie sind auf Seite 1von 40

Equipe:

Adriana Coroa de Freitas ngela Maria Santos Lucineide Oliveira Meroldes Teles de Oliveira Rejane Evangelista Silvia Maria Morgado da Silva Vanusia Rodrigues

Territrio,nao e regio Manoel Correia de Andrade

-O mundo moderno foi gerado nos sculos XIV e XV a partir da expanso colonial europia ; -Expanso do capitalismo comercial na frica,Amrica e sia; Eurocentrismo e cristocentrismo

Desejo de encontrar o paraso terrestre,a fonte da juventude e as mulheres guerreiras(as Amazonas). Ouro,pedras preciosas estimularam governos e aventureiros na realizao de viagens e exploraes.

A enorme influncia da Geografia de Ptolomeu durante a Idade Mdia, abriu o caminho para a descoberta do Novo Mundo. Graas aos pressupostos de que a sia se estendia muito mais para o leste, Cristvo Colombo (1450/1506) acreditou que poderia atingi-la viajando para o oeste.

A carta de Pero Vaz de Caminha desfez o mito de na regio equatorial no haveria vida .

Descrio dos habitantes da terra,homens e mulheres nus,que mostravam suas vergonhas e suas crenas. Deslumbramento diante da riqueza vegetal e animal modificando os hbitos alimentares e costumes dos descobridores,aventureiros e degredados.

O conhecimento do Novo Mundo chegou a Europa atravs dos produtos levados do Brasil e atravs dos relatos orais e escritos dos viajantes e cartas dos navegadores. Thomas Morus escreveu A utopia marco inicial da literatura ligada ao socialismo utpico. A ideia do bom selvagem defendida por Montaigne e Rousseau a partir do indgena brasileiro contriburam para a Revoluo Francesa.

A histria dos descobrimentos portugueses no Atlntico e no ndico foi uma epopeia realizada em menos de dois sculos, tendo se iniciado em 1915, com a conquista de Ceuta, norte da frica, expandindo-se pelo litoral africano, americano do sul e asitico, at 1557.

Portugal, desse modo, iniciou a expanso europia no mundo, contribuindo para consolidar o capitalismo nascente, sob a forma comercial.

A comemorao da chegada dos portugueses ao Brasil, descoberto Oficialmente em 22 de abril de 1500, ocasio para se fazer um estudo da expanso portuguesa no mundo e os seus impactos sociais, polticos e econmicos.

Para uma viso de conjunto que nos leve reflexo sobre as relaes entre a frica e o Brasil, poderamos periodizar os descobrimentos: A CONQUISTA da costa africana; A CONQUISTA DO CAMINHO martimo para a ndia; A DESCOBERTA do Brasil; A EXPANSO PORTUGUESA no Oriente e na Insulndia.

Na fase inicial, os portugueses sofreram uma grande oposio por parte dos povos rabes e arabizados do Norte da frica; A conquista de Ceuta em 1415; Com o passar do tempo outras exploraes iam continuando e descobertas iam sendo feitas.

Dobrado o Cabo da Boa Esperana, coube a Vasco da Gama dirigir sua pequena esquadra at a ndia, a fim de estabelecer contato com o soberano de Calicute;

Os estabelecimentos portugueses na ndia tiveram a maior importncia econmica durante o sculo XVI, que s vieram a perder atrao depois da implantao de feitorias pela Frana e pela Inglaterra;

O descobrimento oficial do Brasil; A permanncia de Cabral na Ilha de Vera Cruz; Somente a partir de 1530, comeou realmente a colonizao do Brasil.

A ambio colonial era desmedida e da ndia os portugueses partiram a procura de novas terras e de novas riquezas;

Os portugueses construram, em menos de dois sculos, em extenso imprio colonial distribudo pelos cinco continentes.

A chegada dos portugueses costa brasileira. Europeus que deram depoimentos sobre a gente do Brasil na primeira metade do sculo XVI; Descrio dos indgenas; Entusiasmo pela terra devido ao clima; A alimentao indgena foi assimilada peloa europeus; Implantao do sistema de capitanias hereditarias;

O desenvolvimento da plantation aucareira no Brasil; A mo de obra escrava; Intercmbio entre Angola e Pernambuco no sculo XVII; A geo-histrica da evoluo entre os pases de Angola e Brasil desde o perodo colonial; Povoamento de Angola e Brasil;

Diferenas entre a formao social de Angola e Brasil;

A posio geogrfica do Brasil O Brasil , com seus 8.547.404 km ,caracteriza se por sua grande extenso territorial . Ele se projeta ,desse modo,para o leste ,em direo frica e ate certo ponto , Europa . A projeo atlntica o leva a ter estreitas relaes com os pases africano .

No sentido norte/sul,ele tem a maior poro de seu territrio.

A posio geogrfica do Brasil O Brasil , com seus 8.547.404 km ,caracteriza se por sua grande extenso territorial . Ele se projeta ,desse modo,para o leste ,em direo frica e ate certo ponto , Europa . A projeo atlntica o leva a ter estreitas relaes com os pases africano .

No sentido norte/sul,ele tem a maior poro de seu territrio.

De modo geral ,temos a impresso de que a fronteira uma linha permanente separando pases ,estado ou municpios O gegrafo Francs Camilo Vallaux(1914) props classific-las em fronteiras vivas e fronteiras mortas . As fronteiras embaadas seriam aquelas traadas em espaos no povoados ou onde viviam populaes no integradas nacional . As fronteiras vivas ou de acumulao so aquelas em que o povoamento de dois pases se encontram.

As fronteiras mortas so aquelas j plenamente aceitas entre estado ou pases. No mundo atual,com o avano do capitalismo em todas as atividades econmica e cultural e com o processo de globalizao em marcha . Assim partindo da Idea de instabilidade de fronteiras , necessitamos evoluir para ideia de compara as fronteiras polticas .

O Brasil j nasceu com seu territrio delimitado, pois em 1494, as coroas de Portugal e Espanha, com o aval do papa, dividiram as terras por descobrir entre os dois pases ibricos.

O tratado de Tordesilhas delimitava os territrios das duas coroas pelo meridiano que passava a 370 lguas a oeste de Cabo Verde, e cortava o continente sul-americano com uma linha, que ao norte, ficava em Belm do Par e ao sul em Laguna, Santa Catarina.

Os limites passaram a ser desrespeitados mais fortemente durante o perodo em que houve a unio pessoal entre as coroas de Portugal e de Espanha[1580 1640] quando os sditos do mesmo rei passaram a agir. Alexandre de Gusmo conseguiu firmar o principio de direito de posse, determinando que as terras pertenciam aqueles povos que ocupassem inicialmente.

Brasil e Gr Bretanha disputaram o territrio da Guiana Inglesa. O Paraguai desenvolveu uma forma administrativa isolada do mercado internacional e,em 1864 temendo interveno estrangeira e desejado uma maior expanso de sua economia, foi levado a uma guerra que praticamente o exterminou.

Formao da Trplice Aliana reunindo o Brasil a Argentina e o Uruguai para combater o Paraguai. O Paraguai foi expulso dos territrios que havia ocupado mas a luta do territrio Paraguaio foi muito sangrenta devido o apoio dado pelo povo Guarani ao seu ditador Francisco Solano Lopes e aps cinco anos de batalha ,a Trplice aliana venceu a guerra.

As fronteiras atuais do Brasil foram conquistadas, com disputas em reas, em processos de povoamento, com todos os pases vizinhos, quase sempre por meio de arbitragem e de acordos diretos, com quais conseguiu, na maioria das vezes a vitria de suas reivindicaes. Dai se pode afirmar que o Brasil, como sucessor de Paraguai atuou sempre com um pais em expanso utilizando ora persuaso ora a fora para firmar seus interesses territoriais

Crescimento do Brasil a partir de meados do sculo XX dentro de seu prprio territrio. Territrio j conquistado politicamente Incentivado durante o Estado Novo

AMAP ,RIO BRANCO(depois denominado Roraima)GUAPOR(depois denominado Rondonia),PONTA POR E IGUASSU (extintos pela Constituio DE 1946.

Pode dar margem a formao de regies econmicas que no se enquadram nas divises polticas, o que poder provocar em um futuro prximo sobretudo com a formao de blocos econmicos regionais, impactos sobre fronteiras polticas.

Criao: 1996 Finalidade : preservar e manter a lngua


portuguesa nos pases que estiveram sobre o domnio lusitano.

Dependem do oceano Atlntico Marca lingstico cultural Sede da CPLP Lisboa

Unidade poltica atlntica, situado poro oriental do continente sul americano. Vinculo com Portugal perodo colonial(1500 a 1822) Influencia inglesa perodo imperial (1822 a 1889). Influencia norte americana aps a revoluo de 1930. Recentemente participa do Mercosul .

Dimenses continentais 8.547.404Km Populao 162.100.000 habitantes (1998) Mais extenso pas da CPLP Maior extenso de costa no Atlntico Sul Sua poltica e crescimento econmico depende da posio geogrfica em relao ao oceano O Atlntico o segundo maior oceano do mundo e at recentemente por ser o mais navegado era o de maior importncia econmica.

arriscado fazerem-se previses para o sculo XXI Avano da globalizao e da poltica neoliberal,orientada para propagar a excluso social e geogrfica e no planejamento que visa concentrar riqueza. Plano nacional grupos sociais mais ricos; Plano internacional grandes grupos econmicos e de pases de primeiro mundo.

Manuteno e intensificao das relaes com pases de lngua portuguesa da frica e Brasil; sobrevivncia alm-mar territrio portugueses Ilha da Madeira,Porto Santos e Aores.

No se devem procurar os mesmos padres entre estados diferentes e regies diferentes dentro de cada estado, a fim de homogeneiza-los, deve-se procurar desenvolver los dentro de suas caractersticas, de vez que no h uma unidade de cultura entre os povos, mas pode-se desejar que que haja uma igualdade dentro da diversidade e uma conciliao entre as formas tradicionais e modernas... Presente passado e futuro coexistem e no se sucedem do ponto de vista global (Andrade,2000).

ANDRADE,Manoel Correia de. A trajetria do Brasil (de 1500 a 2000). So Paulo:Contexto,2000,87p.

Das könnte Ihnen auch gefallen