Sie sind auf Seite 1von 20

Universidade Federal do Piau Campus Senador Helvdio Nunes de Barros Bacharelado em Sistemas de Informao

Empreendedorismo

Equipe: Ana Vernica Andr Lima Danila Feitosa Isaas Avelino Kaio Moura Pmela Carvalho Wendell Lohan

Sumrio
1. Histria do Empreendedorismo 2. Perfil do Empreendedor 3. Empreendedorismo no Brasil 4. Curiosidade do Empreendedorismo no Brasil 5. Importncia do empreendorismo para a sociedade 6. Concluso 7. Referncias
2
Empreendedorismo

1 Histria do Empreendorismo
A palavra empreendedor surgiu na Frana por volta dos sculos XVII e XVIII. Designava pessoas ousadas que estimulavam o processo econmico, mediante novas e melhores formas de agir. Precursores do empreendedorismo: Jean-Baptiste Say: no sculo XIX conceituou o empreendedor como indivduo capaz de mover recursos de uma rea de baixa para uma outra com maior produtividade e retorno.

Empreendedorismo

1 Histria do Empreendorismo
Precursores do empreendedorismo: Joseph Schumpeter: definiu o empreendedor como indivduo que reforma ou revoluciona o processo criativo destrutivo do capitalismo por meio do desenvolvimento de uma nova tecnologia ou por meio do aprimoramento de uma antiga o real papel da inovao.

Peter Ferdinand Drucker (pai da administrao moderna): empreendedores so aqueles que aproveitam as oportunidades para criar mudanas.

Empreendedorismo

2 Perfil do Empreendedor
Caractersticas:
1. Busca de oportunidade e iniciativa: est sempre atento s oportunidades de negcio no mercado. Para fisgar as oportunidades presentes no mercado, ele rompe os paradigmas vigentes, inovando.

2. Risco calculado: a caracterstica que faz com que os empreendedores avaliem as alternativas antes da ao. Eles avaliam o que podem ganhar e perder nas alternativas que se apresentam para depois tomar uma deciso. 3. Exigncia de qualidade e eficincia: procuram sempre uma forma de melhorar o que fazem, diminuir o tempo de entrega ou reduzir o custo de produo. Exigir qualidade significa estar constantemente preocupado em melhorar seu produto para atender ao desejo do cliente.

Empreendedorismo

2 Perfil do Empreendedor
Caractersticas:
4. Persistncia: Eles sempre buscam formas diferentes de alcanar os objetivos, parecem incansveis quando querem alguma coisa e continuam suas jornadas quando muitos preferem desistir. 5. Comprometimento: Esta caracterstica a que confere aos empreendedores o compromisso em cumprir o que prometem ou o que se propem. Isso significa que um bom empreendedor entrega o que anuncia.

Empreendedorismo

2 Perfil do Empreendedor
Caractersticas:
6. Busca de informaes: Os empreendedores buscam informaes e dados antes de iniciar um projeto ou tomar decises. Isto proporciona aes concretas, slidas e duradouras.

7. Estabelecimento de metas: a partir da definio das metas que o empreendedor se mobiliza, usando as demais caractersticas para atingir seus objetivos. Para isso, define pequenas metas que, quando atingidas, assemelham-se a um degrau em direo ao um objetivo maior.
8. Planejamento e monitoramento sistemtico: Para chegar aonde se quer, preciso desenhar o mapa de como chegar l. Para isso, o empreendedor planeja, desenha as etapas que devem ser cumpridas e acompanha sistematicamente se as coisas esto ocorrendo dentro do planejado.

Empreendedorismo

2 Perfil do Empreendedor
Caractersticas:
9. Persuaso e rede de contatos: Caracterstica das pessoas que tm a capacidade de convencer outros a fazer coisas para ajudar a alcanar um objetivo. 10. Independncia e autoconfiana: Esta caracterstica seria a consequncia de todas as outras, pois ocorre a partir dos resultados atingidos e de o empreendedor perceber que capaz de realizar coisas com xito. A partir dos resultados que obtm, ele vai ganhando confiana na sua capacidade de produzir resultados e segurana em relao aos demais.

Empreendedorismo

3 Empreendedorismo no Brasil
Popularizou-se a partir da dcada de 90, o que contribuiu para a crescente participao desse tipo de empresa na economia do pas. O Brasil registrou em 2010 a mais alta Taxa de Empreendedorismo em estgio inicial, entre os pases do G20 de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Empreendedorismo

3 Empreendedorismo no Brasil
Evoluo da taxa de empreendedores iniciais (TEA) Brasil 2002 a 2010

10

Empreendedorismo

3 Empreendedorismo no Brasil
A mulher brasileira historicamente uma das que mais empreende no mundo. Atualmente entre os empreendedores iniciais, 50,7% so homens e 49,3% mulheres.
Empreendedorismo

11

3 Empreendedorismo no Brasil
Renda
A TEA brasileira indica que entre os brasileiros de renda mais baixa, 6,1% so empreendedores. Entre os de renda mdia, o mesmo ndice de 15,1% e, entre os de renda mais alta, 16%.
Empreendedorismo

O Brasil segue a mesma tendncia da maior parte dos pases analisados, onde na medida em que a renda cresce, a taxa de empreendedorismo tambm aumenta. Os empreendedores por oportunidade crescem conforme a renda familiar aumenta.

12

3 Empreendedorismo no Brasil
Renda
Os empreendedores com rendas mais baixas so os que possuem maiores taxas de empreendedorismo por necessidade.
Empreendedorismo

13

3 Empreendedorismo no Brasil
Condies para empreender:
Apesar das condies macroeconmicas estarem favorecendo o empreendedorismo, o Brasil ainda precisa evoluir nas: polticas de apoio, infraestrutura e capital formal para os negcios. As altas taxas de empreendedorismo brasileiro se devem muito mais ao ambiente social e cultural do que s condies favorveis para empreender.
14

Empreendedorismo

4 Curiosidades do Empreendorismo
no Brasil
1. O Brasil possui um nvel relativamente alto de atividade empreendedora: a cada 100 adultos, 14,2 so empreendedores, colocando-o em quinto lugar do mundo. No entanto, 41% deles esto envolvidos por necessidade e no por oportunidade.

2. As mulheres brasileiras so bastante empreendedoras: a produo de 38%, a maior entre os 29 pases participantes do levantamento.
3. A disponibilidade de capital no Brasil se ampliou. Mas muitos empreendedores brasileiros ainda percebem o capital como algo difcil e custoso de se obter. Para piorar, os programas de financiamento existentes no so bem divulgados.

15

Empreendedorismo

4 Curiosidades do Empreendorismo
no Brasil
4. O tamanho do pas e suas diversidades regionais exigem programas descentralizados. As diferenas regionais de cultura e infraestrutura tambm exigem uma abordagem localizada do capital de investimento e dos programas de treinamento. 5. No h proteo legal dos direitos de propriedade intelectual, altos custos para registros de patentes no pas e fora dele e parcos mecanismos de transferncia tecnolgica. As universidades ainda esto isoladas da comunidade de empreendedores.

16

Empreendedorismo

5 Importncia do empreendorismo para a sociedade


No mundo todo, a mquina que faz girar a economia so novos negcios.
Empreendedorismo

Os EUA cresceram atravs de seus empreendedores. A revoluo industrial foi feita por empreendedores. do empreendedorismo que surge a gerao de riqueza, de novos produtos, de novas ideias.

17

6 Concluso
Dentro deste contexto, possvel concluir que o empreendedor pea fundamental, para o desenvolvimento econmico e social do pas, uma vez que micro e pequenas empresas so em grande parte oriundas de oportunidades visualizadas pelos empreendedores. Finalmente conclui-se que o empreendedor precisa gostar do faz para que possa trilhar o caminho do sucesso com mais exatido, pois o sucesso est no caminho que poucos gosta de fazer.

18

Empreendedorismo

6 Concluso
Ser empreendedor no significa abrir um negcio, mas tornar-se competitivo, ter condies para desenvolver um potencial de aprendizado e criatividade, junto com a capacidade de implement-lo em velocidade superior ao que exige as mudanas impostas pelo mercado.

19

Empreendedorismo

7 Referncias

20

Empreendedorismo

Das könnte Ihnen auch gefallen