Sie sind auf Seite 1von 8

P carregadeira / Tratores

Quesitos de segurana:
Toda p carregadeira e/ou similar deve possuir:
1. Sinal sonoro de R.
2. Cinto de segurana. 3. Sinal luminoso quando em locais com galpes. 4. Quando em galpes fechados ser movida por gs veicular. 5. Possuir extintor PQS. 6. Quando em trabalho a cu aberto possuir teto de fibra ou metal 7. Possuir proteo frontal de vidro ou acrlico

Procedimento de segurana:
1. Fazer check list dirio Para verificar condies do equipamento. 2. No manter a P carregada e suspensa quando o equipamento estiver parado. 3. Ao parar o equipamento sertificar-se que o freio est acionado E o equipamento esta em local plano com a P abaixada. 4. Usar os EPIs corretamente. 5. Ao abastecer o equipamento durante o trabalho mante-lo desligado e preferencialmente afastar-se do equipamento. 6. Pedir para o motorista do caminho a ser carregado que saia da cabine e se afaste. 7. Somente pessoas Habilitadas e identificadas podero operar a P carregadeira.

Procedimento de segurana:
8. proibido carona.
9. No transportar ou suspender pessoas com o auxilio da P. 10. Qualquer alterao no seu funcionamento comunicar superior Imediato.

EPIs
De ordem geral:
1. Protetor auditivo. 2. Luvas de raspa ou vaqueta. 3. Calado de segurana. De uso especifico: 1. culos de proteo. 2. Capacete

Quanto a movimentao:
1. Importante: a fora mxima e real da P carregadeira no movimento de empurrar o material com a p abaixada Porque quando seu centro de gravidade est melhor apoiado.

Quanto a movimentao:
1. Importante a P carregadeira perde 40% de sua fora de Sustentao quando esta no movimento lateral ou seja se sua carga real de 5000 k no movimento lateral essa Carga cai para 3000 k porque seu centro de gravidade est Deslocado.

Riscos na operao:
A operao de tratores e Ps carregadeiras em terrenos muito inclinados, pode provocar o seu tombamento, pois o centro de gravidade dessas mquinas muito alto. Outros cuidados que o tratorista deve ter ao operar em terrenos inclinados so:

Utilizao:
1 - A utilizao correta das marchas ajuda os freios a conter o equipamento em descida, principalmente quando engatado de implemento, carreta, etc. 2 - Ao desengatar mquinas e implementos do equipamento, principalmente em subida, verifique se os mesmos esto corretamente calados; 3 - Afaste as rodas trapeiras do trator, aumentando a distncia entre elas, para evitar o tombamento lateral; 4 - Nunca use o ponto morto, principalmente em descidas; 5 - Utilize a embreagem de forma suave e devagar, especialmente em subidas; 6 - No passe a marcha durante uma subida ou descida, mas sim antes de inici-las; 7 - Calce e freie o equipamento, quando estiver parado, tanto em descidas como em subidas; 8 - No caso de choque ou tombamento, desligue, imediatamente, o motor. Caso contrrio, poder haver incio de incndio; e 9 - No trabalhe prximo a barrancos ou valas profundas. Se tiver de faz-lo, mantenha uma distncia de, pelo menos, a altura do barranco ou vala, entre o equipamento e o incio da ribanceira.

Das könnte Ihnen auch gefallen