Sie sind auf Seite 1von 29

EVOLUO BIOLGICA E SISTEMAS DOS SERES VIVOS

Biologia e Geologia 11 Ano

O que Evoluo?

Procariontes e Eucariontes
O que tm em comum uma planta e um ser humano?

Procariontes e Eucariontes
Aparentemente pouco: Ambos so constitudos por clulas. Ambos tm o mesmo sistema de cdigo gentico. Ambos tm a mesma constituio bioqumica. De um modo geral ambos tm processos bsicos de vida muito semelhantes.

Procariontes e Eucariontes
Mas porque razo todos os seres vivos apresentam mecanismos de vida profundamente idnticos? E ao mesmo tempo, como surgiu tanta diversidade de formas? A capacidade de regressar no tempo para o estudo dos nossos antepassados conseguida essencialmente

Procariontes e Eucariontes
As primeiras formas de vida, clulas, devero ter surgido entre os 3800 e os 2500 milhes de anos, pois os fsseis mais antigos encontrados datam dessa altura. Teriam sido clulas semelhantes s atuais bactrias e cianobactrias, ou seja, clulas procariontes.

Procariontes e Eucariontes
As clulas procariontes so estruturalmente simples, mas apresentam uma grande diversidade metablica, o que lhes permitiu colonizar uma grande diversidade de meios ambientes.

Embora no tenham quaisquer organelos como cloroplastos e mitocndrias, podem ser fotoautotrficas, possuindo por isso pigmentos fotossintticos nas membranas celulares.

Procariontes e Eucariontes
Julga-se que os primeiros seres vivos da Terra tenham sido clulas procariontes e que estas tenham estado na origem da grande diversidade de formas atuais. Esta hiptese suportada: Pela simplicidade estrutural e funcional das clulas procariontes; Pelos fsseis.

Procariontes e Eucariontes
As clulas eucariontes por seu lado so mais complexas. O material gentico encontra-se mais bem organizado e no ncleo. Apresentam grande abundncia de estruturas membranares.

Procariontes e Eucariontes
Segundo dados fsseis os seres eucariontes tero surgido h cerca de 1500 milhes de anos, tendo por isso reinado isolados por mais de 2000 milhes de anos os seres procariontes. Existem vrias hipteses explicativas para o surgimento dos seres eucariontes, todos partindo dos procariontes.

Origem dos seres Eucariontes

Origem dos seres Eucariontes


H vrias hipteses explicativas relativas ao aparecimento dos seres eucariontes. De momento aceitam-se trs: Modelo autognico Modelo endossimbitico Modelo autognico e endossimbitico (uma mistura dos dois anteriores, e atualmente o mais aceite).

Modelo autognico
Admite que a clula eucaritica ter surgido a partir de organismos procariontes por invaginaes sucessivas de zonas de membrana plasmtica, seguidas de especializao. uma teoria atualmente pouco aceite pois no esclarece o que levou a clula a realizar tais invaginaes.

Modelo endossimbitico
Por volta de 1920 alguns investigadores aperceberam-se que existiam semelhanas entre estruturas membranares das clulas eucariticas e alguns seres procariontes. Duas dessas estruturas so as mitocndrias e os cloroplastos.
Estruturas muito semelhantes a procariontes de vida independente.

Modelo endossimbitico
Admitiu-se ento que as clulas eucariontes teriam resultado da incorporao de organismos procariticos por parte de outros seres procariontes primitivos. Tratar-se- ento de um caso de endossimbiose.
Nesta situao o organismo que habita no interior do outro beneficia de proteo e das condies estveis. J o organismo que alberga o outro beneficiar de algum produto sintetizado pelo outro.

Esta hiptese foi, inicialmente, ridicularizada uma vez que no existiam provas desta situao.

Modelo endossimbitico
Com ajuda de estudos de microscopia eletrnica e de ADN dos cloroplastos e de mitocndrias foram encontradas provas que suportam este modelo.
Tanto cloroplastos como mitocndrias apresentam estrutura semelhante a procariontes.

O ADN presente nos cloroplastos e mitocndrias encontra-se mais prximo quer sequencialmente como estruturalmente dos procariontes do que dos eucariontes.

Modelo endossimbitico
Calcula-se que o processo ter corrido da seguinte forma:
Uma clula procarionte de grandes dimenses ter capturado outras clulas procariticas (clulashspedes) que permaneceram no interior da clula hospedeira, resistindo digesto. As clulas capturadas estabeleceram com a clula hospedeira relaes de simbiose. A cooperao foi to ntima e to eficaz entre os diferentes elementos que se tornaram dependentes uns dos outros e passaram a constituir organismos estveis e singulares. As clulas-hspedes vieram, assim, a constituir alguns organelos da clula eucaritica. Por exemplo, os cloroplastos ter-se-o originado a partir da captura de cianobactrias, j as mitocndrias ter-se-o originado a partir da captura de alguma clula

Modelo endossimbitico
O modelo endossimbitico atualmente bem aceite. Cloroplastos e mitocndrias tm o seu prprio genoma e produzem as suas prprias membranas. Apresentam um ciclo de diviso independente da clulas. Contm ADN circular tal como os procariontes. Algumas das protenas da membrana dos cloroplastos e das mitocndrias esto codificadas nos genes do ADN da clula, o que mostra a dependncia entre ambos.

Situaes de endossimbiose entre eucariontes e procariontes so ainda existentes atualmente.

Modelo endossimbitico e autognico


Embora bem fundamentado e aceite o modelo endossimbitico tambm apresenta pontos fracos.
Por exemplo no consegue explicar o surgimento do ncleo. Assim julga-se que na realidade o aparecimento dos eucariontes se deva a uma mistura dos dois processos. No entanto e dada distancia temporal a que este processo ocorreu, aliado ao facto dos primeiros organismos dificilmente terem deixado fsseis, torna-se muito difcil para os cientistas decifrarem o que realmente ocorreu.

Origem dos seres Eucariontes


Giardia lamblia
Protozorio oConsiderado o elo perdido entre os procariontes e os eucariontes. Apresenta caractersticas dos dois grupos. oUnicelular. oSem mitocndria ou aparelho de Golgi. oPresena de citoesqueleto e lisossomas. oTem quatro cromossomas em cada um dos dois ncleos iguais. oApresenta RNA prximo aos dos procariontes.

Origem da multicelularidade

No mundo dos seres unicelulares aquele que for maior apresenta uma vantagem sobre os outros. Uma clula maior pode facilmente capturar outras mais pequenas. No entanto existe um limite para o tamanho que uma clula pode ter.

Origem da multicelularidade
Quando uma clula aumenta o seu tamanho h que ter em conta o seguinte, o volume e a sua rea de superfcie (que corresponde rea da membrana plasmtica). Assim quando uma clula aumenta de tamanho verifica-se que a razo entre a superfcie e o volume diminui, isto , o volume aumenta a um ritmo muito superior ao da rea de superfcie. Isto significa que cada unidade de rea de superfcie da membrana plasmtica h mais volume de citoplasma, para o qual tem que realizar trocas com o meio exterior. Alm disso, com o aumento de volume, tambm aumenta o metabolismo. Logo

Origem da multicelularidade
Assim quanto maior for a clula menor a superfcie da membrana plasmtica por unidade de volume capaz de realizar trocas. Acima de um determinado tamanho, tamanho crtico, as trocas entre clula e o meio no ocorrem velocidade necessria e a clula incompatvel com a vida. Assim para um organismo ser maior do que determinado tamanho a vida teve que optar por outra via.

Origem da multicelularidade

Actualmente, verificam-se duas vias de um organismo maior do que 1mm sobreviver: Pode diminuir o seu metabolismo e desta forma reduzir as suas trocas com o ambiente. o caso da acetabulria. Pode apresentar multicelularidade.

Origem da multicelularidade

No se sabe ao certo quando e onde surgiram os primeiros seres multicelulares, pois o registo fssil no claro. No entanto a partir de h 2200 m.a., fsseis de seres multicelulares comeam a ser abundantes no registo fssil. Os seres eucariontes unicelulares constituem frequentemente agregados. Quando os indivduos so da mesma espcie estamos perante agregados coloniais ou colnias.

Colnias As Volvox, uma microalga verde, tende a


formar colnias de 500 a 50000 clulas. Cada clula apresenta dois flagelos e so autosuficientes. No entanto tendem a unir-se por prolongamentos citoplasmticos e bainhas gelatinosas, formando uma esfera oca. Os flagelos das clulas da camada externa imprimem movimento colnia. As clulas maiores tm como funo a reproduo. Apesar das Volvox ser constituda por vrias clulas estruturalmente interdependentes, pois esto ligadas entre si, sob o ponto de vista funcional, no ocorreu diferenciao j que as clulas so todas semelhantes. Assim no se pode considerar um verdadeiro organismo multicelular/pluricelular

Origem da multicelularidade
As Volvox so importantes pois se julga que a multicelularidade possa ter surgido na Terra por evoluo de seres coloniais, em que as clulas se tenham gradualmente especializado em diferentes funes. Colnias de algas verdes podero estar na origem de algas verdes pluricelulares, algumas das quais, tero evoludo para plantas. O facto de algas verdes e plantas apresentarem pigmentos fotossintticos, substncias de reserva e paredes celulares bastante semelhantes, parece mostrar que a plantas evoluram a partir das algas verdes.

Origem da multicelularidade

A multicelularidade caracteriza-se por uma associao de clulas em que h interdependncia estrutural e funcional entre elas. A consequente especializao das clulas nos organismos multicelulares levaram a uma grande diversidade de organismos, bem como a capacidade da regulao do prprio organismos, permitindo que os seres vivos comeassem a colonizar ambientes a que antes estavam impedidos.

Vantagens da multicelularidade
A grande diversidade de formas e de funcionalidades possibilitou a adaptao a diferentes ambientes. Foi possvel a sobrevivncia de seres de maiores dimenses sem comprometer as trocas com o meio externo. Graas ao desenvolvimento de clulas ou mesmo rgos especializados na realizao dessas trocas. Permitiu uma maior rentabilizao do uso da energia. Maior independncia em relao ao meio externo.

Das könnte Ihnen auch gefallen