Sie sind auf Seite 1von 31

ANTROPOLOGIA

MARCONI, Maria de Andrade. Antropologia: uma introduo. 6.ed. 3. reimpr.So Paulo: Atlas, 2007.

O Termo Antropologia deriva do grego anthropos, (homem / pessoa) e (logos razo / pensamento) a cincia preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimenses. uma cincia social que estuda o homem. Preocupa-se em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade.

ANTROPOLOGIA
CONCEITUAO

Hoebel e Frost definem a antropologia como a cincia da humanidade e da cultura. Tem uma dimenso biolgica, enquanto antropologia fsica; uma dimenso sociocultural, enquanto antropologia social e/ou antropologia cultural; e uma dimenso filosfica, enquanto antropologia filosfica, ou seja, quando se empenha em responder indagao: o que o homem?
(Marconi, M. A & Presotto, Z. M N. Antropologia. p. 1)
2

OBJETO DE ESTUDO
A Antropologia como cincia do biolgico e do cultural tem seu objeto de estudo: o homem e suas obras. O objeto da antropologia engloba o conhecimento de sociedades humanas, letradas ou grafas, extintas ou vivas, existentes nas vrias regies da Terra. O antroplogo tem a tarefa de explicar os princpios da formao e do desenvolvimento das sociedades e culturas humanas. Toda investigao antropolgica vale-se do mtodo comparativo em busca de respostas para os por qus, na tentativa de compreender as semelhanas e as diferenas fsicas, psquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos. Exemplo: brancos e negros; lngua diversificadas; a indumentria do ndio e do no-ndio; o culto do sol e a presena da pirmide no Egito e nas civilizaes prcolombianas...
3

OBJETIVO DA ANTROPOLOGIA
A Antropologia fixa como seu objetivo o estudo da humanidade como um todo, visando ao homem como expresso global biopsicocultural isto , o homem como ser biolgico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, compreenso da existncia humana.

DIVISES E CAMPO DA ANTROPOLOGIA

A Antropologia se divide em dois grandes campos de estudo: 1. Antropologia Fsica ou biolgica Divide-se em: 1.1 PALEONTOLOGIA 1.2 SOMATOLOGIA 1.3 RACIOLOGIA 1.4 ANTROPOMETRIA 1.5 ESTUDOS COMPARATIVOS DO CRESCIMENTO. 2. Antropologia Cultural Divide-se em: 2.1 ARQUEOLOGIA 2.2 ETNOGRAFIA 2.3 ETNOLOGIA 2.4 LINGUISTICA 2.5 FOLCLORE 2.6 ANTROPOLOGIA SOCIAL 2.7 CULTURA E PERSONALIDADE

ANTROPOLOGIA FSICA Paleontologia. (Palaios = antigo + onto = ser + logos = estudo). Estuda a origem e a evoluo humana atravs do conhecimento das formas fsseis do passado. Somatologia. (Somato = corpo humano + logos = estudo). Estuda as variedades existentes do homem, diferenas fsicas individuais e diferenas sexuais (tipos sangneo, metabolismo basal, adaptao etc. Raciologia. (Raa = etnia + logos = estudo). Estuda a histria racial do homem, a classificao da espcie humana em raas, a miscigenao (mistura de raas), caractersticas fsicas etc.
6

Antropologa Fsica o Biolgica

Antropologia Forense La antropologa fsica forense se encarga de la identificacin de restos humanos esqueletizados dado su amplia relacin con la biologa y variabilidad del esqueleto humano.

ANTROPOLOGIA FSICA Antropometria. (anthropos = homem + metria = medida). Usa as tcnicas de medio, procedimento quantitativo que fornece medidas do corpo humano (crnio, ossos etc.), elaboradas por instrumentos especiais, como o antropmetro. Estudos comparativos do crescimento. uma ampliao do campo de estudo do somatlogo que querem conhecer as diferenas grupais relacionadas aos ndices de crescimento e outros aspectos como alimentao, exerccios fsicos, maturidade sexual etc.

Antropologa Fsica o Biolgica

1. Definicin: Esta rama analiza la diversidad del cuerpo humano en el pasado y el presente. Incluye, la evolucin de la anatoma humana, as como las diferencias y relaciones entre los pueblos actuales y sus adaptaciones al ambiente.

ANTROPOLOGIA CULTURAL
Arqueologia. (archaos = antigo + logos = estudo) estuda as culturas do passado, extintas. Divide-se em: Arqueologia clssica: tenta reconstruir as antigas civilizaes letradas (Egito, Grcia, Mesopotmia, Etrria etc.) Arqueologia Arqueolgica: trata dos primrdios da cultura, relativa s populaes extintas (culturas do Paleoltico, Mesoltico e Neoltico). Paleoltico (Idade Antiga da Pedra) ou pedra lascada. De 2 Milhes de anos a 10.000 anos atrs. Mesoltico (Idade Mdia da Pedra). De 10.000 ao aparecimento da agricultura 8.000 (?) anos atrs. Neoltico (Idade Nova da Pedra). Ou pedra polida. Incio com o aparecimento da agricultura e trmino 10 com o aparecimento da escrita 4.000 a.C.

ANTROPOLOGIA CULTURAL
Etnografia. (thnos = povo + graphein = escrever). Consiste em descrever as sociedades humanas. O objeto de estudo so as culturas simples conhecidas como primitivas ou grafas. O etngrafo um investigador de campo, um coletor de informaes. Ex. No Brasil, em 1957, dos 143 grupos tribais, 33 estavam ainda isolados, 45 em contato permanente etc. (D. Ribeiro). Etnologia. (thnos = povo + logos = estudo). Utilizando dos dados fornecidos pelos etngrafos, o etnlogo analisa, interpreta e compara entre as mais diversas culturas existentes, considerando suas semelhanas e diferenas. Lingstica. A linguagem um meio de comunicao e tambm um instrumento de pensamento. H uma 11 diversidade de lnguas que acompanham as diversas culturas.

ANTROPOLOGIA CULTURAL
Folclore. um dos campos de investigao da Antropologia. Define se como o estudo da cultura espontnea dos grupos humanos rurais ou urbanos. Ex. danas, artesanato, canes etc. Antropologia Social. Estudo dos processos culturais e da estrutura social, seu interesse est centrado na sociedade e nas instituies. Preocupa-se com aspecto da vida social o familiar, o econmico, o poltico, o religioso, o jurdico compreendido e estudado em relao aos demais grupos humanos. Cultura e Personalidade. Campo de investigao antropolgico que estuda o indivduo no como um simples receptor e portador de cultura, mas como um agente de mudana cultural, desempenhando 12 papel dinmico e inovador.

CINCIAS AFINS
A Antropologia como cincia social liga-se a: Sociologia Histria Psicologia Geografia Economia Cincias Polticas Como cincia Biolgica, liga-se: Biologia Gentica Anatomia Fisiologia Embriologia Medicina
13

MTODOS DA ANTROPOLOGIA

Mtodo Histrico: Consiste em investigar eventos do passado, a fim de compreender os modos de vida do presente, que s podem ser explicados a partir da reconstruo da cultura e da observao das mudanas ocorridas ao longo do tempo.
Mtodo Estatstico: Os dados, depois de coletados, so reduzido a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, grficos, quadros etc. Mtodo Comparativo: Permite verificar diferenas e semelhanas apresentadas pelo material coletado. A Antropologia Fsica compara fsseis ou grupos humanos existentes, analisando caractersticas anatmicas: cor de pele, do cabelo, dos olhos, ndice ceflico etc.
14

MTODOS DA ANTROPOLOGIA
Mtodo estatstico: verifica a variabilidade das populaes (campo biolgico) e das culturas ( c. cultura). Mtodo Etnogrfico: descrio material das sociedades princ. grafas. Mtodo comparativo ou Etnolgico: comparao fisica ou cultural. Mtodo monogrfico ou estudo de caso: mt. Etnolgico estudao mais especificadamente. Mtodo Genealgico: estudo do parentesco. Mtodo Funcionalista: funcionalidade de cada cultura no contexto global cultural.

15

Pesquisa de Campo
1.8Tcnicas de Pesquisas da Antropologia: 1. Observao 2. Entrevista 3. Formulrio 1.9 ANTROPOLOGIA APLICADA 1.9.1 Relativismo cultural: direito a autonomia tribal, valores culturais. 1.9.2 Aplicaes da Antropologia: Colonialismo, Projetos de desenvolvimento, coexistncia populacional, industrializao.
BB. MARCONI, Maria de Andrade. Antropologia: introduo. 6.ed. 3. reimpr.- So Paulo: Atlas, 2007. uma

16

CULTURA
O termo cultura (colere, cultivar ou instruir; cultus, cultivo, instruo) no se restringe ao campo da antropologia. Vrias reas do saber humano - agronomia, biologia, artes, literatura, histria etc. - valem-se dele, embora seja outra a conotao. Muitas vezes, a palavra cultura empregada para indicar o desenvolvimento do indivduo por meio da educao, da instruo. Nesse caso, uma pessoa culta seria aquela que adquiriu domnio no campo intelectual ou artstico. Seria inculta a que no obteve instruo.
17

CULTURA/ CONCEITUAO
ainda no chegaram a um consenso sobre o significado exato do termo. Para alguns, cultura comportamento aprendido; para outros, no comportamento, mas abstrao do comportamento; e para um terceiro grupo, a cultura consiste em idias. H os que consideram como cultura apenas os objetos imateriais, enquanto que outros, ao contrrio, aquilo que se refere ao material. Tambm encontram-se estudiosos que entendem por cultura tanto as coisas materiais quanto as no-materiais. Edward B. Tylor (1871) foi o primeiro a formular um conceito de cultura, em sua obra Cultura primitiva. Ele props: Cultura... aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenas, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hbitos e aptides 18 adquiridos pelo homem como membro da sociedade (In Kahn, 1975:29).

Essas colocaes divergentes, ao longo do tempo, permitem apreender a cultura como um todo, sob os vrios enfoques.
A cruz, por exemplo, pode ser vista sob essas diferentes concepes: a. idia - quando se formula a sua imagem na mente;

b. abstrao do comportamento - quando ela representa, na mente, um smbolo dos cristos;


c. comportamento aprendido - quando os catlicos fazem o sinal da cruz; d. coisa extra-somtica - quando vista por si mesma, independente da ao, tanto material quanto imaterial; 19

e. mecanismo de controle - quando a Igreja a utiliza para afastar o demnio ou para obter a reverncia dos fiis. A cultura, portanto, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vrios enfoques: idias (conhecimento e filosofia); crenas (religio e superstio); valores (ideologia e moral); normas (costumes e leis); atitudes (preconceito e respeito ao prximo); padres de conduta (monogamia, tabu); abstrao do comportamento (smbolos e compromissos); instituies (famlia e sistemas econmicos); tcnicas (artes e habilidades); e artefatos (machado de pedra, telefone).
20

Localizao da Cultura
2.1.2 LOCALIZAO DA CULTURA:

a. intra-orgnica - dentro de organismos humanos (conceitos, crenas, emoes, atitudes);

b. interorgnica - dentro dos processos de interao social entre os seres humanos;


c. extra-orgnica - dentro de objetos materiais (machados, fbricas, ferrovias, vasos de cermica) situados fora de organismos humanos, mas dentro dos padres de interao social entre eles.
21

2.1.3 Essncia da Cultura


IDIAS. so concepes mentais de coisas concretas ou abstratas, ou seja, toda variedade de conhecimentos e crenas teolgicas, filosficas, cientficas, tecnolgicas, histricas etc.
Exemplo - Lnguas, arte, mitologia etc.

ABSTRAES. Consiste naquilo que se encontra apenas no domnio das idias, da mente, excluindo-se totalmente as coisas materiais. COMPORTAMENTO. So modos de agir comuns a grupos humanos ou conjuntos de atitudes e reaes dos indivduos em face do meio social.Inmeros antroplogos consideram a cultura como comportamento aprendido, caracterstico dos membros de uma sociedade, uma vez que o comportamento instintivo inerente aos animais em 22 geral.

2.1.4 Classificao da Cultura

CULTURA-MATERIAL (ERGOLOGIA). Consiste em coisas materiais, bens tangveis, incluindo instrumentos, artefatos e outros objetos materiais, fruto da criao humana e resultante de determinada tecnologia..
CULTURA IMATERIAL (ASPECTOS ANIMOLGICOS). Refere-se a elementos intangveis da cultura, que no tm substncia material. Entre eles encontram-se as crenas, conhecimentos, aptides, hbitos, significados, normas, valores.
23

CULTURA REAL. aquela em que, concretamente, todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas. Entretanto, a cultura real no pode ser percebida em sua totalidade, apenas parcialmente e, para isso, necessrio que os estudiosos a ordenem e demonstrem em termos compreensveis. CULTURA IDEAL. A cultura ideal (normativa) consiste em um conjunto de comportamentos que, embora expressos verbalmente como bons, perfeitos, para o grupo, nem sempre so freqentemente praticados.
24

2.1.5 Componentes da Cultura.


CONHECIMENTOS, CRENAS , VALORES, NORMAS, SMBOLOS.
2.1.6 Relativismo Cultural A posio cultural relativista tem como fundamento a idia de que os indivduos so condicionados a um modo de vida especfico e particular, por meio do processo de endoculturao. Os padres ou valores de certo ou errado, dos usos e costumes, das sociedades em geral, esto relacionados com a cultura da qual fazem parte. Dessa maneira, um costume pode ser vlido em relao a um ambiente cultural e no a outro e, mesmo, ser repudiado.
25

Etnocentrismo

O conceito de etnocentrismo acha-se intimamente relacionado ao de relativismo cultural. A posio relativista liberta o indivduo das perspectivas deturpadoras do etnocentrismo, que significa a supervalorizao da prpria cultura em detrimento das demais. Todos os indivduos so portadores desse sentimento e a tendncia na avaliao cultural julgar as culturas segundo os moldes da sua prpria. A ocorrncia da grande diversidade de culturas vem testemunhar que h modos de vida bons para um grupo e que jamais serviriam
26

TRAOS CULTURAIS
Em geral, os antroplogos consideram os traos culturais como os menores elementos que permitem a descrio da cultura. Referem-se, portanto, menor unidade ou componente significativo da cultura, que pode ser isolado no comportamento cultural. Embora os traos sejam constitudos de partes menores, os itens, estes no tm valor por si ss.

27

COMPLEXOS CULTURAIS
Complexos culturais consistem no conjunto de traos ou num grupo de traos associados, formando um todo funcional; ou ainda um grupo de caractersticas culturais interligadas, encontrado em uma rea cultural. PADRO CULTURAL O padro resulta do agrupamento de complexos culturais de um interesse ou tema central do qual derivam o seu significado. O padro de comportamento consiste em uma norma comportamental, estabelecida pelos membros de determinada cultura. Essa norma relativamente homognea, aceita pela sociedade, e reflete as maneiras de pensar, de agir e de sentir do grupo,
28

CONFIGURAO CULTURAL
a cultura deve ser vista como um todo, cujas partes esto de tal modo entrelaadas, que a mudana em uma das partes afetar as demais. Ao estudar uma cultura, deve-se ter viso conjunta de suas instituies, costumes, usos, meios de transporte etc. que estejam influindo entre si.
Duas sociedades com a mesma soma de elementos culturais podem apresentar configuraes totalmente diferentes, dependendo do modo como esses elementos esto organizados e relacionados.
29

REAS CULTURAIS
A rea cultural refere-se a um territrio relativamente pequeno em relao ao da sociedade global, no qual os indivduos compartilham os mesmos padres de comportamento.
A rea cultural nem sempre corresponde s divises geogrficas, administrativas ou polticas.

30

Subcultura

O termo subcultura, em geral, significa alguma variao da cultura total. Para Ralph Linton, a cultura um agregado de subculturas. Subcultura pode ser considerada como um meio peculiar de vida de um grupo menor dentro de uma sociedade maior. Embora os padres da subcultura apresentem algumas divergncias em relao cultura central ou outra subcullura, mantm-se coesos entre si. A subcultura no tem conotao valorativa, ou seja, no superior ou inferior a outra; so apenas diferentes,
31

Das könnte Ihnen auch gefallen