Sie sind auf Seite 1von 1

Universidade Federal do Maranho/UFMA Curso de Pedagogia EMPIRIA DO FRACASSO ESCOLAR: Evaso e repetncia Lidiane Pereira Cunha Maria de Ftima

Meneses Maria Leni Sousa dos Santos Nilva de Sousa Santos. Introduo
O Brasil um pas que abriga cerca de 55 milhes de alunos, entre crianas, adolescentes, jovens e adultos. Os estudos tm mostrado que o desempenho do estudante brasileiro no o esperado, h uma distoro envolvendo idade, serie e aprendizagem.

Objetivos
O trabalho objetiva-se em analisar atravs de dados a trajetria do fracasso e evaso escolar brasileira e compreender os motivos dos mesmos.

Metodologia
Pesquisa bibliogrfica Levantamento de dados estatsticos em sites especficos (MEC, SAEB, etc.).

JUSTIFICATIVA
A partir do ano de 1970, com o investimento macio na aplicao da rede fsica, deu-se inicio a um processo no qual a questo do acesso escola bsica praticamente se resolveu: nesse inicio do sculo XXI, 97% das crianas que vivem nas cidades esto matriculadas no Ensino Fundamental, e cerca de 85% delas em escolas da rede publica. Entretanto, o que as avaliaes sistmicas esto comprovando que essa expanso das oportunidades de acessos no foi associada a implantao de polticas que garantissem a oferta de um ensino de boa qualidade. Assim, a baixa qualidade do ensino oferecido faz com que grande parte dos alunos se desinteresse dos estudos e abandonem a escola ou, mesmo quando nela permanea no consiga alcanar um desempenho escolar menos satisfatrio. Conforme indicam os dados do SAEB.

RESULTADOS
BRASIL TEM A PIOR EVASO ESCOLARNO ENSINO MDIO DO MERCOSUL

Concluso
A educao escolar tem ou deveria ter pelo menos, duas funes: a primeira, de oferecer aos indivduos os instrumentos necessrios e indispensveis para uma participao efetiva e positiva nas esferas social, poltica e econmica da sociedade: a segunda, de contribuir para que as sociedades desenvolvam e consolidem os valores democrticos, principalmente aqueles baseados na idia de que todos os cidados so iguais e, por isso, merecem receber as mesmas oportunidades na busca de uma vida digna. O sistema educacional brasileiro ainda no se ajustou a esses novos princpios e finalidades da educao escolar. Apesar os bons propsitos que orientam a legislao educacional, a escola brasileira pouco ou nada incorporou que regem os direitos de cidadania e, mais especificamente, os direitos sociais. O maximo que se conseguiu foram movimentos no sentido da oferta de educao para todos, que, entretanto, no geraram mudanas nas praticas escolares, que, embora nominalmente estejam referenciadas nos princpios democrticos, esto de fato pautadas por valores tpicos de uma sociedade estamental.

Referncias
FOGAA, A. Educao, qualificao e pobreza: um resumo da crise educacional brasileira. Rio de Janeiro, Editora Berj, TEIXEIRA, A. Educao no privilegio. So Paulo: Editora CIA Nacional, 1968.

Das könnte Ihnen auch gefallen