Sie sind auf Seite 1von 38

HIGIENE, ALIMENTAO E SADE

Atualmente 40% dos adultos ou 38,8 milhes de No Brasil os dados so extremamente preocupantes e tambm colocam a brasileiros esto acima doproblema peso. grave Deste total, 10,5 obesidade infantil como um de sade pblica. milhes podem ser considerados obesas. O Excesso de peso triplicou entre crianas e jovens nos ltimos 20 anos no pas (4 para 14%) Uma em cada dez crianas em todo o mundo - 155 milhes - obesa. Fonte: ABESO: Associao Brasileira para o Estudo da Obesidade.

Para que serve o alimento?


saciar a fome combustvel para viver, proporcionando o bem-estar e a disposio para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitao Uma alimentao saudvel quando consegue reunir todas essas qualidades!!

O QUE UMA ALIMENTAO SAUDVEL

equilibrada.

Para atender essa nova exigncia do mercado preciso entender o Alimentaoque quantitativa e qualitativamente uma alimentao saudvel.

Adequada cada indivduo. Variada em frutas, verduras e legumes. Que tambm esteja alinhada com sabor (sensaes de prazer). Aliada h hbitos de vida saudveis Guias: pirmide alimentar, roda dos alimentos, tabelas nutricionais, rtulos dos produtos.

O que so nutrientes?
So substncias que compem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a sade e executar suas atividades.

QUALIDADE DE VIDA?
SADE??

Nutrientes

fornecem energia para trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos rgos; materiais para promover crescimento, cicatrizao de feridas, substituio de clulas envelhecidas, etc.

OS NUTRIENTES SO: PROTENAS, CARBOIDRATOS, GORDURAS, GUA, VITAMINAS E MINERAIS.

PROTENAS
construtoras msculos, ossos, pele, clulas do sangue, enzimas, anticorpos, hormnios). cicatrizando ferimentos e renovao das clulas envelhecidas.
Fontes: Origem animal: carnes (boi, frango, porco, peixe), midos (fgado, corao), ovo, leite e derivados (queijo, coalhada, iogurte, requeijo Origem vegetal: feijo, lentilha, ervilha, soja, gro-de-bico.

CARBOIDRATOS
so energticos, fornecendo energia para o corpo se movimentar, executar trabalhos e viver (funcionamento do corao, pulmes). Fontes: acar; doces, amido, encontrado no arroz, milho, farinhas, pes, biscoitos, batatas, fibras.

Gorduras
fornecem uma fonte concentrada de energia, que pode ser armazenada. oferecem sabor, aroma e textura aos alimentos. mantm a temperatura do corpo, pois funcionam como isolante trmico. auxlio no transporte e na absoro de vitaminas A, D, K e E. Tambm protegem os nervos e rgos internos (como estmago e rins) contra choques e leses.

Fontes : gema de ovo, carnes gordurosas (vitela, porco, pele de frango, midos de animais), frutos do mar, mortadela, salame, lingia, salsicha bacon, creme de leite, manteiga, queijos (parmeso provolone), leite integral, cacau, coco, de amndoa e de coco. leos, margarina.

gua

Todos

os seres vivos podem viver sem alimentos por um perodo, mas no vivem sem gua. Funes: transporte, digesto, absoro dos nutrientes e eliminao dos resduos. temperatura do corpo fluidos do organismo (lubrificante das juntas e amortecedor para os rgos contra choques).

VITAMINAS

presentes em todas as reaes qumicas de nosso corpo. participam da formao dos ossos e tecidos. Previnem certos tipos de cncer e evitam o envelhecimento.

MINERAIS

participam de todas as reaes qumicas do organismo. Alguns minerais esto envolvidos no processo de crescimento. Como o corpo no capaz de produzi-los, devem ser obtidos atravs da grande variedade de alimentos em que esto presentes.

principais minerais
CLCIO FSFORO FERRO SDIO POTSSIO MAGNSIO MANGANS FLOR IODO COBRE ZINCO

MAS..., O QUE ALIMENTAO EQUILIBRADA?

leos e gorduras 1-2 PORES

Acares e Doces 1-2 PORES

Leite e Produtos Lcteos 3 PORES

Carnes e Ovos 1-2 PORES

Leguminosas 1 PORO
Frutas 3-5 PORES

Hortalias 4-5 PORES

Cereais, Pes, Tubrculos e Razes 5-9 PORES

Alimentos DIET: destinados para dietas com restries de determinados nutrientes, como acar, gordura, protenasDefinies ou sdio (sal). Importantes O mais comum so os alimentos destinados aos diabticos onde o acar substitudo por edulcorantes (adoantes).

Alimentos LIGHT: com reduo comparativa - teor reduzido de acar, gordura, colesterol ou valor energtico. Definies Importantes Para valor energtico os alimentos light devem ter uma reduo mnima de 25% quando comparado com o tradicional (no light).

ALIMENTAO SAUDVEL

SADE
viver em harmonia !!!

DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAO


Alimentao variada em pelo menos 3 refeies coma sempre frutas e verduras use carnes, sal e acar com moderao tome diariamente bastante gua Prepare sua alimentao com bastante higiene mantenha o peso, controlando a ingesto de alimentos e fazendo exerccios fsicos Faa das refeies um encontro agradvel!

CUIDADOS COM ARMAZENAMENTOS DOS ALIMENTOS


Tipos de transporte Aberto com proteo ou fechados
Fechado isotrmico ou refrigerado

Tipos de Alimentos Produtos no perecveis Hortifrutis Pes e doces de confeitaria Carnes Produtos congelados Produtos refrigerados

HIGIENE PESSOAL
Freqncia para higienizao das mos:
iniciar ou mudar de qualquer tarefa
for ao banheiro

fumar
tocar qualquer objeto sujo

HIGIENE PESSOAL
tocar as mos na boca, nariz,ouvidos, olhos e cabelos

aps cobrir a tosse e/ou espirros


cortar ou ferir dedos, mos e braos (desinfetar e tampar ) e etc... IMPORTANTE

Utilizar sabo bactericida e papel branco no reciclado

CONTAMINAO ALIMENTAR

Contaminao Qumica:
Metais
Agrotxicos

Substancias raticidas e inseticidas

CONTAMINAO ALIMENTAR

Contaminao Fsica:
Substncias estranhas ao alimento (poeira, cabelo, pedra, etc)

CONTAMINANTES BIOLGICOS RELACIONADOS AOS

ALIMENTOS

E, principalmente, nas pessoas:

INCLUIR CORPO DE FIGURA!!!!!!!

CONTAMINAO ALIMENTAR
TOXINFECES:

Causada pelas toxinas liberadas durante a multiplicao de determinados microrganismos.

Contaminao alimentar
Principais microorganismos causadores de Toxinfeco alimentar
Salmonella Staphilococcus aureus Bacilus cereus Escherichia coli

Clostridium botulinum
Clostridium perfringens Vibrio parahaemolyticus Campylobacter jejuni

CONTAMINAO ALIMENTAR
As contaminaes alimentares provocam freqentemente:

Nuseas
Vmitos

Diarrias
Dores de Cabea Desconforto

CONTAMINAO ALIMENTAR
Fatores relacionados contaminao dos microrganismos no alimento:
- Higiene pessoal - Higiene ambiental

- Alimentos crus contaminados


- Origem insegura do alimento - Alimentos prontos contaminados

Das könnte Ihnen auch gefallen