Sie sind auf Seite 1von 40

Ol , Boa Noite Sejam todos bem-vindos!!!

Ps Graduao Engenharia de Segurana do Trabalho


Psicologia na Engenharia de Segurana, Comunicao e Treinamento

CLAUDIANE REIS DA PAIXO


Mestre em Administrao
Mestre em Psicologia Social Identidade Profissional Especialista em Psicologia Organizacional Especialista em Formao de Professores do Ensino Superior Psicloga desde 1992 pela So Marcos Atuao em Gesto de Pessoas desde 1989 Diretora e Consultora da C&C Corporative Education and Coaching
Coach Personal and Professional Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching

CLAUDIANE REIS DA PAIXO


Docente da Universidade Nove de Julho UNINOVE Curso: Administrao de Recursos Humanos
Disciplinas: Psicologia, Endomarketing, Administrao de Recursos Humanos, Gesto da Qualidade, Administrao Estratgica em Recursos Humanos, Empreendedorismo, Treinamento e Desenvolvimento, Educao Corporativa e Tecnolgica, Gesto do Conhecimento, Recursos Humanos: Contemporneo e Perspectivas, Estgio Supervisionado, Projetos e Orientao de TCC.

Ps- Graduao: Psicologia na Engenharia de Segurana, Comunicao e Treinamento / Metodologia do Ensino Superior e Prof. Conteudista , Tutora : Psicodinmica do Trabalho, Gesto de Pessoas e Comunicao Empresarial.

CLAUDIANE REIS DA PAIXO


Consultora em Gesto de Pessoas e Negcios
COACHING, (Life, Career and e Executive Coaching) Diagnsticos de Clima Organizacional Programas de Treinamento comportamentais Palestras Processos Seletivos
FOCOS DE ATUAO:
Formao de Liderana Gesto de Equipes - Team Building Orientao de Carreira pessoal e profissional Qualidade de Atendimento pessoal e telefnico

....Um Cenrio chamado CONHECIMENTO...

RESGATE HISTRICO
XVI PORTUGAL / ESPANHA XVIII INGLATERRA XXI E.U.A. / INDIA / JAPO TERRAS MQUINAS TECNOLOGIA

Informao

Conhecimento

PESSOAS - Capital intelectual / humano

A IMPORTNCIA DAS PESSOAS NA ERA DO CONHECIMENTO


Conhecimento : Economia / Tecnologias Nova Economia: prestao de servios o diferencial Estabelecem relaes internas e externas (relacionamentos / comunicaes) Qualidade e produtividade

Equao: Qualidade X Produtividade


20% 80% DESEMPENHO TECNOLGICO DESEMPENHO HUMANO

30 % capacidade tcnica 70% GRAU DE MOTIVAO

LIDERANAS E ESCOLHAS
FACIL LIDAR COM PESSOAS ?
COMO COMPREEND-LAS?

COMO CONCILIAR OS RELACIONAMENTOS COM OS FATORES


INFLUENCIADORES - internos e externos ?

Liderar pessoas requer inteno, esforo e competncia

Psicologia na Engenharia de Segurana, Comunicao e Treinamento

Psicologia
Cincia que estuda o comportamento humano da cognio, emoo e motivao.

Psicologia Organizacional
Estuda o desenvolvimento e a aplicao dos princpios cientficos do comportamento no ambiente de trabalho, nas organizaes.

Objetivos da Disciplina:
Conscientizar o aluno de que na preveno de acidentes importante o conhecimento, a concentrao no trabalho, a comunicao e o treinamento

Contedo Programtico:

Datas: 13, 20, e 27/08 03, 10 e 17/09 = 24 horas

Metodologia de Ensino:
Aulas analtico-expositivas. Incentivo pesquisa bibliogrfica. Proposio de tarefas, anlise de textos e discursos. Acompanhamento pelo professor para esclarecimento de dvidas.

Metodologia de Avaliao:
2 (dois) instrumentos de avaliao: sendo o primeiro uma avaliao em grupo, consistindo na confeco de atividades realizadas em sala de aula: estudos de caso, anlise de artigos e atividades prticas avaliao individual podendo ser uma interpretao de texto ou caso prtico.

Bibliografias:
Bsica
SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizaes. So Paulo: Saraiva, 2002. ROCHA, L. E. et al. Isto trabalho de gente? Vida, doena e trabalho no Brasil. So Paulo: Vozes, 1993. BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. So Paulo: Pioneira, 1992. RABAA, C. A. Dicionrio de Comunicao. So Paulo: Campus, 2002

Complementar
GONALVES, E. L. A Empresa e a Sade do Trabalhador. So Paulo: Pioneira: Editora da Universidade de So Paulo, 1988. SCHEIN, E. H. Psicologia Organizacional. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1982 TOLEDO, F. Recursos Humanos, Crises e Mudanas. So Paulo: Atlas, 1986 CHIAVENATO, I. Recursos Humanos na empresa. So Paulo: Atlas, 1992.

Cronograma das aulas


DATA 13/08 20/08 - Conceitos de preveno de acidente - O homem e a sua natureza 27/08 - A importncia do Trabalho na vida do homem -O conhecimento como forma de mudana do comportamento TEMA - Apresentao Geral - Histrico da Psicologia (Organizacional) - Caractersticas do comportamento Humano BIBLIOGRAFIA
SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizaes. So Paulo: Saraiva, 2002.

GONALVES, E. L. A Empresa e a Sade do Trabalhador. So Paulo: Pioneira: Editora da Universidade de So Paulo, 1988. ROCHA, L. E. et al. Isto trabalho de gente? Vida, doena e trabalho no Brasil. So Paulo: Vozes, 1993.

03/09 10/09 17/09

- Aes de Treinamento e comunicao em Segurana do trabalho SCHEIN, E. H. Psicologia Organizacional. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1982 - Estudo de Caso : Comportamento Seguro e Gesto dos aspectos humanos em Sade e Segurana no Trabalho - Atividades e Avaliaes de Encerramento do mdulo CHIAVENATO, I. Gesto de Pessoas. SP:Campus, 2005

Psicologia
Origem: Grega Formando pelas palavras psique Psique - significa alma, para os gregos considerado a fonte da vida, o que animava ou dava vida ao corpo Logos - significa estudo Etimologicamente - Psicologia significa o estudo da alma.

Psicologia como Cincia


A Psicologia, vinculada Filosofia, j tem dois milnios de histria, surgiu entre os gregos antes da era crist. 1879 foi fundado o primeiro Laboratrio de Psicologia Experimental, na Universidade de Leipzig, Alemanha, por Wilhelm Wundt

A partir deste fato, a Psicologia se desvinculou das especulaes filosficas e passou para o campo da cincia, por meio da utilizao do Mtodo cientfico. obtendo conhecimentos de maneira programada, sistemtica e controlados, para verificao de sua validade. :

Comportamento

O comportamento observvel: como cincia deve possuir um campo de estudo prprio e delimitado.

Campo de atuao da Psicologia:


Psicologia do Desenvolvimento Estudam o crescimento fsico e mental dos seres humanos desde o perodo pr-natal, adolescncia, idade adulta e a velhice.

Psicologia Experimental Preocupada com pesquisas sobre processos psicolgicos bsicos, tais como: motivao, emoes, aprendizagem, e procuram responder perguntas, tais como:

Por que algumas pessoas so mais motivadas que outras?


Psicologia Fisiolgica Os Psicobilogos se especializam na bioqumica do corpo e na forma como os hormnios, os medicamentos psicoativos (como antidepressivos) e as drogas sociais (lcool, a maconha e a cocana) afetam as pessoas Os Neuropsiclogos crebro e sistema nervoso. Investigam as conseqncias de uma pessoa aps um ataque cardaco. Os geneticistas comportamentais investigam o impacto da hereditariedade: inteligncia, timidez, alcoolismo, depresso.

Psicologia da Personalidade
Pesquisa as diferenas que existem entre os indivduos com relao a traos como ansiedade, sociabilidade, auto-estima, motivo de realizaes e agressividade.

Psicologia Social Pesquisa de que maneira as pessoas influenciam umas s outras. Primeira impresso e a atrao interpessoal, o preconceito, se as pessoas que fazem parte de um grupo ou esto em meio a uma multido se comportam de maneira diferente de quando esto sozinhas.

Objeto de atuao do Psiclogo

A - rea clnica: mais conhecida pelas terapias, que podem ser individuais ou em grupo, e tem como objetivo levar o indivduo a se conhecer melhor, trabalhar seus mecanismos de defesa, controlar suas angstias, ansiedades, medos e fazer uso adequado de seus potencial, visando aproveit-lo ao mximo.

B Educao - estudam-se todas as fases do desenvolvimento humano e de aprendizagem. O que o indivduo aprende. Como e o que faz com este conhecimento em que momento do desenvolvimento ele acontece. A Psicologia Educacional tem evoludo tanto no aproveitamento do potencial humano, facilitao da aprendizagem de indivduos normais como na elaborao de programas especficos para indivduos excepcionais (deficientes mentais, fsico, auditivos, visuais etc.). aplicada tambm na construo de treinamentos adequados dentro das organizaes.

C- Psicologia Organizacional: est vinculada ao surgimento dos trabalhos de orientao educacional que se ocupam do comportamento humano dentro das organizaes Treinamento, Seleo de Pessoal, Avaliao de Desempenho, Segurana e Higiene no Trabalho e demais aspectos do desenvolvimento humano.
BREVE HISTRICO....

-Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott = psiclogos experimentais envolvidos na aplicao de recursos da psicologia para resolver problemas em organizaes; - Principal influncia : trabalho de Taylor = eng que estudou a produtividade de funcionrios no final do sc. XIX e incio do sc. XX. - Administrao cientfica= abordagem para manejar os operrios da produo em fbricas. - Frank e Lillian Gilbreth: estudaram as maneiras de desempenhar as tarefas eficientemente . Estudo do tempo e do movimento = medio e a sincronizao das aes executadas pelas pessoas durante as tarefas, com o objetivo de desenvolver uma maneira mais eficiente de trabalhar. Uso da tecnologia como facilitador para o fator humano.

Qual a origem dos conflitos e frustraes?


O ser humano reage ao que percebe e nem sempre o que ele percebe a realidade objetiva. Quanto maior a distancia da realidade objetiva maior a incompreenso, a frustrao e o conflito, influenciando em nossas decises. A Gestalt se baseiam na percepo e sensao do movimento, tendo como base inicial a iluso tica, onde um estimulo fsico percebido pelo sujeito de uma forma diferente da que ele tem na realidade.

ABORDAGEM DA GESTALT SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO

Fundadores: Max Wertheimer (1880-1943); Wolfgang Kohler (1887-1967); Kurt Kofka (1886-1941)

A Gestalt se baseia na percepo e sensao. Tomamos conhecimento do mundo externo por meio dos rgos dos sentidos. Viso, audio, olfato, tato e paladar.

As mensagens recebidas so transmitidas ao crebro atravs do sistema nervoso. Formam em nossa mente imagens de objetos e situaes.

Exemplo: limo - temos uma imagem (do limo que se formou a partir das mensagens recebidas por sensaes: Azedo (paladar) + cheiro caracterstico do limo (olfato) + cor verde (viso) + forma arrendada (tato/viso) + casca spera (tato) = limo).
A imagem do limo em nosso crebro = soma das sensaes = percepo.

Os rgos dos sentidos enviam ao mesmo tempo seus dados sobre o limo ao crebro, que se encarrega de dar um significado a esse conjunto de informaes.

O que significa perceber?

Perceber dar sentido, dar significado s nossas sensaes.


Diante de uma nova situao, os rgos dos sentidos captam informaes sobre esta e enviam sua mensagem ao crebro, cuja tarefa procurar por registros j existentes, como um computador procurando um arquivo. A percepo que temos de uma pessoa, empresa ou organizao determina a forma pela qual se dar a relao com a mesma.

As coisas so percebidas formando um todo que no pode ser compreendido pelas soma das partes. Podemos notar as partes no todo; porm, o todo independente das partes.
Ex: um automvel composto pelo casco, chassi, bancos, pra- choques, portas, tapetes etc. estas partes NO fornecem a viso do todo. Com carro montado, TODO, observamos o conforto, a segurana, a esttica, entre outros elementos, e no percebermos as peas isoladas. O todo maior do que a simples soma das partes.

O todo maior do que a simples soma das partes. O todo representa a realidade objetiva. Porm, durante o processamento de informaes, muitos dados so perdidos ou desprezados. O processamento envolve: Seleo; Organizao Armazenamento Recuperao de informaes.

Seleo
Entre os inmeros estmulos aos quais o indivduo est exposto, ele SELECIONA um ou a alguns estmulos particulares, escolhendo-os entre todos os outros. Os escolhidos iro para o processamento de informaes e os no escolhidos sero desprezados. Esta escolha est baseada em: 1 - Situao: estado emocional no momento percebido.

Ex.: funcionrio em processo de demisso receber de maneira diferente a notcia da reestruturao da empresa do que aquele que sabe que ser promovido.

2 - Valores: opinies sobre o outro, situaes e determinados assuntos: Ex.: preconceitos, cultura de um pas que desvaloriza a mulher numa negociao ela ter desvantagem, valorizao da esttica e a limpeza pode se manipulado..

3 - Necessidades: selecionamos o que estamos procurando Ex.: chaveiro porque a chave do nosso carro quebrou, percebemos a existncia de chaveiros muito mais facilmente do que se no tivssemos essa necessidade.

4 - Expectativas: nos levam a observar aquilo que queremos: o indivduo, quando se apaixona, s v no outro, objetos de sua paixo, aspectos positivos, como se o outro fosse perfeito.

Organizao Quando o dados brutos enviados pelos rgos do sentido por meio do sistema nervoso chegam ao crebro, este ativado para buscar registros j existentes. Esta busca envolve os seguintes princpios da Gestalt:

Principio da proximidade: na busca que o crebro faz, os elementos mais prximos tendem a ser agrupados. A proximidade envolve a relao entre tempo e espao Princpio da Proximidade Vemos cinco colunas ou trs linhas?

O O O O O O O O OO O O O O O O O O OO O O O O O O O O OO

ARMAZENAMENTO Uma vez estabelecido um significado, essa informao ser agregada a informaes j existentes. Estas informaes sero armazenadas na memria para posterior recuperao. RECUPERAO Quando uma nova situao surgir, o crebro ser acionado e a informao poder ser recuperada. Porm no podemos esquecer que, durante as etapas do processamento de informaes foram perdidos ou desprezados, o que dificulta a viso da realidade objetiva.

FIGURA Figura = foco da nossa ateno. Refere-se aos elementos, fatos ou informaes que se destacam dentro de um contexto.

FUNDO Fundo= refere-se aos elementos, fatos ou informaes que no se destacam, mas esto presentes e so necessrios para a compreenso da figura.

AS PESSOS REAGEM QUILO QUE PERCEBEM, E SUAS PERCEPES NEM SEMPRE REFLETEM A REALIDADE OBJETIVA. A Psicologia da Gestalt, procura superar a iluso de ptica ou permitir a relao figura fundo.

Qual a importncia de perceber a realidade objetiva? Para evitar a incompreenso. Quanto maior a diferena entre a realidade percebida e a realidade objetiva, mais chances de incompreenso, frustrao e conflito.

Qual o papel do Engenheiro de Segurana?

Deve Olhar para o indivduo no grupo de trabalho e Promover a confiana, incentivar, integrar e fortalecer a equipe

GRUPO

Organizao

Interferindo positivamente na organizao

Qual a importncia de conhecer as suas prprias caractersticas?

Bergamini (1997, p. 162) afirma que o conhecimento das prprias caractersticas pessoais a primeira condio para o desenvolvimento e a liberao das potencialidades que existem dentro de cada um. A grande misso da atuao do lder em obter sucesso em sua liderana criar um ambiente no qual as pessoas possam demonstrar suas maiores potencialidades, sentindo-se motivadas e responsveis diretas pelos resultados alcanados, obtendo assim seguidores em potencial. Fiedler, citado por Montana e Charnov (1998), partiu da premissa de que a boa liderana depende da unio entre o estilo de liderana e as demandas da situao. O exerccio da liderana exige, tambm, uma constante busca de autodesenvolvimento e do autoconhecimento.

Vamos l?

Das könnte Ihnen auch gefallen