Sie sind auf Seite 1von 27

ABORDAGEM CLSSICA

Prof. Leonardo rocha

Evoluo da administrao cientfica


1913
FORD
TAREFAS PRODUO EM MASSA

TAYLOR FAYOL
ESTRUTURA

1916

O FORDISMO

Seguidores de Taylor
Henry

Ford (1863-1947),

Fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresrio a aplicar a montagem em srie de forma a produzir em massa automveis em menos tempo e a um menor custo. Como nico dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. A ele atribudo o "fordismo", isto , a produo em grande quantidade de automveis a baixo custo por meio da utilizao do artifcio conhecido como "linha de montagem", o qual tinha condies de fabricar um carro a cada 98 minutos. O intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovaes tcnicas e de negcios, incluindo um sistema de franquias que instalou uma concessionria em cada cidade da Amrica do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes.

O FORDISMO
Ford inovou o processo do produo em srie absorvendo aspectos do Taylorismo. Consistia em organizar a linha de montagem de cada fbrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matrias-primas e de energia, os transportes, a formao da mo-de-obra.

Ford adotou trs princpios bsicos; 1) Princpio de Intensificao: Diminuir o tempo de durao com o emprego imediato
dos equipamentos e da matria-prima e a rpida colocao do produto no mercado.

2) Princpio de Economia: Consiste em reduzir ao mnimo o volume do estoque da


matria-prima em transformao.

3) Princpio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produo do homem no


mesmo perodo (produtividade) por meio da especializao e da linha de montagem. O operrio ganha mais e o empresrio tem maior produo.

FORDISMO x TAYLORISMO
"O que havia de especial em Ford (e que, em ltima anlise, distingue o fordismo do Taylorismo) era a sua viso, seu reconhecimento explcito de que a produo de massa significava consumo de massa. Um novo sistema de reproduo do trabalho, uma nova poltica de controle e gerncia do trabalho, uma nova esttica e uma nova psicologia, em suma, um novo tipo de sociedade democrtica, racionalizada, modernista e populista

FORDISMO - Caractersticas
Salrios dobrados: U$ 5,00/dia Desagradou a concorrncia O trabalho dividido; repetido; em cadeia; contnuo.
Com isto conseguiu Ford resolver o problema da organizao cientfica de Taylor: produzir muito, intensamente e economicamente.

Dia de trabalho em 8 horas Carros que seus trabalhadores pudessem comprar Manual do proprietrio

Muitas das prticas administrativas de Ford era conservadoras ou no respondiam s mudanas dos tempos, e o seu domnio sobre o mercado automobilstico foi-lhe pouco a pouco arrancado por empresas com teorias e prticas administrativas mais avanadas.

Henry Ford e a Linha de Montagem

A linha de montagem mvel o sistema de produo em que o produto em processo desloca-se ao longe de um percurso, enquanto os operadores ficam parados. No comeo de 1914, a Ford, pioneiramente adotou a linha de montagem mvel mecanizada para a montagem do chassis, que passou a consumir

1 hora e 33 minutos de trabalho em contraste com 12 horas e 28 minutos na montagem artesanal.

Aspectos da Produo em srie


ASPECTO 1
Na produo em srie ou de massa, o produto padronizado em relao ao

Material Mo-de-obra Desenho Mnimo custo possvel

ASPECTO 2
A condio de existncia da produo em massa, a capacidade de consumo em massa, seja real ou potencial.

ASPECTO 3
A conduo da produo em massa a simplicidade em 3 passos: 1. 2. 3. A progresso do produto planejada, ordenada e contnua; O trabalho entregue ao trabalhador em vez do mesmo ter que busc-lo; As operaes so analisadas em todos os seus elementos constituintes.

Curiosidades

Em 1923 foram produzidos 2,1 milhes de unidades do Modelo T. Em 1926 a Ford montava automveis em 19 pases alm dos Estados Unidos. Henry Ford no fazia segredos das suas tcnicas, que passaram a ser utilizadas por todas as empresas dos Estados Unidos. Em 1908, quando teve sua primeira unidade vendida, o Ford T custava US$ 825,00. Em 1925 o preo era de US$ 260,00 Foi o Modelo T que tornou padro o uso de direo do lado esquerdo em grande parte do mundo. O ditado que o Modelo T poderia ser encomendado em qualquer cor, desde que preto, vem em parte do fato de que 12 das 15 milhes de unidades produzidas eram pretas, e que as outras trs milhes, produzidas em verde, vermelho e azul, eram to escuras que dificilmente distinguiam-se dos pretos. Ao longo dos quase 19 anos em que esteve em produo, saram das fbricas da Ford um total de 15 milhes de Modelos T, nmero que s viria a ser batido em 1972 pelo VW Fusca.

Observaes

A partir da dcada de 1970, iniciou-se uma reviso da doutrina de Ford, o chamado ps-fordismo.
Como caractersticas, esse novo modelo adotou a flexibilizao nas relaes de trabalho e de consumo, passando-se conquista de mercados externos, expanso de atividades para outros continentes e o "just in time", que determina que as empresas devem produzir de forma rpida, eficiente, enxuta e somente para atender demandas, sem a manuteno de grandes estoques. A organizao pioneira com maior sucesso na implantao deste novo conceito foi a montadora TOYOTA, criando assim o chamado Toyotismo

Indicao de filmes
Ford O homem e a mquina
Tucker um homem e seu sonho

Fantstica fbrica de chocolates


Fbrica de loucuras

TEORIA CLSSICA
DA ADMINISTRAO
Organizando a estrutura da empresa

NFASE: ESTRUTURA

HENRI FAYOL (1841 1925)

Nasceu em Constantinopla, Morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clssica na Frana. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos. Viveu conseqncias da Revoluo Industrial e da Primeira Guerra Mundial. Defendeu a separao da administrao da operao

Administrao como Cincia


Fayol afirma a necessidade de um ensino organizado e metodolgico da Administrao, de carter geral para formar administradores, a partir de suas aptides e qualidades pessoais. Em sua poca, essa idia era uma novidade.
A Teoria Clssica ao contrrio da Administrao Cientfica se preocupa com a diviso no nvel dos rgos que compem a organizao, isto , com os departamentos, divises, sees e unidades.

ABORDAGEM
Os aspectos organizacionais so analisados.. ... de cima para baixo (da direo, para execuo) ... e do todo para as partes (da sntese para a anlise), exatamente ao contrrio da abordagem de Taylor. Os objetivos tanto da Administrao Cientfica quanto da Teoria Clssica so os mesmo: a busca da eficincia das organizaes.

A diferena esta no foco: Fayol focava a administrao e os cargos de gerencia

SEGUNDO FAYOL A EMPRESA TINHA 6 FUNES BSICAS:

1. Funes Tcnicas: relacionadas com a produo de bens ou


de servios da empresa.

2. Funes Comerciais: relacionadas com a compra, venda e


permutao.

3. Funes Financeiras: relacionadas com a procura e gerncia


de capitais.

4. Funes de Segurana: relacionadas com a proteo e


preservao dos bens e das pessoas.

5. Funes Contbeis: relacionadas com inventrios, registros,


balanos, custos e estatsticas.

6. Funes Administrativas: coordenam e sincronizam as


demais funes.

A FUNO ADMINISTRATIVA
Para Fayol existe uma proporcionalidade da funo administrativa, isto , ela se reparte por todos os nveis da hierarquia da empresa e no privativa da alta cpula. Em outros termos, a funo administrativa no se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem privilgio dos diretores, mas distribuda proporcionalmente entre todos os nveis hierrquicos. medida que se desce na escala hierrquica, mais aumenta a proporo das outras funes da empresa e, medida que se sobe na escala hierrquica, mais aumenta a extenso e o volume das funes administrativas.

PROPORO DAS FUNES


ADMISNITRATIVAS CONTBEIS

FINANCEIRAS

SEGURANA

COMERCIAIS

TCNICAS

AS CAPACIDADES DAS PESSOAS SEGUNDO FAYOL


A capacidade principal de um operrio a

capacidade tcnica.
A capacidade principal do diretor a

capacidade administrativa.
A medida que se eleva na escala hierrquica, a importncia relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade tcnica diminui.

PRICPIOS GERAIS DE ADMINISTRAO PARA FAYOL


Os 14 princpios gerais, segundo Fayol, so: 1. Diviso do trabalho: Consiste na especializao das tarefas e das pessoas para aumentar a eficincia.

2. Autoridade e responsabilidade: Autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obedincia. A responsabilidade uma conseqncia natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.
3. Disciplina: Depende da obedincia, aplicao, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.

4. Unidade de comando: Cada empregado deve receber ordens apenas de um superior. o princpio da autoridade nica.

PRICPIOS GERAIS DE ADMINISTRAO PARA FAYOL


5. Unidade de direo: Uma cabea e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo. 6. Subordinao dos interesses individuais aos gerais: Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas. 7. Remunerao do pessoal: Deve haver justa e garantida satisfao para os empregados e para a organizao em termos de retribuio. 8. Centralizao: Refere-se concentrao da autoridade no topo da hierarquia da organizao. 9. Cadeia escalar: a linha de autoridade que vai do escalo mais alto ao mais baixo em funo do princpio do comando.

PRICPIOS GERAIS DE ADMINISTRAO PARA FAYOL


10. Ordem: Um lugar para cada coisa e cada coisa em seus lugar. a ordem material e humana.

11. Equidade: Amabilidade e justia para alcanar a lealdade do pessoal.


12. Estabilidade pessoal: A rotatividade do pessoal prejudicial para a eficincia da organizao. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa. 13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso. 14. Esprito de equipe: A harmonia entre as pessoas so grandes foras para a organizao.

Conceito de Linha e Staff


Fayol dava a preferncia pela organizao linear, que constitui um dos tipos mais simples de organizao. A organizao linear se baseia nos princpios de:

1. Unidade de comando e superviso tcnica; 2. Unidade de direo; 3. Centralizao da autoridade; 4. Cadeia escalar.

Organizao Linear
A organizao Linear um tipo de estrutura que apresenta uma forma piramidal.

Superviso linear: baseada na unidade de comando e que o oposto da superviso funcional proposta pela Administrao Cientfica.
Existncia de reas de apoio (STAFF) fornecem aos rgos de linha servios, conselhos, recomendaes, assessoria e consultoria, que esses rgos no tm condies de prover por si prprios.

SEGUIDORES DE FAYOL
Luther Gulick (18921983): POSDCORB planning(planejamento), organizing(organizao), staffing(assessoria), directing(direo), coordination(coordenao), reporting(informao), budgeting(oramentao) Lyndall Urwick (1891-1984): princpio da especializao (uma funo); autoridade (linha clara); amplitude administrativa (chefe para 5 subordinados) e a importncia da departamentalizao. James Mooney & Alan Reiley(autores em 1931 da Indstria progressiva): princpios de eficincia organizacional que permitiriam o alcance dos objetivos industriais de lucro atravs de servio. Lderes da histria => superior x subordinado => princpio escalar

ATIVIDADE DE AULA
Cada equipe dever pesquisar, resumir e apresentar comentrios sobre a APRECIAO CRTICA DA TEORIA CLSSICA
Equipe 1. Abordagem Simplificada da Organizao Formal Equipe 2. Ausncia de Trabalhos Experimentais Equipe 3. O Extremo Racionalismo na Concepo da Administrao Equipe 4. Teoria da Mquina Equipe 5. Abordagem Incompleta da Organizao Equipe 6. Abordagem de Sistema Fechado

Entrega de resumo digitado com nome dos integrantes pelo EDMODO Apresentao oral na prxima aula

Das könnte Ihnen auch gefallen